Bloco da Sá Pereira

Sábado passado, dia 03/02, abrimos o ano letivo com o desfile do nosso bloco. Ao som do samba De semente em semente a gente planta uma floresta, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Música de Fundamental I, abrimos as reflexões sobre o Projeto de 2024: “Entre nós, cuidado”.
No portão da sede da Capistrano, símbolos adinkras enfeitavam nossa escola, escolhidos por dialogarem com o tema que será nosso objeto de estudo ao longo do ano.
Agradecemos imensamente à nossa bateria, a Fanfarrada, e à presença de todos que cantaram, dançaram e alegraram este nosso ínicio de ano, como bem diz nosso samba:

“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”

Meditação nas Tribos

M1 a M3 – Tribos

Em todas as Tribos conversamos bastante sobre a prática da meditação e sobre como esse momento de relaxar e se conectar com a respiração pode ser benéfico para o nosso dia a dia, inclusive na escola.

De início, fizemos um exercício de respiração com o objetivo de nos conectar com o corpo, tentando concentrar os pensamentos no momento presente.

Esse exercício é precioso, pois os estudantes parecem se conectar consigo mesmos para depois nos encontrarmos no coletivo. A fala e a escuta ganham um novo ritmo e com isso se amplia a oportunidade de termos um bom espaço para reflexão.

Bem-Vindos!

Para todos

O ano de 2024 começa com a alegria de sempre. Novo Projeto e novidades. Os alunos antigos matam a saudade e recebem os alunos novos. Foram muitos os estudantes que chegaram e, nestas primeiras semanas, aos poucos vamos nos conhecendo e nos aproximando mais.

Como diz o nosso samba desse ano,

“Aqui nesse mundão
Ninguém faz nada sozinho
Se alguém te dá a mão
Fica mais fácil o caminho”

Seguimos juntos!
Sejam todos bem-vindos!

Uso do Causative

M1 e M2 – Língua Inglesa

Na turma A, trabalhamos compreensão leitora (texto e vídeo) e um tópico gramatical (causative), relacionados com o tema do ano. E refletimos sobre a diferença entre tradução e decodificação ao tentar traduzir para o inglês “Entre nós, cuidado” e ao compreender o uso do causative, que não existe em português.

Retratos da Literatura Negra Brasileira

M1, M2 e M3 – Eletiva Linguagens

A palavra “retrato” aparece em dicionários como a reprodução da imagem de uma pessoa. Na primeira semana de eletiva, fizemos um exercício de representar em palavras diversos personagens e autores negros da literatura brasileira. Ao longo do semestre, leremos mais sobre essas importantes figuras da nossa história.

Cuidar de Alguém?

M1 M2 – Produção de Texto

Começamos as aulas de Produção Textual entendendo o tema institucional, sobretudo a partir do conceito de saúde integral. Para conhecer a escrita e a opinião de cada um, foi realizada uma primeira produção textual com o tema “O que significa cuidar de alguém?”. Por meio de vídeos, discussões e exercícios de leitura e escrita, buscamos desenvolver um repertório sociocultural produtivo, uma das cinco competências avaliadas no Enem e em outros exames vestibulares.

Sonhos em Movimento

M1 M2 – Corporeidade

Nas últimas semanas nos dedicamos a receber os alunos de M1 e M2 para apresentar a eletiva de Dança, disciplina de Corporeidade que integra as eletivas orientadas do EM.

Neste semestre, vamos dialogar com o projeto institucional “Entre nós, cuidado”, e estudaremos as três montagens do espetáculo Kontakthof: com bailarinos profissionais, com idosos acima de 65 anos e com adolescentes de 14 a 18 anos. Todos dirigidos por Pina Bausch.

Mas como esse trabalho dialoga com o projeto? Como um espetáculo pode ser dançado por corpos tão distintos e em épocas distintas de suas vidas?

Kontakthof, em uma tradução literal, quer dizer prática de encontros, de contato. É um espetáculo que fala sobre as relações humanas a partir da experiência dos próprios bailarinos. As relações de cuidado consigo e com o outro estão o tempo todo em cena, trazendo boas reflexões ao longo do espetáculo.

Para dar início aos nossos estudos, assistimos ao filme Sonhos em Movimento, de Rainer Hoffmann e Anne Linsel. Nesse documentário temos o registro de todo o processo da montagem de Kontakthof com adolescentes e seu depoimento sobre o processo, as mudanças que sofreram ao longo, suas angústias e desafios.

E o Palhaço, O Que É?

M1 M2 – Corporeidade

Nessa eletiva, os estudantes poderão escolher estudar a palhaçaria. Além de trabalhar o corpo através das gags físicas, vamos explorar a parte artística dessa arte, com a criação de números e a recriação de números clássicos. Além disso, será uma oportunidade para aprender a lidar com o erro, pois é a partir do erro do palhaço que surge a graça.

Em nossa aula inicial falamos sobre o nariz do palhaço, que é a menor máscara do mundo, uma máscara que revela, por isso, que cada palhaço é único, trazendo como característica a verdade de cada pessoa.

Eu e o Outro

M1 e M2 – Língua Inglesa

Na primeira semana de aula foram apresentados os objetivos do ano letivo e os alunos foram incentivados a compartilhar seus gostos e as metodologias que acreditam que funcionam mais no processo de aprendizagem de cada um.

A partir disso, as aulas seguintes foram formuladas de modo a alinhar expectativas e objetivos. Assim, começamos a trabalhar os pronomes pessoais e o tempo presente para que eles começassem a refletir sobre a importância de internalizarem as estruturas utilizadas para 1ª e 3ª pessoa do discurso, com o objetivo de estabelecer uma comunicação eficaz em que fique evidente a diferença entre o “eu” e o “outro”.

Cidade para Quem?

M1 M2 M3 – Projeto em Geografia

Na disciplina eletiva “Cidade para quem?”, iniciamos apresentando a ementa do curso e os blocos de organização de conteúdo e definindo os critérios de avaliação, priorizando uma abordagem processual para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do semestre.

Em seguida, dedicamos um tempo para discutir os interesses e expectativas dos estudantes em relação aos temas a serem abordados. O destaque da aula foi uma introdução geral ao tema do direito à cidade e justiça socioespacial, utilizando o documentário Porto, maravilha para quem? como ponto de partida para o debate em sala.

Encerramos com um exercício de escrita, no qual os alunos foram convidados a refletir e responder algumas questões gerais relacionadas ao tema.

Metodologia de Projeto

M1 M2 M3 – Projeto e Prática

Na primeira aula da eletiva, os alunos começaram a se aproximar de um conceito central da disciplina: Metodologia de Projeto. A partir da leitura de um texto sobre o assunto e da participação de alunos que fizeram o curso no semestre passado, a turma começou a entender o caminho dos projetos desenvolvidos na aula e o planejamento geral do semestre.

Nas próximas semanas, além de aprofundar o estudo deste tópico, vamos começar a fazer algumas atividades práticas, trabalhando com procedimentos, equipamentos e ferramentas, alternando assim as o estudo teórico com atividades práticas.

Universo Sonoro

M1 M2 M3 – Música

Na aula da eletiva Prática de Conjunto, demos início ao projeto de trabalho integrado com as disciplinas eletivas de Teatro e Realização Audiovisuais.

Lemos e conversamos sobre a ementa do curso e sobre  a justificativa do projeto institucional, buscando destacar as questões que mais chamaram a atenção dos estudantes, de modo que sirvam de referência durante a construção do espetáculo que será produzido coletivamente.

Terminamos a aula com dois exercícios de criação propostos para aproximar a turma do trabalho artístico multidisciplinar: criar um universo sonoro para o primeiro capítulo do livro Estela sem Deus, de Jeferson Tenório (lido por parte do grupo nas aulas de Língua Portuguesa), e descrever uma cena partindo da música “Toque n.4”, de Vítor Araújo.

Citologia

M2 – Biologia

A M2 começou o ano em Biologia revisando citologia. A estrutura da membrana plasmática e dos demais envoltórios celulares foi relembrada e discutimos como moléculas atravessam essas películas.

Conversamos sobre transporte passivo (difusão e osmose), ativo (bomba de sódio e potássio, fundamental para o funcionamento de células nervosas) e em blocos (endocitose e exocitose). Nesse papo foram abordadas muitas curiosidades sobre conservação de alimentos, como o salgamento e cristalização como estratégia de preservação dos alimentos, que se baseia em impedir a ação de microrganismos decompositores por meio da osmose.

Realizamos uma prática no laboratório para verificação da osmose em ovos de codorna e em fatias de batata.

Está sendo muito divertido e a turma está super animada com a segunda série!

Assim na Terra como Embaixo da Terra

M2 – Língua Portuguesa

Nas primeiras semanas de aula, fizemos uma introdução às características do Romantismo brasileiro. Estudamos as diferentes fases do movimento e seus principais autores. Lemos o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, alguns poemas de Álvares de Azevedo em Lira dos vinte anos, e “O navio negreiro” de Castro Alves. Posteriormente, discutimos como esses poemas representam os três momentos do movimento iniciado no século XIX.

Nas aulas de literatura contemporânea, iniciamos a leitura de Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia, e discutimos conceitos como a banalização da violência e a ideia de liberdade, e também sobre as condições do sistema carcerário no Brasil.

Capitalismo

M2 – Geografia

Em fevereiro, os alunos mergulharam no estudo do desenvolvimento do capitalismo, abordando suas várias fases e características distintivas. Iniciamos com uma análise das fases comercial e industrial, buscando compreender os processos históricos que moldaram essas primeiras etapas do sistema econômico.

Após o recesso de carnaval aprofundamos nossa compreensão, explorando os estágios financeiro e informacional do capitalismo, destacando suas transformações sociais e econômicas. Aproximamos os debates da realidade humana, trazendo questionamentos sobre os reflexos desse sistema econômico na desigualdade social do mundo atual, e buscamos sempre instigar o debate e o pensamento crítico dos alunos para com o mundo.

Estamos animados com o envolvimento e interesse dos estudantes da M2 ao longo dessas primeiras discussões.

Movimento dos Corpos

M2 – Física

Neste ano o movimento dos corpos será o ponto central de nossos estudos. Como forma de introduzir alguns termos e despertar o olhar dos estudantes para os problemas de nossa sociedade, resolvemos abrir o ano letivo com uma discussão sobre a Mobilidade Urbana.

A Mobilidade Urbana está relacionada com o deslocamento de pessoas, com diversas finalidades, dentro de uma área urbana. É o conjunto organizado de meios e infraestruturas que visam garantir que esse deslocamento ocorra de forma segura, confortável e eficiente, promovendo relações sociais e econômicas dentro das cidades.

Discutimos o cenário atual e buscamos momentos históricos que contribuíram para ele. Compartilhamos nosso movimento para ir e voltar da escola e avaliamos ações de curto, médio e longo prazo que poderíamos, como indivíduos e comunidade escolar, pôr em prática para facilitar o deslocamento de pessoas em nosso entorno.

Constatamos que a melhoria da Mobilidade Urbana não depende só dos governantes ou da ação dos outros, mas também passa pelas escolhas que fazemos em nosso cotidiano.

Lei de Conservação de Massas

M2 – Química

Retomando os estudos sobre as reações químicas iniciados no ano anterior, os estudantes da M2 resgataram conceitos importantes sobre o processo de formação de sais a partir da neutralização entre ácidos e bases inorgânicas. Com isso, a Lei de Conservação de Massas foi exposta, relacionando as conclusões obtidas por Lavoisier com a representação de uma equação química balanceada.

As Dimensões do Cuidado

M1 M2 M3 – Teatro

A primeira aula de Teatro teve como propósito levantar as expectativas dos alunos em relação ao curso, além de sensibilizá-los para o tema institucional: “Entre nós, cuidado”.

No início da aula, os alunos participaram de jogos de aquecimento e concentração, que não apenas os prepararam para as atividades como permitiram apresentações tanto individuais quanto coletivas.

Posteriormente, eles foram convidados a refletir sobre a citação de Leonardo Boff “O cuidar representa uma atitude, antes mesmo de ser revelado como uma ação ou um ato. De forma mais abrangente, inclui em seu conceito o desvelo, a atenção, a responsabilização e o envolvimento com o outro”. Esta frase os incentivou a considerar o cuidado não apenas como uma ação, mas como uma postura que envolve atenção, responsabilidade e envolvimento com o próximo.

Explorando o simbolismo da mão como representação do cuidado, foram distribuídas pela sala obras de arte que retratam a mão como elemento expressivo. Os alunos foram convidados a observar as imagens e refletir sobre algumas questões orientadoras: Quem são as mãos que cuidam? Quem são os destinatários do cuidado? Quem cuida também é cuidado? Quais são as diferentes situações de cuidado?

Após esse momento de apreciação, os alunos foram divididos em equipes e selecionaram uma imagem para analisar e aprofundar as reflexões sobre as dimensões do cuidado. Elaboraram então um fragmento cênico que sintetizasse suas impressões sobre os temas trazidos pelas imagens.

Cada grupo apresentou suas criações à turma, seguido por uma reflexão coletiva sobre os temas emergentes nas produções. Isso incentivou os alunos a compartilhar suas percepções e insights, promovendo uma discussão enriquecedora que ampliou a compreensão coletiva sobre o cuidado e suas diversas manifestações na vida cotidiana.

 

Novas Histórias Começam…

M2 – História

No início do ano, foi apresentado o programa de História da M2. Na sequência, demos início ao primeiro tema do ano: a Revolução Industrial.

Entendemos o que foi a Revolução Industrial e sua importância, bem como suas consequências no mundo do trabalho e na vida dos trabalhadores. Compreendemos as principais lutas dos trabalhadores ao longo da história e as conquistas trabalhistas que surgiram a partir desta luta. Continuaremos neste tema nas próximas semanas, conhecendo mais sobre a dinâmica do sistema capitalista criado pela Revolução Industrial e as principais ideologias anticapitalistas.

Dedicamos nossas aulas do mês de fevereiro a compreender melhor o sistema econômico desenvolvido pela Revolução Industrial, chamado capitalismo, assim como as ideologias que, desde a origem, criticaram este sistema. Essas ideologias anticapitalistas são basicamente o anarquismo e o socialismo/comunismo.

Para compreender melhor essas ideias, vamos realizar em breve um trabalho-debate no qual a turma será separada em três grupos, cada um tendo que desenvolver aspectos ligados a uma das ideologias. A partir desse trabalho, poderemos entender ainda mais sobre as principais ideologias que formaram o mundo contemporâneo.

Fanfic

M1 M2 M3 – Realizações Audiovisuais

A disciplina de Realizações Audiovisuais iniciou seu módulo de “fanfic”, como forma de estimular os estudantes, a partir de adaptações e atualizações de histórias existentes, a aprenderem metodologias de trabalho e como usar documentos de produção audiovisual para sua realização.

No primeiro encontro foram exibidos e analisados tecnicamente pelos estudantes dois curtas-metragens: um africano realizado em 1991 e uma adaptação feita no Rio de Janeiro em 2017, em cenários e realidades culturais distintas, mas com a mesma estrutura narrativa, e a maioria dos diálogos idênticos.

OBMEP 2024

Matemática – F6/F7/F8/F9/EM

No dia 4 de junho, mais de 60 estudantes do EF2 e EM realizaram a prova da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

Após algumas semanas de preparação para o evento, nossos alunos estavam animados para a avaliação.

Quatro estudantes do nível 1 (F6/F7), dois estudantes do nível 2 (F8/F9) e dois estudantes do nível 3 (EM) foram classificados e representarão a escola na segunda fase, que acontecerá no dia 19 de outubro.