Depois de tanta expectativa e espera, nosso passeio à Praia do Perigoso aconteceu. Chegou inaugurando setembro, finalizando o segundo trimestre e anunciando a primavera que logo vem.
Animados, nossos estudantes se aventuraram na trilha até à praia. Subidas íngremes, descidas estreitas, escorregadias, vista linda, temperatura agradável. Um espera o outro, orienta, ajuda, dá a mão e passa dicas, ri junto, descansa, lancha, partilha. Sol e mar, nada melhor para relaxar!
São preciosas todas as oportunidades de estarmos juntos.
Valeu mateiros! Valeu galera! Valeu muito!
No último sábado foi realizada a 2ª Feira Literária em nossa escola. Mesmo com uma forte chuva o evento contou com uma grande presença da nossa comunidade.
Foi um dia repleto de diferentes atividades, com a incrível mostra dos trabalhos dos estudantes e diversos voluntários e voluntárias envolvidos em muitas iniciativas, como os jogos literários, as rodas de conversas do Ensino Médio e a barraca do Espaço Literário Santa Marta.
Em nosso teatro, uma série de palestras e apresentações transformou o local em um autêntico espaço cultural. Começamos com uma palestra inspiradora da escritora Márcia Kambeba, que nos encantou com suas histórias e cantos. Em seguida, assistimos a uma pequena cena escrita pelos estudantes da F8 sobre o livro Crime no Cais do Valongo. Logo depois, veio o cordelista Victor Lobisomem desfilar com seus deliciosos cordéis, e o poeta e compositor Thiago Thiago de Mello emocionou a plateia com suas “Canções Amazônicas”. O dia se encerrou com a exibição do filme Andança, sobre a trajetória da sambista Beth Carvalho.
No quinto andar, a feira de livros e as deliciosas comidas também fizeram sucesso.
Fica a saudade de mais um momento especial de nosso calendário pedagógico, e que venha a próxima feira…
Durante o mês de agosto, as aulas de Teatro foram focadas em explorar a integração, a percepção e o pensamento criativo das alunas e dos alunos.
Iniciamos com exercícios que os encorajaram a se conhecer melhor, buscando entender suas próprias emoções e expressões. Em seguida, trabalhamos na percepção do outro, realizando atividades que estimularam a observação atenta das ações e reações dos colegas.
O fortalecimento do coletivo foi o objetivo de exercícios de improvisação e jogos teatrais em grupo. Isso permitiu que os alunos se conectassem de forma mais profunda e desenvolvessem um senso de confiança mútua. O pensamento criativo foi estimulado por meio de desafios que demandaram soluções não convencionais e encorajaram a experimentação corporal.
Conforme o mês avançava, os alunos começaram a aplicar esses conceitos em criações mais elaboradas. Eles exploraram diferentes perspectivas, emoções e situações, incorporando o aprendizado sobre integração, percepção e pensamento criativo. Ao final do mês, notamos uma evolução significativa na capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, compreender nuances emocionais e abordar os desafios de forma inovadora.
Essa experiência nas aulas de teatro não apenas proporcionou o desenvolvimento das habilidades teatrais, como promoveu a autoconsciência, a empatia e a criatividade, inaugurando a formação da identidade artística desse coletivo.
No mês de agosto, a eletiva de Prática de Conjunto retomou as aulas com algumas atividades já vistas no primeiro semestre e com novidades no planejamento. Retomamos o estudo d’O Passo, método de ensino de música focado no ritmo, que dá suporte às montagens dos arranjos, além de consolidar e ampliar conhecimentos musicais pertinentes a todos.
Um novo planejamento de aula foi proposto, com o objetivo de incluir um momento de apreciação musical em todos os encontros. Nessa atividade a turma ouve e discute diferentes gravações, abordando nas conversas conteúdos musicais diversos, com ênfase na observação de diferentes tipos de arranjo. Nesse período também definimos os caminhos e conteúdos do semestre e escolhemos o repertório a ser trabalhado.
As aulas dessa oficina eletiva começaram focadas em um dos assuntos centrais do semestre: metodologia de projeto.
Depois de conversar sobre os objetivos e o planejamento da disciplina, começamos a nos aproximar desse tema de estudo com a leitura de um texto que sintetiza a metodologia proposta por Mike Baxter, bastante popular em diversas áreas, especialmente no contexto do Design. Discutimos os principais pontos e começamos a aplicar uma versão dessa metodologia adaptada ao nosso projeto final: construir e instalar pequenos objetos e estruturas que possam melhorar o funcionamento da escola.
Nossa primeira etapa envolveu a elaboração e a aplicação de um questionário para identificar demandas que possamos tentar atender. Depois, fizemos a triagem das respostas e estamos começando a buscar soluções para as questões destacadas.
As primeiras aulas da eletiva de Botânica foram muito animadas e produtivas!
No primeiro encontro, os estudantes montaram um aquário para abrigar as plantas aquáticas utilizadas para observação de células vegetais no microscópio óptico. Ficou lindo e a turma pediu para colocar um peixe Beta, a quem deram o nome de Einstein. Desde então, os estudantes têm se revezado para alimentar e cuidar do Einstein (criaram até um grupo de whatsapp para organização dos cuidados).
Realizamos um experimento sobre a condução de seiva através dos vasos condutores e já investigamos os grupos do Reino Plantae e seus ciclos de vida: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Nossas pesquisas têm sido realizadas sob a ótica evolutiva da conquista do ambiente terrestre pelos vegetais, relacionando a presença de vasos condutores e estruturas reprodutivas adaptadas a esse ambiente com a independência de grande quantidade de umidade.
As aulas têm ocorrido sempre no laboratório, onde misturamos atividades experimentais e produção de lindos materiais para a exposição final da eletiva!
A M2 segue estudando anatomia e fisiologia humana. Em agosto, os sistemas digestório e cardiovascular foram investigados, e os estudantes têm produzido lindos materiais para a Feira Moderna. Estamos animados para mostrar nossa produção artística e científica!
Realizamos uma aula de laboratório com a dissecção de um coração de porco que foi um sucesso: os vasos sanguíneos e suas características, os átrios e ventrículos, os vasos coronários etc. puderam ser observados e analisados. Vejam alguns registros desses momentos:
Após o recesso escolar, a M2 imergiu em outras perspectivas da Química, aprofundando-se na discussão dos impactos ambientais gerados pelo uso do petróleo e seus derivados em nossa sociedade. Caminhamos pela estrutura carbônica dos hidrocarbonetos presentes na composição do petróleo e observamos, quimicamente, por que utilizamos o petróleo para geração de energia, por exemplo.
O mês de agosto foi repleto de aprendizado. Os estudantes se aprofundaram nos campos da geografia da indústria, economias desenvolvidas e desenvolvimento de telecomunicações. Exploraram a complexa interligação entre a atividade industrial, os sistemas econômicos avançados e as dinâmicas globais que impulsionam o progresso. Suas mentes curiosas foram estimuladas por debates sobre os efeitos das economias desenvolvidas na distribuição de recursos e oportunidades em escala global.
Um dos destaques do mês foi a visita ao Museu das Telecomunicações e Humanidades (MuseHum), realizada em 9 de agosto. Durante a visita, os alunos imergiram na história e no desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, explorando como a conectividade tem moldado o mundo moderno e impulsionado processos de globalização. As interações com as exposições no museu forneceram uma compreensão prática dos avanços tecnológicos que tornaram nosso mundo mais interconectado do que nunca.
Neste último mês, a M2 dedicou seu tempo a estudar matemática comercial e financeira. Começaram fazendo uma boa revisão de porcentagem e seus desdobramentos, e em seguida estudaram juros. Entenderam o significado de juros e a diferença entre juros simples e compostos. Para estes, foi necessário o uso de conhecimentos anteriormente trabalhados: exponencial e logaritmo. Assim, mais uma vez, os alunos perceberam como a matemática está toda interligada e exige, quase sempre, pré-requisitos.
Nas aulas de Matemática 2, seguiram se aprofundando no estudo da geometria espacial. No entanto, agora, os objetos de estudo foram o cilindro e o cone. Resolveram vários exercícios, calculando áreas e volumes de cisternas, latas, casquinhas de sorvete, chapéus de bruxa, guarda-chuvas, cúpulas de abajur etc.
Após um semestre de estudos, pesquisas e leituras, com a mediação das professoras Isadora Xavier e Laiza Verçosa, as turmas de ensino médio apresentaram suas produções na Feira Literária.
Nas aulas de Literatura, os livros Torto arado, de Itamar Vieira Jr., e Estela sem Deus, de Jeferson Tenório, foram lidos, discutidos e apropriados pelos estudantes nos diálogos estabelecidos com a professora Isadora Xavier. Como resultado dessa trajetória literária, foram apresentadas duas rodas de conversa sobre os livros, visando incentivar o público para a leitura e sensibilizá-lo para os temas em destaque.
Nas aulas de Produção de Texto, foram dedicadas muitas atenções para conhecer educadores e educadoras brasileiras e refletir sobre a educação no Brasil. Com base nessas discussões, foi criado o livreto Educação Brasileira, com textos autorais em diferentes gêneros literários.
Dança e Literatura foi a temática escolhida para a eletiva de Dança neste semestre.
Iniciamos nossos encontros com uma sensibilização sobre o tema, mostrando como o diálogo entre essas duas artes se dá.
Em seguida, assistimos a diferentes espetáculos de dança que têm a literatura como tema, entre eles D. Quixote, da Cia. Anna Vitória, Cão Sem Plumas, de Deborah Colker, e Tudo que não invento é falso, de Paula Macarajá. Conversamos sobre as impressões que esses trabalhos trouxeram a nossos alunos e pedimos para que pensassem em formatos para a composição coreográfica que vamos montar.
Na semana seguinte, foi unânime a decisão de trabalhar com poesias, e do desejo deles surgiu o projeto “Quadros Poéticos”. A partir dessa escolha, pesquisaram poesias de diferentes poetas brasileiros, abrindo diálogo com o projeto institucional. Na sequência, em pequenos grupos, nossos alunos começaram a transformar as palavras em movimento, dando início ao nosso trabalho coreográfico.
Na última semana fizemos o lançamento do “Almanaque Literário”, uma coletânea de escritos de nossos estudantes do EF2 e EM. Desde o ano passado, com o lançamento da Feira Literária, temos provocado nossos autores a participarem deste projeto.
A cada ano que passa percebemos o quanto a escrita tem se consolidado de forma mais madura, novos temas têm surgido e cada um se orgulha de sua autoria. Histórias de vida disfarçadas, sentimentos íntimos, mistérios e até mesmo textos que dialogam com as diferentes disciplinas, está tudo aqui.
Neste processo criativo, alguns estudantes se deixam levar de forma aberta e segura enquanto outros ficam reticentes em compartilhar seus escritos. Portanto, esses textos não são escritos quaisquer, mas também a essência de cada indivíduo que se revela através da palavra.
Como disse a escritora Clarice Lispector, “Escrever é um ato de coragem, é revelar ao mundo as paisagens internas da alma, os labirintos da mente e as sutilezas do coração.”
Este ano foi especial. O material se transformou em um belo livro, e o orgulho de cada um foi ainda maior.
Se você quiser ver este trabalho, copie o QR code disponível na galeria de fotos, e um livro virtual será aberto.
Boa leitura.
Os meses de novembro e início de dezembro foram de fechamento do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. Os alunos prepararam apresentações para serem compartilhadas com a turma, incluindo as questões iniciais que levaram o grupo a escolher seus temas, os resultados das pesquisas e as contribuições da sociologia para melhor compreensão desses dados.
A partir das apresentações, os grupos fizeram cartazes para serem expostos junto com alguns vídeos de P.O.V. selecionados pela turma para serem expostos na Jornada das Eletivas.
Desta forma encerramos um semestre em que os estudantes puderam se aprofundar um pouco mais em temas de seu interesse e experimentaram o que é uma pesquisa sociológica.
Ao longo das últimas aulas, os estudantes discutiram sobre os sistemas nervoso e endócrino, responsáveis pela coordenação do organismo. Como sempre muito curiosos, trouxeram questionamentos sobre problemas relacionados a esses sistemas e abordamos diversas condições nervosas e endócrinas.
O grupo segue muito afinado, curioso e divertido, e já estamos animados com a M3 de 2024. Até fevereiro!
A M2 seguiu em uma aventura através dos territórios econômicos!
Primeiro, os estudantes se debruçaram sobre o tema das “Economias Planificadas”, desvendando questões da União Soviética e da República Popular da China, enquanto debatemos elementos históricos e contemporâneos e complementamos o conteúdo com vídeos educativos do jornal Nexo.
Em seguida, migramos para a exploração das “Economias Emergentes”: nos debruçamos sobre os Tigres Asiáticos, a América Latina e o grupo IBAS, debatendo como essas economias estão sacudindo o cenário econômico global.
Na continuação do mês, nos dedicamos ao estudo do filme Adeus, Lênin!, com o objetivo de contextualizar historicamente a queda do Muro de Berlim e promover uma compreensão emocional do período pós-Guerra Fria. A exposição do filme buscou também desenvolver a consciência cultural dos alunos, incentivando empatia e discussões críticas sobre as realidades sociais e políticas.
Os alunos se dedicaram ao estudo das matrizes, números reais organizados em linhas e colunas. As matrizes foram criadas para facilitar a representação matemática de tabelas que aparecem com frequência no cotidiano: classificação de times de futebol, notas de corte, posição no vestibular, dados demográficos, entre outros dados. Nessa organização, as informações aparecem dentro de colchetes ou de parênteses e cada número é chamado de elemento.
É possível somar, subtrair e multiplicar matrizes. Essa configuração facilita a execução de variados cálculos ao mesmo tempo, a realização de análises e a comparações dos valores.
A M2 encerrou o período fazendo uma última semana de jogos envolvendo assuntos trabalhados ao longo do ano.
Falamos sobre os efeitos dos movimentos circulares. Um exemplo interessante é como funcionam as marchas da bicicleta. Temos um sistema com transmissão de movimentos. A roda traseira está presa a um eixo onde ficam as marchas, conhecido como pinha, que pela corrente se prende ao mecanismo conhecido como coroa, onde estão os pedais. Então, quando se pedala, giramos a coroa, que gira a pinha, que gira a roda. Mas sabemos que certas posições fazem os pedais ficarem mais leves ou mais pesados, e isso se deve à diferença da posição da corrente entre os níveis na coroa e na pinha. Essas combinações de posições da corrente são as marchas da bicicleta. Para se ter mais velocidade, percorrendo um maior espaço com menos pedaladas, se deve colocar a corrente em um raio maior na coroa e em um menor na pinha. Para vencer uma subida, pode se fazer a combinação oposta, com menor raio na coroa e maior na pinha. Isso vai deixar a pedalada mais leve, mesmo reduzindo a velocidade.
Neste final de ano realizamos mais uma assembleia com os estudantes para a definição do projeto institucional do ano que vem.
Pequenos grupos não seriados se reuniram, e cada um trouxe uma sugestão de tema para ano que vem. A preocupação com a saúde e com as relações da humanidade foi destaques nas propostas dos estudantes. Um grupo trouxe a ideia de trabalhar o tema da memória, outro quis discutir a questão do dinheiro.
Foi uma manhã muito rica, e que abriu diversas perspectivas de estudo para o ano que vem. Vem coisa boa por aí…