Voltamos das férias cheios de histórias para contar. Muitas delas cômicas, outras um tanto dramáticas, mas todas serviram como valiosas experiências de vida e como exercício para a escrita.
Inspirados em uma tirinha de Calvin sobre as férias e na crônica Minhas Férias, de Verissimo, incentivamos as crianças a escreverem sobre suas próprias experiências.
Registrar essas memórias é uma forma de revisitar os momentos que vivemos e de se arriscar na escrita, aproximando-se do gênero crônica.
É com grande entusiasmo que anunciamos o início das Olimpíadas do Fundamental I. A empolgação está no ar, e podemos sentir a energia vibrante das crianças, que estão verdadeiramente magnetizadas pelos jogos das Olimpíadas de Paris.
Nos últimos dias, a escola tem acompanhado essa grande festa esportiva. As crianças estão tão conectadas com a atmosfera olímpica global que desejam vivenciar o espírito olímpico de superação, esforço, alegria e trabalho coletivo.
Que comece a diversão e que todos nós possamos aproveitar ao máximo as Olimpíadas do Fund I, celebrando cada momento e aprendendo com cada desafio!
Voltamos com as aulas de Teatro trabalhando muito o improviso, com regras e dificuldades distintas para cada série.
Como nessas dinâmicas teatrais o elemento surpresa é fundamental, não saber o que vai acontecer no instante seguinte treina o ficar ligado no estado presente, com a escuta atenta para apurar a inteligência cênica.
Saber escolher o melhor lugar na cena para estar, qual desenho corporal devo fazer? Sustentar o estado emocional escolhido e principalmente saber esperar a hora certa para agir, falar e encontrar o seu espaço.
Como posso contribuir com a cena? Ter consciência de que estamos a serviço da arte, e não o contrário. A arte não pode estar ali para satisfazer os nossos desejos pessoais. Se todos resolverem agir ao mesmo tempo, não teremos uma cena e sim uma grande bagunça.
A ordem também é necessária no teatro. Entrar e sair, se colocar em destaque e depois ouvir, reagir ao outro. Controlar nossos impulsos involuntários e pensar em cena. E a partir daí fazer escolhas que contribuam para o desenvolvimento da história que queremos contar.
Recomeçamos as aulas em clima de Olimpíadas! Nas aulas de Música, as crianças estão vivendo de forma lúdica os conteúdos relacionados à disciplina: nas Olimpíadas Musicais, as turmas foram divididas em equipes que precisam fazer “provas” que incluem tocar flauta, criar sequências de percussão corporal, cantar, testar o conhecimento da escrita musical formal, perceber auditivamente a escala musical, entre outras.
Para as turmas de segundo ano, o semestre começou com a atividade “Show de Talentos”, na qual as crianças podem escolher livremente um instrumento que queiram tocar e se apresentam para os colegas.
Nessa dinâmica, as crianças têm a oportunidade de experimentar o lugar de “palco” e de “plateia”, entendendo a importância de ter uma postura comprometida em ambos os espaços.
Estão liberados improvisos e experimentações, porém sem se esquecer a importância de buscar uma sonoridade musical.
Retornamos às aulas de Dança com muita alegria! Em clima de Olimpíadas, conversamos sobre o que cada esporte exige do nosso corpo e quais ações corporais observamos em cada um deles. Força, agilidade, precisão, leveza, alongamento etc.
Em um segundo momento, percebemos que algumas dessas ações também são muito utilizadas na dança, como o equilíbrio.
Então, exploramos em duplas propostas que usassem o peso, o contrapeso e os diferentes apoios do corpo para alcançar diversas posições.
Foi uma vivência muito significativo para as crianças.
Voltamos com as aulas de Teatro trabalhando o improviso. Para cada série desenvolvemos regras diferentes.
Nessas dinâmicas teatrais o elemento surpresa é fundamental. Não saber o que vai acontecer no instante seguinte treina o estar ligado ao estado presente, com a escuta atenta para apurar a inteligência cênica. Saber escolher o melhor lugar na cena para estar, o desenho corporal que se deve fazer, sustentar o estado emocional escolhido e principalmente saber aguardar a hora certa para agir, falar e encontrar o seu espaço.
Ter consciência de que estamos a serviço da arte e não o contrário. Se todos resolverem agir ao mesmo tempo, não teremos uma cena e sim uma grande bagunça. A ordem também é necessária no teatro: entrar e sair, se colocar em destaque e depois ouvir, reagir ao outro. Controlar nossos impulsos involuntários e pensar em cena. E a partir daí fazer escolhas que contribuam para o desenvolvimento da história que queremos contar.
Iniciamos o semestre sensibilizando as turmas de Fundamental 1 para as nossas Olimpíadas.
Mascotes, moedas e símbolos olímpicos aproximaram as crianças do evento e de suas modalidades.
Cada turma foi dividida em quatro cores e os Jogos já começaram!
Reforçamos a importância do cuidado com o outro e do espírito esportivo.
Nos primeiros dias, tivemos o jogo entre os funcionários, que abriu o placar das equipes. Com uma torcida animada das crianças, os times se empenharam no Queimado.
A cada jogo o total de pontos vai sendo computado e os lugares vão se alternando.
As finais serão todas realizadas numa sexta-feira.
Fiquem atentos aos dias de aula para não esquecer do tênis e da camisa da cor da sua equipe!
Agora é torcer e torcer!
As Olimpíadas foram exploradas de forma variada, por meio de atividades que introduziram o vocabulário em inglês relacionado aos esportes, aos símbolos olímpicos e à história dos Jogos.
Para tornar o aprendizado mais dinâmico, as crianças fizeram dobraduras de papel representando alguns dos símbolos olímpicos, como a tocha olímpica, e assistiram a trechos de alguns jogos com a contextualização do vocabulário em inglês. Além disso, criaram pequenos diálogos e praticaram perguntas como “What is the most popular sport in the Olympics?” e “What is your favorite sport in the Olympic Games?“.
Essas atividades tiveram como objetivo auxiliar o aprendizado do inglês por meio de um acontecimento que está mobilizando a todos no momento.
Estamos próximos de iniciar a ciranda de autores brasileiros. Acreditamos que, para a formação de leitores, é essencial promover a leitura literária, permitindo que as crianças transponham a realidade que as rodeia, ampliem sua visão de mundo e desenvolvam um olhar crítico para as diferentes possibilidades de ser e viver.
Para incentivar este hábito, selecionamos as seguintes obras: A Bailarina Fantasma, de Socorro Acioli; O Mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar; O Livreiro do Alemão, de Otávio Junior; e A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga.
A ideia é que cada aluno adquira uma dessas obras e, após a leitura, os livros sejam trocados, permitindo que todos explorem cada uma das histórias.
Contamos com o apoio de vocês para que essa experiência seja enriquecedora e incentive o gosto pela leitura.
Após as aulas de sensibilização para começarmos a cantar I can see clearly now, iniciamos os ensaios para aprendizado do arranjo escrito especialmente para o coral da Sá Pereira.
Dessa vez a voz 1 cantará mais o tema principal, enquanto a voz 2 se encarregará da maior parte dos contracantos, ao contrário do que fizemos em Planeta Água.
Cada grupo poderá experimentar essa responsabilidade diferente, o que leva também a aprimorar a escuta, entendendo que, em geral, o contracanto deve servir à melodia principal, ficando um pouco mais baixo, ajudando a passar a mensagem da música.
Iniciamos o momento mais esperado do ano: a nossa montagem da festa de encerramento: “O menino que soltava passarinho”, texto inspirado no universo de Manoel de Barros.
O tema do projeto este ano é “Entre nós, cuidado”, e nossa peça, de forma delicada, nos faz pensar sobre o processo de educação de uma criança, nos desafiando a refletir que o ato de aprender e se educar é infinito. E que muitas vezes adultos também aprendem com as crianças. Somos seres únicos e percebemos a experiência vida de formas diferentes. É muito importante sermos capazes de ver o mundo com a lente e o olhar do outro.
O que é cuidar de um passarinho? É tirá-lo da mata e manter preso em uma gaiola? Manel, nosso personagem principal, ama passarinhos assim como seu pai, e ao longo da história vão ficando claras as diferenças entre os dois.
As crianças já conheceram o texto e escolheram três opções de personagens. A escalação do elenco é sempre uma tarefa complexa. O objetivo é contemplar os desejos das crianças, mas nem sempre essa escolha é possível. Conversamos muito em sala de aula sobre isso.
Que venha o processo criativo da montagem!
Iniciamos as reflexões sobre um novo conteúdo: expressões numéricas.
Para apresentá-las às crianças, lançamos o desafio de interpretar enunciados e transformá-los em expressões com mais de duas operações.
A intenção era que escrevessem, em uma sentença matemática, o que era necessário para resolver tais problemas, refletindo sobre a hierarquia entre as operações dentro de uma mesma sentença.
Assim, passaram a testar suas hipóteses, verificando qual operação precisava ser resolvida primeiro para chegar ao resultado da situação-problema.
Com esse desafio, compreenderam a prioridade de resolução entre as quatro operações, além da necessidade do uso de parênteses, que permite quebrar a hierarquia existente entre elas em uma expressão numérica.
Os quintos anos estão começando um novo arranjo nas aulas de Música. O projeto é a canção “Fala” (João Ricardo/Luli), que nos leva a refletir sobre a importância da escuta.
Para começarmos, as crianças ouviram a música atentos à letra e aos elementos do arranjo. Em seguida refletimos sobre como a letra se relaciona com cuidado, contextualizamos o grupo Secos & Molhados na década de 70 e conversamos sobre o impacto causado pela performance do artista Ney Matogrosso.
Nesse arranjo, utilizaremos principalmente xilofones e metalofones.
As crianças estão imersas na prática da escrita de crônicas, explorando a arte de transformar o cotidiano em narrativas.
À medida que exercitam a criatividade e a observação, desenvolvem seu próprio estilo, experimentando diferentes recursos de escrita, como descrições detalhadas, diálogos, reflexões pessoais e interações com o leitor.
As discussões em sala de aula têm tomado espaço para a partilha de ideias e exploração de elementos como humor, ironia e crítica social, que podem ser incorporados às crônicas.
Essa troca de experiências tem ajudado os alunos a perceberem que, mesmo partindo de situações comuns, é possível criar textos únicos e expressivos.
As turmas receberam a visita de Juliana de Medina, mãe da Malu (F5C), psicóloga e médica, que veio à escola para conversar com os alunos e saciar algumas curiosidades sobre o tema do projeto “Corpo, vida e mente: o que tem em nós?”, principalmente sobre o período de gestação e o desenvolvimento do feto até o nascimento.
Cada turma listou perguntas, e as rodas de conversa fluíram com a espontaneidade característica de cada grupo. “Qual é o máximo de semanas que o bebê pode ficar na barriga da mãe?”; “Quando o bebê tem consciência de que está vivo?”; “Por que nascemos tão pequenos?”; “Que mudanças hormonais acontecem no corpo da mãe e do bebê?” — essas e muitas outras questões reflexivas têm embasado os estudos sobre o corpo humano, envolvendo os alunos com prazer nessas descobertas.
Foi uma tarde de trocas e novos aprendizados.
Ainda envolvidos pelo clima das Olimpíadas, os alunos criaram uma capa de jornal destacando o tema, no caderno de Inglês. Essa proposta aprofundou o conhecimento dos estudantes sobre o evento esportivo e permitiu que eles identificassem e compreendessem as diferentes partes e elementos de um jornal, como headline, lead e dropline.
Além disso, exploraram reportagens e seções específicas em jornais de outros países, em línguas além do português e do inglês.
Para reforçar o aprendizado, montamos um mural temático com o título “SáPer News“. Esse mural destacou os resultados finais das Olimpíadas da escola e serviu como recurso visual para consolidar os conceitos discutidos.
Também analisamos as diferenças e semelhanças entre jornais impressos e online, enfatizando a evolução da comunicação e a relevância de cada meio. Nesse processo, os alunos tiveram a oportunidade de aprender novo vocabulário em inglês relacionado ao jornalismo e às Olimpíadas.
Utilizamos jogos e atividades interativas para tornar o aprendizado do vocabulário mais divertido e eficaz, e organizamos atividades em grupo como recortes e montagem de páginas de jornal.
E tem mais! O quinto ano já está se preparando para a Feira Moderna, com um furo de reportagem! Aguardem!
Nesta semana, as F5 começaram a estudar mais uma classe gramatical na aula de Língua Portuguesa, “Verbo“. Ele vem sempre acompanhado de um pronome.
Exemplo: eu comi, eu comerei, ela comeu, ela comia, eu tomava, eu lutava, etc.
O verbo pode indicar uma ação que tem no presente, passado e no futuro.
Os professores das F5 fizeram um joguinho com o nome “Luz, Câmera e Ação”, em que os grupos deveriam fazer uma mini história/texto só com verbos, para que os amigos tentassem adivinhar o tema do texto.
Exemplo: Entrei. Cumprimentei. Sentei. Escolhi. Pedi. Esperei. Degustei. Paguei. Agradeci. Despedi. Saí.
As F5 adoraram essa brincadeira e fizeram novamente sozinhas.
E também adoraram a nova classe “Verbo”.
Pedro Morais e Theo Valente (F5B)
O início do segundo semestre é o momento adequado, dentro das muitas demandas do calendário escolar, para falarmos um pouco sobre a geometria e o desenho geométrico. Dentro das especificidades de cada ano, as primeiras noções são apresentadas de forma leve e indagativa.
É importante traçar esse caminho a partir dos conhecimentos prévios que cada turma já construiu. Essa é a melhor estratégia: formular perguntas que vão sendo respondidas pelo grupo e, após identificarmos o que já sabem, esclarecer algumas noções, acrescentar e desenvolver novas descobertas.
O registro, através do desenho, é ainda mais desafiador! São muitas as regras a serem respeitadas relacionadas ao uso das ferramentas apropriadas, como régua, par de esquadros, transferidor, lápis e papel.
O simples marcar de uma medida com a régua precisa respeitar as marcações. E, assim, essa pergunta recorrente nas aulas de Artes, “Posso usar a régua?”, passa a ter um outro significado. Cada milímetro importa! Para que seja traçada uma simples reta, são necessários foco, tranquilidade e quietude corporal.
Aos poucos, os estudantes começam a entender as particularidades desse registro, que é único e diferenciado, e se apropriam de suas possibilidades, vislumbrando todo o mundo que surge a partir dessa prática.
Na última aula de Ciências, o professor Henrique Picallo explicou como nosso corpo se move, destacando a função dos músculos e do esqueleto. Ele apresentou como os músculos se contraem para gerar movimento e a importância da interligação com os ossos por meio dos tendões, permitindo que o esqueleto se mova. Aprendemos também sobre os ligamentos, responsáveis por unir os ossos entre si, e as articulações, que possibilitam a flexibilidade e amplitude dos movimentos.
O conceito de alavancas corporais, que envolve a atuação dos ossos como barras e dos músculos como forças, será nosso próximo tema de investigação.
As turmas têm explorado o jornal enquanto suporte de informações, identificando suas diversas seções. Iniciaram com a análise da capa e da seção de notícias de última hora. Aprofundaram-se nas seções de política, economia, cultura, entretenimento e esportes, discutindo suas influências na opinião pública e tendências sociais.
Uma seção dedicada à saúde, com foco no corpo humano, permitiu que os alunos investigassem a representação da saúde na mídia e criassem artigos sobre alimentação, atividade física e prevenção de doenças.
O trabalho com o jornal também incluiu atividades de leitura e interpretação de textos. Agora, as crianças estão montando um jornal físico, em que cada grupo criará suas seções, utilizando notícias reais da escola.
Em seguida, a ideia é criar um jornal televisivo.
Aguardem as próximas notícias!
Nas aulas de Dança das F4 e F5, conversamos sobre composição coreográfica. Em roda, pensamos juntos de onde vêm as primeiras ideias para criar uma coreografia e entendemos que podem vir de muitos lugares: de alguma experiência pessoal, de uma situação que vivenciamos, de uma música da qual gostamos, de uma temática específica.
A partir desse diálogo, a proposta era que cada criança escrevesse em um papel a primeira palavra que viesse à cabeça quando pensassem em “Movimento”. A partir das palavras que apareceram, começamos juntos a criar movimentações corporais para elas, buscando encaixá-las no tempo da música escolhida. Trânsito, girassol, vento, asas, cidade foram algumas das nossas inspirações para as explorações.
Aos poucos as crianças vão entrando em contato com processos de montagem e vivenciando esse caminho de forma significativa, ampliando seu vocabulário corporal e tendo cada vez mais ferramentas para o processo criativo.
No último sábado, o Coral Infantil da Sá Pereira se apresentou no encontro de escolas do bairro oferecido pela Casa Firjan. Para nós é uma oportunidade especial, pois nesse dia conseguimos reunir as três turmas de coro: F4/F5 A, B e C!
Estiveram presentes mais de 100 crianças e todos, público e coralistas, tiveram a experiência potente de ouvir tantas vozes de uma só vez. Foi muito emocionante!
As crianças puderam mostrar pela primeira vez o arranjo de I Can See Clearly Now, inédito, escrito especialmente para este ano, assim como todos os outros apresentados até agora.
Cada apresentação é extremamente importante para que as crianças possam compreender o sentido de tantos ensaios e de tanta preparação, e então poderem compartilhar as belezas que vivenciam na escola com as suas famílias e amigos, além de desenvolver a sensibilidade estética para a música e o canto, especialmente.
Finalizando os estudos relacionados a geometria e a desenho geométrico, as F5 foram convidadas a preparar adereços de cabeça que serão usados numa das cenas da festa de final de ano.
Como se sabe, a festa de encerramento é conduzida pelas turmas do quinto ano, que, com todo conhecimento e experiência adquiridos nos anos anteriores, apresentam a dramaturgia com o auxílio sempre pontual das outras turmas, que completam a narrativa com apresentações de dança e números musicais.
Nas aulas de Artes, para completar essa produção, foram feitas as estruturas com papelão e papel kraft que foram revestidas com camadas de papelagem.
Todo esse processo foi baseado numa pesquisa de imagens minuciosa feita pelos grupos. Depois de secas, as estruturas estão sendo pintadas com tinta acrílica e muita inspiração.
Aguardem para ver os resultados em cena!
As turmas continuam o seu ofício de cronistas. Desta vez, a proposta foi criar uma crônica inspirada no tema “rua”.
A personagem Dona Elvira, do livro Tudo é Crônica – como encontrar a sua, é uma cronista que vive em situação de rua e aprecia observar o cotidiano das pessoas à sua volta, criando crônicas a partir dessas observações.
Inspirados nela, também nos colocamos no exercício de registrar acontecimentos que vimos, vivenciamos e inventamos, arriscando-nos a fazê-lo por meio de crônicas.
Em breve, compartilharemos essas produções.
Nas aulas de Inglês, as turmas têm explorado o jornal, enquanto suporte de informações, explorando as diversas seções. Iniciaram com a análise da capa e a seção de notícias de última hora. Aprofundaram-se nas seções de política, economia, cultura, entretenimento e esportes, discutindo suas influências na opinião pública e tendências sociais.
Uma seção dedicada à saúde do corpo humano e permitiu que os alunos investigassem a representação da saúde na mídia e criassem artigos sobre alimentação, atividade física e prevenção de doenças. O trabalho com o jornal também incluiu atividades de leitura e interpretação de textos.
Agora, as crianças estão montando um jornal físico, em que cada grupo criará suas seções, utilizando notícias reais da escola.
Em seguida, a ideia é criar um jornal televisivo.
Aguardem as próximas notícias!
As F5 visitaram ao Estádio de Remo da Lagoa. Nossa anfitriã foi Sílvia Pontes, avó de Antonia (F5B), atleta apaixonada pelo esporte e diretora do Clube de Remo Vasco da Gama.
A visita proporcionou uma oportunidade valiosa para aprofundarmos os estudos do Projeto, revelando descobertas sobre o corpo humano e a importância de manter uma vida longa e saudável.
Conhecemos o presidente da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Neves, além dos treinadores do clube e do atleta João Ferreira, que representa o Vasco e a seleção brasileira de remo. João, com apenas 21 anos, já é destaque na categoria sub-23, acumulando diversas medalhas. Ele inspirou as crianças com sua trajetória de vida, marcada pela disciplina nos treinos, foco e determinação.
Nossos estudantes participaram ativamente, demonstrando grande interesse, e tiveram a chance de experimentar os remos ergômetros, equipamentos que simulam o movimento de remada fora d’água. Embora parecesse fácil à primeira vista, ao praticarem perceberam o quanto o esporte exige técnica e preparo físico.
Foi uma tarde muito especial!
Recebemos a visita de Alice Granato, jornalista de longa data e mãe de Valente (F5) e Benício (F3).
Alice é redatora-chefe da Veja São Paulo e veio conversar com as F5 sobre o processo de produção da revista semanal, mas foi além disso.
Aprofundou a discussão sobre os elementos necessários para a composição de notícias e reportagens, destacou a importância do diálogo entre texto e imagem e ressaltou o quanto aprecia e valoriza a participação de profissionais como fotógrafos, artistas plásticos e ilustradores na criação das capas.
Aprendemos termos jornalísticos como “gancho” e “chapéu”, e reforçamos o conhecimento que já tínhamos sobre o lide.
Chamaram nossa atenção a vasta experiência de Alice, sua paixão pelo trabalho e a dedicação que ela deposita nele.
Agradecemos à Alice pela visita tão sensível, repleta de ternura, e pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos.
Para comemorar o dia das crianças, as F4 e F5, junto com seus professores, escolheram uma programação especial.
A diversão foi garantida: cinema, dia de vir vestido de pijama, de fantasias, lanches coletivos, recreios um pouco mais prolongados, jogos…
Tudo para lembrar que ser criança é bom demais e que a diversão em grupo não se compara a nada.
Também tivemos a surpresa dos picolés de frutas, um agrado da escola.
Com as F5 estamos no processo de montagem da peça “O menino que soltava passarinho”.
Pensamos nas marcações, nas partituras corporais, os climas, os silêncios necessários para que a cena ganhe densidade e verdade, tirando os personagens do papel para ganharem vida. São muitos detalhes!
Também estamos trabalhando muito a dicção e o volume de voz, que é um dos maiores desafios para as crianças. A contrarregragem também é por conta deles, escolhendo quem é responsável por cada objeto cênico.
A concentração na coxia é um ponto importante nesse processo. Criança tem vontade de brincar o tempo todo, mas na experiência teatral precisamos levar a brincadeira a sério e controlar as nossas vontades individuais em prol do coletivo.
Para esse processo é muito importante continuar ensaiando em casa. O texto de teatro vai sumindo da mente aos poucos se não treinamos constantemente. Contamos com a parceria dos pais para que esse treino em casa aconteça de forma regular. Com muita atenção na dicção bem articulada, na fala mais lenta do que o habitual e principalmente com um volume mais alto. Projetando bem a voz.
Teatro a gente não faz sozinho!
As disciplinas artísticas oferecidas aos alunos têm como um de seus objetivos desenvolver parcerias com os projetos desenvolvidos pelas turmas, e essa integração foi apresentada na Feira Moderna que aconteceu no sábado passado.
A partir de desenhos das partes do corpo humano produzidos nas aulas de Projeto e de Artes, as turmas do terceiro ano foram desafiadas a bordá-los usando lã, agulha e tela. Foi uma experiência enriquecedora na qual os grupos puderam compartilhar cada ponto, se revezar no uso das agulhas e se colocarem disponíveis para ajudar quando “dava um nó”. Um encantamento!
O quarto ano traduziu em aquarelas toda a poesia histórica dos Arcos da Lapa. Foi um desenho de observação feito a partir de uma mesma foto mas que resultou em uma série de interpretações bem diversas e autorais! Além disso, os estudos do início do ano sobre a obra do artista Burle Marx foram retomados para a criação de um painel reproduzindo o icônico calçadão de Copacabana.
O quinto ano, para ilustrar um de seus consultórios médicos (sala da ortopedia), recuperou os desenhos produzidos para a Mostra de Artes inspirados na série Anatomy Series (1982), do artista Jean-Michel Basquiat. Nestes trabalhos, partes do esqueleto humano foram registradas com linhas simples, em caneta branca sobre papel preto.
Feira Moderna
A Feira Moderna, momento tão esperado por toda a comunidade escolar, mais uma vez proporcionou um precioso encontro em que as crianças compartilharam os resultados de meses de estudos e pesquisas.
Esse evento é a representação viva do currículo de pesquisa da escola, que organiza a prática de trabalho com projetos desde o Fundamental I até o Fundamental II.
A cada projeto, nossas crianças assumem responsabilidades, fazem escolhas, aprendem com a colaboração em grupo, enriquecem-se com as saídas de campo que ampliam seu olhar para o mundo além dos muros da escola, e são estimuladas a refletir sob diferentes perspectivas, construindo conhecimentos que fazem sentido para elas.
Convidamos todos a apreciar alguns registros desse momento tão significativo e potente.
Nas F5, persistimos na preocupação com a formação de escritores cada vez mais confiantes e capazes de expressar suas ideias com clareza.
Sabemos que a escrita é uma habilidade que se constrói aos poucos, e, para isso, é fundamental o domínio de técnicas que organizem o pensamento e a comunicação. Nesse contexto, o estudo dos conectivos tem um papel essencial.
Conectivos, como “mas”, “portanto” e “porque”, que são responsáveis por ligar ideias e organizar o raciocínio dentro do texto, garantindo fluidez e coesão, são trabalhados de uma forma mais consistente e complexa no quinto ano.
Nesta etapa, os alunos aprendem a usá-los não apenas para conectar frases, mas para estruturar argumentações e dar unidade a parágrafos inteiros, permitindo a construção de textos mais elaborados e claros.
Assim, avançam em suas habilidades de escrita, desenvolvendo textos mais completos e articulados.
As turmas de F5 têm aprofundado os estudos sobre frações e sua relação com os números decimais. Através de atividades práticas e exercícios variados, exploramos como as frações podem ser convertidas em números decimais e como os decimais podem ser representados como frações.
Refletimos sobre situações do cotidiano, associando frações e decimais ao sistema monetário, à medição de tempo, ao uso em receitas, a medidas de comprimento e também à porcentagem.
Trabalhamos a conversão de frações e decimais em porcentagens, ajudando os alunos a compreender a aplicação desses conceitos em situações práticas, como descontos, juros e divisões proporcionais.
O objetivo é fortalecer a compreensão dessas três formas numéricas (frações, decimais e porcentagens) e mostrar como elas se complementam, ajudando os alunos a perceber o uso dos conhecimentos matemáticos de forma prática e aplicada.
As F5 tiveram uma aula prática de Educação Física para explorar o conceito de braço de força em diferentes movimentos.
Durante exercícios como pular corda com flexão do calcanhar, malabares para ativar o bíceps e lançamentos de bola utilizando o tríceps, as crianças puderam entender como o corpo aplica força em cada movimento.
A aula foi divertida e dinâmica, unindo ciência e prática, e trouxe muita energia e entusiasmo para o aprendizado!
A F5A recebeu a visita da Karla, mãe da Beatriz Fuchs, e da Carolina, mãe da Maria Clara Amado, para uma deliciosa aula sobre como os nutrientes dos alimentos são absorvidos pelo corpo humano.
A atividade foi dividida em três etapas: primeiramente, as crianças validaram suas hipóteses e esclareceram dúvidas durante uma parte teórica.
Em seguida, participaram de uma experiência olfativa, identificando as ervas presentes em uma divertida brincadeira.
Para encerrar, botaram literalmente a mão na massa. Carolina e Karla dividiram a turma em dois grupos: um ficou encarregado de fazer o pão, enquanto o outro preparou o pesto.
Ao final, Carolina explicou a etapa de análise sensorial, e as crianças se despediram após degustarem o pão com pesto.
Agradecemos à Carolina e à Karla pela gentileza e generosidade com que compartilharam seus conhecimentos com todos.
O quinto ano se dedicou a uma experiência bem significativa: a criação do próprio jornal! Após estudar os diferentes gêneros presentes nesse suporte, como notícias, entrevistas, crônicas, tirinhas, resenhas e artigos de opinião, agora é hora de colocar a mão na massa e produzir um jornal que será o reflexo das ideias e habilidades da turma.
O objetivo dessa atividade é incentivar a prática da escrita, o trabalho em equipe e o senso crítico, além de explorar a composição visual do jornal.
E as novidades não param por aí! Em breve, contaremos com a visita de uma consultora especial, que trará dicas e orientações valiosas para aprimorar ainda mais esse projeto. Estamos ansiosos para ver o resultado final!
Engana-se quem pensa que os estudos de Projeto se encerram com a Feira Moderna.
Utilizando dados de um experimento que envolveu o ápice do desenvolvimento e a força humana, aproveitamos informações numéricas em notação decimal e exploramos operações matemáticas, aplicando-as em situações reais.
Além disso, as turmas revistaram uma unidade de medida bastante comum ao nosso dia a dia: o quilograma.
Após a finalização do jornal de notícias Sápaper News, apresentado na Feira Moderna, seguimos com os estudos planejados para o terceiro trimestre.
Já fizemos uma revisão abrangente de vocabulário, estruturas gramaticais e compreensão oral. Agora, estamos revisitando o uso dos adjetivos e explorando suas aplicações no comparativo e superlativo, conceitos essenciais para a progressão no aprendizado da língua inglesa.
Começamos na última semana nossos ensaios gerais. Foi bonito ver as crianças em séries diferentes apresentando aos colegas o que prepararam nas aulas de Música, Teatro, Dança, Coral e Artes para nossa festa. Vê-los apropriados, reforçando os conteúdos estudados ao longo do ano através das linguagens artísticas, nos deixa realizados ao fim deste ano.
Na próxima semana já é dia de festa! Festa que tem como intuito celebrar coletivamente o ano de aprendizado de todos nós! Estamos ansiosos e desejosos de que seja uma noite feliz.
GRUPO A (F2A, F3A, F4A, F5A) – 18:00
(os alunos deverão chegar às 17:30 impreterivelmente; começaremos a festa às 18:00 em ponto)
GRUPO B (F2B, F3B F4B, F5B) – 19:15
(os alunos deverão chegar às 19:00 impreterivelmente; começaremos a festa às 19:15 em ponto)
GRUPO C (F3C, F4C, F5C) – 20:30
(os alunos deverão chegar às 20:15 impreterivelmente; começaremos a festa às 20:30 em ponto)
Até lá!
As F5 encerraram o ano com vivências significativas, materializadas em produções preciosas: a Feira Moderna, que culminou com as pesquisas realizadas em projeto, a Festa de Encerramento, junção de todas as linguagens artísticas e do diálogo com o projeto, e, por fim, a publicação do livreto de contos e crônicas e dos jornais desenvolvidos a partir do site Joca.
Essas experiências foram marcadas pelo protagonismo e pela criatividade das crianças, que, ao longo do ano, dedicaram-se a explorar diferentes linguagens, expressar suas ideias e ampliar suas perspectivas.
Cada etapa do processo revelou o entusiasmo em aprender, colaborar e construir algo significativo, conectando os saberes adquiridos às vivências do cotidiano.
Assim, as produções finais não apenas celebram os aprendizados, mas também refletem a capacidade das F5 de transformar conhecimento em arte, reflexão e expressão.
O Fundamental II que nos aguarde!
Nossa Festa de Encerramento é uma construção coletiva, que envolve a participação de todos nós, inclusive das famílias que preparam com carinho os figurinos de seus filhos e alteram suas rotinas para estar conosco.
Estamos muito felizes por termos retomado a apresentação em um teatro profissional, onde nossos alunos puderam vivenciar o fazer artístico, ampliando seus conhecimentos sobre o funcionamento e as funções que envolvem uma produção teatral.
Esperamos que todos tenham se sensibilizado e refletido sobre tudo que foi dito, cantado e dançado no dia de nossa festa.
Neste link está o programa da festa para que guardem de recordação.
Em breve enviaremos o vídeo pelo app da escola, fiquem atentos.
Estamos orgulhosos não só do resultado apresentado no encerramento, mas do processo que cada um de nós viveu ao longo deste ano de 2024.
Que as discussões do projeto “Entre nós, cuidado” permeiem e deem frutos ao longo de nossas vidas.
Obrigada pela parceria.
Ano que vem tem mais!
Nas aulas de Dança, as turmas de F5 entraram em contato com as artes visuais a partir do artista Wassily Kandinsky. Apreciaram com atenção suas obras, observando linhas, formas, pontos e cores, e conheceram o seu estudo sobre formas Dance Curves, no qual Kandinsky observou imagens da bailarina alemã Gret Palucca e registrou as formas a partir das suas linhas corporais. Propusemos então que as crianças se dividissem em grupos e observassem a obra “Linhas de Interseção”. Cada grupo escolheu um elemento para representar no corpo através de movimento, e ao final juntamos todos os grupos para representar essa obra de forma dançada, trabalhando amplamente o conceito de noção espacial.