Na última aula de Matemática antes do recesso, as F6 jogaram Kahoot, um jogo muito dinâmico de perguntas e respostas. Divididos em duplas, se divertiram respondendo perguntas sobre os assuntos trabalhados neste primeiro semestre: divisão, potência, raiz quadrada, múltiplos, divisores e muita lógica. Foi uma forma muito animada de fazer uma revisão bem bacana.
No retorno das aulas de Dança, convidamos nossos alunos a cuidar do corpo com exercícios de alongamento e mobilidade.
Nas F6, fizemos também uma autoavaliação do semestre, buscando refletir sobre as mudanças nas aulas de Dança e o processo de criação para a Mostra de Artes.
Nas F7 e F8 fizemos alguns exercícios básicos da ginástica artística, como estrelas, saltos e exercícios de equilíbrio.
Às F9 pedimos que escrevessem uma cena para a Festa de Encerramento em cima de uma das temáticas que eles nos trouxeram: a própria adolescência.
Nas próximas semanas, estudaremos o conceito de composição coreográfica, tendo diferentes coreógrafos como referência.
Na volta às aula de Teatro, os alunos foram convidados a experimentar o improviso teatral através de jogos de Viola Spolin, Augusto Boal e J.P Rangaert.
Com essa dinâmica, puderam trabalhar a atenção, concentração, escuta e pensamento coletivo. O momento propiciou a retomada das atividades artísticas e fortaleceu os laços entre os estudantes, tornando o reencontro uma experiência enriquecedora e prazerosa para todos.
Nas aulas de Artes Visuais, os estudantes de todo o fundamental II iniciaram o segundo semestre com muito trabalho: estão desenvolvendo um jogo sobre a história das artes visuais.
Essa atividade começou com um desafio: desenvolver uma linha do tempo que resumisse os principais movimentos artísticos, transformando-a em um jogo de tabuleiro interativo.
Cada ano ficou responsável por um período histórico e pelos movimentos artísticos que ocorreram naquele tempo. As turmas foram, então, divididas em grupos menores e cada grupo recebeu a tarefa de pesquisar a fundo um movimento artístico.
Com o auxílio dos Chromebooks, os alunos investigaram quando e onde cada movimento ocorreu, qual era o contexto histórico da época e quais eram as suas principais características estilísticas.
Depois de compreender o movimento artístico, cada grupo escolheu um artista representativo daquele período e uma obra específica para fazer uma releitura.
Nas próximas aulas, os alunos vão consolidar as pesquisas e começar a produção de suas próprias interpretações artísticas. Em seguida, vão organizar todas as informações coletadas e imagens para montar as cartas do jogo. Cada carta trará dados essenciais sobre os movimentos artísticos e as releituras feitas pelos estudantes, formando a base do nosso jogo de tabuleiro.
Por fim, com o jogo pronto, os alunos terão a oportunidade de testar suas criações, jogando e aprofundando0 seu entendimento sobre a história da arte. Além de criar um recurso didático único, estão experimentando uma forma de aprendizado dinâmica e colaborativa, que valoriza tanto o processo quanto o resultado.
Começando os trabalhos neste segundo semestre, as aulas de Música se voltaram a um debate recorrente: o que é música? E pra que serve?
Perguntas que foram respondidas de várias formas e ajudaram a aprofundar o entendimento desta linguagem artística que manipula e organiza sons no tempo. E o tempo é uma das chaves para entendê-la.
Em seguida, ouvimos três canções que apresentam definições do Tempo. “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, “Tempo Perdido”, de Renato Russo, e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos e Nelson Mota, abordam o Tempo na mitologia, na música, na poesia, na vida, na morte, no clima, na adolescência, no passado, presente ou futuro.
Na música, sua articulação vem enquanto duração, andamento, pulsação, compasso e ritmo. Conteúdo a ser explorado na sequência das aulas, servindo de material introdutório para o espetáculo de final de ano da escola.
Nas aulas de Dança de F6 e F7, estudamos os procedimentos de uma composição coreográfica.
Assistimos a trechos de diferentes espetáculos, discutindo sobre o tema de cada um, as opções feitas na escolha dos figurinos, trilha e demais elementos cênicos, além da movimentação coreográfica.
Em seguida, assistimos a uma entrevista com a coreógrafa Deborah Colker, na qual ela conta sobre o processo de criação e os estudos de pesquisa que fez para criar o espetáculo “Cura”. Nossos alunos, de forma geral, ficaram impressionados com o quanto há de pesquisa para a criação de um espetáculo de dança.
Para exercitar o que aprenderam, dividimos a turma em grupos e cada grupo escolheu um tema, pesquisou sobre ele e criou uma pequena sequência coreográfica inspirada em suas descobertas. Alguns grupos foram além e produziram cenários e figurinos!
A terceira edição da Feira Literária da nossa escola aconteceu no dia 24/08.
Mais uma vez, nossos estudantes produziram intensamente, enchendo a escola de cores com diversos trabalhos em diferentes estilos literários.
A Feira começou com uma palestra do escritor Otávio Júnior, que encantou a plateia com sua simpatia e sua inspiradora história de vida. O autor foi entrevistado por um grupo de alunos das F6s, que estão lendo O livreiro do Alemão, uma de suas obras.
Ao longo do dia, outras apresentações abrilhantaram o evento. A turma F8A encenou a peça O Alienista, de Machado de Assis. Tivemos uma apresentação de dança realizada por um grupo de ex-alunos da nossa escola, a estreia do grupo “Estudantes da Alegria”, que animou o público, além da encenação de O Rei da Vela pela turma M3. As mesas de conversa foram conduzidas pelos estudantes do Ensino Médio.
No quinto andar, nossa comunidade pôde visitar a feira de livros e aproveitar para colocar a conversa em dia.
Nas aulas de Dança das F6, lemos o texto “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrito pela Equipe de Artes, com a colaboração dos nonos anos e que será a peça da nossa Festa de Encerramento.
Durante a leitura, nossos alunos entenderam que no Fundamental II a narrativa teatral escolhida é uma narrativa contemporânea, que busca refletir sobre muitos assuntos, e é costurada por músicas e coreografias, além das cenas teatrais.
Em seguida, conversamos sobre a temática da coreografia que eles irão dançar, o significado e a importância dessa composição dentro do texto.
Em pequenos grupos, eles leram uma lenda Apache, que será nosso guia para a criação coreográfica, grifaram as palavras importantes no texto e começaram a rascunhar ideias para nossa composição coreográfica.
Nesta semana começamos a montar nosso trabalho, usando as ideias que os alunos trouxeram, fazendo-os coautores desse processo de criação.
Matemática – F6, F7, F8 e F9
Na última quarta-feira, dia 25/09, nossos estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023) receberam as suas medalhas em cerimônia realizada na Cidade das Artes.
A OBMEP tem conquistado espaço no calendário da Sá Pereira, e para além das medalhas conquistadas a olimpíada tem mobilizado nossos alunos na descoberta da matemática.
Estamos orgulhosos dos resultados e da participação de todos no evento.
Medalhistas:
Tito Pinheiro Boni – Medalhas de ouro nacional e regional
Francisco Ferraz Pamplona – Medalha de prata regional e medalha de bronze nacional
Miguel Monteiro de Aquino – Medalha de bronze regional
No último mês, os alunos do 6º ano estão cruzando a linha entre o Simple Present e o Present Continuous, aplicando esses tempos verbais nas suas próprias realidades para descrever suas práticas, rotinas e hábitos, e produzindo tutoriais sobre o que gostam e o que sabem fazer e como seus hábitos auxiliam na melhora do corpo e da mente — de acordo com o novo tema do terceito trimestre: “Me, myself and I: como cuidar melhor de mim?”.
Durante as discussões sobre temas atuais, como política, gênero e diversidade, os alunos tiveram a oportunidade de usar as novas estruturas gramaticais para argumentar e expressar opiniões de modo formal e informal. Além disso, criaram tutoriais sobre temas de interesse pessoal, utilizando o Present Continuous para descrever ações em andamento e o Simple Present para explicar procedimentos. Essa atividade destacou suas habilidades em ensinar e explicar conceitos de maneira clara.
Os alunos demonstraram uma compreensão sólida das estruturas gramaticais e habilidades notáveis ao produzir tutoriais, vivenciando uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente.
Neste terceiro trimestre, as F6 vão mergulhar de cabeça no estudo das frações. Começaram o trabalho com uma investigação sobre o que já sabiam do assunto, Não demorou muito para lembrarem o significado do numerador e do denominador. Assim, já foram capazes de observar algumas representações gráficas e escreverem a fração correspondente. Além disso, também conseguiram fazer a leitura correta de frações, rememorando que alguns denominadores possuem leituras especiais, como meios e terços, além de outros que usam a palavra avos.
Na sequência, aprenderam a fazer a comparação de algumas mais simples e o conceito de frações equivalentes.
As F6s estudaram a classe gramatical que expressa sentimentos e emoções. A interjeição é um recurso de linguagem recorrente na fala cotidiana, principalmente para expressar valores de sentido de admiração, de alegria, de surpresa etc. Falamos sobre as possibilidades de interpretar a interjeição do nosso tema institucional: “Entre nós, cuidado!”. A palavra “cuidado” foi retratada pelos estudantes, principalmente, com o valor semântico do zelo, mas também da admiração.
Seguindo com o estudo, a proposta de atividade foi bem lúdica. A partir de episódios do desenho “Irmão do Jorel”, principalmente os que retratam a relação do personagem principal com a família, os estudantes pensaram em possíveis interjeições para os momentos mais impactantes das cenas. Na ficha estavam as imagens cruciais dos episódios, e os alunos deveriam atribuir interjeições e valores de sentido para as diferentes expressões faciais e posicionamentos corporais ilustrados.
Essa atividade faz parte de um componente de ensino muito importante para o desenvolvimento dos alunos: a leitura de imagens, isto é, a análise semiótica.
Dando início aos estudos do terceiro trimestre de História, teremos como objetivo de aprendizagem nos sextos anos a caracterização do sistema escravista do período colonial, aliada à identificação das ações constantes de resistência dos povos escravizados e dos impactos que a escravidão produziu na formação da sociedade brasileira.
Iniciamos os estudos conhecendo um pouco mais sobre os principais grupos populacionais trazidos de maneira forçada na diáspora africana. Através dos dados disponibilizados em formato de timelapse na plataforma Slave Voyages, os alunos puderam ter uma dimensão do quantitativo populacional que foi deslocado naquele período. Também realizaram um fichamento a partir do conteúdo do livro didático, para aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes culturas de origem africana que formam a sociedade brasileira.
Quer conhecer o site?
Acesse o link: “Slave voyages”
Os alunos do sexto ano estudaram ecologia e, após uma visita à floresta para observar o ecossistema florestal in loco, buscaram replicar um ecossistema terrestre em sala de aula, para revisar e compreender suas características e ciclos.
Em um trabalho em equipe, cada grupo montou um terrário, formulando hipóteses sobre o que ocorreria com cada fator que compõe o ecossistema. Observaram as camadas de solo, o tempo de percolação da água em cada uma delas e compararam o tempo de decomposição de diferentes resíduos, sendo um orgânico e outro inorgânico. Além disso, investigaram a sobrevivência de uma planta em um ambiente fechado. Refletiram sobre os potenciais e limitações de um modelo científico, levantaram novas perguntas e registraram semanalmente o estado de seu microecossistema.
O tema “I, me, mine: como posso cuidar melhor de mim?” nos convida a refletir sobre a importância do autocuidado em nossas vidas. Exploramos o cuidado e a atenção ao longo do ano partindo do tema anual “Entre nós, cuidado”. Conversamos sobre as profissões e os trabalhadores que dedicam suas vidas ao cuidar, discutimos sobre as relações de trabalho e o impacto delas em nossas vidas. Desta maneira, percebemos o quão fundamental é lembrarmos que cuidar de nós mesmos é a base para podermos cuidar dos demais.
O autocuidado nos ajuda a manter a nossa saúde física e mental, aumentando nossa autoestima e bem-estar. Ao priorizar momentos para o descanso, divertimento, prática de atividades físicas, além de uma alimentação saudável, fortalecemos nossa energia e nossa capacidade de enfrentar os desafios diários com corpo e mente.
Além disso, o autocuidado nos permite reconhecer nossas emoções e necessidades, criando um espaço para a reflexão e o autoconhecimento, temas que também estiveram presentes ao longo do ano e resultaram neste projeto final repleto de momentos divertidos, relaxantes, criativos, engraçados, reflexivos e reconfortantes representados nos tutoriais dos alunos, que se mostraram disponíveis a compartilhar coletivamente um pouco mais sobre o que gostam e sabem.
Manter o cuidado consigo mesmo é um passo essencial para que possamos ser melhores pessoas para nós mesmos e, principalmente, para os que nos cercam.
Acessem os vídeos nos links abaixo!
F6/F7/F8/F9
A Feira Moderna é o momento culminante de todo o trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos ao longo do ano letivo.
Durante esse processo, nossos estudantes se dedicam a um currículo focado em procedimentos de pesquisa e desenvolvem estudos relacionados a temas do projeto institucional nas áreas de Ciências, História e Geografia.
Como acontece todos os anos, tivemos uma manhã especial para a apresentação dos trabalhos. Foram projetos relevantes e potentes, que abordaram diferentes dimensões do cuidado.
Essa atividade é um dos pilares pedagógicos da nossa escola, que valoriza a formação de cidadãos críticos, conectados com a sociedade, e a pesquisa como uma ferramenta essencial para o aprendizado.
Começamos na última semana nossos ensaios gerais. Foi bonito ver nossos alunos apresentando aos colegas o que prepararam nas aulas de Música, Teatro e Dança para nossa festa. Vê-los apropriados, reforçando os conteúdos estudados ao longo do ano através das linguagens artísticas, nos deixa realizados ao fim deste ano.
Na próxima semana já é dia de festa! Festa que tem como intuito celebrar coletivamente o ano de aprendizado de todos nós! Estamos ansiosos e desejosos de que seja uma noite feliz.
O grupo B (F6B, F7B, F8B e F9B) se apresentará às 18:30 e o grupo A (F6A, F7A, F8A e F9A) às 20:00.
Os ensaios no teatro serão no próprio dia 12, nos seguintes horários:
Grupo A(F6A, F7A, F8A, F9A) – das 14:00 às 16:00
(deverão deixar o teatro às 16:00 e retornar às 19:30, já prontos para a apresentação)
Grupo B (F6B, F7B, F8B, F9B) – das 16:00 às 18:00
(deverão chegar para o ensaio às 15:45, já com figurino e trazendo um lanche; não poderão deixar o teatro para comprar lanche fora)
Até lá!
Com o término dos conteúdos de Inglês das turmas de sexto e sétimo anos, chegamos a um momento de reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2024. Foi uma jornada de aprendizado intensa e muito produtiva, com destaque para os projetos da Feira Moderna, que refletiram o uso dos letramentos tecnológicos, bem como da própria tecnologia, para a aplicação de conhecimentos por parte dos alunos. Mentores de seu aprendizado, criaram tutoriais e vídeos ensinando sobre cuidado — nosso tema principal do projeto anual em Inglês. Os alunos demonstraram grande domínio da segunda língua, interesse e engajamento, buscando informações e dedicando-se ao máximo para executar projetos de excelente qualidade.
É importante ressaltar que esse resultado foi possível graças à parceria e ao engajamento de todos os envolvidos — grande eixo para o alcance dos objetivos. A dedicação de cada aluno foi visível, e os projetos estiveram realmente incríveis! E hoje, mais do que nunca gostaríamos de agradecer aos que estão longe do front, por trás das câmeras, no acompanhamento, na correção, na revisão, na impressão, na organização dos materiais, na emergência, no atendimento, na limpeza, no cuidado discreto, atencioso, que está sempre ali, tão valioso para que tudo suceda de maneira fluida e positiva ao longo do dia, da semana, do mês, do ano.
Um “obrigada” enorme em forma de abraço cheio de carinho e cuidado a todos vocês!
Agora, com as avaliações realizadas, o próximo passo é refletir sobre como e onde podemos melhorar, analisar os resultados para aprendermos com eles e seguir em frente rumo a 2025. Um novo ano!
Viva 2024! Welcome 2025!
Na última semana de aula, realizamos uma atividade especial com a turma da F6: uma remada na Baía de Guanabara.
O objetivo foi proporcionar uma conexão mais profunda com a natureza da nossa cidade, além de explorar aspectos da geografia local e refletir sobre os desafios ambientais que enfrentamos atualmente.
A prática da canoa havaiana também trouxe uma lição importante: a necessidade de sincronia e trabalho em equipe, pois quanto mais o grupo rema junto, mais rápido o barco avança.
Foi uma manhã educativa, divertida e inspiradora, perfeita para encerrar o ano letivo.
Na última semana de aula, as turmas da F6 receberam a visita do educador Doug Alvoroçado, que conduziu uma formação sobre ferramentas do Google e o programa Canva. Essa atividade foi realizada em parceria com a “Inicie”.
O objetivo do encontro foi apresentar novos recursos, esclarecer dúvidas e incentivar o uso mais eficiente das ferramentas disponíveis.
Acreditamos que esse tipo de formação é fundamental para que os trabalhos acadêmicos que envolvem tecnologia sejam desenvolvidos de maneira mais fluida e eficaz.
F6, F7, F8 e F9
Os “Estudantes da Alegria” surgiram no início deste ano, inspirados pelo tema institucional sobre o “cuidado”.
Formado por um grupo de estudantes voluntários, o projeto reuniu participantes ao longo do ano para escrever, ensaiar e apresentar números de palhaçaria em diferentes ocasiões.
Desta vez, o grupo se apresentou na Festa de Natal do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, encantando um público composto por diversas famílias atendidas no local.
Conduzidos pelo palhaço Loui (o professor Felipe, de Educação Física), vivemos uma manhã especial, repleta de afeto e cuidado.
“O espetáculo de hoje é uma construção coletiva, gostaria que todos pudessem apreciar o programa para saber de que modo cada um é autor de todo esse trabalho.
Estar numa escola em que a investigação científica, o olhar crítico, os direitos humanos e a arte são pressupostos do trabalho pedagógico é proporcionar essas experiências para todos, mas especialmente para esses jovens. Espero que esse espetáculo chegue a vocês como grito sensível, forte e delicado de humanidade. Desejo que todos saiam transformados.
E não se esqueçam, não estamos como artistas, mas como estudantes adolescentes que viveram um longo processo de criação, de pesquisa para fechar o projeto ‘Entre nós, cuidado’!
E já que cuidar é atentar-se ao outro, estejam atentos, inteiros.”
Foi assim que abrimos nossa festa de encerramento, com a fala da nossa diretora pedagógica, Jade Moura.
Esperamos que todos tenham saído sensibilizados e refletindo sobre tudo que foi dito, cantado e dançado.
Este é o link onde está o programa de nossa festa, para que guardem com carinho. Em breve enviaremos o vídeo da festa.
Estamos muito felizes e orgulhosos não só do resultado apresentado no encerramento, mas do processo que cada um de nós viveu ao longo deste ano de 2024.
Que as discussões do projeto “Entre nós, cuidado” permeiem e deem frutos ao longo de nossas vidas.
Obrigada pela parceria.
Ano que vem tem mais!