Ação, Atenção e Escuta

F6 a F9 – Teatro

Começamos as atividades utilizando jogos teatrais da Viola Spolin. Por meio deles pudemos trabalhar a atenção, a concentração, a escuta e o pensamento coletivo. Esse momento propiciou a retomada das atividades artísticas e fortaleceu os laços entre os estudantes, tornando o reencontro uma experiência enriquecedora e prazerosa para todos.

Para Começar

F6 a F9 – Dança

Retornamos alongando o corpo, cuidando das articulações e da nossa musculatura. Usamos o bastão para nos auxiliar nesses exercícios, sempre atentos aos limites de cada um, adaptando exercícios, entendendo, reconhecendo e respeitando nossos corpos.

Tá Chegando a Hora… Feira Literária!

Linguagens Fund II e Médio

Estamos nos aproximando da 2ª Feira Literária da escola. O evento será no dia 26 de agosto e a produção da festa está a todo vapor.

Muitas surpresas estão sendo programadas, e ao longo do mês anunciaremos cada uma delas.

Este ano o tema será “Narrativas Brasileiras”, em diálogo com o projeto “Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros”.

Fiquem de olho para não perder nenhum detalhe, e, é claro, anotem na agenda!

Aquecimento Feira Literária: Canções Amazônicas

Português – F9

No primeiro dia da volta para o segundo semestre recebemos em nossa escola o poeta, compositor e professor Thiago Thiago de Mello, filho do poeta Thiago de Mello, para uma deliciosa conversa sobre cultura amazônica.

Thiago nos contou sobre sua infância à beira do rio Andirá e sobre o projeto “Casa da Poesia”, que vem desenvolvendo com os jovens da região.

Além disso, cantou para a turma algumas de suas canções, trouxe um monte de produtos amazônicos, nos ensinou palavras em Nheengatu (idioma local) e nos encorajou a criar poemas com essas novas palavras.

Foi uma bela maneira de começar o segundo semestre!

Thiago Thiago de Mello estará presente em nossa Feira Literária do dia 26/08 apresentando as suas “Canções Amazônicas”.

Clique no link abaixo para um pequeno “tira-gosto” do que nos espera.

https://www.youtube.com/watch?v=iW6XKpa6R6g&t=1s

A Missão

F9 – Música

Depois das férias, retomamos nossas aulas fazendo uma sensibilização em torno do tema da antropofagia e do seu conceito — que guiou importantes movimentos culturais e musicais e será um dos eixos centrais do nosso roteiro para a Festa de Encerramento do ano.

Assistimos ao início do filme A Missão, de Roland Joffé (1986). Nele, um missionário jesuíta se utiliza da música com seu oboé para se aproximar de uma tribo Guarani em meio a uma situação de conflito já deflagrado. A melodia, composta por Ennio Morricone, envolve toda a floresta, apazigua e desperta a curiosidade dos indígenas, que acabam por aceitar a presença do missionário, nos fazendo pensar sobre as diversas formas de se subjugar outra cultura.

Também falamos um pouco sobre música indígena, seu papel nos rituais coletivos e sua instrumentação, como a importância do maracá, chocalho feito de cabaça, utilizado pelo pajé para fazer a ponte entre o mundo visível e o invisível.

Assistimos a um vídeo gravado anos atrás na Aldeia Multiétnica em Goiás, que mostra com precisão uma dança ritual Fulni-ô conduzida pelo maracá, sua forma de se tocar e conduzir o canto.

Ainda vislumbrando o roteiro que está sendo preparado para nossa festa, conhecemos a canção “Povo de Fé”, de Marcelo D2. É um partido alto, e estamos também nos debruçando sobre sua forma, ritmo, instrumentação e letra. Mostra toda resiliência e força da cultura afro-brasileira e sua importância para nosso entendimento enquanto país.

Treinos a Todo Vapor…

Educação Física – Fund II

Iniciamos o segundo semestre escolhendo um novo esporte para praticarmos nas nossas aulas. Sempre iniciamos um esporte novo treinando os fundamentos e técnicas, e brincamos com jogos pré desportivos, visando melhorar o jogo.

Nas próximas aulas começaremos a nos aproximar da prática oficial do esporte. As F6M e F7M estão se dedicando ao vôlei, a F6T ao flagfootbal, a F8MA ao dodgbol, a F9MB está se aventurando no patins e skate e as F7T, F8MB e F9MA no futevôlei, esporte inventado nas areias do Rio.

Espaço Literário Santa Marta

Fund II

No início do ano letivo organizamos uma visita ao Santa Marta com os estudantes das F8 e F9, com o objetivo de estreitar nossa relação com a comunidade.

Como resultado dessa aproximação, formamos um grupo de voluntário(a)s para montar um espaço literário no local, nos juntando ao projeto favela_scene, liderado pelo morador e ativista comunitário Gilson.

Uma parte dos nossos voluntário(a)s visitaram o espaço e desenvolveram o projeto, desenhando a planta e planejando o orçamento. Outro grupo vem trabalhando na divulgação do projeto pelas mídias sociais, criando a página, a logo, e definindo a identidade visual do projeto. No link abaixo, vocês podem entrar na página do Instagram, acompanhar o projeto, e, é claro, curtir e compartilhar.

Instagram do projeto

Ao longo da próxima semana, véspera da Feira Literária, estaremos arrecadando na escola livros para alimentar a biblioteca comunitária.

Na outra frente de trabalho, abrimos uma “vaquinha” virtual com o intuito de mobiliar o espaço. Quem quiser contribuir, pode acessar o link abaixo.

Vaquinha Virtual

Vamos em frente…

Estrutura Atômica

F9 – Ciências

Para aprender o modelo de estrutura atômica, as turmas montaram átomos com jujubas e confetes, precisando identificar quais seriam cada subpartícula atômica: prótons, nêutrons e elétrons. Com auxílio da tabela periódica, “montaram” hélios, carbonos, lítios, hidrogênios e oxigênios. Ao final da atividade, puderam se deliciar com os doces.

Sarau 2023

F6 a F9 – Música

Em setembro, teremos um dos eventos mais aguardados pelos alunos do Fundamental II e EM: o Sarau!

O Sarau é uma noite de apresentações musicais. As músicas apresentadas são ensaiadas de forma independente por alunos de F6 a EM, funcionários e ex-alunos. O evento é interno, totalmente produzido pelas F8: da divulgação à assistência de palco, passando pela decoração, inscrições (com formulários virtuais e tudo!) e pela apresentação do evento. Tudo é discutido e acompanhado ao longo das aulas de Música.

Durante a produção do evento, os alunos se engajam nas áreas com as quais têm maior afinidade e ajudam com o que for necessário para garantir que tudo corra bem.

O Sarau surgiu anos atrás, a partir da demanda de uma turma, e logo se tornou um importante evento de integração, aproximando as turmas de Fundamental II e EM, estreitando vínculos entre alunos de turmas e turnos diferentes e abrindo portas para outras possibilidades de parceria entre funcionários e estudantes.

Neste ano o Sarau acontecerá no dia 29 de setembro, das 18h às 21h. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 4, e vão até o dia 15. O evento é interno e os responsáveis não podem assistir.

Os interessados devem se dirigir ao quarto andar ao lado da sala da Mariana Hue, durante o horário do recreio. Lá encontrarão alunos da F8 que farão a inscrição preenchendo um formulário com as informações necessárias.

Importante atentar para a adequação das músicas escolhidas! Elas precisam atender à classificação de: indicado para pessoas de qualquer idade e não conter nenhum tratamento que desrespeite, discrimine ou insulte qualquer grupo, comunidade ou nação.

Festa de Encerramento

F9 – Teatro

Em consonância com o projeto institucional “Brasil: É feito de quê?”, as F9 realizaram durante as aulas de Teatro a leitura dramatizada da peça “Eu não sou de resistir, eu sou de reexistir”, escrita pela Equipe de Artes.

Essa atividade marca o início do trabalho que tem como objetivo preparar a apresentação para a Festa de Encerramento.

A leitura coletiva permitiu que eles pudessem explorar o texto, se apropriar das palavras e compreender mais profundamente as questões abordadas pela peça, além de sugerir novas cenas e ideias de montagem.

Cartazes

F6 a F9 – Artes

As turmas do Fundamental II estão aprofundando seus conhecimentos sobre as questões formais do cartaz. O principal objetivo desta sequência didática é praticar o desenvolvimento de cartazes como suporte, entendendo e utilizando recursos gráficos fundamentais como composição, equilíbrio, legibilidade, entre outros. Através desse processo, estão aprendendo alguns conceitos de comunicação visual e sua aplicação prática em nossa sociedade.

Começamos com uma conversa sobre cartazes. Juntos, discutimos onde eles são encontrados e por que são tão importantes. As turmas chegaram à conclusão de que os cartazes são importantes ferramentas de comunicação, presentes em todos os lugares, desde a escola até hospitais, shoppings e cinemas. Cartazes nos ajudam a vender produtos, compartilhar ideias, educar sobre questões importantes e motivar ações.

Compreender a linguagem visual dos cartazes foi o próximo passo. Analisamos alguns exemplos selecionados, observando como os elementos gráficos — imagens, cores e tipografia — são usados. Discutimos como a escolha e composição desses elementos é planejada para capturar a atenção do público e transmitir mensagens claras e objetivas.

Após compreender os conceitos formais fundamentais, cada turma recebeu um tema e abraçou a tarefa de criar seus próprios cartazes. Definiram os textos e imagens a serem usados, desenvolveram diversos rascunhos experimentando diferentes composições e escolheram cores e paletas que transmitissem as mensagens desejadas.

A partir desse planejamento, os grupos partiram para a execução da arte final dos seus cartazes, que em breve poderão ser exibidos para toda a escola.

Feira Literária Deixa Saudades…

Fund II e Médio – Linguagens

No último sábado foi realizada a 2ª Feira Literária em nossa escola. Mesmo com uma forte chuva o evento contou com uma grande presença da nossa comunidade.

Foi um dia repleto de diferentes atividades, com a incrível mostra dos trabalhos dos estudantes e diversos voluntários e voluntárias envolvidos em muitas iniciativas, como os jogos literários, as rodas de conversas do Ensino Médio e a barraca do Espaço Literário Santa Marta.

Em nosso teatro, uma série de palestras e apresentações transformou o local em um autêntico espaço cultural. Começamos com uma palestra inspiradora da escritora Márcia Kambeba, que nos encantou com suas histórias e cantos. Em seguida, assistimos a uma pequena cena escrita pelos estudantes da F8 sobre o livro Crime no Cais do Valongo.  Logo depois, veio o cordelista Victor Lobisomem desfilar com seus deliciosos cordéis, e o poeta e compositor Thiago Thiago de Mello emocionou a plateia com suas “Canções Amazônicas”. O dia se encerrou com a exibição do filme Andança, sobre a trajetória da sambista Beth Carvalho.

No quinto andar, a feira de livros e as deliciosas comidas também fizeram sucesso.

Fica a saudade de mais um momento especial de nosso calendário pedagógico, e que venha a próxima feira…

 

Espaço Literário Santa Marta

O “Espaço Literário Santa Marta” é uma iniciativa de um grupo de estudantes das F8 e F9, com o objetivo de montar uma biblioteca multiuso no Santa Marta. O espaço já existe e nele são oferecidos diferentes cursos, como artes e idiomas.

A campanha tem recolhido livros e doações para o futuro espaço.

Se você quer ajudar, traga seus livros para doação, ou entre no site para contribuir com qualquer valor.

Este projeto está sendo realizado em parceria com o Favela_scene, do ativista Gilson, morador da comunidade.

Seguem os links para participar:

Vaquinha Virtual

Instagram

 

Misturas e Reações

F9 -Ciências

Como segundo instrumento avaliativo do trimestre, foi proposto aos alunos que apresentassem experimentos que abordassem as propriedades da matéria ou a diferença entre misturas e reações. O experimento deveria vir junto com um relatório descrevendo os objetivos da prática, os materiais necessários, os procedimentos, os resultados esperados e, após a realização do experimento em sala, a conclusão obtida relacionada aos conteúdos propostos.

As atividades foram feitas em duplas, os estudantes se empenharam e o trabalho foi criativo, divertido e reforçou os aprendizados do trimestre.

Lançamento do “Almanaque Literário”

Linguagens – F6, F7, F8, F9 e EM

Na última semana fizemos o lançamento do “Almanaque Literário”, uma coletânea de escritos de nossos estudantes do EF2 e EM. Desde o ano passado, com o lançamento da Feira Literária, temos provocado nossos autores a participarem deste projeto.

A cada ano que passa percebemos o quanto a escrita tem se consolidado de forma mais madura, novos temas têm surgido e cada um se orgulha de sua autoria. Histórias de vida disfarçadas, sentimentos íntimos, mistérios e até mesmo textos que dialogam com as diferentes disciplinas, está tudo aqui.

Neste processo criativo, alguns estudantes se deixam levar de forma aberta e segura enquanto outros ficam reticentes em compartilhar seus escritos. Portanto, esses textos não são escritos quaisquer, mas também a essência de cada indivíduo que se revela através da palavra.

Como disse a escritora Clarice Lispector, “Escrever é um ato de coragem, é revelar ao mundo as paisagens internas da alma, os labirintos da mente e as sutilezas do coração.” 

Este ano foi especial. O material se transformou em um belo livro, e o orgulho de cada um foi ainda maior.

Se você quiser ver este trabalho, copie o QR code disponível na galeria de fotos, e um livro virtual será aberto.

Boa leitura.

Brasil Não É Só Futebol

Educação Física – F6, F7, F8 e F9

Na próxima segunda, dia 02/10, iniciaremos nossa Gincana de Educação Física, chamada “Brasil não é só futebol”. A atividade terá duração de 3 semanas e uma turma será a campeã.

Nessa brincadeira, a cada semana as turmas serão desafiadas a responder perguntas e realizar tarefas sobre o esporte no Brasil.

Através da gincana, queremos reforçar a questão da diversidade no esporte brasileiro, dialogando com o nosso projeto institucional. Relembraremos momentos importantes do esporte do país, personagens que fizeram história e muito mais.

Que vença a turma mais engajada!

Nos caminhos da química

F9 Ciências

A fim de entender o que pode interferir na velocidade de reações químicas, inclusive de reações que ocorrem em nosso corpo, os alunos fizeram experimentos com vitamina C e água em que a cada, mantendo a quantidade dos reagentes nos 5 experimentos e variando a temperatura da água, a fragmentação da vitamina C e inserindo movimento em um dos casos. Os alunos cronometraram o tempo que durou para cada comprimido terminar de dissolver, ordenaram do mais rápido ao mais lento e criaram hipóteses para explicar o que acelera ou retarda uma reação química.

Visita Percussiva

F9 – Música

As duas turmas do nono ano contaram com a visita do músico, mestre percussionista do Monobloco, Sidon Silva, pai da Luisa Miranda, da F9MA.

Sidon veio falar da motivação e da escolha do caminho da profissão de músico, mas também, como não poderia ser diferente, dar dicas importantes para nossas levadas de percussão nos ritmos do Partido Alto e Samba, presentes no repertório das apresentações do encerramento do ano.

Como dizem, ô sorte! Agradecemos imensamente todo o conhecimento compartilhado.

Nosso Sonho

F8 e F9

Os alunos do oitavo e do nono ano receberam a visita de Eduardo Albergaria, diretor e roteirista do filme Nosso Sonho: A história de Buchecha com Claudinho.

No encontro fizeram perguntas sobre o filme, a que assistimos no cinema na semana anterior, e ouviram a perspectiva do diretor de como sua produção dialoga com o nosso projeto institucional, Brasil: é feito de quê?
Ao final da conversa, Eduardo perguntou aos alunos o que eles entenderam do filme, e qual seria a mensagem que ficou para eles:
“Lealdade”, “Amizade”, “União”, “um filme sobre saudade”, “sobre perdão”.
Agradecemos imensamente a visita e todo conhecimento compartilhado!

Brasil não é só futebol

Educação Física F6/F7/F8/F9

A disputa pelo 1º lugar na Gincana de Educação Física está emocionante.

Além das respostas que as turmas tem que desvendar nos cartazes espalhados nas salas, nessa semana foram realizadas uma série de atividades no recreio. A diversão tomou conta da quadra.

Falta apenas uma semana para sabermos qual a turma vencedora deste desafio, e merecedora de um lanche na praça de alimentação do Santa Marta.

Mangue

F9 – Dança

Dando início à sensibilização para a coreografia do nono ano na Festa de Encerramento, assistimos a trechos do espetáculo Cão Sem Plumas de Deborah Colker, a documentários sobre o mangue beat e observamos o movimento dos caranguejos, conversando sobre como essas três referências dialogam.

Munidos dessas informações, nossos alunos começaram o processo de criação. Em pequenos grupos, criaram sequências coreográficas, compartilhadas e registradas em vídeo e usadas em nossa montagem. Garante-se o direito de autoria a nossos alunos, espaço fundamental quando se acredita no trabalho de arte-educação.

Visualização Artística de Dados

F6 a F9 – Artes

Uma colaboração entre as aulas de Arte e Matemática buscou explorar a visualização de dados de maneira única com as turmas do Fundamental 2.

O objetivo principal foi representar os resultados do Censo do ISPE e conhecer melhor os alunos da Sá Pereira por meio de gráficos inspirados em alguns artistas brasileiros: Carmézia Emiliano, Athos Bulcão, Beatriz Milhazes e Jaider Esbell.

Iniciamos essa jornada discutindo o que eles entendiam sobre dados, em que contexto e como esses dados eram representados, e debatemos como os dados podem ser representados de diversas formas.

A atividade inicial estabeleceu as bases para nossa exploração visual: os símbolos inspirados na obra “Festa esnobe pára la princesa”, do artista espanhol Joan Miró, ganharam novos significados baseados em características pessoais, e os estudantes desenvolveram autorretratos abstratos, transformando seus dados pessoais em uma expressão artística única.

Em seguida, aprofundamos nosso entendimento do assunto por meio de uma exposição dialogada sobre visualização de dados, conectando os aprendizados da aula anterior e entendendo como fazer as associações visuais dos dados de forma a comunicar claramente as informações. Esta etapa foi crucial para criar uma base sólida antes de mergulharmos na criação dos gráficos.

Assim os alunos embarcaram na exploração dos dados coletados no censo da Sá Pereira: ficou definido um artista inspirador para cada ano/série, as turmas foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável pelo desenvolvimento de um gráfico para o resultado de uma das perguntas do Censo.

Para isso, deveriam entender os dados que receberam, pesquisar sobre o artista e escolher uma obra inspiradora.

Depois dessa breve pesquisa, e a partir das obras selecionadas, os grupos definiram os símbolos para representar as opções de respostas dos dados recebidos e começaram a desenvolver rascunhos dos gráficos.

Na última etapa, deram forma final às suas criações, transformando símbolos e rascunhos em obras de arte cheias de informação.

Cada gráfico foi desenvolvido refletindo a inspiração dos artistas brasileiros selecionados, de maneira que a obra contasse a história por trás dos dados representados.

ISPE – Resultado Final e Apresentação no IBGE Educa

Matemática – F6/F7/F8/F9

Finalmente chegamos ao resultado do nosso Censo Escolar. Ao longo do ano promovemos debates sobre o Censo, conhecemos representantes do IBGE, planejamos o nosso Censo, e agora temos os resultados finais.

Transformamos os nossos gráficos em arte, e o resultado foi apresentado na Feira Moderna.

Segue um anexo com os resultados oficiais do estudo.

Após a realização desse projeto, fomos convidados a participar do evento IBGE Educa, um departamento do instituto que desenvolve estratégias de educação para o letramento estatístico e comunicação. Na ocasião, tivemos a oportunidade de mostrar nosso projeto.

Segue um link sobre o evento em nossa página do Instagram:

IBGE Educa – link

Jogo de Cena – Sá Pereira É Feita De Quem?

Português F6/F7/F8/F9

Jogo de Cena é um filme do aclamado cineasta e documentarista Eduardo Coutinho. Nessa produção, histórias de vida reais são interpretadas por conhecidas atrizes. Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram suas histórias de vida em um estúdio. Em junho de 2006, 23 delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.

Em nossa produção, as histórias de vida contadas são dos colaboradores da Sá Pereira, personagens cotidianamente responsáveis pelo funcionamento dos bastidores da escola. Se, por um lado, fomos convidados pelo projeto institucional a pesquisar sobre “Brasil: é feito de quê?”, este projeto se depara com a pergunta “Sá Pereira é feita de quê (quem)?”.

A partir dessas discussões, a F9 se dispôs a fazer um “jogo de cena” com os funcionários da escola, muitos deles conhecidos há bastante tempo pelos alunos que estudam aqui desde a Pereirinha. Com o projeto, buscamos contar a história de quem faz a escola acontecer. 

Se você quer assistir a essas histórias, clique no link abaixo. Aproveite.

Sá Pereira é feita de quem?

Encerrando o Ano

F6 a F9 – Dança

Estamos ensaiando com afinco para a apresentação da próxima semana! Tem sido bonito acompanhar nossos alunos curtindo os ensaios gerais e pedindo para colegas de outras séries ensinarem suas coreografias. É nessa troca que as relações se estreitam, ampliando as parcerias e favorecendo novas vivências.

Encerramos o ano felizes com os avanços de cada turma, e com o quanto experimentamos da nossa cultura neste ano de “Brasil: é feito de quê?”. Conseguimos conhecer e dançar danças de todas as regiões brasileiras, entendendo o quanto nossa cultura é rica e diversa.

Objetos Cênicos

F9 – Artes

Enquanto nas aulas de Dança, Música e Teatro os estudantes dedicam-se aos ensaios da festa de encerramento, nas aulas de Artes estão mergulhando na produção de objetos cênicos que irão enriquecer e materializar a narrativa única que estão construindo no palco.

Para criar esses objetos, desenvolvem habilidades artísticas e criativas, tendo que colocar em prática os diversos conhecimentos técnicos que aprenderam ao longo dos anos enquanto participam ativamente da construção da narrativa visual que irá compor a peça. Cada objeto conta uma história própria, carregando consigo as experiências, tradições e resistências que compõem a verdadeira diversidade do Brasil.

Festa de Encerramento

F9

As turmas do Fundamental II apresentaram no dia 13 de dezembro o espetáculo Não sou de resistir, sou de reexistir.

Nós, do nono ano, que conduzimos a apresentação, nos dedicamos por muito tempo, com a ajuda dos nossos professores de Música, Teatro, Dança e Artes, para criar um trabalho digno de reflexão sobre o que é ser brasileiro, levando em consideração as pluralidades que formam nossa identidade cultural.
Após os anos afastados do Teatro em função da pandemia, nos sentimos gratos e felizes de poder voltar a ter essa experiência, que julgamos ser muito importante para a formação de estudantes de uma escola como a Sá Pereira.
Partiu, Ensino Médio!
F9MA e F9MB
Para acessar o programa do espetáculo clique aqui.
Para acessar as fotos do ensaio e apresentação clique aqui.

Assembleia

Neste final de ano realizamos mais uma assembleia com os estudantes para a definição do projeto institucional do ano que vem.

Pequenos grupos não seriados se reuniram, e cada um trouxe uma sugestão de tema para ano que vem. A preocupação com a saúde e com as relações da humanidade foi destaques nas propostas dos estudantes. Um grupo trouxe a ideia de trabalhar o tema da memória, outro quis discutir a questão do dinheiro.

Foi uma manhã muito rica, e que abriu diversas perspectivas de estudo para o ano que vem. Vem coisa boa por aí…

Premiação da Gincana de Educação Física

Educação Física – EF2

A gincana de Educação Física “Brasil não é só futebol” mobilizou todo o Ensino Fundamental 2 ao longo de um mês.

A disputa foi acirrada até a última tarefa e a turma vencedora foi a F7M. Conforme prometido, levamos todos os estudantes para a praça da Santa Marta, e cada aluno pode escolher entre um delicioso açaí ou um pastel com caldo de cana. Foi uma delícia.

Desafio de Futebol

EF2

Final de ano, é hora do desafio entre professores e alunos  na quadra!

Quem ganhou? A tradição foi mantida, e o time de professores levou a melhor. Experiência é tudo.

Mas o que vale mesmo é a diversão e a confraternização entre todos…