Festa Julina

A  Festa Junina da Sá Pereira é muito mais do que uma comemoração: é um ato pedagógico, afetivo e cultural. Celebrar esse festejo popular é reconhecer a força da memória coletiva, da oralidade, da música e da dança como formas legítimas de produção de conhecimento.

Ao valorizar as tradições nordestinas, as narrativas do povo do campo, os ritmos afro-indígenas e as expressões regionais, a festa se alinha profundamente ao nosso projeto institucional de 2025 — “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”
Nesse encontro entre o ancestral e o contemporâneo, promovemos o pertencimento, a escuta, o respeito às culturas populares e a valorização das raízes que nos formam enquanto sujeitos e enquanto escola.

Brincar é memória viva, arte é pertencimento.

Reencontro

O reencontro das nossas crianças e jovens foi marcado por muito afeto e alegria. Nesta primeira semana, compartilharam viagens, histórias e, aos poucos, foram retomando a rotina escolar.

Mais do que rever amigos, este momento reafirma a importância de estar em grupo, de aprender e crescer no coletivo, construindo laços que fortalecem a experiência escolar.

Nas próximas semanas, estarão envolvidos com novos projetos de pesquisa, o evento literário de F2 ao Ensino Médio, a mostra de artes da Pereirinha e muitas outras vivências que nos esperam.

Aguardem!

Festa da Diversidade

Fundamental II e Ensino Médio

A Festa Junina do Fundamental II e Ensino Médio foi repleta de cultura, musicalidade e crítica sensível. Mais do que um momento de celebração, foi a culminância de processos de pesquisa, investigação artística e conexão com as raízes populares que atravessam a história e a diversidade brasileira e latino-americana.

As F9 abriram a festa com um cortejo musical no qual cantaram e tocaram Asa Branca, Baião de Ninar e Batucada, costurados pela escala mixolídia. Em seguida, as F6 dançaram calango e partido alto, exaltando os saberes da roça. As F7 cruzaram a cúmbia e o carimbó com a canção El Pescador, e as F8 dançaram o auto do boi em roda com matracas.

Já o Ensino Médio encerrou a festa com uma coreografia potente de Homem com H, de Ney Matogrosso, abordando identidade e liberdade de expressão.

Jogos e Improvisos Teatrais: A Cena Recomeça no Jogo

F6 a F9 – Teatro

Na volta às aulas de Teatro, os alunos foram convidados a experienciar jogos e improvisos teatrais inspirados nas práticas de Viola Spolin, Augusto Boal e Jean-Pierre Ryngaert.

A proposta marcou o início do semestre com leveza e criatividade, promovendo o reencontro entre os colegas e fortalecendo os vínculos do grupo.

Os jogos trabalharam, também, aspectos fundamentais da preparação do ator, como projeção de voz, expressão corporal, escuta ativa, concentração e pensamento criativo. De forma lúdica e colaborativa, os alunos foram estimulados a estar presentes em cena, reagir com prontidão e construir coletivamente o saber teatral.

Nuvem de Palavras

F6 a F9 – Artes

Voltamos das férias já com uma missão especial: criar uma instalação artística para dar as boas-vindas aos visitantes da nossa próxima Feira Literária.

A proposta é montar uma grande “nuvem de palavras” formada pelas respostas de todos os estudantes da escola à pergunta: “O que vem à sua mente quando ouve a palavra memória?”

Depois de refletirem e trocarem ideias com os colegas, cada aluno escolheu uma única palavra para representar seu significado de memória — e ilustrou essa palavra, de forma simbólica ou literal. A atividade despertou conversas ricas, repletas de histórias e lembranças, e nos revelou diferentes formas de olhar para o tema.

O resultado promete ser um painel coletivo cheio de sensibilidade e criatividade, que vai receber o público da feira com muito afeto.

Feira Literária 2025

F6/F7/F8/F9

Estamos nos aproximando da 4ª Feira Literária da Sá Pereira, um evento que celebra a formação leitora de nossos estudantes e de toda a comunidade escolar.

Neste ano, damos as boas-vindas ao Ensino Fundamental 1, que passa a integrar essa grande comemoração.

Em diálogo com nosso projeto institucional, o tema desta edição será:
“Palavra-memória: tecendo histórias com a arte de contar.”

Preparamos um dia inteiro repleto de atividades dedicadas à celebração da literatura: exposições, rodas de conversa sobre livros, oficinas literárias, encenações, saraus poéticos, lançamentos de obras e bate-papo com autores e autoras de nossa comunidade.

Todos estão convidados para esse dia de confraternização e encontro!

No terraço, teremos mais uma edição da nossa Feira de Livros.

Novo Espaço de Monitoria

F6/F7/F8 – Projeto

Estamos inaugurando um novo espaço de monitoria para a disciplina de Projeto. Nele, uma professora orientadora ficará de plantão para apoiar os grupos nas tarefas de cada etapa do trabalho, esclarecer dúvidas e ajudar a superar possíveis dificuldades.

Alguns grupos poderão ser convocados diretamente, especialmente aqueles com etapas atrasadas ou que estejam encontrando obstáculos para avançar. Essas convocações serão informadas tanto aos estudantes quanto às famílias pelo aplicativo da escola.

O espaço também estará aberto para qualquer grupo que queira se reunir na escola, mesmo que nem todos os integrantes possam estar presentes.

As monitorias serão sempre às terças-feiras, das 13h30 às 15h, a partir do dia 12/08.

Coisa da Antiga

F6 – Música

O sexto ano mergulhou na técnica do improviso cantado desde o início do ano durante as aulas de Música. Versando estrofes, entendendo a métrica, a divisão de sílabas poéticas, identificando estruturas dos versos e estudando os grandes mestres da arte do Partido Alto e de outros gêneros musicais que praticam o improviso cantado (inventando letras que se encaixam em uma melodia já existente).

Clementina de Jesus, Xangô da Mangueira, Xande de Pilares, Arlindinho e outros mestres desta arte inspiraram nossas atividades em torno da técnica. Na festa junina, as crianças criaram versos para o calango de Xangô da Mangueira, tendo o refrão original como tema catalisador.

Em seguida, aproveitando a pesquisa das turmas para a Feira Literária em torno de palavras, termos e gírias que caíram em desuso, decidimos criar nosso Partido Alto totalmente autoral. Criamos nosso banco de palavras, definimos o assunto (mote), a estrutura silábica dos versos e compusemos coletivamente nossa música. O resultado pode ser ouvido nos links anexados no informe.

Letra:
https://docs.google.com/document/d/1CvuE-n5UOJ1snyslfazbuatKxqOCmcVFS3rV-R1iSj8/edit?usp=sharing

F6A:
https://drive.google.com/file/d/1NXDFzZ5uRMB5lbUd5JegYyZZ6taKsITY/view?usp=sharing

F6B:
https://drive.google.com/file/d/1Ckt6vAdHDMIOpvsvdFvbkIZ8ClBrZG5i/view?usp=sharing

Liberdade é Palavra que Dança

F6, F7 e F8 – Dança

Nas aulas de Dança das turmas de F6 a F8, realizamos a leitura da peça de nossa Festa de Encerramento: Liberdade é palavra que dança, escrita por Janaina Russeff e Roberta Porto. Durante esse momento, os alunos foram descobrindo quais serão suas participações ao longo do enredo.

Na próxima semana, iniciaremos as criações coreográficas já com a compreensão do texto e do sentido de cada movimento dentro da narrativa. Acreditamos que, ao ter uma visão do todo, os estudantes ampliam sua capacidade de diálogo e criação, tornando-se mais seguros para sugerir trechos e propor ideias para nossas coreografias.

Em uma escola que acredita no projeto de arte-educação, abrir espaço para que os alunos se tornem coautores de seus trabalhos é indispensável. Referências de espetáculos, materiais de estudo, discussões, textos e imagens também farão parte desse processo criativo, enriquecendo ainda mais a experiência artística e coletiva.

Elisa Lucinda na Feira Literária

F6/F7/F8/F9

A Feira Literária de 2025 foi aberta com a presença marcante da multiartista Elisa Lucinda. Com sua fala intensa, espirituosa e poética, ela destacou a importância da palavra em nossas vidas. Entre versos e relatos de sua trajetória pessoal, Elisa cativou o público e manteve a atenção de todos por mais de duas horas, em uma conversa vibrante e inspiradora.

Este foi mais um capítulo histórico de nossa Feira Literária, que já contou com nomes como Conceição Evaristo, Márcia Kambeba e Otávio Júnior. Hoje, a Feira é parte do calendário pedagógico da escola e reafirma o lugar central que a literatura ocupa em nossa formação e em nossa comunidade escolar.

Feira Literária: Exposição do EF2 

F6/F7/F8/F9

A Feira Literária da Sá Pereira é também um espaço de celebração e exposição das produções criativas de nossos estudantes ao longo do ano, aprofundando a experiência da leitura e da escrita em nossa escola.

Entre as publicações literárias, tivemos os livros de crônicas e o “minidicionário de antigamente” das turmas de F6, os livros de poesia das F7 e a adaptação de Becos da Memória, de Conceição Evaristo, apresentada em uma emocionante leitura dramatizada pelas F8.

As salas se transformaram em verdadeiras galerias, repletas de instalações, produções artísticas e textuais, que mostraram as diferentes leituras e gêneros trabalhados no cotidiano escolar. No Cine Pereira, por exemplo, o público se divertiu com as dublagens e remakes produzidos em Inglês.

A interdisciplinaridade também esteve presente: nas escadas, as F6 apresentaram um Diário de Bordo em História, com relatos das viagens dos exploradores em busca de novos mundos; em Geografia, o Circuito das Artes convidou a percorrer as diferentes regiões do Brasil; em Ciências, as F8 trouxeram reflexões inspiradas no livro Sapiens: Uma breve história da humanidade.

Foi uma manhã inspiradora, em que nossa comunidade pôde vivenciar de perto a potência criativa de nossos estudantes e a formação humana que orienta o trabalho da Sá Pereira.

Feira Literária: O Mundo do Livro

F6/F7/F8/F9

Entre tantos diálogos inaugurados na Feira Literária, abrimos espaço para falar sobre os bastidores do mundo do livro, mesa em que convidamos Martha Ribas e Daniel Lameira para tratarmos do mercado editorial e sabermos sobre como um livro acontece.
Muito foi dito sobre os bastidores do livro: como chegar a uma editora, como publicar, o livro como obra de arte, como é a impressão de um livro, como conquistar leitores na atualidade conectada às redes e à velocidade virtual da vida, e-books e distribuidoras on-line, a desigualdade econômica e social do nosso país que afeta o acesso aos livros, o espaço da literatura na nossa escola e na formação das crianças… O mais bonito foi perceber que, assim como propõe nossa Feira, que poderia ser chamada de Festa Literária, nossos convidados percebem o livro como objeto de relação, ferramenta que provoca reflexões, comichões interessados e interessantes, fazendo do livro um fio condutor de boas conversas.
Agradecemos aos nossos convidados, Martha Ribas e Daniel Lameira, aos nossos corajosos professores Vitor e Camila Amora, como também aos demais participantes que enriqueceram nosso início de tarde. Um viva à literatura! Viva o livro!

Feira Literária – Autores da Comunidade 

F6/F7/F8/F9

Uma das grandes novidades desta edição da Feira Literária foi a presença de autores de nossa própria comunidade escolar, que tiveram a oportunidade de apresentar suas publicações. Foram 16 participantes, cada um compartilhando suas criações e trajetórias literárias.

É uma alegria imensa descobrir quantos escritores e escritoras fazem parte da nossa comunidade — um sinal claro de que a vocação da Sá Pereira para o universo literário se fortalece a cada ano.

Que venham mais livros e mais vozes! Já estamos animados e curiosos para conhecer as próximas publicações que surgirão até a nossa próxima Feira.

Feira Literária – Estudantes da Alegria

F6/F7/F8/F9

Os Estudantes da Alegria, versão 2025, fizeram sua estreia na nossa Feira Literária! O grupo de palhaçaria, criado no ano passado junto ao projeto institucional sobre saúde, ganhou novos integrantes e segue firme em sua missão: espalhar alegria por onde passa.

Crianças pequenas e grandes se divertiram com os quadros apresentados, todos criados e roteirizados pelos próprios estudantes, com a orientação especial do palhaço Loui, mestre e “chefe da trupe”.

Mais do que risadas, o grupo mostrou como a criatividade, o humor e o espírito coletivo também são parte essencial da formação em nossa escola.

Sarau 2025

F6, F7, F8 e F9 – Sarau

Na sexta-feira, 05/09, vivemos uma noite muito especial na escola: o tão aguardado Sarau reuniu estudantes de F6 ao Ensino Médio em uma sequência de apresentações musicais ensaiadas de forma independente, além da participação de funcionários e ex-alunos.

O evento foi marcado pela alegria e pelo entusiasmo dos alunos, que saíram felizes e orgulhosos de suas produções. As F8 brilharam na organização: cuidaram da divulgação, das inscrições, da assistência de palco e da decoração. Escolheram o tema Anos 2000, e na entrada do teatro uma verdadeira máquina do tempo impressionava todos que chegavam.

Passinho

F6 – Dança

Nas últimas aulas, seguimos aprofundando os preparativos para a nossa Festa de Encerramento. Ao lermos a narrativa do espetáculo, as F6 descobriram que irão dançar o Passinho, manifestação artística nascida nas favelas cariocas e reconhecida como um dos movimentos mais criativos e potentes da cultura urbana brasileira.

Para compreender melhor essa linguagem, pesquisamos sobre sua história e origem, e vimos o trabalho do artista baiano Muha Mozila, que traduz em aquarelas passos dessa dança. Também assistimos a vídeos do Dream Team do Passinho, grupo que levou o movimento das ruas para palcos de todo o mundo. Essas referências ajudaram os alunos a perceber o Passinho não apenas como um estilo de dança, mas como expressão de identidade, resistência e invenção coletiva.

Em pequenos grupos, nossos estudantes observaram também as faixas de tecido pintadas em 2023 por alunos da escola, que registravam alguns passos característicos do Passinho. Inspirados por tudo o que viram, ouviram e conversaram, começaram a criar pequenas células coreográficas, experimentando a mistura entre técnica, improviso e imaginação.

Agora, após essa fase de sensibilização e experimentação, iniciaremos a construção da coreografia final, que será apresentada na nossa Festa de Encerramento, no dia 12/12 (sexta-feira), no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea.

Jogo da História da Arte

F6 a F9 – Artes

Os alunos do Fundamental II estão desenvolvendo um jogo sobre História da Arte. O desafio é criar uma linha do tempo com principais movimentos artísticos mundiais, em um jogo de cartas interativo e educativo.

Cada turma ficou responsável por um período da história e, divididos em grupos, os estudantes estão pesquisando estilos, artistas e obras marcantes do período. A próxima etapa é a criação das releituras, que vão ilustrar as cartas do jogo.

Com a pesquisa completa e a releitura pronta, cada grupo criará uma carta com informações sobre os movimentos estudados e imagens das releituras, formando a base do nosso jogo.

Esse projeto tem sido uma oportunidade de aprender de forma criativa e colaborativa. As turmas já estão ansiosas para ver o resultado final para poderem colocar o jogo em prática.

Seminário de Pesquisa

F6 a F9 – Projeto

Um momento essencial no processo de construção dos projetos aconteceu no Seminário de Pesquisa, realizado no início deste mês.

Nessa ocasião, os grupos apresentaram, pela primeira vez, os resultados parciais de seus trabalhos para outras turmas, exercitando a comunicação e a troca de conhecimentos.

Após cada apresentação, os colegas foram convidados a compartilhar comentários e sugestões, contribuindo para o aprimoramento das pesquisas. As professoras orientadoras também acompanharam o processo, avaliando o andamento dos projetos e já projetando os próximos passos rumo à Feira Moderna.

Foi uma semana intensa e muito enriquecedora, em que diferentes temas relevantes para a sociedade ganharam espaço de reflexão, debate e aprofundamento dentro da nossa comunidade escolar.

Da Travessia à Resistência

F6 – História

Nas aulas de História, o sexto ano iniciou estudos sobre colonização do território brasileiro, analisando a plataforma digital Slave Voyages, um banco de dados que articula informações sobre a diáspora africana a partir de uma colaboração internacional, que permite compreender o volume do tráfico de pessoas em situação de escravização entre os séculos XVI e XIX.
Os alunos demonstraram muita curiosidade sobre a interatividade da plataforma, onde é possível saber a origem e o destino das embarcações, a quem pertencia e o quantitativo de pessoas que levavam.
Concluíram que essa era uma viagem extremamente difícil, pois o número de pessoas desembarcadas era sempre menor do que os que haviam embarcado, demonstrando que muitas vidas foram perdidas durante o trajeto.
Esse é um estudo que irá acompanhar os estudantes do sexto ano ao longo do terceiro trimestre, em que irão se dedicar a reflexões sobre a colonização brasileira, a escravização e as diversas formas de resistência desenvolvidas pelas populações africanas e seus descendentes em diáspora.

Para Adiar o Fim do Mundo 

F6 – Geografia

Nas aulas de Geografia do 6º ano, tivemos um momento muito especial na Biblioteca da escola: iniciamos a leitura do livro Ideias para adiar o fim do mundo, do pensador indígena Ailton Krenak.

Antes da leitura, realizamos uma conversa inicial para conhecer melhor o autor e refletir sobre a importância de sua obra nos dias de hoje. Discutimos, sobretudo, o que significa o “fim do mundo” ao qual Krenak se refere, e como essa reflexão dialoga diretamente com o Brasil e com nossas florestas.

O autor nos alerta que o fim do mundo está relacionado à falsa ideia de que a humanidade está separada da natureza. Esse afastamento, segundo ele, gera escolhas equivocadas que resultam na devastação dos recursos naturais. Assim, sua mensagem nos convida a repensar nossa relação com o planeta e a valorizar a vida em todas as suas formas.

A leitura está sendo realizada aos poucos, junto com a professora, para que possamos refletir e debater cada parte com calma. E acreditamos que a participação da família pode tornar esse processo ainda mais rico: conversar em casa sobre os temas do livro, relacionar os conteúdos com o dia a dia e trazer novas perguntas para a sala de aula ajuda muito no aprofundamento da aprendizagem.

Convidamos, portanto, todos vocês a se envolverem nesta experiência de leitura e reflexão, que une literatura, geografia e consciência ambiental. 

 Frações 

F6 – Matemática

No terceiro trimestre, as F6 vão mergulhar de cabeça no estudo das frações. Começaram os trabalhos com uma investigação sobre o que já sabiam do assunto. Não demorou muito para lembrarem o significado do numerador e do denominador.

Assim, foram capazes de observar algumas representações gráficas e escreverem a fração correspondente. Além disso, conseguiram fazer a leitura correta de frações, rememorando que alguns denominadores possuem leituras especiais, como meios e terços, além de outros que usam a palavra avos.

Na sequência, aprenderam a fazer a comparação de algumas mais simples e o conceito de frações equivalentes. Neste momento, estamos conhecendo e nos aprofundando na famosa “Borboleta”.

Engrenagens Sonoras

F6 – Música

As turmas do sexto ano participaram de um jogo musical de “limpeza de ouvidos”, no qual cada aluno podia emitir apenas um único som, repetindo-o em um ciclo imaginado, com a regra de não coincidir com os sons dos colegas.

Após cada rodada, os alunos comentavam e analisavam as composições coletivas e espontâneas que surgiam do jogo. Em seguida, receberam diferentes instrumentos: primeiro de forma livre, depois organizados em famílias instrumentais — sopros, teclas, percussão e cordas. A partir daí, improvisaram engrenagens musicais cada vez mais elaboradas.

A atividade tem como objetivos apurar a escuta, introduzir a divisão dos instrumentos por famílias, aprofundar conceitos de parâmetros musicais, desenvolver a expressão musical e compreender o tempo de tocar e o tempo de silenciar — conhecimento essencial para a prática em conjunto.

O Sabor da Matemática

F6 a F9 – Matemática

Nossos campeões da Gincana de Matemática do EF2 puderam celebrar a conquista de uma forma deliciosa: com o já tradicional lanche na praça do Santa Marta!

Entre pastéis, caldo de cana e muitas risadas, o grupo comemorou o resultado da gincana, que uniu raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.

Confira alguns registros desse momento saboroso e cheio de alegria!

Artes Marciais – Muay Thai

F6 a F8 – Educação Física

Em sintonia com o projeto institucional da escola, a equipe de Educação Física vem apresentando aos nossos estudantes, ao longo do ano, diferentes modalidades de artes marciais, explorando suas origens, filosofias e valores.

No primeiro semestre, tivemos a visita de uma equipe de Sumô, que nos ensinou um pouco dessa prática milenar japonesa, marcada pela disciplina, respeito e força.

Na semana passada, demos início à Gincana de Educação Física, uma atividade que convida os alunos a pesquisarem sobre as artes marciais e a se desafiarem em tarefas práticas e teóricas.

Nesta semana, o professor Samir, de Educação Física das turmas de F6, apresentou o Muay Thai, arte marcial originária da Tailândia, conhecida como a “arte das oito armas”, pois utiliza punhos, cotovelos, joelhos e canelas em seus movimentos. Mais do que um esporte de combate, o Muay Thai é também uma expressão cultural, que valoriza o autocontrole, a coragem, o respeito e a superação pessoal.

A atividade despertou grande interesse entre os estudantes, que participaram com entusiasmo e curiosidade, tornando o recreio ainda mais dinâmico e divertido.

As artes marciais têm papel fundamental nas culturas orientais, pois transmitem valores como disciplina, equilíbrio, humildade e respeito ao próximo. Para quem as pratica, são uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, concentração e bem-estar físico e mental — lições que ultrapassam o tatame e acompanham os estudantes em todas as áreas da vida.

Café Literário

F6 – Biblioteca

A biblioteca da Sá Pereira ganhou novos ares e se transformou em um verdadeiro Café Literário para receber as turmas de F6. A proposta surgiu como parte do processo de escolha da leitura do trimestre, criando um ambiente acolhedor e inspirador para o encontro com os livros.

No cardápio literário, quatro obras estavam disponíveis. Ao escolherem uma, os estudantes receberam perguntas relacionadas ao tema do livro, que serviram de ponto de partida para discussões em grupo. Após esse momento de trocas e descobertas, cada estudante pôde eleger seu livro por meio de um formulário, consolidando a escolha das leituras do trimestre.

Ao optar por uma obra que dialoga com seus interesses e curiosidades, os alunos tendem a se envolver de forma mais prazerosa e significativa com a leitura. Acreditamos que essa experiência fortalece o vínculo afetivo com os livros, estimula a autonomia na escolha literária e transforma o ato de ler em um momento de encontro, reflexão e encantamento.

Esquetes de Suspense

F6 – Teatro

Durante as aulas de Teatro, as F6 foram convidadas a criar esquetes autorais de suspense. Para guiar o processo criativo, em vez de roteiros prontos, foram utilizados os indutores de jogo, conforme propõe Jean-Pierre Ryngaert. A criação teve início com a escolha de objetos — mala, telefone ou máquina fotográfica —, que funcionaram como indutores narrativos para introduzir o mistério.

Ao longo das aulas, novos indutores cênicos, como luz e som, foram incorporados, desafiando os grupos a reconfigurar e aprofundar suas histórias com a criação de novas cenas. Esses elementos contribuíram para gerar ritmo e tensão às narrativas.

Em uma terceira etapa, seguindo o princípio da composição gradual, os grupos “vestiram as cenas” com figurinos e objetos cenográficos.

O trabalho resultou em uma dramaturgia construída de forma orgânica a partir de indutores específicos e da imaginação dos alunos, culminando em narrativas de suspense autorais.

Porcentagem

F6 – Matemática

Depois de explorarem o mundo das frações, as turmas de F6 descobriram que as porcentagens não são nada complicadas — afinal, elas nada mais são do que frações com denominador 100!

Os estudantes aprenderam a calcular porcentagens de um total e também a descobrir o total a partir de uma porcentagem, usando a famosa “borboleta”. Depois de compreenderem bem o conceito, pensaram em estratégias de cálculo mental para resolver porcentagens de forma mais rápida.

E, para deixar o aprendizado mais dinâmico, a turma jogou o “Stop de Porcentagem”! A professora ditava um número, e os alunos tinham dois minutos para calcular mentalmente e preencher uma tabela com os valores de 10%, 5%, 15%, 50%, 25% e outras porcentagens do número dado.

Um jeito divertido e desafiador de praticar matemática!

Cartas

F6 – Português

Os estudantes do 6º ano conheceram o gênero cartas, com seus diferentes tipos e características. Eles tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a experiência completa de escrever e enviar correspondências.

Em tempos de mensagens instantâneas e comunicação acelerada, resgatar a prática da escrita de cartas representou um convite ao pensamento analógico e à pausa reflexiva que uma folha em branco exige.

Visitamos a agência dos Correios para que cada um postasse sua carta. Desta forma, eles experimentaram a sensação de enviar suas palavras escritas com tanto cuidado e atenção.

Parar um pouco e escrever uma carta contrasta com os estímulos constantes da sociedade contemporânea. Equilibrar a escrita em ambiente digital com a feita à mão contribui para o entendimento da coexistência de diversos gêneros e plataformas de escrita. 

Feira Moderna

F6/F7/F8/F9

No dia 1º de novembro, celebramos mais uma edição da Feira Moderna do EF2 em nossa escola. Este evento pedagógico marca a culminância do trabalho anual de Projeto, no qual os grupos de estudantes se aprofundam em temas que articulam Ciências e Humanidades, sempre em diálogo com o projeto institucional da escola.

Neste ano, vivenciamos intensamente o tema “Arte e memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”, um eixo que traduz a própria essência da Sá Pereira, onde a arte ocupa um lugar central na formação integral de nossos estudantes.

Ao longo da manhã, a comunidade escolar pôde mergulhar em diferentes perspectivas, reflexões e experiências sensíveis. Cada apresentação revelou olhares únicos sobre memória, criação, identidade e história — um convite à escuta, ao diálogo e ao pensamento crítico.

Saímos desta Feira Moderna com nosso repertório cultural ampliado, o coração tocado e a certeza renovada de que a arte é fundamental para a construção de uma humanidade mais reflexiva, sensível e justa. Uma celebração da aprendizagem, da criatividade e da potência dos nossos estudantes.

Propriedades da Água

F6 – Ciências

“O que a água tem de especial?”. A partir desta pergunta, o sexto ano fez experimentos no laboratório para testar as propriedades da água. No entanto, eles não conheciam os conceitos ainda, e assim, em grupos, construíram suas hipóteses para explicar os fenômenos observados, deduzindo os conceitos, que foram apresentados em uma aula expositiva na semana seguinte. A aula foi dinâmica, divertida e criativa.