Bloco da Sá Pereira

Sábado passado, dia 03/02, abrimos o ano letivo com o desfile do nosso bloco. Ao som do samba De semente em semente a gente planta uma floresta, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Música de Fundamental I, abrimos as reflexões sobre o Projeto de 2024: “Entre nós, cuidado”.
No portão da sede da Capistrano, símbolos adinkras enfeitavam nossa escola, escolhidos por dialogarem com o tema que será nosso objeto de estudo ao longo do ano.
Agradecemos imensamente à nossa bateria, a Fanfarrada, e à presença de todos que cantaram, dançaram e alegraram este nosso ínicio de ano, como bem diz nosso samba:

“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”

Expectativas e Emoções

F5 – Projeto

O início do ano é sempre cheio de expectativas e emoções. E para falar sobre isso e conhecer as turmas, apresentamos às crianças a Blob Tree, ferramenta criada pelo psicanalista Pip Wilson e pelo ilustrador Ian Long. A árvore é repleta de Blobs, bonecos sem identidade, cujos corpos expressam emoções. Ao apontarem e escolherem os Blobs com os quais se identificaram, as crianças tiveram a oportunidade de dizer sobre como se sentem no atual momento e também onde gostariam de estar. Para complementar a conversa, lemos o livro Emocionário: diga o que você sente, de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel.

Esses recursos facilitaram as apresentações e organizaram as expectativas em relação ao início do ano escolar. Damos as boas-vindas às nossas novas amigas: Catharina e Gabriela Serra, da F5A, e a Aisha Barril, da F5B.

Que tenhamos um ano de muitas descobertas!

 

 

Pra Começar

F4 e F5 – Coral

No primeiro encontro do ano demos as boas-vindas às turmas de quarto ano e matamos as saudades das turmas de quinto.

Falamos sobre os combinados dos ensaios do coral, explicamos sobre a importância da escuta e apreciamos três vídeos de corais infantis: um guarani, um africano (não conseguimos localizar de qual povo) e um virtual que reuniu 200 crianças pelo mundo para cantarem a importância do cuidado a partir de uma música de Michael Jackson.

No dia 22, em nosso segundo encontro, começamos a avaliação das vozes que estão chegando para poder separar entre naipe 1 e 2, como fazemos no coral infantil da Sá Pereira.

Que seja um ano de muitas alegrias e cantorias!

Sistema de Numeração Decimal

F5 – Matemática

As investigações em torno do que as crianças dominam sobre o sistema de numeração decimal iniciaram-se a partir da escrita de um número no quadro, seguida da proposta: digam tudo o que sabem sobre esse número. Dessa forma, revelaram o vocabulário matemático que já conhecem, além da compreensão do funcionamento dos elementos de nosso sistema de numeração.

Depois foram desafiados a participar de mais uma nova proposta: a partir de vários números escritos no quadro, deveriam encontrar aquele que correspondesse às  dicas dadas pelo professor. 

Essas atividades auxiliaram a sondagem de início de ano, revisaram alguns conceitos e colaboraram para o planejamento dos próximos desafios matemáticos deste ano.

Cupons do Cuidado

F5 – Artes

O quinto ano chegou muito animado e disposto para retomar as aulas de Artes!

Imediatamente surgiram perguntas sobre as propostas para as primeiras semanas de 2024. Depois de um papo bacana sobre o projeto “Entre nós, cuidado”, elegemos algumas palavras e ações que dialogam com a ideia do cuidar.

Fizemos uma lista no quadro e decidimos preparar pequenos cartazes com abas destacáveis para incentivar alunos, professores e todos que fazem parte da comunidade escolar a trocar expressões de carinho e cuidado.

As sugestões, escritas nas pequenas abas, foram as mais diversas: “vale um abraço”, ”ganhe um beijo”, “vale um sorriso”, “ganhe um elogio”, entre outras. Algumas duplas sugeriram ações que exigem maior investimento de tempo e criatividade como: “ganhe uma poesia“ ou “ vale uma piada”.

Depois de prontos, os cartazes foram para os murais da escola e fizeram muito sucesso! Que essa iniciativa de ser cuidadoso e espalhar carinho pela escola se expanda para todos os lugares, pelo bairro, pela cidade e pelo mundo! Como já disse o poeta das pilastras de viadutos cariocas: “Gentileza gera gentileza”.

Entre Vasos

F2 a F5 – Dança

Começamos a nossa sensibilização para o projeto institucional pelo título “Entre nós, cuidado”.

Conversamos sobre o significado de cada uma das palavras para as crianças, começando pela palavra ENTRE:

“Entre é tipo no meio”

“Entre as coxias tem o palco”

“Entre eu e ele tem um espaço”

“O espaço que tem entre as coisas”

Nos propusemos, então, a explorar corporalmente essa palavra. Apreciamos um trecho do espetáculo 4 por 4, da companhia de dança Deborah Colker, no qual vasos estão espalhados pelo palco e os bailarinos dançam entre eles.

Por aqui, utilizamos macarrão de piscina cortados e montamos uma cena para também explorarmos os caminhos possíveis. As crianças puderam vivenciar diferentes direções, níveis e movimentações.

Gerador de Histórias

F5 – Projeto

Dentro de uma pequena caixinha, um universo de ideias a serem transformadas: o jogo Gerador de Histórias Divertidas.

O jogo foi o convite para as turmas pensarem sobre o que não pode faltar num texto narrativo. Para além do “início, meio e fim”, as crianças exploraram as cartas do jogo, que traziam os principais elementos desse tipo de texto: espaço, tempo, personagens e enredo.

Divididas em pequenos grupos, receberam o desafio de conectar ideias aparentemente aleatórias, sugeridas nas cartas sorteadas para a construção do texto. “Uma criança saiu correndo do cachorro”; “a feira livre estava bem movimentada”; “a rua alagou”. E então? Como criar uma narrativa composta por todos esses elementos de forma coerente?

O  trabalho despertou a importância da escuta, da tolerância, da colaboração de todos para a criação de uma narrativa criativa e, acima de tudo, dotada de sentido.

Entre Nós

F5 – Inglês

Iniciamos o ano relembrando o vocabulário em inglês, através de um jogo muito conhecido: adedonha, ou Stop! Com nomes, lugares, animais, frutas, cores e outras referências, os alunos compartilharam seus conhecimentos em Língua Inglesa. Também jogaram um guessing game sobre cores, que dependia de lógica, atenção e trabalho em grupo.

O debate sobre o tema do projeto institucional, reconhecendo espaços e ações nos quais nos sentimos protegidos e cuidados, também se fez presente. Em seguida, coletivamente, os alunos desenvolveram suas próprias metas de cuidado consigo, com o outro e com o mundo.

Cuidando com os Jogos

F4 e F5 – Educação Física

Iniciamos o ano com os jogos cooperativos, que são atividades em que o principal objetivo é promover a cooperação, a interação e o trabalho em equipe. 

Estamos refletindo sobre o quanto precisamos estar juntos, atentos e conectados para cuidarmos uns dos outros.

Ijexá e Oficina de Arranjo

F4 e F5 – Música

Começamos o ano sensibilizando a turma para o tema do projeto com o samba do bloco De semente em semente a gente a planta uma floresta. Guiados pela letra do samba, conversamos sobre a importância do cuidado com o outro, consigo mesmo e com o planeta. Falamos também sobre as profissões que envolvem cuidado e sobre as atitudes que demonstram cuidado. Fechamos a conversa com o “Bonde do cafuné”.

Na sequência, ouvimos a música Emoriô, de João Donato e Gilberto Gil. Discutimos a letra e pesquisamos o significado da palavra-título e sua relação com o orixá Oxalá. Descobrimos que Emoriô não é uma palavra, e sim uma frase: E Mo Rio, que significa “eu te vejo”.

Em seguida, experimentamos a pulsação da música no corpo usando percussão corporal. A partir dessa vivência passamos a tocar os instrumentos musicais. Nessa proposta as crianças aprenderão a tocar o ritmo Ijexá, usando tambores, caxixis, tubos sonoros e flautas. Depois de terem aprendido todos os instrumentos, enfrentarão um desafio novo: criar o próprio arranjo da música, utilizando os instrumentos experimentados.

Com essa atividade, as crianças desenvolverão a autonomia para a escolha da forma, dos timbres e das texturas que querem em seu arranjo. Para a sensibilização, ouvirão de forma crítica diferentes arranjos já existentes da música Emoriô.

Detetives em Ação

F3 a F5  – Artes

Durante o processo de sensibilização para o projeto institucional de 2024, escolhemos as imagens de sinalização como ponto de partida para um melhor entendimento do que gostaríamos de abordar ao longo deste ano escolar.

Anualmente, todas as portas dos espaços coletivos da escola recebem uma indicação de qual será a utilização daquela sala e, junto a ela, uma imagem de alguma obra de arte. Esses trabalhos são escolhidos com muito cuidado, procurando atingir uma variedade estética, de estilos, técnicas e linguagens e, assim, orientar e ampliar o olhar para o projeto institucional.

Para estimular a observação das crianças, foi proposto que elas brincassem de detetive. Divididas em duplas, as turmas saíram pela escola munidas de “falsas” lupas de papel cartão. Cada lupa continha um recorte de parte das obras de arte espalhadas pelo prédio. As instruções do jogo pediam que achassem a obra e anotassem numa folha de papel as informações contidas na placa de sinalização: o nome do espaço, o nome da obra e o nome do artista. Foi uma farra boa! Eles precisaram percorrer todos os andares da sede da rua da Matriz com o olhar atento e curioso!

Ao retornarem para sala, as obras estavam sobre as mesas e projetadas no quadro. Uma por uma, as duplas relataram para o grupo as suas descobertas e foi feita uma breve apreciação das obras com a participação de todos.

Durante esse segundo momento, as turmas refletiram sobre o porquê daquelas imagens terem sido escolhidas para representar o projeto “Entre nós, cuidado” e quais referências elas trazem para o percurso que será traçado em 2024.

Em Construção

F5 – Projeto

As atividades de sensibilização que antecedem a escolha do projeto de cada série têm a função de despertar, provocar e, por fim, definir a escolha do tema de pesquisa das turmas. 

A construção de mapas mentais que reúnem/agrupam o universo vocabular construído ao longo desse período é uma das atividades que por meio da reunião de palavras e da criação de categorias temáticas apontam para o que foi mais significativo para o grupo e auxiliam as reflexões.

Assim, nos aproximamos, aos poucos, de um tema que seja relevante para o estudo dos quintos anos, promovendo o olhar para a sociedade e coerente com as intenções do projeto institucional.

Ciranda das Mãos

F4 e F5 – Coral

No dia 7 de março recebemos a visita muito especial da Ray, estagiária na escola que é fluente em Libras. Ray nos ensinou como traduzir a poesia da música Ciranda das Mãos, de autoria da professora Manoela Marinho, a Manu.

As crianças ficaram encantadas com essa linguagem tão diferente e, infelizmente, ainda distante do cotidiano de nossa sociedade.

Esperamos que com isso ajudemos a despertar ainda mais o importante tema da inclusão nas vidas das crianças. A ciranda, que fala sobre cuidado e acolhimento, ficou ainda mais bela.

 

Jogos Matemáticos

F5 – Matemática

No quinto ano revemos, firmamos e ampliamos conceitos. E os jogos matemáticos são uma potente ferramenta para despertar o interesse e estabelecer uma conexão prazerosa com essa área do conhecimento.

As turmas exploraram o Jogo do Alvo e um bingo para identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000, e também expressar a regularidade observada na escrita dos cálculos.

A ideia é que este tipo de atividade faça parte da rotina e auxilie as aprendizagens.

Discutindo Sobre Cuidado

F2 a F5 – Tribo

Recebemos nas tribos a visita da coordenadora e especialista de Educação Especial e Inclusiva, Lena Viegas, para conversarmos sobre como podemos contribuir com as diferentes formas de conviver e aprender dentro da escola.

Do segundo ao quinto ano, os alunos assistiram a vídeos informativos sobre as diferentes habilidades de cada um, as variadas formas de se comunicar e as diversas condições do neurodesenvolvimento. As discussões incluíram a forma com que lidamos, nos jogos e nas atividades em geral, com os colegas que necessitam de algum tipo de apoio. 

Ao final do encontro, os alunos foram motivados a construir um mural com pequenos recados sobre como podemos incluir as diferentes formas de ser e de aprender na escola.

Projeto a Caminho

F5 – Projeto

Depois de uma assembleia em que as três turmas discutiram os assuntos pensados para o projeto das F5, chegou o momento do registro do grande encontro. 

Eles refletiram e escreveram em seus cadernos argumentos que justificassem a escolha de alguns dos temas colocados em discussão como relevantes para o estudo, procurando conciliar os interesses apresentados pelas três turmas.

A origem da vida, o cuidado com o corpo humano, a saúde física e mental e o olhar para os desfavorecidos de nossa sociedade foram temas que mobilizaram as crianças. 

Estão, agora, a caminho de definir a escolha do projeto, que cada vez mais ganha forma.

Planeta Água

F4 e F5 – Coral

Nos dois últimos ensaios do Coral, nos dedicamos a sensibilizar nossos alunos para a temática da música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

As turmas assistiram a uma contação de história indígena que fala sobre o surgimento dos rios e a um pequeno e bonito documentário sobre o ciclo da água no planeta. Vimos, a partir desses dois vídeos, a importância das novas gerações para uma maior conscientização sobre a preservação da água limpa e do equilíbrio do meio ambiente.

Planeta Água é a primeira canção com arranjo vocal que será trabalhada em 2024, e já começamos a ensaiar a sua primeira parte.

Liderança de Movimento

F4 e F5 – Dança

Nas aulas de Dança de F4 e F5, observamos algumas imagens escolhidas para a sinalização das salas da nossa escola, e percebemos que a mão era um elemento presente em muita delas.

Assistimos então a um vídeo no qual as mãos são as protagonistas da coreografia. Conversamos sobre as partes do corpo, as possibilidades de movimentações, e realizamos uma proposta chamada liderança do movimento, na qual mãos, pernas, quadril, ombros e etc. guiavam a dança do corpo todo, como um impulso.

Pudemos, assim, perceber qual reação o nosso corpo tem ao ser acionado por uma única parte, e que dança surge nessa exploração.

Joca

F5 – Projeto

A relação entre escola e sociedade é fundamental para a formação crítica das crianças. Trazer os eventos do cotidiano extramuros para a sala de aula dá sentido à aprendizagem.

Pensando nisso, o Jornal Joca, informativo voltado para o público infantojuvenil, passou a fazer parte de nossos recursos pedagógicos para auxiliar na ampliação do repertório de informações sobre o Brasil e o mundo.

Promover a experiência de leitura de um jornal impresso, material que tem ficado raro hoje em dia e que contém uma diversidade de gêneros textuais, constitui-se em um dos principais objetivos do trabalho de Língua Portuguesa.

Também faz parte de nossas intenções pedagógicas desenvolver o gosto pela leitura, o senso crítico e a responsabilidade social através do contato com a pluralidade de opiniões que o jornal nos oferece.

Trabalho em Equipe

F4 e F5 – Educação Física

Experimentamos vários tipos de brincadeiras que misturam cooperação e competição. Corrida dos cones, travessia, corrida centopeia, vôlei cone, vôlençol e queimado-ajuda foram algumas delas.

Também refletimos sobre a presença de esportes praticados individualmente e sobre o quanto trabalhar em equipe é essencial!

 

Exposição Corpo Humano

F5 – Projeto

As turmas visitaram a exposição “Corpo Humano”, que, com maestria, mistura Ciência e Arte atraindo a atenção de forma inquietante.

A experiência proporcionou reflexões sobre como o nosso corpo funciona, como os sistemas se conectam e se integram, evidenciando a importância de cultivarmos uma rotina de cuidados com o próprio corpo.

Corpos de algumas espécies de animais também foram apreciados e neles pudemos observar semelhanças anatômicas com o corpo humano.

É chegado o momento de unirmos as informações e registros feitos até aqui e definir o recorte do projeto do quinto ano.

 

Definindo Caminhos

F5 – Projeto

Definimos o tema do projeto da série em assembleia e criamos justificativas que alinharam os interesses das turmas.

Começamos, então, a pensar no que desejamos pesquisar e a formular as questões de pesquisa. O que queremos saber? Por onde iniciaremos nossos estudos e que caminho percorreremos? 

Propor atividades que provoquem tais reflexões é parte do nosso currículo de procedimentos de pesquisa. Entendemos que é fundamental discutir sobre o processo de estudo com as crianças, para que se envolvam e aprendam como se dá uma pesquisa e o quanto ela é parte de um trabalho coletivo e deve, no nosso caso, ter como referência o olhar para a sociedade em que vivemos.

Dia Internacional da Dança

F2 a F5 – Evento

Em 1982, o Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou uma data para comemorarmos mundialmente a Dança. O dia 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Para comemorar esse dia em nossa escola, nos horários do recreio recebemos o professor de Street Dance Mac Rodrigues, da escola The Jazz, para uma aula no Teatro. Nossos alunos saíram desse encontro felizes e entusiasmados com o estilo de dança e até quem não quis participar, mas ficou sentado assistindo, bateu os pezinhos no ritmo da música.

Agradecemos à escola The Jazz e ao Mac pelos encontros e pela parceria, e lembramos a todos que os alunos da Sá Pereira estão isentos de matrícula e têm 10% de desconto nas mensalidades de qualquer curso da The Jazz.

Festival de Cinema

F5 – Projeto

As turmas foram convidadas a participar do Festival Internacional de Cinema Infantil!

Caminharam pelas ruas de Botafogo até o cinema Estação Net Rio e deixaram a Voluntários da Pátria mais colorida e movimentada do que já é. 

Assistiram ao filme Empirion: uma aventura com Einstein e se divertiram a valer com as cenas de aventura. O passeio foi importante para proporcionar um momento cultural para além dos muros da escola, valorizando o cinema enquanto arte.

Para concluir o dia, fizeram um registro sobre sua ida ao festival. É um privilégio poder proporcionar eventos como este aos nossos estudantes e agradecemos ao FICI por nos proporcionar isto.

Anatomy Series

F5 – Artes

O corpo humano sempre esteve presente nas interpretações artísticas, desde os primeiros registros na pintura rupestres até obras contemporâneas.

Os grupos do quinto ano apreciaram um breve recorte dessa linha do tempo das Artes Plásticas, observaram e comentaram algumas pinturas, esculturas e performances, buscando estabelecer relações com o projeto da turma.

Em um segundo momento, foi apresentado ao grupo o artista Jean-Michel Basquiat e a série “Anatomy Series” (1982). A simplicidade das linhas e formas apresentadas nesse trabalho chamou a atenção dos alunos.

A partir de imagens impressas de partes ósseas do corpo, foram desenvolvidas interpretações livres buscando a mesma simplicidade nas linhas.

Os trabalhos foram finalizados com o contraste das linhas brancas no fundo preto. A proposta exigiu atenção, observação e criatividade dos pequenos desenhistas!

Agolo

F4 e F5 – Coral

O coral conheceu a nova música Agolo, de Angelique Kdjo, artivista do Benim, antigo Daomé, país localizado na África Ocidental.

A música é em língua fom ou yorubá, ambas faladas no país, objetos de uma pesquisa que estamos realizando. Agolo foi escrita pela compositora quando estava grávida e refletia sobre a quantidade de lixo que os seres humanos geram. Angustiada com o tema, Angelique compôs a música. Uma de suas traduções seria “por favor”, um pedido de cuidado para com a Mãe Terra, com o lar que compartilhamos com todos os povos e com tantos outros seres.

Saindo do Forno

F5 – Projeto

No quinto ano há uma prática anual nas aulas de Biblioteca. Os livros doados pelos alunos, antes de entrarem para o acervo da biblioteca, vão para um “forninho”. E em um dia marcado “saem do forno” e chegam aos encontros de Biblioteca como indicações de leitura para as crianças.

Paulinha, nossa bibliotecária, comentou um pouco sobre cada obra e as crianças escolheram algumas delas para suas leituras.

As escolhas por afinidade aos temas ajudam na fruição e levam prazer às crianças, auxiliando o processo de formação de leitores.

Vamos Correr!

F4 e F5 – Educação Física

Brincadeiras que originalmente não envolvem corrida, quando transformadas, ganham outra dimensão.

Pedra, papel, tesoura, telefone sem fio e jogo da velha foram algumas das brincadeiras que adaptamos para corridas. A diversão foi geral. Outras corridas diferentes incluíram centopeia, travessia e bola no cone (sorvete).

Melhorar a qualidade do movimento e das habilidades motoras são objetivos postos à prova nestas atividades.

Autoavaliação

F5 – Projeto

Observar o processo de trabalho e tomar consciência do percurso de aprendizagem percorrido são atitudes que contribuem para a formação crítica e autônoma das crianças.

Por isso, além do retorno que os professores dão para as atividades ao longo do trimestre, ao final dele convidam os grupos a fazerem uma avaliação geral e individual dos seus registros, tomando como referência os objetivos de aprendizagem e a postura de estudante.

O intuito é que pensem sobre a aprendizagem particular e coletiva e avaliem o quanto se dedicaram e quais são suas expectativas, e as da turma, que ainda necessitam de maior empenho.

Autoavaliar-se promove o reconhecimento dos ganhos e a projeção de novos desafios para os meses que virão.

Stop da Tabuada

F5 – Matemática

Compreender regularidades e padrões é um objetivo importante em Matemática.

A tabuada há anos foi ensinada e decorada nas escolas e deveria estar sempre na ponta da língua. Hoje, a prioridade é buscar um ensino que faça sentido e que seja significativo.

Nossos alunos buscam relações e exploram os números observando repetições de padrões, dobros, triplos, com pensamento flexível, o que é de grande importância para o aprendizado das operações básicas.

Depois de se apropriarem desse sentido de número, os jogos invadem a sala para favorecer a memorização e trazer diversão para essa tarefa.

Corpos de Keith Haring

F5 – Artes

Continuando a pesquisa por referências plásticas sobre o corpo na arte, as F5 conheceram o artista Keith Haring. Contemporâneo de Basquiat, ele usou a arte para defender as suas causas em uma forma corporal simples. Apesar de todos os corpos parecerem iguais, ele retrata muito bem as diferenças e individualidades de cada um. O traço simples encantou os alunos que gostam de fazer os “bonecos palito”, como são chamados aqueles desenhos de cabeça e tracinhos finos delimitando o corpo, braços e pernas.

Num primeiro momento, eles fizeram várias possibilidades de posturas e sugestões de movimentações corporais. Em seguida, escolheram um ou mais de esboço para criar uma cena simples que retratasse alguma ideia. E os resultados foram surgindo: corpo em família, corpo amizade, corpo igualdade, corpo respeito às diferenças, e muito mais.

Para finalizar, os desenhos foram transferidos para pequenos quadrados de papelão, previamente pintados nas cores vermelho, azul e amarelo. Os alunos ficaram muito envolvidos e usaram a proposta para se expressar livremente.

Queimado com Poderes Especiais

F4 e F5 – Educação Física

Quem nunca brincou de queimado? Este jogo popular, praticado em todas as épocas, foi experimentado pelas turmas a partir de uma proposta diferente: inventamos personagens com poderes especiais. A rainha é um escudo e protege os outros; a Bomba, quando queimada, queima quem jogou; o Coringa, se queimado, acaba o jogo; e outros, compondo um tom brincante ao jogo.

Outras variações deste jogo — como queimado xadrez, guerra, protegido, encurralado e ajuda — foram experimentadas pelas turmas. Para alguns a experiência foi revisitada, para outros, uma novidade recebida com muito entusiasmo.

Notícias das F5

F5 – Projeto

As F5 estudam o gênero notícia e preparam surpresa para a Mostra de Artes

Nas aulas de Língua, estudamos os gêneros notícia e classificados.

Aprendemos  que a notícia tem título, subtítulo e lide e essas partes têm um jeito de serem apresentadas. O título, por exemplo, é escrito no presente para chamar a atenção do leitor. O subtítulo tem um pouco mais de informação que o título. Já o lide, que é o primeiro parágrafo da notícia, traz as informações sobre quem, quando, onde, por que e como o fato noticiado aconteceu. Por isso, o lide é escrito no passado.

Já os classificados oferecem compra, venda e aluguel de imóveis, empregos, veículos, e é onde as pessoas e empresas oferecem seus serviços. Para experimentar esses gêneros, produzimos algumas capas de jornais e classificados baseados no projeto das F5, que serão expostos na Mostra de Artes que acontecerá no final do mês de junho.

(Notícia escrita por Aisha, Maria Seixas e Valente, alunos da F5B)

Breaking News!

F5 – Inglês

O mês de junho chega cheio de novidades!

As turmas estão curiosas com os novos aprendizados e têm se aproximado cada vez mais do mundo da comunicação social através da leitura do Jornal Joca, nos meios online e físico.

Os alunos questionaram sobre as reportagens, sujeitos e acontecimentos, construindo suas próprias análises e obtendo respostas através das WH question words — What, Where, When, Why, Who, Whom, Whose, Which, How — assunto que vem sendo trabalhado durante as aulas de Inglês para o desenvolvimento das habilidades de leitura, pensamento crítico e escrita.

Pequena Célula, Grande Arte

F5 – Artes

A técnica da aquarela é bem conhecida pelos alunos do quinto ano. Porém, desta vez os grupos receberam uma proposta diferente. Acostumados a usar o material para pintar composições e desenhos, os estudantes tiveram que se desprender do controle do pincel e investir numa das possibilidades mais ricas que a aquarela oferece: utilizar a mancha impressa pelo pigmento na água sobre o papel.

De início, surgiu uma resistência para abandonar o pincel e deixar a cor se espalhar pela folha de Canson molhada. A falta de forma e contorno definidos causou certa insegurança. Mas, aos poucos, ao perceberem os resultados, ficaram mais confiantes e começaram a se divertir.

Para inspirar as criações, apreciamos algumas fotos produzidas por microscópios ópticos de células do corpo humano. A magia dessas ampliações gráficas encantou a todos por parecer estarmos vislumbrando imagens espaciais, “de outro mundo”, como alguns deles comentaram. Essas experimentações poderão ser apreciadas na Mostra de Artes.

Concurso Canguru de Matemática

F5 – Matemática

“No início do ano, tivemos oportunidade de participar do concurso Canguru de Matemática, que envolve muito raciocínio lógico.

Há poucos dias, recebemos os resultados da prova e agora começamos a revisar as questões. Achamos importante trocar ideias sobre como podemos buscar soluções de jeitos diferentes, além de aprender com nossos erros, pois quando erramos também aprendemos.

Pra quem não quis fazer a prova, está sendo uma oportunidade de conhecer esse concurso, que aliás achamos que tem umas questões bem difíceis, mas com uma Matemática divertida, curiosa e que nós conseguimos concluir perfeitamente.”

(Texto coletivo – F5C)

Algoritmo Convencional da Divisão

F5 – Matemática

Iniciamos uma nova caminhada para compreender o que mais há por trás do algoritmo da divisão.

Com lápis na mão e mentes curiosas, as crianças tiveram seu primeiro contato com o algoritmo convencional da divisão.

Perceberam a importância em estimar o resultado antes de iniciar qualquer procedimento e se certificaram da importância de dominar o funcionamento do sistema de numeração decimal e também a tabuada.

Aos poucos, com a prática dos procedimentos de cada etapa deste algoritmo, as crianças ganham confiança para enfrentar os desafios que estão por vir.

Cronistas em Formação

F5 – Projeto

As F5 estão começando a estudar o gênero textual crônica.

A partir do livro Tudo é Crônica, de Maria José Silveira, se aproximam de escritores renomados e de suas histórias inspiradas na realidade.

Com isso, descobrem as características do gênero e o que é preciso para escrever uma crônica: saber escrever direito a nossa língua, respeitando os acentos, a ortografia e os parágrafos; observar o que está à sua volta, ver o que lhe interessa do dia a dia e ter ainda um pouco de criatividade para transformar a realidade em ficção.

Com a prática, é possível até escrever boas crônicas e divulgá-las em blog, jornal ou rádio.

De pouquinho em pouquinho, as turmas vão se sensibilizando, dando às personagens genéricas e ao nosso dia a dia um olhar criativo, além de se formarem como grandes cronistas!

Texto de Ana Salgado, Clara Galeão e Pedro Morais – F5B

News!

F5 – Inglês

As turmas dedicaram-se, nas últimas semanas, a atividades variadas: revisaram o verb to be através da música, da leitura, de jogos e exercícios e criaram as ilustrações para a capa do caderno.

Inspiradas pelo tema do Projeto Institucional, “Entre nós, cuidado”, as crianças listaram palavras associadas ao cuidado com o corpo, com os sentimentos e também com a saúde financeira. Em seguida, criaram um jogo de palavras cruzadas para compor a capa do caderno.

Let’s play?

Produção para a Festa Junina

F3 a F5 – Artes

Passada a linda culminância que foi a Mostra de Artes de 2024, as turmas de F3 a F5  imediatamente se envolveram em produções para ornamentar o Arraial da Sá Pereira!

O ritmo está intenso! As turmas do terceiro ano estão produzindo bandeirinhas, as do quarto ano estão elaborando estandartes festivos. Todas buscaram inspiração em artistas brasileiros que usaram os festejos juninos em algumas de suas pinturas, como Anita Malfatti, Guinard e Portinari.

Já a galera do quinto ano, inspirada pelos pernambucanos J. Borges, Samico e Derlon, está pintando painéis com temáticas relacionadas aos temas do sertão registrados nos cordéis e às lendas do folclore brasileiro!

Todos esses trabalhos estarão à espera de toda a comunidade escolar no sábado, 13 de julho, para festejarmos a cultura e encerrarmos o semestre de mãos dadas em um linda ciranda!

Iniciando Práticas Esportivas

F4 e F5 – Educação Física

Nas F4 e F5 estamos trabalhando brincadeiras inspiradas em algumas modalidades esportivas. 

Essa é uma forma divertida de iniciar a prática esportiva, com ênfase na lógica do jogo, e não na técnica. 

Em “Bola na Torre”, brincadeira inspirada no basquete, os jogadores passam a bola de um para o outro até conseguir alcançar a torre que está parada dentro da área do campo adversário.

Em “Campo Minado”, que tem o vôlei como referência, o objetivo é jogar a bola por cima da rede para acertar dentro do bambolê do outro time, mas com várias bolas em quadra ao mesmo tempo. Essas foram algumas das brincadeiras experimentadas pelas turmas. 

Explorando Nossas Origens

F5 – Projeto

Embarcamos rumo ao continente africano para compreender nossas origens e ancestralidade. Conhecemos alguns depoimentos de Saunne Bispo e sua filha Salima, que nos apresentaram países como Tanzânia, Etiópia e Quênia, através de sua cultura e paisagens coloridas e diversas.

Movidos pelo desejo de investigar mais sobre os antecedentes familiares, os alunos pesquisaram a origem de suas próprias famílias, além de curiosidades e acontecimentos que revelaram as raízes de um passado resgatado desde os bisavós de cada um.

À medida que nos aproximamos do final do semestre, compreendemos um pouco mais sobre o ser humano e sobre nossa existência neste mundo.

Agora, mergulhamos na nossa constituição biológica: afinal, onde e como o corpo humano se forma?

 

Retrospectiva do Semestre

F2 a F5 – Música

Estamos encerrando o primeiro semestre com a Festa Junina! Ótima oportunidade para cantarmos, tocarmos e nos aprofundarmos nos ritmos da Cultura Popular.

Foi um semestre cheio de trocas e aprendizados. Com muita cantoria e fazer musical.

Os segundos anos experimentaram a alegria de fazer música de coletivamente. Juntos, cantaram e tocaram de forma fluida e atenta.

Os terceiros anos aprenderam flauta doce e agora já dominam as notas da mão esquerda. Além disso, se arriscaram nas rimas da composição coletiva para o encerramento do teatro apresentado.

Os quartos anos se aprofundaram nos elementos que formam um arranjo musical e puderam experimentar suas ideias criando seus próprios arranjos para música Emoriô. Também consolidaram o conteúdo estudado em projeto com uma composição coletiva.

Os quintos anos, assim como os quartos anos, também puderam criar seus arranjos e se aprofundaram nas possibilidades sonoras do próprio corpo.

Seguimos para o próximo semestre com o desejo de mais aprendizados, sons e canções para explorar.

Encerrando o Semestre

F2 a F5 – Dança

Depois de uma Mostra de Artes especial, da qual as crianças saíram orgulhosas pelo trabalho desenvolvido, finalizamos nosso semestre em clima junino!

Com a proximidade da nossa festa junina, nas aulas de Dança as crianças puderam conhecer o repertório escolhido para embalar esse dia e criar coreografias para cada uma das músicas.

Juntos, dançamos, cantamos e, com alegria, curtimos os últimos momentos do semestre.

Nos vemos na festa!

Pós Mostra de Artes

F4 e F5 – Coral

As turmas de coral retornaram aos ensaios satisfeitas com o resultado alcançado na Mostra de Artes.

Após muito engajamento, as crianças puderam compreender o significado daquilo que tanto falávamos nos ensaios: a importância da cooperação, do trabalho coletivo, do respeito, da escuta, da dedicação e da paciência, tudo integrado para que conseguíssemos compartilhar as histórias emocionantes que as músicas comunicavam.

Agora já começamos a falar sobre a nova música e dedicamos nossos ensaios seguintes à Mostra às brincadeiras cantadas e vocalizes “brincantes”.

Verb To Be

F5 – Inglês

Aprender inglês desde cedo ajuda na familiaridade com a língua e facilita a comunicação nas situações em que o uso da mesma se faz necessário.

O verbo “to be” é uma base importante para construir frases simples e expressar pensamentos. Por isso, nos dedicamos a este estudo ao longo do semestre, levando em conta diferentes meios de comunicação. 

A aprendizagem através de jogos auxiliaram neste trabalho, imprimindo uma rotina mais leve e divertida. 

Com a prática regular e sistematização dos conteúdos através da leitura, produção, interpretação e role-play, as crianças desenvolveram habilidades de comunicação que são essenciais para interações diárias e futuros desafios.

Cuidados com a Gestante

F5 – Projeto

Na última semana do semestre, as turmas iniciaram suas pesquisas sobre a formação intrauterina do ser humano. Para tratar do assunto, lemos Gogô, de Onde Vem os bebês?, de Caroline Acari. De forma sensível e delicada o texto aproximou as crianças de temas como sexualidade, diferenças entre o corpo feminino e masculino, violência e abuso sexual, além das possíveis formas de nascimento.

A conversa foi tão frutífera, que pensando nos cuidados com esse período da vida, recebemos a visita de Luana e Matheus, profissionais que atuam na Clínica da Família Santa Marta, para compreender quem zela, orienta e trata da gestante neste momento bonito e transformador de suas vidas.

O encontro também ajudou a ampliar a visão sobre os direitos à saúde, dos quais todo cidadão pode se beneficiar.

Um Estudo de Corpo

F5 – Artes

As últimas semanas foram de muito trabalho nas turmas do quinto ano.

Depois de finalizar os objetos de cena que foram preparados para a festa de encerramento, retomamos nossos estudos sobre o corpo humano.

Foi proposto a cada aluno que escolhesse a imagem de uma pessoa em revistas. Sem restrições de gênero ou idade, a única orientação era que estivesse numa pose interessante e de corpo inteiro.

Na primeira etapa, foi feito um desenho de observação usando a imagem como referência, buscando representar esse corpo da maneira mais fiel possível, dentro das possibilidades de cada aluno. Perceber e representar as proporções entre cabeça, tronco e membros, e também os posicionamentos de braços, pernas, mãos e pés, foi um desafio.

Em seguida, ainda usando a imagem como referência, os desenhos, impressos em papel kraft, foram finalizados com giz pastel. Os resultados ficaram muito bons!

Para acrescentar mais uma etapa a esse processo de estudo corporal, foi proposto transformar os desenhos em personagens “tipo cartoon”. Para isso, a orientação era brincar com as proporções: aumentando os olhos, distorcendo a cabeça e, assim, criando personagens estranhos e/ou engraçados.

E assim finalizamos o ano de 2024!
Que essas turmas tão queridas sigam traçando suas histórias com alegria e muita criatividade!