No retorno das aulas de Dança, convidamos nossos alunos a cuidar do corpo com exercícios de alongamento e mobilidade.
Nas F6, fizemos também uma autoavaliação do semestre, buscando refletir sobre as mudanças nas aulas de Dança e o processo de criação para a Mostra de Artes.
Nas F7 e F8 fizemos alguns exercícios básicos da ginástica artística, como estrelas, saltos e exercícios de equilíbrio.
Às F9 pedimos que escrevessem uma cena para a Festa de Encerramento em cima de uma das temáticas que eles nos trouxeram: a própria adolescência.
Nas próximas semanas, estudaremos o conceito de composição coreográfica, tendo diferentes coreógrafos como referência.
Na volta às aula de Teatro, os alunos foram convidados a experimentar o improviso teatral através de jogos de Viola Spolin, Augusto Boal e J.P Rangaert.
Com essa dinâmica, puderam trabalhar a atenção, concentração, escuta e pensamento coletivo. O momento propiciou a retomada das atividades artísticas e fortaleceu os laços entre os estudantes, tornando o reencontro uma experiência enriquecedora e prazerosa para todos.
Nas aulas de Artes Visuais, os estudantes de todo o fundamental II iniciaram o segundo semestre com muito trabalho: estão desenvolvendo um jogo sobre a história das artes visuais.
Essa atividade começou com um desafio: desenvolver uma linha do tempo que resumisse os principais movimentos artísticos, transformando-a em um jogo de tabuleiro interativo.
Cada ano ficou responsável por um período histórico e pelos movimentos artísticos que ocorreram naquele tempo. As turmas foram, então, divididas em grupos menores e cada grupo recebeu a tarefa de pesquisar a fundo um movimento artístico.
Com o auxílio dos Chromebooks, os alunos investigaram quando e onde cada movimento ocorreu, qual era o contexto histórico da época e quais eram as suas principais características estilísticas.
Depois de compreender o movimento artístico, cada grupo escolheu um artista representativo daquele período e uma obra específica para fazer uma releitura.
Nas próximas aulas, os alunos vão consolidar as pesquisas e começar a produção de suas próprias interpretações artísticas. Em seguida, vão organizar todas as informações coletadas e imagens para montar as cartas do jogo. Cada carta trará dados essenciais sobre os movimentos artísticos e as releituras feitas pelos estudantes, formando a base do nosso jogo de tabuleiro.
Por fim, com o jogo pronto, os alunos terão a oportunidade de testar suas criações, jogando e aprofundando0 seu entendimento sobre a história da arte. Além de criar um recurso didático único, estão experimentando uma forma de aprendizado dinâmica e colaborativa, que valoriza tanto o processo quanto o resultado.
Começando os trabalhos neste segundo semestre, as aulas de Música se voltaram a um debate recorrente: o que é música? E pra que serve?
Perguntas que foram respondidas de várias formas e ajudaram a aprofundar o entendimento desta linguagem artística que manipula e organiza sons no tempo. E o tempo é uma das chaves para entendê-la.
Em seguida, ouvimos três canções que apresentam definições do Tempo. “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, “Tempo Perdido”, de Renato Russo, e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos e Nelson Mota, abordam o Tempo na mitologia, na música, na poesia, na vida, na morte, no clima, na adolescência, no passado, presente ou futuro.
Na música, sua articulação vem enquanto duração, andamento, pulsação, compasso e ritmo. Conteúdo a ser explorado na sequência das aulas, servindo de material introdutório para o espetáculo de final de ano da escola.
Em consonância com o projeto institucional “Entre nós, cuidado”, as F9 realizaram durante as aulas de Teatro a leitura dramatizada da peça “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrita pela equipe de Artes com a colaboração dos alunos.
Essa atividade marca o início do trabalho, que tem como objetivo preparar a apresentação para a Festa de Encerramento de ano. A leitura coletiva permitiu que eles explorassem o texto, se apropriando das palavras e desenvolvendo uma compreensão mais profunda das questões abordadas pela peça.
A terceira edição da Feira Literária da nossa escola aconteceu no dia 24/08.
Mais uma vez, nossos estudantes produziram intensamente, enchendo a escola de cores com diversos trabalhos em diferentes estilos literários.
A Feira começou com uma palestra do escritor Otávio Júnior, que encantou a plateia com sua simpatia e sua inspiradora história de vida. O autor foi entrevistado por um grupo de alunos das F6s, que estão lendo O livreiro do Alemão, uma de suas obras.
Ao longo do dia, outras apresentações abrilhantaram o evento. A turma F8A encenou a peça O Alienista, de Machado de Assis. Tivemos uma apresentação de dança realizada por um grupo de ex-alunos da nossa escola, a estreia do grupo “Estudantes da Alegria”, que animou o público, além da encenação de O Rei da Vela pela turma M3. As mesas de conversa foram conduzidas pelos estudantes do Ensino Médio.
No quinto andar, nossa comunidade pôde visitar a feira de livros e aproveitar para colocar a conversa em dia.
Após o sucesso da arrecadação de livros, nosso grupo de voluntários que está organizando um mutirão para montar uma biblioteca no Morro Santa Marta iniciou a nova meta do projeto: a montagem e organização do espaço. Com as doações em mãos, os estudantes agora sobem o morro com a missão de transformar um local simples em um centro de conhecimento e cultura para a comunidade.
Estamos focados em organizar o espaço que foi cedido, preparando as prateleiras e catalogando os livros que em breve estarão disponíveis para todos.
A biblioteca está sendo montada com muito carinho. O objetivo é criar um espaço acolhedor e convidativo, onde crianças, jovens e adultos possam mergulhar no mundo da leitura.
A inauguração está prevista para acontecer até o final do ano.
F9 – Música
A sensibilização que iniciou a montagem do espetáculo de encerramento do ano de 2024 se deu, nas aulas de Música, a partir das canções que integram a peça. “Tempos Modernos”, de Lulu Santos e Nelson Motta, “Preciso me Encontrar”, de Candeia (sugerida pela Nina da F9B), e o rap “Motoboy”, de Manu Chao, foram muito bem recebidas pelas turmas de nono ano.
Nossos alunos compreenderam o contexto cênico e sugeriram alterações e estilos de arranjo musical, ajudando na construção da obra. Com o início dos ensaios, buscamos encontrar as tonalidades ideais para esses dois grupos, que atravessam período de mudanças de timbre, tessitura e estrutura do aparelho fonador.
A revisão de alguns conteúdos e a apresentação de outros novos foram necessárias para que a divisão de tarefas musicais nos arranjos evolua para um processo autônomo de estudo individual. Montar acordes nos instrumentos de teclas e cordas, perceber forma, melodia, afinação, memorizar letras e compreender (com o corpo) os ritmos presentes no arranjo são os desafios deste momento.
Com conteúdos e materiais adicionais postados no “Classroom” de Música, somados à dedicação individual de cada um, as aulas vão entrar em um cotidiano de ensaios e burilamento das canções.
Estudem!
Matemática – F6, F7, F8 e F9
Na última quarta-feira, dia 25/09, nossos estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023) receberam as suas medalhas em cerimônia realizada na Cidade das Artes.
A OBMEP tem conquistado espaço no calendário da Sá Pereira, e para além das medalhas conquistadas a olimpíada tem mobilizado nossos alunos na descoberta da matemática.
Estamos orgulhosos dos resultados e da participação de todos no evento.
Medalhistas:
Tito Pinheiro Boni – Medalhas de ouro nacional e regional
Francisco Ferraz Pamplona – Medalha de prata regional e medalha de bronze nacional
Miguel Monteiro de Aquino – Medalha de bronze regional
No mês de setembro, a turma de F9 imergiu na discussão sobre como compostos químicos são formados das ligações químicas presentes nele. A partir da estrutura atômica, caminhamos para as ligações químicas, de maneira a compreender como cada átomo se empreende nessas ligações. Em laboratório verificamos a condutividade elétrica de cada tipo de ligação química.
As turmas F9A e F9B estão se destacando nas aulas de Educação Física com a prática de esportes específicos. A F9A optou pela esgrima, explorando técnicas de ataque, defesa e estratégia, além de desenvolver habilidades como concentração e agilidade. Já a F9B escolheu o vôlei, focando em fundamentos como saque, bloqueio e trabalho em equipe. Ambas as turmas têm demonstrado grande empenho e entusiasmo, enriquecendo suas experiências esportivas e físicas.
Nossas discussões têm sido em torno do conceito de Comunicação Não-Violenta. As turmas tiveram a oportunidade de conhecer o psicólogo Marshall Rosenberg explicando sua inspiração para a teoria e simbologia (girafa e chacal), e assim entender a dicotomia “violenta vs. não violenta” a que ele se refere. A partir daí, se aprofundaram nos 4 passos, refletindo sobre como expressar observações sem julgamento, identificando sentimentos e necessidades, em busca de espaço para empatia, conexão e uma melhor qualidade nas relações interpessoais.
F9 – Dança
Lemos o texto “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrito pela Equipe de Artes com a colaboração das F9, e que será a peça de nossa Festa de Encerramento.
Durante a leitura, conversamos sobre a temática da coreografia que irão dançar, o significado e a importância dessa composição dentro do texto.
Assistimos a espetáculos de dança que tinham como temáticas a guerra, os desencontros e sacrifícios, buscando as diferentes qualidades de movimento que seriam necessárias para compor nossa coreografia.
Em seguida, em pequenos grupos, começaram a rascunhar ideias para nossa composição coreográfica, pesquisando movimentos e ampliando seu vocabulário corporal, tornando-se co-autores desse processo de criação.
F6/F7/F8/F9
A Feira Moderna é o momento culminante de todo o trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos ao longo do ano letivo.
Durante esse processo, nossos estudantes se dedicam a um currículo focado em procedimentos de pesquisa e desenvolvem estudos relacionados a temas do projeto institucional nas áreas de Ciências, História e Geografia.
Como acontece todos os anos, tivemos uma manhã especial para a apresentação dos trabalhos. Foram projetos relevantes e potentes, que abordaram diferentes dimensões do cuidado.
Essa atividade é um dos pilares pedagógicos da nossa escola, que valoriza a formação de cidadãos críticos, conectados com a sociedade, e a pesquisa como uma ferramenta essencial para o aprendizado.
Começamos na última semana nossos ensaios gerais. Foi bonito ver nossos alunos apresentando aos colegas o que prepararam nas aulas de Música, Teatro e Dança para nossa festa. Vê-los apropriados, reforçando os conteúdos estudados ao longo do ano através das linguagens artísticas, nos deixa realizados ao fim deste ano.
Na próxima semana já é dia de festa! Festa que tem como intuito celebrar coletivamente o ano de aprendizado de todos nós! Estamos ansiosos e desejosos de que seja uma noite feliz.
O grupo B (F6B, F7B, F8B e F9B) se apresentará às 18:30 e o grupo A (F6A, F7A, F8A e F9A) às 20:00.
Os ensaios no teatro serão no próprio dia 12, nos seguintes horários:
Grupo A(F6A, F7A, F8A, F9A) – das 14:00 às 16:00
(deverão deixar o teatro às 16:00 e retornar às 19:30, já prontos para a apresentação)
Grupo B (F6B, F7B, F8B, F9B) – das 16:00 às 18:00
(deverão chegar para o ensaio às 15:45, já com figurino e trazendo um lanche; não poderão deixar o teatro para comprar lanche fora)
Até lá!
O ano de 2024 foi um período de amadurecimento, construção de saberes e finalização de mais uma etapa da escolarização básica para os estudantes do nono ano do ensino fundamental. Combinando momentos de aprofundamento acadêmico, expressão artística e vivências coletivas, consolidamos um ano repleto de aprendizagens e experiências significativas.
A parceria entre estudantes e professores foi um dos pilares do nosso processo de aprendizado. Por meio de um diálogo aberto e respeitoso, construímos juntos um espaço de troca e criação coletiva. Professores incentivaram a autonomia dos estudantes e ofereceram suporte, provocando-os a criar estratégias de estudo e pesquisa nas diferentes disciplinas.
As atividades externas desempenharam um papel essencial no enriquecimento da formação acadêmica e cidadã dos estudantes. Visitas a museus, instituições culturais e projetos sociais ampliaram as referências culturais e proporcionaram momentos de reflexão sobre temas contemporâneos. A vivência intercultural na comunidade quilombola Cafundá Astrogilda foi um capítulo especial desta trajetória.
As oficinas de 100 minutos do Projeto Teia trouxeram desafios instigantes, abriram caminhos para a experimentação e a invenção e ajudaram a despertar novos interesses. Essas experiências estimularam o protagonismo estudantil e conectaram os estudantes ao prazer da descoberta. Foi uma oportunidade ímpar para conhecer temáticas como urbanismo e direito à cidade, a prática do educador ambiental, a criação de animações para o cinema, o entendimento sobre diplomacia e história, entre outras.
A comunidade escolar teve participação ativa na celebração das conquistas ao longo do ano. Eventos pedagógicos como a Feira Moderna, a Festa Junina e a Mostra de Artes permitiram que estudantes, professores e familiares compartilhassem os frutos do trabalho coletivo realizado. Esses encontros reforçaram o sentimento de pertencimento e a valorização do conhecimento produzido coletivamente.
As linguagens artísticas, parte obrigatória do currículo, ofereceram aos estudantes ferramentas para explorar e expressar suas emoções e percepções. No último ano do ensino fundamental II, eles puderam reafirmar seus olhares humanizados e críticos para pensar sobre os desdobramentos do projeto institucional.
Finalização de Processos Acadêmicos e Metodologias de Pesquisa
O nono ano marcou a conclusão de processos de trabalho em Ciências e Humanidades, bem como do currículo de procedimentos de pesquisa. Esses momentos foram fundamentais para consolidar habilidades analíticas, metodológicas e argumentativas, preparando os estudantes para os desafios do ensino médio e da vida acadêmica.
O cotidiano escolar foi um convite à convivência e ao aprendizado conjunto. Os estudantes vivenciaram situações que exigiram diálogo, empatia e resiliência, sempre acompanhados pelo apoio atento da equipe pedagógica. Esse suporte permitiu que os desafios se transformassem em oportunidades de crescimento pessoal e coletivo.
Com entusiasmo pelas conquistas de 2024, seguimos para 2025 com esperança e muitos desejos. Com a continuidade de boa parte dos estudantes no ensino médio, será possível construir novos futuros em parceria com as famílias e estudantes, visando ampliar as leituras de mundo de forma crítica e criativa, bem como criar todas as condições para os nossos jovens trilharem o caminho do ensino médio com consciência e segurança para a tomada de decisões ao fim da escolarização básica. Que o novo ano traga novas oportunidades de aprendizado, parcerias enriquecedoras e momentos que continuem a transformar nossas vidas. E que possamos acolher da melhor forma possível nossas grandes novidades: os 25 bolsistas sociais que integrarão as turmas de primeiro ano do ensino médio em 2025.
F6, F7, F8 e F9
Os “Estudantes da Alegria” surgiram no início deste ano, inspirados pelo tema institucional sobre o “cuidado”.
Formado por um grupo de estudantes voluntários, o projeto reuniu participantes ao longo do ano para escrever, ensaiar e apresentar números de palhaçaria em diferentes ocasiões.
Desta vez, o grupo se apresentou na Festa de Natal do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, encantando um público composto por diversas famílias atendidas no local.
Conduzidos pelo palhaço Loui (o professor Felipe, de Educação Física), vivemos uma manhã especial, repleta de afeto e cuidado.
“O espetáculo de hoje é uma construção coletiva, gostaria que todos pudessem apreciar o programa para saber de que modo cada um é autor de todo esse trabalho.
Estar numa escola em que a investigação científica, o olhar crítico, os direitos humanos e a arte são pressupostos do trabalho pedagógico é proporcionar essas experiências para todos, mas especialmente para esses jovens. Espero que esse espetáculo chegue a vocês como grito sensível, forte e delicado de humanidade. Desejo que todos saiam transformados.
E não se esqueçam, não estamos como artistas, mas como estudantes adolescentes que viveram um longo processo de criação, de pesquisa para fechar o projeto ‘Entre nós, cuidado’!
E já que cuidar é atentar-se ao outro, estejam atentos, inteiros.”
Foi assim que abrimos nossa festa de encerramento, com a fala da nossa diretora pedagógica, Jade Moura.
Esperamos que todos tenham saído sensibilizados e refletindo sobre tudo que foi dito, cantado e dançado.
Este é o link onde está o programa de nossa festa, para que guardem com carinho. Em breve enviaremos o vídeo da festa.
Estamos muito felizes e orgulhosos não só do resultado apresentado no encerramento, mas do processo que cada um de nós viveu ao longo deste ano de 2024.
Que as discussões do projeto “Entre nós, cuidado” permeiem e deem frutos ao longo de nossas vidas.
Obrigada pela parceria.
Ano que vem tem mais!