Festa Julina

A  Festa Junina da Sá Pereira é muito mais do que uma comemoração: é um ato pedagógico, afetivo e cultural. Celebrar esse festejo popular é reconhecer a força da memória coletiva, da oralidade, da música e da dança como formas legítimas de produção de conhecimento.

Ao valorizar as tradições nordestinas, as narrativas do povo do campo, os ritmos afro-indígenas e as expressões regionais, a festa se alinha profundamente ao nosso projeto institucional de 2025 — “Arte e Memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”
Nesse encontro entre o ancestral e o contemporâneo, promovemos o pertencimento, a escuta, o respeito às culturas populares e a valorização das raízes que nos formam enquanto sujeitos e enquanto escola.

Brincar é memória viva, arte é pertencimento.

Reencontro

O reencontro das nossas crianças e jovens foi marcado por muito afeto e alegria. Nesta primeira semana, compartilharam viagens, histórias e, aos poucos, foram retomando a rotina escolar.

Mais do que rever amigos, este momento reafirma a importância de estar em grupo, de aprender e crescer no coletivo, construindo laços que fortalecem a experiência escolar.

Nas próximas semanas, estarão envolvidos com novos projetos de pesquisa, o evento literário de F2 ao Ensino Médio, a mostra de artes da Pereirinha e muitas outras vivências que nos esperam.

Aguardem!

Festa da Diversidade

Fundamental II e Ensino Médio

A Festa Junina do Fundamental II e Ensino Médio foi repleta de cultura, musicalidade e crítica sensível. Mais do que um momento de celebração, foi a culminância de processos de pesquisa, investigação artística e conexão com as raízes populares que atravessam a história e a diversidade brasileira e latino-americana.

As F9 abriram a festa com um cortejo musical no qual cantaram e tocaram Asa Branca, Baião de Ninar e Batucada, costurados pela escala mixolídia. Em seguida, as F6 dançaram calango e partido alto, exaltando os saberes da roça. As F7 cruzaram a cúmbia e o carimbó com a canção El Pescador, e as F8 dançaram o auto do boi em roda com matracas.

Já o Ensino Médio encerrou a festa com uma coreografia potente de Homem com H, de Ney Matogrosso, abordando identidade e liberdade de expressão.

Jogos e Improvisos Teatrais: A Cena Recomeça no Jogo

F6 a F9 – Teatro

Na volta às aulas de Teatro, os alunos foram convidados a experienciar jogos e improvisos teatrais inspirados nas práticas de Viola Spolin, Augusto Boal e Jean-Pierre Ryngaert.

A proposta marcou o início do semestre com leveza e criatividade, promovendo o reencontro entre os colegas e fortalecendo os vínculos do grupo.

Os jogos trabalharam, também, aspectos fundamentais da preparação do ator, como projeção de voz, expressão corporal, escuta ativa, concentração e pensamento criativo. De forma lúdica e colaborativa, os alunos foram estimulados a estar presentes em cena, reagir com prontidão e construir coletivamente o saber teatral.

Geometrie Variable

F7 – Dança

Nas aulas de Dança, as F7 conheceram o trabalho do grupo francês Geometrie Variable. O grupo explora a matemática, especificamente a geometria, no seu trabalho coreográfico.

Depois de observarmos alguns trabalhos do grupo, conversamos sobre a qualidade de movimento que está presente nas coreografias, as formas que conseguimos identificar, além das sensações que os trabalhos provocaram em nós.

Em seguida, os alunos foram convidados a criar, em grupos, sequências coreográficas inspiradas no trabalho do grupo, e trazendo para as aulas de Dança o que estão trabalhando em Matemática com a professora Pamela.

Nuvem de Palavras

F6 a F9 – Artes

Voltamos das férias já com uma missão especial: criar uma instalação artística para dar as boas-vindas aos visitantes da nossa próxima Feira Literária.

A proposta é montar uma grande “nuvem de palavras” formada pelas respostas de todos os estudantes da escola à pergunta: “O que vem à sua mente quando ouve a palavra memória?”

Depois de refletirem e trocarem ideias com os colegas, cada aluno escolheu uma única palavra para representar seu significado de memória — e ilustrou essa palavra, de forma simbólica ou literal. A atividade despertou conversas ricas, repletas de histórias e lembranças, e nos revelou diferentes formas de olhar para o tema.

O resultado promete ser um painel coletivo cheio de sensibilidade e criatividade, que vai receber o público da feira com muito afeto.

Feira Literária 2025

F6/F7/F8/F9

Estamos nos aproximando da 4ª Feira Literária da Sá Pereira, um evento que celebra a formação leitora de nossos estudantes e de toda a comunidade escolar.

Neste ano, damos as boas-vindas ao Ensino Fundamental 1, que passa a integrar essa grande comemoração.

Em diálogo com nosso projeto institucional, o tema desta edição será:
“Palavra-memória: tecendo histórias com a arte de contar.”

Preparamos um dia inteiro repleto de atividades dedicadas à celebração da literatura: exposições, rodas de conversa sobre livros, oficinas literárias, encenações, saraus poéticos, lançamentos de obras e bate-papo com autores e autoras de nossa comunidade.

Todos estão convidados para esse dia de confraternização e encontro!

No terraço, teremos mais uma edição da nossa Feira de Livros.

Caça aos Preços em Botafogo 

F7 – Matemática

Quem disse que matemática não pode ser vivida na prática? Nossos estudantes colocaram o pé na rua e foram atrás de uma grande missão: descobrir qual é o supermercado mais caro e qual é o mais barato de Botafogo!

Cada grupo recebeu uma lista de produtos e partiu para a investigação, anotando os preços mais baixos e mais altos encontrados. Agora, de volta à sala de aula, eles vão transformar esses dados em planilhas, gráficos e, claro, no grande veredito sobre o melhor custo-benefício do bairro. A matemática nunca foi tão saborosa!

Aguardem as novidades.

Novo Espaço de Monitoria

F6/F7/F8 – Projeto

Estamos inaugurando um novo espaço de monitoria para a disciplina de Projeto. Nele, uma professora orientadora ficará de plantão para apoiar os grupos nas tarefas de cada etapa do trabalho, esclarecer dúvidas e ajudar a superar possíveis dificuldades.

Alguns grupos poderão ser convocados diretamente, especialmente aqueles com etapas atrasadas ou que estejam encontrando obstáculos para avançar. Essas convocações serão informadas tanto aos estudantes quanto às famílias pelo aplicativo da escola.

O espaço também estará aberto para qualquer grupo que queira se reunir na escola, mesmo que nem todos os integrantes possam estar presentes.

As monitorias serão sempre às terças-feiras, das 13h30 às 15h, a partir do dia 12/08.

Museu do Amanhã

F7 – Ciências e Humanidades

Como a memória de quem fomos e a consciência de quem somos nos ajudam a pensar para onde vamos?

Em visita ao Museu do Amanhã, as turmas da F7 foram convidadas a refletir sobre essa pergunta por meio de um percurso repleto de questões filosóficas essenciais que atravessam as disciplinas de Ciências e Humanidades:

“De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos?”

Do imenso Cosmos ao Antropoceno, passando pela exuberância da biodiversidade e pela riqueza das culturas humanas, nossos estudantes se questionaram sobre o impacto da humanidade no planeta. Se hoje somos uma força geológica capaz de transformar radicalmente a paisagem terrestre, também somos capazes de criar um mundo ecologicamente equilibrado e socialmente justo.

O futuro não está pronto nem acabado. A cada dia e a cada escolha, o rio do Tempo se abre em um delta de Amanhãs possíveis. O rumo que a realidade tomará depende, mais do que nunca, de nós — atores do presente — na construção do porvir.

Liberdade é Palavra que Dança

F6, F7 e F8 – Dança

Nas aulas de Dança das turmas de F6 a F8, realizamos a leitura da peça de nossa Festa de Encerramento: Liberdade é palavra que dança, escrita por Janaina Russeff e Roberta Porto. Durante esse momento, os alunos foram descobrindo quais serão suas participações ao longo do enredo.

Na próxima semana, iniciaremos as criações coreográficas já com a compreensão do texto e do sentido de cada movimento dentro da narrativa. Acreditamos que, ao ter uma visão do todo, os estudantes ampliam sua capacidade de diálogo e criação, tornando-se mais seguros para sugerir trechos e propor ideias para nossas coreografias.

Em uma escola que acredita no projeto de arte-educação, abrir espaço para que os alunos se tornem coautores de seus trabalhos é indispensável. Referências de espetáculos, materiais de estudo, discussões, textos e imagens também farão parte desse processo criativo, enriquecendo ainda mais a experiência artística e coletiva.

Elisa Lucinda na Feira Literária

F6/F7/F8/F9

A Feira Literária de 2025 foi aberta com a presença marcante da multiartista Elisa Lucinda. Com sua fala intensa, espirituosa e poética, ela destacou a importância da palavra em nossas vidas. Entre versos e relatos de sua trajetória pessoal, Elisa cativou o público e manteve a atenção de todos por mais de duas horas, em uma conversa vibrante e inspiradora.

Este foi mais um capítulo histórico de nossa Feira Literária, que já contou com nomes como Conceição Evaristo, Márcia Kambeba e Otávio Júnior. Hoje, a Feira é parte do calendário pedagógico da escola e reafirma o lugar central que a literatura ocupa em nossa formação e em nossa comunidade escolar.

Feira Literária: Exposição do EF2 

F6/F7/F8/F9

A Feira Literária da Sá Pereira é também um espaço de celebração e exposição das produções criativas de nossos estudantes ao longo do ano, aprofundando a experiência da leitura e da escrita em nossa escola.

Entre as publicações literárias, tivemos os livros de crônicas e o “minidicionário de antigamente” das turmas de F6, os livros de poesia das F7 e a adaptação de Becos da Memória, de Conceição Evaristo, apresentada em uma emocionante leitura dramatizada pelas F8.

As salas se transformaram em verdadeiras galerias, repletas de instalações, produções artísticas e textuais, que mostraram as diferentes leituras e gêneros trabalhados no cotidiano escolar. No Cine Pereira, por exemplo, o público se divertiu com as dublagens e remakes produzidos em Inglês.

A interdisciplinaridade também esteve presente: nas escadas, as F6 apresentaram um Diário de Bordo em História, com relatos das viagens dos exploradores em busca de novos mundos; em Geografia, o Circuito das Artes convidou a percorrer as diferentes regiões do Brasil; em Ciências, as F8 trouxeram reflexões inspiradas no livro Sapiens: Uma breve história da humanidade.

Foi uma manhã inspiradora, em que nossa comunidade pôde vivenciar de perto a potência criativa de nossos estudantes e a formação humana que orienta o trabalho da Sá Pereira.

Feira Literária: O Mundo do Livro

F6/F7/F8/F9

Entre tantos diálogos inaugurados na Feira Literária, abrimos espaço para falar sobre os bastidores do mundo do livro, mesa em que convidamos Martha Ribas e Daniel Lameira para tratarmos do mercado editorial e sabermos sobre como um livro acontece.
Muito foi dito sobre os bastidores do livro: como chegar a uma editora, como publicar, o livro como obra de arte, como é a impressão de um livro, como conquistar leitores na atualidade conectada às redes e à velocidade virtual da vida, e-books e distribuidoras on-line, a desigualdade econômica e social do nosso país que afeta o acesso aos livros, o espaço da literatura na nossa escola e na formação das crianças… O mais bonito foi perceber que, assim como propõe nossa Feira, que poderia ser chamada de Festa Literária, nossos convidados percebem o livro como objeto de relação, ferramenta que provoca reflexões, comichões interessados e interessantes, fazendo do livro um fio condutor de boas conversas.
Agradecemos aos nossos convidados, Martha Ribas e Daniel Lameira, aos nossos corajosos professores Vitor e Camila Amora, como também aos demais participantes que enriqueceram nosso início de tarde. Um viva à literatura! Viva o livro!

Feira Literária – Autores da Comunidade 

F6/F7/F8/F9

Uma das grandes novidades desta edição da Feira Literária foi a presença de autores de nossa própria comunidade escolar, que tiveram a oportunidade de apresentar suas publicações. Foram 16 participantes, cada um compartilhando suas criações e trajetórias literárias.

É uma alegria imensa descobrir quantos escritores e escritoras fazem parte da nossa comunidade — um sinal claro de que a vocação da Sá Pereira para o universo literário se fortalece a cada ano.

Que venham mais livros e mais vozes! Já estamos animados e curiosos para conhecer as próximas publicações que surgirão até a nossa próxima Feira.

Feira Literária – Estudantes da Alegria

F6/F7/F8/F9

Os Estudantes da Alegria, versão 2025, fizeram sua estreia na nossa Feira Literária! O grupo de palhaçaria, criado no ano passado junto ao projeto institucional sobre saúde, ganhou novos integrantes e segue firme em sua missão: espalhar alegria por onde passa.

Crianças pequenas e grandes se divertiram com os quadros apresentados, todos criados e roteirizados pelos próprios estudantes, com a orientação especial do palhaço Loui, mestre e “chefe da trupe”.

Mais do que risadas, o grupo mostrou como a criatividade, o humor e o espírito coletivo também são parte essencial da formação em nossa escola.

Sarau 2025

F6, F7, F8 e F9 – Sarau

Na sexta-feira, 05/09, vivemos uma noite muito especial na escola: o tão aguardado Sarau reuniu estudantes de F6 ao Ensino Médio em uma sequência de apresentações musicais ensaiadas de forma independente, além da participação de funcionários e ex-alunos.

O evento foi marcado pela alegria e pelo entusiasmo dos alunos, que saíram felizes e orgulhosos de suas produções. As F8 brilharam na organização: cuidaram da divulgação, das inscrições, da assistência de palco e da decoração. Escolheram o tema Anos 2000, e na entrada do teatro uma verdadeira máquina do tempo impressionava todos que chegavam.

Festejos Populares

F7 – Dança

Nas últimas aulas, realizamos a leitura da peça “Liberdade é Palavra que Dança” e percebemos que nossa participação na Festa de Encerramento será inspirada nos festejos populares brasileiros.

Ao conhecer e exaltar essas manifestações, entendemos que celebrar a cultura de um povo é também reconhecer sua identidade e fortalecer o sentimento de pertencimento. Vimos juntos exemplos de diferentes festejos populares — como o Maracatu, o Bumba-Meu-Boi, o Frevo, entre outros — e nos encantamos com a diversidade de cores, ritmos e histórias que carregam.

A partir desse mergulho, começamos a experimentar passos de dança inspirados nesses festejos, preparando uma cena que valoriza a riqueza cultural do Brasil e ressalta a importância da arte como memória, resistência e celebração coletiva.

Jogo da História da Arte

F6 a F9 – Artes

Os alunos do Fundamental II estão desenvolvendo um jogo sobre História da Arte. O desafio é criar uma linha do tempo com principais movimentos artísticos mundiais, em um jogo de cartas interativo e educativo.

Cada turma ficou responsável por um período da história e, divididos em grupos, os estudantes estão pesquisando estilos, artistas e obras marcantes do período. A próxima etapa é a criação das releituras, que vão ilustrar as cartas do jogo.

Com a pesquisa completa e a releitura pronta, cada grupo criará uma carta com informações sobre os movimentos estudados e imagens das releituras, formando a base do nosso jogo.

Esse projeto tem sido uma oportunidade de aprender de forma criativa e colaborativa. As turmas já estão ansiosas para ver o resultado final para poderem colocar o jogo em prática.

Aula Invertida em Cena

F7 – Teatro

Nas aulas de Teatro, as F7 mergulharam no universo da improvisação através da metodologia da aula invertida.

Organizados em grupos, os alunos pesquisaram sobre o Teatro de Improviso e sua influência em grupos como Os Barbixas, Whose Line Is It Anyway?, Quinta Categoria e Zé-Zenas Emprovisadas.

A partir dessa investigação, cada grupo selecionou dois jogos e os testou internamente.

Agora, na etapa final, assumem um papel fundamental: o de mestre de cerimônias, assim como ocorre nos jogos de improvisação. Caberá a eles não apenas explicar as regras, mas conduzir os jogos e garantir o engajamento de todos, transformando-se verdadeiramente nos condutores do jogo.

Essa experiência prática consolida o conceito da aula invertida, onde professor e turma tornam-se parceiros na investigação criativa, reforçando que o Teatro é uma prática colaborativa.

Explorando o Ar

F7 – Ciências

O sétimo ano começou o terceiro trimestre estudando as propriedades do ar, de maneira experimental, no laboratório. A realização dos experimentos estimula o raciocínio lógico através da dedução de hipóteses que explicam os fenômenos observados, além de incentivar o trabalho cooperativo nos grupos.

Os alunos viram  a partir de experimentos simples propriedades do ar como massa, volume, pressão e a relação entre temperatura e pressão. Na sequência didática do trimestre iremos relacionar esses conteúdos com fenômenos naturais atmosféricos, como a formação das brisas e dos ventos, para finalmente associá-los aos conteúdos estudados nos trimestres anteriores, poluição e antropoceno, e assim compreender o fenômeno das Mudanças Climáticas.

Leitura Trimestral

F7 – Português

A próxima leitura a ser feita pela F7 será o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Em forma de diário, Carolina constrói uma série de relatos sobre as suas vivências na favela do Canindé. A fome, pobreza e o difícil cotidiano de luta, sobrevivência e cuidado com os filhos documentam os problemas da desigualdade social no Brasil.

Ler essa obra é portanto de uma necessidade, urgência e importância significativa para compreender mais sobre uma autora tão singular na nossa literatura e também para conhecer mais o Brasil dos brasileiros.

Coesão e Coerência

F7 – Português

Nas aulas de Português, as turmas de sétimo ano estão estudando os conceitos “coesão” e “coerência”, fundamentais para a produção de sentido e ampliação do léxico. A articulação desse conteúdo tem sido feita a partir de músicas populares brasileiras.

Nas últimas aulas, aconteceu uma atividade com ênfase na variação de palavras. Os estudantes foram desafiados a trocar as palavras de refrões de músicas, dando sugestões que deveriam manter o lirismo, o tom e a sonoridade do ritmo da música. Composições de Djavan, Jorge Ben Jor e Elza Soares foram utilizadas para compor essa atividade.

Mais do que exercícios de coesão e coerência, foram também de composições, visando o entendimento de que a repetição estratégica é uma ótima alternativa em alguns textos. No entanto, em outros, a variação do léxico é necessária.

Circo e Esportes Diversificados

F7 – Educação Física

As turmas F7A e F7B estão vivendo experiências únicas nas aulas de Educação Física.
A F7A mergulhou no universo do circo, praticando acrobacias, pirâmide humana e malabares, atividades que estimulam equilíbrio, criatividade e cooperação.
Já a F7B está explorando esportes variados, como modalidades com raquete e o futevôlei, desenvolvendo coordenação, agilidade e trabalho em dupla.
O envolvimento dos alunos tem tornado as aulas ainda mais dinâmicas e motivadoras.

Seminário de Pesquisa

F6 a F9 – Projeto

Um momento essencial no processo de construção dos projetos aconteceu no Seminário de Pesquisa, realizado no início deste mês.

Nessa ocasião, os grupos apresentaram, pela primeira vez, os resultados parciais de seus trabalhos para outras turmas, exercitando a comunicação e a troca de conhecimentos.

Após cada apresentação, os colegas foram convidados a compartilhar comentários e sugestões, contribuindo para o aprimoramento das pesquisas. As professoras orientadoras também acompanharam o processo, avaliando o andamento dos projetos e já projetando os próximos passos rumo à Feira Moderna.

Foi uma semana intensa e muito enriquecedora, em que diferentes temas relevantes para a sociedade ganharam espaço de reflexão, debate e aprofundamento dentro da nossa comunidade escolar.

Histórias de Quem Cuida da Nossa Alimentação

F7 – Geografia

Iniciamos uma nova etapa nas aulas de Geografia: os estudos sobre o espaço agrário na América Latina. Para começar essa jornada, buscamos algo próximo e muito presente no dia a dia de todos: a alimentação. Afinal, comer não é apenas nutrir o corpo, mas também vivenciar memórias, afetos e culturas.

Nossa primeira atividade foi uma meditação guiada, na qual os estudantes refletiram sobre a sua relação pessoal com os alimentos:

  • Quais são suas comidas favoritas?
  • O que mais chama a atenção em cada alimento – as cores, os sabores, as formas?
  • Por que a estética dos alimentos processados atrai tanto?
  • Como é a alimentação da sua família: predominam alimentos naturais ou processados?
  • Quais lembranças estão ligadas à experiência de comer em família?
  • O momento da refeição é de atenção e conexão ou acontece de forma distraída, com celular na mão?
  • Quem cozinha em casa? Quem faz as compras?
  • Quais alimentos são mais consumidos e quem são os trabalhadores por trás da produção deles – do agricultor no campo até o hortifruti do mercado?

Essas reflexões iniciais são a porta de entrada para entendermos como nossa alimentação se conecta com a organização do espaço agrário e com os modos de vida das comunidades que produzem os alimentos que chegam à nossa mesa.

Convidamos as famílias a participarem desse processo, colaborando com as tarefas de casa e aproveitando esse momento para transformar a pesquisa escolar em uma oportunidade de diálogo. Reflitam juntos sobre a qualidade das refeições, sobre como a alimentação impacta a saúde e, sobretudo, sobre a importância da participação dos jovens na cultura culinária da família.

Mais do que um tema escolar, essa é uma chance de fortalecer laços, trocar memórias e redescobrir o valor da comida como elemento de cuidado e afeto.

Geometria 

F7 – Matemática

As F7 aprofundaram seus conhecimentos de geometria plana. Entenderam sobre pontos, retas e suas posições, ângulos e polígonos e suas classificações. Em especial, estudaram mais a fundo os triângulos e os quadriláteros.
Durante esse percurso, conversamos bastante sobre o par de esquadros, suas funções e os ângulos neles presentes. Depois que a teoria já estava mais consolidada, foi momento de observar como os instrumentos de desenho funcionam na prática. Os estudantes se divertiram medindo e construindo ângulos com o transferidor, e traçando paralelas e perpendiculares com o par de esquadros. 

O Sabor da Matemática

F6 a F9 – Matemática

Nossos campeões da Gincana de Matemática do EF2 puderam celebrar a conquista de uma forma deliciosa: com o já tradicional lanche na praça do Santa Marta!

Entre pastéis, caldo de cana e muitas risadas, o grupo comemorou o resultado da gincana, que uniu raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.

Confira alguns registros desse momento saboroso e cheio de alegria!

Artes Marciais – Muay Thai

F6 a F8 – Educação Física

Em sintonia com o projeto institucional da escola, a equipe de Educação Física vem apresentando aos nossos estudantes, ao longo do ano, diferentes modalidades de artes marciais, explorando suas origens, filosofias e valores.

No primeiro semestre, tivemos a visita de uma equipe de Sumô, que nos ensinou um pouco dessa prática milenar japonesa, marcada pela disciplina, respeito e força.

Na semana passada, demos início à Gincana de Educação Física, uma atividade que convida os alunos a pesquisarem sobre as artes marciais e a se desafiarem em tarefas práticas e teóricas.

Nesta semana, o professor Samir, de Educação Física das turmas de F6, apresentou o Muay Thai, arte marcial originária da Tailândia, conhecida como a “arte das oito armas”, pois utiliza punhos, cotovelos, joelhos e canelas em seus movimentos. Mais do que um esporte de combate, o Muay Thai é também uma expressão cultural, que valoriza o autocontrole, a coragem, o respeito e a superação pessoal.

A atividade despertou grande interesse entre os estudantes, que participaram com entusiasmo e curiosidade, tornando o recreio ainda mais dinâmico e divertido.

As artes marciais têm papel fundamental nas culturas orientais, pois transmitem valores como disciplina, equilíbrio, humildade e respeito ao próximo. Para quem as pratica, são uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, concentração e bem-estar físico e mental — lições que ultrapassam o tatame e acompanham os estudantes em todas as áreas da vida.

Sabores da América Latina

F7 – Geografia

Nesta semana, nossas aulas de Geografia ficaram ainda mais cheias de aromas e sabores!  Os alunos do 7º ano embarcaram em uma deliciosa jornada pela culinária latino-americana. Em duplas, pesquisaram três receitas típicas de diferentes países da região e escolheram uma delas para preparar e trazer à escola, compartilhando o prato com os colegas.

Cada dupla também investigou o país de origem e a história do prato, apresentando suas descobertas para a turma. Assim, aprendemos que cada refeição carrega uma parte da identidade e da história de um povo.

O objetivo dessa proposta foi aprofundar a compreensão sobre a relação entre comida e cultura, mostrando que experimentar novos sabores é também uma forma de ampliar nossa consciência sobre a diversidade cultural. Além disso, a experiência na cozinha nos fez refletir sobre a importância de valorizar o trabalho de quem prepara os alimentos e reconhecer o afeto envolvido em cada refeição compartilhada.

Foi uma aula divertida, cheia de descobertas, risadas e sabores inesquecíveis — uma verdadeira experiência “de lamber os beiços”!

Prática de Conjunto

F7 – Música

Nas aulas de Música, as turmas de sétimo ano escolheram repertórios para a prática de conjunto neste segundo semestre. A turma F7A optou por duas músicas ligadas ao universo cinematográfico — “Marcha Imperial”, da trilha sonora de Star Wars, composta por John Williams, e “A Thousand Miles”, de Vanessa Carlton. Já a turma F7B escolheu a canção “Velha Infância”, do grupo Tribalistas.

O processo de ensaios é um momento propício para lidar com parâmetros musicais de forma prática, desenvolvendo a técnica nos instrumentos, a leitura das partituras e a compreensão da forma musical. A execução seguida de reflexão sobre o resultado amadurece o entendimento dos arranjos musicais, aperfeiçoando a relação das turmas com variações de dinâmica, ajustando o andamento e a sincronização dos instrumentos, sempre adequando os desafios técnicos às particularidades de cada integrante da banda. Saber quando tocar ou não tocar e como segurar o instrumento é essencial para aos poucos aprofundar a percepção musical das crianças.

Literatura Como Denúncia: “Quarto de Despejo”

F7 – Português

Nas aulas de Biblioteca do sétimo ano, iniciamos a leitura de uma das obras mais incisivas da literatura brasileira. No livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus escreve sobre as circunstâncias de sua vida, oprimida pela pobreza, pelo racismo, pela invisibilidade social e pela insegurança alimentar.

Ao mesmo tempo, a autora se coloca como protagonista de sua história, consciente não só da classe a que pertence, mas também da potência de sua escrita-vida. Por essa e por muitas outras razões, durante as aulas de Biblioteca estamos aprendendo muito com Carolina, uma escritora singular e uma voz sedenta pelo ato da escrita, pela literatura como experiência de vida.

Estamos lendo e debatendo como cada dia vivido nos proporciona notar não só a forma como a protagonista se relaciona com os vizinhos ou como lida com a dura rotina de trabalho, mas também como analisa o cenário político, as condutas sociais, os ideais de vida.

Pensar e Repensar, Para Dizer e Debater

F7 – Português

Ler temas sensíveis, construir premissas, posicionar-se sobre fatos. Tudo isso é o que as turmas de sétimo ano estão aprendendo como modo de planejar a construção de textos opinativos-argumentativos.

Esse modo de escrever expondo aquilo que se pensa abre caminho para que os estudantes reflitam sobre causas e ações importantes, propondo-os um exercício não só de construção da argumentação, mas também da cidadania.

Já debatemos temas como Maioridade penal, Crianças no celular e celular para crianças e, atualmente, estamos falando sobre a Educação brasileira e os desafios enfrentados pelos docentes.

Antes do texto escrito, os alunos são incentivados a debater em pequenos grupos os fatos importantes sobre o tema a partir da mediação da professora. Isto é, antes da avidez em ir ao texto escrito, eles produzem textos orais e se posicionam conforme as suas opiniões pessoais, que podem se transformar a partir das leituras dos textos, vídeos, tirinhas e charges motivadoras para o debate dos assuntos.

Feira Moderna

F6/F7/F8/F9

No dia 1º de novembro, celebramos mais uma edição da Feira Moderna do EF2 em nossa escola. Este evento pedagógico marca a culminância do trabalho anual de Projeto, no qual os grupos de estudantes se aprofundam em temas que articulam Ciências e Humanidades, sempre em diálogo com o projeto institucional da escola.

Neste ano, vivenciamos intensamente o tema “Arte e memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”, um eixo que traduz a própria essência da Sá Pereira, onde a arte ocupa um lugar central na formação integral de nossos estudantes.

Ao longo da manhã, a comunidade escolar pôde mergulhar em diferentes perspectivas, reflexões e experiências sensíveis. Cada apresentação revelou olhares únicos sobre memória, criação, identidade e história — um convite à escuta, ao diálogo e ao pensamento crítico.

Saímos desta Feira Moderna com nosso repertório cultural ampliado, o coração tocado e a certeza renovada de que a arte é fundamental para a construção de uma humanidade mais reflexiva, sensível e justa. Uma celebração da aprendizagem, da criatividade e da potência dos nossos estudantes.

Karaoke Day! 

F7 – Inglês

Nesta semana as turmas do 7º ano viveram uma experiência de aprendizagem diferente, divertida e muito significativa: o Karaoke Day – Dia do Karaokê! A atividade é parte do subprojeto “Music makes the people come together” que tem a música como inspiração e ponto de partida, organizada por décadas entre 1950 e 2000: cada grupo selecionou clássicos musicais, se dedicou aos ensaios, à memorização da letra, à criação de performances e principalmente à caracterização.

Mais do que um momento de descontração, o karaokê foi uma prática de oralidade em ação, na qual os alunos transformaram a sala de aula em palco e, por meio da música, desenvolveram habilidades essenciais ao aprendizado da língua estrangeira, como confiança, expressividade e interação. 

Esta vivência musical permitiu ainda integrar conteúdos trabalhados em sala de aula, como o estudo das estruturas do Simple Past e do Past Continuous e os Conversations Fillers, além de fortalecer ainda mais o vínculo entre os alunos. 

Chegada da Família Real

F7 – História

Os estudantes deram continuidade ao estudo sobre os impactos das Guerras Napoleônicas na Europa e suas consequências para o Brasil, aprofundando a compreensão de como esse contexto histórico influenciou diretamente a vinda da Corte Portuguesa em 1808 e as transformações que se seguiram.

Como parte dessa sequência de aprendizagem, a turma iniciou uma atividade em grupo voltada à investigação das instituições criadas durante o período joanino, relacionando-as com seus objetivos iniciais, transformações ao longo do tempo e relevância histórica.

Cada grupo pesquisou uma instituição diferente — como Banco do Brasil, Imprensa Régia, Jardim Botânico, Intendência Geral de Polícia, Escola Cirúrgica, Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, Teatro São João e Biblioteca Real — utilizando fontes digitais indicadas para orientar a busca e o registro das informações.

A proposta favoreceu o trabalho colaborativo, a autonomia e a leitura crítica de textos históricos, além de aproximar os alunos do processo de formação das bases administrativas, culturais e científicas do Brasil moderno.