As turmas de sétimo ano começaram o segundo trimestre em Ciências abordando o tema Antropoceno. Buscaram compreender este conceito a partir de diferentes fontes, como análises de texto e vídeos, e o relacionaram com aulas de outras disciplinas, como Geografia e História.
Desta forma, os alunos passaram a reconhecer a definição, o debate acerca da validade do tema, as evidências de que estamos em um novo período geológico marcado pela ação humana, as possíveis consequências por vir e a necessidade de uma ação urgente em prol da busca por equilíbrio e justiça ambiental.
Dando continuidade ao trabalho de projeto nas aulas de Matemática Financeira, as F7 foram ao mercado fazer uma pesquisa de preços. Cada grupo do projeto foi a um mercado diferente: Farinha Pura, Zona Sul, Pão de Açúcar, Prezunic, Campeão e Mundial. Com eles, levaram uma lista de produtos que compõem a cesta básica e outra com produtos de seus interesses.
A intenção é unirmos todas essas informações para comparar preços, calcular o valor de uma cesta básica e colocar os dados em nossa futura planilha de aluguel de uma casa.
Foi muito divertido sair da sala de aula!
De onde vem a comida que compramos na feira ou no supermercado? Quem plantou? Como plantou?
Quando chegamos às despensas de nossas casas ou abrimos nossas geladeiras, poucas vezes fazemos essas perguntas. O fato é que existe um longo caminho até que a comida chegue às nossas mesas.
Em nossa visita ao Sítio do Café, conhecemos um pouco do início desse processo com uma aula de campo especial. O Sítio do Café faz parte de uma associação de produtores rurais orgânicos em Guapimirim.
Na ocasião, visitamos a agrofloresta, colhemos café, experimentamos palmito e cacau extraídos da plantação e entrevistamos nosso anfitrião Alejandro, a 4ª geração de uma família de agricultores da região.
Ainda desfrutamos de deliciosos café da manhã e almoço preparados com muito carinho pelos moradores locais, e plantamos diferentes mudas.
No retorno das aulas de Dança, convidamos nossos alunos a cuidar do corpo com exercícios de alongamento e mobilidade.
Nas F6, fizemos também uma autoavaliação do semestre, buscando refletir sobre as mudanças nas aulas de Dança e o processo de criação para a Mostra de Artes.
Nas F7 e F8 fizemos alguns exercícios básicos da ginástica artística, como estrelas, saltos e exercícios de equilíbrio.
Às F9 pedimos que escrevessem uma cena para a Festa de Encerramento em cima de uma das temáticas que eles nos trouxeram: a própria adolescência.
Nas próximas semanas, estudaremos o conceito de composição coreográfica, tendo diferentes coreógrafos como referência.
Na volta às aula de Teatro, os alunos foram convidados a experimentar o improviso teatral através de jogos de Viola Spolin, Augusto Boal e J.P Rangaert.
Com essa dinâmica, puderam trabalhar a atenção, concentração, escuta e pensamento coletivo. O momento propiciou a retomada das atividades artísticas e fortaleceu os laços entre os estudantes, tornando o reencontro uma experiência enriquecedora e prazerosa para todos.
Nas aulas de Artes Visuais, os estudantes de todo o fundamental II iniciaram o segundo semestre com muito trabalho: estão desenvolvendo um jogo sobre a história das artes visuais.
Essa atividade começou com um desafio: desenvolver uma linha do tempo que resumisse os principais movimentos artísticos, transformando-a em um jogo de tabuleiro interativo.
Cada ano ficou responsável por um período histórico e pelos movimentos artísticos que ocorreram naquele tempo. As turmas foram, então, divididas em grupos menores e cada grupo recebeu a tarefa de pesquisar a fundo um movimento artístico.
Com o auxílio dos Chromebooks, os alunos investigaram quando e onde cada movimento ocorreu, qual era o contexto histórico da época e quais eram as suas principais características estilísticas.
Depois de compreender o movimento artístico, cada grupo escolheu um artista representativo daquele período e uma obra específica para fazer uma releitura.
Nas próximas aulas, os alunos vão consolidar as pesquisas e começar a produção de suas próprias interpretações artísticas. Em seguida, vão organizar todas as informações coletadas e imagens para montar as cartas do jogo. Cada carta trará dados essenciais sobre os movimentos artísticos e as releituras feitas pelos estudantes, formando a base do nosso jogo de tabuleiro.
Por fim, com o jogo pronto, os alunos terão a oportunidade de testar suas criações, jogando e aprofundando0 seu entendimento sobre a história da arte. Além de criar um recurso didático único, estão experimentando uma forma de aprendizado dinâmica e colaborativa, que valoriza tanto o processo quanto o resultado.
Começando os trabalhos neste segundo semestre, as aulas de Música se voltaram a um debate recorrente: o que é música? E pra que serve?
Perguntas que foram respondidas de várias formas e ajudaram a aprofundar o entendimento desta linguagem artística que manipula e organiza sons no tempo. E o tempo é uma das chaves para entendê-la.
Em seguida, ouvimos três canções que apresentam definições do Tempo. “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, “Tempo Perdido”, de Renato Russo, e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos e Nelson Mota, abordam o Tempo na mitologia, na música, na poesia, na vida, na morte, no clima, na adolescência, no passado, presente ou futuro.
Na música, sua articulação vem enquanto duração, andamento, pulsação, compasso e ritmo. Conteúdo a ser explorado na sequência das aulas, servindo de material introdutório para o espetáculo de final de ano da escola.
Nas aulas de Dança de F6 e F7, estudamos os procedimentos de uma composição coreográfica.
Assistimos a trechos de diferentes espetáculos, discutindo sobre o tema de cada um, as opções feitas na escolha dos figurinos, trilha e demais elementos cênicos, além da movimentação coreográfica.
Em seguida, assistimos a uma entrevista com a coreógrafa Deborah Colker, na qual ela conta sobre o processo de criação e os estudos de pesquisa que fez para criar o espetáculo “Cura”. Nossos alunos, de forma geral, ficaram impressionados com o quanto há de pesquisa para a criação de um espetáculo de dança.
Para exercitar o que aprenderam, dividimos a turma em grupos e cada grupo escolheu um tema, pesquisou sobre ele e criou uma pequena sequência coreográfica inspirada em suas descobertas. Alguns grupos foram além e produziram cenários e figurinos!
A terceira edição da Feira Literária da nossa escola aconteceu no dia 24/08.
Mais uma vez, nossos estudantes produziram intensamente, enchendo a escola de cores com diversos trabalhos em diferentes estilos literários.
A Feira começou com uma palestra do escritor Otávio Júnior, que encantou a plateia com sua simpatia e sua inspiradora história de vida. O autor foi entrevistado por um grupo de alunos das F6s, que estão lendo O livreiro do Alemão, uma de suas obras.
Ao longo do dia, outras apresentações abrilhantaram o evento. A turma F8A encenou a peça O Alienista, de Machado de Assis. Tivemos uma apresentação de dança realizada por um grupo de ex-alunos da nossa escola, a estreia do grupo “Estudantes da Alegria”, que animou o público, além da encenação de O Rei da Vela pela turma M3. As mesas de conversa foram conduzidas pelos estudantes do Ensino Médio.
No quinto andar, nossa comunidade pôde visitar a feira de livros e aproveitar para colocar a conversa em dia.
Nas aulas de Dança das F7, lemos o texto “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrito pela Equipe de Artes com a colaboração dos nonos anos, que será a peça da nossa Festa de Encerramento.
Após a leitura, conversamos sobre o que a coreografia do sétimo ano representa na peça e o que queremos passar para o público. Em pequenos grupos, levantamos algumas sugestões e juntos começamos a criar nossa composição coreográfica, tendo os alunos como coautores de todo o processo.
Durante as aulas de Teatro, as F7 tiveram a oportunidade de explorar o universo da improvisação por meio da metodologia da aula invertida.
Divididos em duplas e trios, pesquisaram sobre o Teatro de Improvisação e sua influência em grupos como Os Barbixas, Whose Line Is It Anyway e Zé-Zenas Emprovisadas.
Nas próximas aulas, cada grupo escolherá dois jogos para propor e jogar com a turma. Essa dinâmica favorecerá a experiência da aula invertida, na qual, após a pesquisa prévia, os papéis serão invertidos: os alunos assumirão o lugar do professor, ficando responsáveis por conduzir a aula.
Isso permitirá que tanto o professor quanto os alunos investiguem juntos o tema proposto, reforçando a ideia de que o Teatro é uma prática coletiva, onde professores e alunos aprendem e criam juntos.
Matemática – F6, F7, F8 e F9
Na última quarta-feira, dia 25/09, nossos estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023) receberam as suas medalhas em cerimônia realizada na Cidade das Artes.
A OBMEP tem conquistado espaço no calendário da Sá Pereira, e para além das medalhas conquistadas a olimpíada tem mobilizado nossos alunos na descoberta da matemática.
Estamos orgulhosos dos resultados e da participação de todos no evento.
Medalhistas:
Tito Pinheiro Boni – Medalhas de ouro nacional e regional
Francisco Ferraz Pamplona – Medalha de prata regional e medalha de bronze nacional
Miguel Monteiro de Aquino – Medalha de bronze regional
No último mês, os alunos do 7º ano realizaram atividades focadas na revisão do Simple Past dentro de contextos relevantes e atuais. As abordagens adotadas visaram não apenas a consolidação das estruturas gramaticais, mas também a promoção de debates e discussões sobre temas sociais contemporâneos, como política, gênero e diversidade.
Durante o período, os alunos foram expostos a uma variedade de exercícios destinados a melhorar sua capacidade de expressar e defender opiniões de maneira formal e informal. As atividades incluíram a aprendizagem e prática das expressões usadas para concordar, discordar, enumerar opiniões e argumentar, tanto em contextos formais quanto informais.
Um dos destaques do mês foi a realização de um Mock Court (tribunal simulado), no qual os alunos desempenharam funções jurídicas e participaram de dramatizações que simularam situações de tribunal. Esta atividade envolveu não apenas a atuação e a caracterização dos papéis, mas também a simulação de um júri no ambiente escolar. O exercício foi fundamental para a prática do speaking em contextos que refletem a realidade, permitindo aos alunos aplicar as expressões aprendidas de maneira prática e interativa.
Os alunos demonstraram grande entusiasmo e envolvimento com as atividades propostas. A combinação de revisão gramatical com debates e simulações reais foi amplamente apreciada, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e enriquecedora. A participação ativa e o feedback positivo dos alunos reforçam o sucesso das abordagens adotadas e a eficácia dos métodos empregados para a aprendizagem do Simple Past e das habilidades de argumentação.
Neste terceiro trimestre, as F7 vão se dedicar ao estudo dos números negativos. Como não vamos abandonar os números positivos, que sempre estiveram presentes em nossas aulas, carinhosamente dizemos que estamos estudando os números com sinais (positivos e negativos).
Iniciamos nosso papo tentando pensar onde os números negativos estão presentes no cotidiano. Temperatura, saldo de gols, saldo bancário e altitude foram algumas das respostas trazidas. Na sequência, observamos como esses números são posicionados na reta numérica e fizemos comparações. Dados dois números, quem é o maior? E o menor? Além disso, estamos aprendendo a fazer adições, juntando lucros e prejuízos.
As F7 estão estudando os textos de opinião, por isso nas aulas de habilidades da língua estamos realizando debates sobre os mais diversos assuntos contemporâneos. De início, debatemos e escrevemos sobre a maioridade penal, sobre as recentes pesquisas em relação ao “apagão de professores” e sobre o futuro da geração que “nem estuda nem trabalha”, mais conhecida como nem-nem.
Para escrever sobre esses temas, as turmas utilizaram o jornal Joca, que noticia fatos importantes sobre a juventude e a sociedade. Além dos textos jornalísticos, os estudantes fizeram pesquisas sobre dados relevantes para a formulação das suas opiniões.
A cada semana de estudos de produção de texto, os alunos são motivados a escrever a partir de uma pergunta-tema. Essas sequências didáticas são o início de um trabalho que visa o incentivo à escrita opinativa, constituída de argumentos válidos, fundamentados com informatividade e coerência.
Por isso, temos como projeto concomitante o desafio de alimentar o Blog da turma, que debate, a cada semana, temas cotidianos.
Escolhemos como leitura do terceiro trimestre o livro O perigo de uma história única, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, pois falaremos sobre as imagens que projetamos sobre o outro, sobretudo quando tratamos de diversidades culturais.
O livro é uma adaptação de uma palestra que trata das razões em que se baseiam os pensamentos preconceituosos sobre culturas específicas. Por se tratar de uma leitura que levanta debates importantes, compreendemos que é uma ponte de diálogo com o trabalho em destaque no trimestre: as escritas e debates opinativos-argumentativos.
Essa leitura será o fio condutor da finalização do subprojeto de português “Palavras que cativam”. Esperamos que O perigo de uma história única suscite e cative debates sobre como estamos cuidando não só das nossas palavras, mas também dos nossos olhares em relação ao mundo.
Os sétimos anos começaram um novo trimestre mudando de tema para Atmosfera. Buscamos inicialmente conhecer as propriedades físicas do ar através de experimentos no laboratório, para então compreender como funciona a formação da movimentação das massas de ar, e por fim como nossa intervenção altera as dinâmicas atmosféricas a ponto de produzirmos mudanças no clima.
Assim, começamos de forma mais exata, observando as características naturais do planeta, para na sequência voltar a relacionar as ações humanas ao seu impacto na Terra e ao Antropoceno.
A partir da demanda de trilha sonora para a peça de encerramento do Fundamental II, o sétimo ano iniciou a observação dos sons que habitam os ambientes em que vivemos.
Assistimos ao curta do músico e professor canadense Murray Schafer (https://youtu.be/dYD_qWUGG3I?si=QAWldnvTRd6zSepy), especialista no conceito de “paisagem sonora”, e saímos em uma pesquisa de campo de duas etapas.
No primeiro momento caminhamos pela escola percebendo os sons e anotando cada um deles. Em seguida, classificamos os sons percebidos a partir de suas intensidades (forte e fraco), alturas (agudo e grave), durações (longos e curtos) e timbres (sons de máquina, vozes, materiais produtores de som).
Na segunda etapa saímos da escola e caminhamos pelas redondezas utilizando um gravador. Depois passamos o arquivo de áudio para a plataforma “Soundtrap”, onde ouvimos nossa paisagem sonora urbana e começamos a editar a faixa de áudio para adequar à peça: a duração e a textura sonora tinham que se ajustar ao tempo da cena e ao ambiente sonoro almejado.
Nesta atividade o sétimo ano aprofundou sua forma de escutar: percebendo, codificando e classificando cada sonzinho gravado na pesquisa de campo.
O tema “I, me, mine: como posso cuidar melhor de mim?” nos convida a refletir sobre a importância do autocuidado em nossas vidas. Exploramos o cuidado e a atenção ao longo do ano partindo do tema anual “Entre nós, cuidado”. Conversamos sobre as profissões e os trabalhadores que dedicam suas vidas ao cuidar, discutimos sobre as relações de trabalho e o impacto delas em nossas vidas. Desta maneira, percebemos o quão fundamental é lembrarmos que cuidar de nós mesmos é a base para podermos cuidar dos demais.
O autocuidado nos ajuda a manter a nossa saúde física e mental, aumentando nossa autoestima e bem-estar. Ao priorizar momentos para o descanso, divertimento, prática de atividades físicas, além de uma alimentação saudável, fortalecemos nossa energia e nossa capacidade de enfrentar os desafios diários com corpo e mente.
Além disso, o autocuidado nos permite reconhecer nossas emoções e necessidades, criando um espaço para a reflexão e o autoconhecimento, temas que também estiveram presentes ao longo do ano e resultaram neste projeto final repleto de momentos divertidos, relaxantes, criativos, engraçados, reflexivos e reconfortantes representados nos tutoriais dos alunos, que se mostraram disponíveis a compartilhar coletivamente um pouco mais sobre o que gostam e sabem.
Manter o cuidado consigo mesmo é um passo essencial para que possamos ser melhores pessoas para nós mesmos e, principalmente, para os que nos cercam.
Acessem os vídeos nos links abaixo!
O Projeto Casa, desenvolvido na disciplina de Matemática, surgiu em 2021, ano em que nossa escola adotou como tema institucional “A casa”. Desde então, identificamos o potencial desse projeto, não apenas para o aprendizado matemático, mas também para promover uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e as desigualdades sociais que a permeiam.
Organizados em grupos de acordo com as classes sociais definidas pelo IBGE, enfrentamos o desafio de calcular o custo real mensal de manter uma casa. Exploramos questões como o consumo de energia, pesquisamos preços em supermercados e analisamos os valores de aluguéis de imóveis.
Ao longo desse processo, utilizamos ferramentas matemáticas, como infográficos e planilhas no Excel, e refletimos sobre os custos envolvidos no dia a dia e sobre como devemos valorizar nossas oportunidades e privilégios em comparação com a realidade da maioria da população brasileira.
Nossa reflexão ainda não está concluída, mas, neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que realizamos em diferentes supermercados da região.
F6/F7/F8/F9
A Feira Moderna é o momento culminante de todo o trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos ao longo do ano letivo.
Durante esse processo, nossos estudantes se dedicam a um currículo focado em procedimentos de pesquisa e desenvolvem estudos relacionados a temas do projeto institucional nas áreas de Ciências, História e Geografia.
Como acontece todos os anos, tivemos uma manhã especial para a apresentação dos trabalhos. Foram projetos relevantes e potentes, que abordaram diferentes dimensões do cuidado.
Essa atividade é um dos pilares pedagógicos da nossa escola, que valoriza a formação de cidadãos críticos, conectados com a sociedade, e a pesquisa como uma ferramenta essencial para o aprendizado.
Começamos na última semana nossos ensaios gerais. Foi bonito ver nossos alunos apresentando aos colegas o que prepararam nas aulas de Música, Teatro e Dança para nossa festa. Vê-los apropriados, reforçando os conteúdos estudados ao longo do ano através das linguagens artísticas, nos deixa realizados ao fim deste ano.
Na próxima semana já é dia de festa! Festa que tem como intuito celebrar coletivamente o ano de aprendizado de todos nós! Estamos ansiosos e desejosos de que seja uma noite feliz.
O grupo B (F6B, F7B, F8B e F9B) se apresentará às 18:30 e o grupo A (F6A, F7A, F8A e F9A) às 20:00.
Os ensaios no teatro serão no próprio dia 12, nos seguintes horários:
Grupo A(F6A, F7A, F8A, F9A) – das 14:00 às 16:00
(deverão deixar o teatro às 16:00 e retornar às 19:30, já prontos para a apresentação)
Grupo B (F6B, F7B, F8B, F9B) – das 16:00 às 18:00
(deverão chegar para o ensaio às 15:45, já com figurino e trazendo um lanche; não poderão deixar o teatro para comprar lanche fora)
Até lá!
Com o término dos conteúdos de Inglês das turmas de sexto e sétimo anos, chegamos a um momento de reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2024. Foi uma jornada de aprendizado intensa e muito produtiva, com destaque para os projetos da Feira Moderna, que refletiram o uso dos letramentos tecnológicos, bem como da própria tecnologia, para a aplicação de conhecimentos por parte dos alunos. Mentores de seu aprendizado, criaram tutoriais e vídeos ensinando sobre cuidado — nosso tema principal do projeto anual em Inglês. Os alunos demonstraram grande domínio da segunda língua, interesse e engajamento, buscando informações e dedicando-se ao máximo para executar projetos de excelente qualidade.
É importante ressaltar que esse resultado foi possível graças à parceria e ao engajamento de todos os envolvidos — grande eixo para o alcance dos objetivos. A dedicação de cada aluno foi visível, e os projetos estiveram realmente incríveis! E hoje, mais do que nunca gostaríamos de agradecer aos que estão longe do front, por trás das câmeras, no acompanhamento, na correção, na revisão, na impressão, na organização dos materiais, na emergência, no atendimento, na limpeza, no cuidado discreto, atencioso, que está sempre ali, tão valioso para que tudo suceda de maneira fluida e positiva ao longo do dia, da semana, do mês, do ano.
Um “obrigada” enorme em forma de abraço cheio de carinho e cuidado a todos vocês!
Agora, com as avaliações realizadas, o próximo passo é refletir sobre como e onde podemos melhorar, analisar os resultados para aprendermos com eles e seguir em frente rumo a 2025. Um novo ano!
Viva 2024! Welcome 2025!
F6, F7, F8 e F9
Os “Estudantes da Alegria” surgiram no início deste ano, inspirados pelo tema institucional sobre o “cuidado”.
Formado por um grupo de estudantes voluntários, o projeto reuniu participantes ao longo do ano para escrever, ensaiar e apresentar números de palhaçaria em diferentes ocasiões.
Desta vez, o grupo se apresentou na Festa de Natal do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, encantando um público composto por diversas famílias atendidas no local.
Conduzidos pelo palhaço Loui (o professor Felipe, de Educação Física), vivemos uma manhã especial, repleta de afeto e cuidado.
“O espetáculo de hoje é uma construção coletiva, gostaria que todos pudessem apreciar o programa para saber de que modo cada um é autor de todo esse trabalho.
Estar numa escola em que a investigação científica, o olhar crítico, os direitos humanos e a arte são pressupostos do trabalho pedagógico é proporcionar essas experiências para todos, mas especialmente para esses jovens. Espero que esse espetáculo chegue a vocês como grito sensível, forte e delicado de humanidade. Desejo que todos saiam transformados.
E não se esqueçam, não estamos como artistas, mas como estudantes adolescentes que viveram um longo processo de criação, de pesquisa para fechar o projeto ‘Entre nós, cuidado’!
E já que cuidar é atentar-se ao outro, estejam atentos, inteiros.”
Foi assim que abrimos nossa festa de encerramento, com a fala da nossa diretora pedagógica, Jade Moura.
Esperamos que todos tenham saído sensibilizados e refletindo sobre tudo que foi dito, cantado e dançado.
Este é o link onde está o programa de nossa festa, para que guardem com carinho. Em breve enviaremos o vídeo da festa.
Estamos muito felizes e orgulhosos não só do resultado apresentado no encerramento, mas do processo que cada um de nós viveu ao longo deste ano de 2024.
Que as discussões do projeto “Entre nós, cuidado” permeiem e deem frutos ao longo de nossas vidas.
Obrigada pela parceria.
Ano que vem tem mais!