Depois de tanta expectativa e espera, nosso passeio à Praia do Perigoso aconteceu. Chegou inaugurando setembro, finalizando o segundo trimestre e anunciando a primavera que logo vem.
Animados, nossos estudantes se aventuraram na trilha até à praia. Subidas íngremes, descidas estreitas, escorregadias, vista linda, temperatura agradável. Um espera o outro, orienta, ajuda, dá a mão e passa dicas, ri junto, descansa, lancha, partilha. Sol e mar, nada melhor para relaxar!
São preciosas todas as oportunidades de estarmos juntos.
Valeu mateiros! Valeu galera! Valeu muito!
No último sábado foi realizada a 2ª Feira Literária em nossa escola. Mesmo com uma forte chuva o evento contou com uma grande presença da nossa comunidade.
Foi um dia repleto de diferentes atividades, com a incrível mostra dos trabalhos dos estudantes e diversos voluntários e voluntárias envolvidos em muitas iniciativas, como os jogos literários, as rodas de conversas do Ensino Médio e a barraca do Espaço Literário Santa Marta.
Em nosso teatro, uma série de palestras e apresentações transformou o local em um autêntico espaço cultural. Começamos com uma palestra inspiradora da escritora Márcia Kambeba, que nos encantou com suas histórias e cantos. Em seguida, assistimos a uma pequena cena escrita pelos estudantes da F8 sobre o livro Crime no Cais do Valongo. Logo depois, veio o cordelista Victor Lobisomem desfilar com seus deliciosos cordéis, e o poeta e compositor Thiago Thiago de Mello emocionou a plateia com suas “Canções Amazônicas”. O dia se encerrou com a exibição do filme Andança, sobre a trajetória da sambista Beth Carvalho.
No quinto andar, a feira de livros e as deliciosas comidas também fizeram sucesso.
Fica a saudade de mais um momento especial de nosso calendário pedagógico, e que venha a próxima feira…
Durante o mês de agosto, as aulas de Teatro foram focadas em explorar a integração, a percepção e o pensamento criativo das alunas e dos alunos.
Iniciamos com exercícios que os encorajaram a se conhecer melhor, buscando entender suas próprias emoções e expressões. Em seguida, trabalhamos na percepção do outro, realizando atividades que estimularam a observação atenta das ações e reações dos colegas.
O fortalecimento do coletivo foi o objetivo de exercícios de improvisação e jogos teatrais em grupo. Isso permitiu que os alunos se conectassem de forma mais profunda e desenvolvessem um senso de confiança mútua. O pensamento criativo foi estimulado por meio de desafios que demandaram soluções não convencionais e encorajaram a experimentação corporal.
Conforme o mês avançava, os alunos começaram a aplicar esses conceitos em criações mais elaboradas. Eles exploraram diferentes perspectivas, emoções e situações, incorporando o aprendizado sobre integração, percepção e pensamento criativo. Ao final do mês, notamos uma evolução significativa na capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, compreender nuances emocionais e abordar os desafios de forma inovadora.
Essa experiência nas aulas de teatro não apenas proporcionou o desenvolvimento das habilidades teatrais, como promoveu a autoconsciência, a empatia e a criatividade, inaugurando a formação da identidade artística desse coletivo.
No mês de agosto, a eletiva de Prática de Conjunto retomou as aulas com algumas atividades já vistas no primeiro semestre e com novidades no planejamento. Retomamos o estudo d’O Passo, método de ensino de música focado no ritmo, que dá suporte às montagens dos arranjos, além de consolidar e ampliar conhecimentos musicais pertinentes a todos.
Um novo planejamento de aula foi proposto, com o objetivo de incluir um momento de apreciação musical em todos os encontros. Nessa atividade a turma ouve e discute diferentes gravações, abordando nas conversas conteúdos musicais diversos, com ênfase na observação de diferentes tipos de arranjo. Nesse período também definimos os caminhos e conteúdos do semestre e escolhemos o repertório a ser trabalhado.
As aulas dessa oficina eletiva começaram focadas em um dos assuntos centrais do semestre: metodologia de projeto.
Depois de conversar sobre os objetivos e o planejamento da disciplina, começamos a nos aproximar desse tema de estudo com a leitura de um texto que sintetiza a metodologia proposta por Mike Baxter, bastante popular em diversas áreas, especialmente no contexto do Design. Discutimos os principais pontos e começamos a aplicar uma versão dessa metodologia adaptada ao nosso projeto final: construir e instalar pequenos objetos e estruturas que possam melhorar o funcionamento da escola.
Nossa primeira etapa envolveu a elaboração e a aplicação de um questionário para identificar demandas que possamos tentar atender. Depois, fizemos a triagem das respostas e estamos começando a buscar soluções para as questões destacadas.
A M1 iniciou o segundo semestre investigando as principais substâncias presentes nos seres vivos: a bioquímica celular. A molécula presente em maior quantidade na matéria viva, a água, teve suas propriedades discutidas e experimentadas no laboratório. Os estudantes ficaram curiosos sobre a polaridade molecular e sua relação com a solubilidade, com as características de coesão e adesão, tensão superficial, capilaridade etc.
Os experimentos foram fundamentais para tornar concretos alguns conceitos que estavam abstratos, e tornaram a aprendizagem mais significativa. Após a abordagem da água, discutimos sobre os sais minerais e sua importância nas células vivas, bem como a das vitaminas. Nesse momento, aproveitamos para debater sobre nutrição e a importância de uma alimentação equilibrada, sem excessos nem ausências, para a manutenção de um organismo saudável.
As primeiras aulas da eletiva de Botânica foram muito animadas e produtivas!
No primeiro encontro, os estudantes montaram um aquário para abrigar as plantas aquáticas utilizadas para observação de células vegetais no microscópio óptico. Ficou lindo e a turma pediu para colocar um peixe Beta, a quem deram o nome de Einstein. Desde então, os estudantes têm se revezado para alimentar e cuidar do Einstein (criaram até um grupo de whatsapp para organização dos cuidados).
Realizamos um experimento sobre a condução de seiva através dos vasos condutores e já investigamos os grupos do Reino Plantae e seus ciclos de vida: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Nossas pesquisas têm sido realizadas sob a ótica evolutiva da conquista do ambiente terrestre pelos vegetais, relacionando a presença de vasos condutores e estruturas reprodutivas adaptadas a esse ambiente com a independência de grande quantidade de umidade.
As aulas têm ocorrido sempre no laboratório, onde misturamos atividades experimentais e produção de lindos materiais para a exposição final da eletiva!
Com a retomada das aulas, a M1 iniciou os estudos sobre as ligações químicas e sobre os compostos nos quais podemos identificar tais interações interatômicas. Passeamos pelos óxidos e estudamos suas principais características e como eles podem, por exemplo, formar outros compostos.
No laboratório, identificamos a produção de hidróxidos (de cálcio e de magnésio) através da reação entre óxidos básicos e água.
Em agosto, os alunos da turma M1 se envolveram em um estudo sobre climas e mudanças climáticas. Por meio de aulas interativas, exploraram os fundamentos climáticos, desvendando os fatores que moldam os diferentes tipos de climas encontrados no Brasil e no mundo, desde as áreas temperadas até as regiões equatoriais.
A turma também mergulhou na análise das mudanças climáticas globais, compreendendo as causas e os impactos associados a esse fenômeno. Além disso, os estudantes participaram de debates estimulantes sobre a importância da sustentabilidade e da adoção de práticas ecoconscientes em suas vidas diárias.
Ao longo de agosto, a turma demonstrou um compromisso notável em compreender e enfrentar os desafios climáticos atuais, emergindo como defensores conscientes do nosso ambiente em constante transformação, em concordância com as aspirações de sua geração.
Seguindo com os aprofundamentos das funções, no mês de agosto a M1 estudou as características e os padrões da Função Quadrática, que ganha maior importância no Ensino Médio por sua grande utilidade. Seu gráfico em forma de parábola será muito útil para outras áreas, como o estudo dos movimentos uniformemente variados em Física.
Seguimos também com o estudo da Trigonometria. Agora, conhecemos a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos, que são aplicadas a triângulos quaisquer, pois as fórmulas do seno, do cosseno e da tangente, já conhecidas, serviam apenas para aplicação no triângulo retângulo.
Após um semestre de estudos, pesquisas e leituras, com a mediação das professoras Isadora Xavier e Laiza Verçosa, as turmas de ensino médio apresentaram suas produções na Feira Literária.
Nas aulas de Literatura, os livros Torto arado, de Itamar Vieira Jr., e Estela sem Deus, de Jeferson Tenório, foram lidos, discutidos e apropriados pelos estudantes nos diálogos estabelecidos com a professora Isadora Xavier. Como resultado dessa trajetória literária, foram apresentadas duas rodas de conversa sobre os livros, visando incentivar o público para a leitura e sensibilizá-lo para os temas em destaque.
Nas aulas de Produção de Texto, foram dedicadas muitas atenções para conhecer educadores e educadoras brasileiras e refletir sobre a educação no Brasil. Com base nessas discussões, foi criado o livreto Educação Brasileira, com textos autorais em diferentes gêneros literários.
Dança e Literatura foi a temática escolhida para a eletiva de Dança neste semestre.
Iniciamos nossos encontros com uma sensibilização sobre o tema, mostrando como o diálogo entre essas duas artes se dá.
Em seguida, assistimos a diferentes espetáculos de dança que têm a literatura como tema, entre eles D. Quixote, da Cia. Anna Vitória, Cão Sem Plumas, de Deborah Colker, e Tudo que não invento é falso, de Paula Macarajá. Conversamos sobre as impressões que esses trabalhos trouxeram a nossos alunos e pedimos para que pensassem em formatos para a composição coreográfica que vamos montar.
Na semana seguinte, foi unânime a decisão de trabalhar com poesias, e do desejo deles surgiu o projeto “Quadros Poéticos”. A partir dessa escolha, pesquisaram poesias de diferentes poetas brasileiros, abrindo diálogo com o projeto institucional. Na sequência, em pequenos grupos, nossos alunos começaram a transformar as palavras em movimento, dando início ao nosso trabalho coreográfico.
Na última semana fizemos o lançamento do “Almanaque Literário”, uma coletânea de escritos de nossos estudantes do EF2 e EM. Desde o ano passado, com o lançamento da Feira Literária, temos provocado nossos autores a participarem deste projeto.
A cada ano que passa percebemos o quanto a escrita tem se consolidado de forma mais madura, novos temas têm surgido e cada um se orgulha de sua autoria. Histórias de vida disfarçadas, sentimentos íntimos, mistérios e até mesmo textos que dialogam com as diferentes disciplinas, está tudo aqui.
Neste processo criativo, alguns estudantes se deixam levar de forma aberta e segura enquanto outros ficam reticentes em compartilhar seus escritos. Portanto, esses textos não são escritos quaisquer, mas também a essência de cada indivíduo que se revela através da palavra.
Como disse a escritora Clarice Lispector, “Escrever é um ato de coragem, é revelar ao mundo as paisagens internas da alma, os labirintos da mente e as sutilezas do coração.”
Este ano foi especial. O material se transformou em um belo livro, e o orgulho de cada um foi ainda maior.
Se você quiser ver este trabalho, copie o QR code disponível na galeria de fotos, e um livro virtual será aberto.
Boa leitura.
Trouxemos a proposta da construção de um genograma para que os estudantes pudessem conhecer, observar e compartilhar as experiências profissionais de seus familiares, destacando também seus próprios interesses de profissão ou de áreas de estudos neste momento.
Conheceram o que é um genograma e, a partir daí, cada um escolheu uma forma de fazer o seu. Depois compartilharam com os colegas da turma um pouco das suas histórias e observações.
Os meses de novembro e início de dezembro foram de fechamento do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. Os alunos prepararam apresentações para serem compartilhadas com a turma, incluindo as questões iniciais que levaram o grupo a escolher seus temas, os resultados das pesquisas e as contribuições da sociologia para melhor compreensão desses dados.
A partir das apresentações, os grupos fizeram cartazes para serem expostos junto com alguns vídeos de P.O.V. selecionados pela turma para serem expostos na Jornada das Eletivas.
Desta forma encerramos um semestre em que os estudantes puderam se aprofundar um pouco mais em temas de seu interesse e experimentaram o que é uma pesquisa sociológica.
Nas últimas semanas do ano letivo, fechamos o estudo da bioquímica celular com os lipídios e ácidos nucleicos. Também discutimos sobre os diferentes tipos de células e a estrutura da membrana plasmática. Depois abordamos as organelas citoplasmáticas e suas funções para o metabolismo celular.
Ao final da primeira série do ensino médio, os estudantes estarão preparados para a próxima etapa na Biologia: processos de divisão celular, embriologia, histologia e fisiologia.
Também realizamos a visita ao Museu Nacional/UFRJ, na qual os estudantes puderam ter contato com uma coleção maravilhosa de animais e conversar com pesquisadores da área.
Já estão animados para virar M2! Boas férias!
Nas aulas de Geografia do mês de novembro, a M1 concentrou-se no estudo do meio ambiente e na legislação ambiental brasileira.
Por meio de documentários como A Lei da Água: o Novo Código Florestal e Sob a pata do boi, os alunos foram estimulados a pensar sobre diversos temas do Brasil atual. Os objetivos incluíram compreender a influência das conferências ambientais na formulação de políticas globais, identificar conferências-chave como a Rio-92 e a COP, explorar temas como mudanças climáticas e biodiversidade e promover a participação dos alunos em discussões sobre a importância do engajamento ambiental em níveis local e global.
A turma demonstrou envolvimento significativo com a temática, refletindo uma compreensão aprofundada das políticas ambientais e um compromisso ativo com as questões abordadas.
Neste terceiro trimestre, a M1 se dedicou a mais dois tipos de função: exponencial e logarítmica.
Para começar bem o assunto, tivemos de fazer uma recordação de tudo o que envolve a potenciação, a radiciação e suas propriedades.
Como o próprio nome da função exponencial já anuncia, sua lei faz relação com o expoente, um dos termos da potenciação. Assim, nesta função a variável x está no expoente de uma potência. Observando suas características e o comportamento do seu gráfico, percebemos que é uma curva que cresce ou decresce de maneira muito rápida. Daí, inclusive, a expressão “crescimento exponencial”, utilizada até mesmo na linguagem cotidiana, muitas vezes associada a pessoas ou empresas, por exemplo.
Já a função logarítmica é a inversa da função exponencial e possui gráfico simétrico. No momento em que nos debruçamos no aprendizado dessa última função, já havíamos terminado os assuntos de Matemática 2 previstos para este ano. Assim, pudemos dedicar todos os cinco tempos semanais de Matemática exclusivamente para este assunto, o que foi ótimo para caminharmos com calma nos conhecimentos desta matéria que possui fama (apenas) de assustadora.
Para fechar o ano, tivemos uma última semana de jogos, envolvendo os conteúdos trabalhados ao longo do ano. Além de Kahoot, jogamos chapéu, uma brincadeira muito divertida e que não precisa ser jogada apenas com termos do vocabulário de Matemática. É uma ótima sugestão para se jogar em família ou com amigos nas festividades de final de ano. Se ficou curioso(a), pergunte as regras a um(a) estudante!
Iniciamos o estudo das Ondas, no qual um elemento interessante é o chamado Efeito Doppler. Sabe quando uma ambulância passa por você com sua sirene ligada e o som parece ficar diferente? Esse é o Efeito Doppler, que estuda a diferença na percepção de um som em função da movimentação da fonte e/ou de quem escuta. De forma básica, para alguém parado, quando a fonte sonora se aproxima, seu som parece ser mais agudo e passa a ficar mais grave quando a fonte se afasta. Repare que isso é apenas a percepção, já que o som para o motorista da ambulância permanece o mesmo.
Esse efeito também pode ser observado com a luz, mas isso vamos deixar para comentar no 3º ano.
Neste final de ano realizamos mais uma assembleia com os estudantes para a definição do projeto institucional do ano que vem.
Pequenos grupos não seriados se reuniram, e cada um trouxe uma sugestão de tema para ano que vem. A preocupação com a saúde e com as relações da humanidade foi destaques nas propostas dos estudantes. Um grupo trouxe a ideia de trabalhar o tema da memória, outro quis discutir a questão do dinheiro.
Foi uma manhã muito rica, e que abriu diversas perspectivas de estudo para o ano que vem. Vem coisa boa por aí…