“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”
Em todas as Tribos conversamos bastante sobre a prática da meditação e sobre como esse momento de relaxar e se conectar com a respiração pode ser benéfico para o nosso dia a dia, inclusive na escola.
De início, fizemos um exercício de respiração com o objetivo de nos conectar com o corpo, tentando concentrar os pensamentos no momento presente.
Esse exercício é precioso, pois os estudantes parecem se conectar consigo mesmos para depois nos encontrarmos no coletivo. A fala e a escuta ganham um novo ritmo e com isso se amplia a oportunidade de termos um bom espaço para reflexão.
Na turma da M3, conversamos sobre o planejamento para o espaço da Tribo neste ano de finalização do segmento. Conversamos sobre expectativas de futuro, anseios e escolhas, as quais terão que fazer muito em breve para entrar na faculdade.
Compartilhando como se sentem neste momento e seus planejamentos, vamos traçar juntos a construção do nosso espaço coletivo que trará acolhimento e possibilidades de escuta, diálogo e reflexão. A intenção é que se sintam cada vez mais pertencentes e autônomos para pensarem em suas características, conhecerem o mundo do trabalho, pensarem em suas trajetórias e desejos futuros.
O ano de 2024 começa com a alegria de sempre. Novo Projeto e novidades. Os alunos antigos matam a saudade e recebem os alunos novos. Foram muitos os estudantes que chegaram e, nestas primeiras semanas, aos poucos vamos nos conhecendo e nos aproximando mais.
Como diz o nosso samba desse ano,
“Aqui nesse mundão
Ninguém faz nada sozinho
Se alguém te dá a mão
Fica mais fácil o caminho”
Seguimos juntos!
Sejam todos bem-vindos!
A palavra “retrato” aparece em dicionários como a reprodução da imagem de uma pessoa. Na primeira semana de eletiva, fizemos um exercício de representar em palavras diversos personagens e autores negros da literatura brasileira. Ao longo do semestre, leremos mais sobre essas importantes figuras da nossa história.
Na primeira semana de aula foram apresentados os objetivos do ano letivo e os alunos foram incentivados a compartilhar seus gostos e as metodologias que acreditam que funcionam mais no processo de aprendizagem de cada um.
A partir disso, as aulas seguintes foram formuladas de modo a alinhar expectativas e objetivos. Assim, começamos a trabalhar os diferentes gêneros textuais e estratégias para a elaboração dos textos e para a resolução de questões de múltipla escolha.
A partir das aulas e dos exercícios realizados, os alunos foram incentivados a elaborar questões seguindo o padrão Enem, valendo-se da linguagem mista e buscando tecer uma crítica sobre algum aspecto da sociedade.
Na disciplina eletiva “Cidade para quem?”, iniciamos apresentando a ementa do curso e os blocos de organização de conteúdo e definindo os critérios de avaliação, priorizando uma abordagem processual para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do semestre.
Em seguida, dedicamos um tempo para discutir os interesses e expectativas dos estudantes em relação aos temas a serem abordados. O destaque da aula foi uma introdução geral ao tema do direito à cidade e justiça socioespacial, utilizando o documentário Porto, maravilha para quem? como ponto de partida para o debate em sala.
Encerramos com um exercício de escrita, no qual os alunos foram convidados a refletir e responder algumas questões gerais relacionadas ao tema.
Na primeira aula da eletiva, os alunos começaram a se aproximar de um conceito central da disciplina: Metodologia de Projeto. A partir da leitura de um texto sobre o assunto e da participação de alunos que fizeram o curso no semestre passado, a turma começou a entender o caminho dos projetos desenvolvidos na aula e o planejamento geral do semestre.
Nas próximas semanas, além de aprofundar o estudo deste tópico, vamos começar a fazer algumas atividades práticas, trabalhando com procedimentos, equipamentos e ferramentas, alternando assim as o estudo teórico com atividades práticas.
Na aula da eletiva Prática de Conjunto, demos início ao projeto de trabalho integrado com as disciplinas eletivas de Teatro e Realização Audiovisuais.
Lemos e conversamos sobre a ementa do curso e sobre a justificativa do projeto institucional, buscando destacar as questões que mais chamaram a atenção dos estudantes, de modo que sirvam de referência durante a construção do espetáculo que será produzido coletivamente.
Terminamos a aula com dois exercícios de criação propostos para aproximar a turma do trabalho artístico multidisciplinar: criar um universo sonoro para o primeiro capítulo do livro Estela sem Deus, de Jeferson Tenório (lido por parte do grupo nas aulas de Língua Portuguesa), e descrever uma cena partindo da música “Toque n.4”, de Vítor Araújo.
Iniciamos o ano com estudos sobre os movimentos de vanguarda na Europa. Abordamos, nos primeiros encontros, por meio de imagens e da leitura dos manifestos, os movimentos expressionista, dadaísta e cubista. Nas aulas seguintes, estudamos os movimentos surrealista e futurista. A partir dos estudos sobre o futurismo italiano, compreendemos as diferenças entre esse movimento e seu desdobramento no cubofuturismo russo. Como base para discussão, lemos quatro poemas de Vladimir Maiakovski.
Nas aulas de literatura contemporânea, iniciamos a leitura e análise de Via Ápia, de Giovani Martins.
M3 – Geografia
Durante o mês de fevereiro exploramos as origens da industrialização brasileira e seus impactos na urbanização do país.
Iniciamos analisando os principais eventos e políticas que impulsionaram esse processo. Nos dedicamos a compreender o papel de figuras importantes desse contexto para a história do país, como Getúlio Vargas e JK. Enfatizamos a relação da industrialização com a urbanização brasileira.
Concluímos o mês assistindo ao documentário Um sonho intenso, que reflete sobre as diferenças nos projetos políticos ao longo do processo de industrialização, identificando como essas abordagens influenciaram o desenvolvimento da indústria, a economia, a sociedade e a organização espacial do país.
Também fizemos duas atividades práticas: uma sobre o documentário, explorando a escrita dos estudantes; e uma lista de exercícios de vestibular sobre a temática.
O terceiro ano chegou. Como planejado, este será um ano muito dedicado aos vestibulares. Vamos estudar, ou revisar, todos os conteúdos mais cobrados da Física. Iniciaremos com a revisão de Termologia, conteúdo visto no 1º ano do Ensino Médio, completando com a parte de Termodinâmica. Depois entraremos na área de Eletromagnetismo, conteúdo mais cobrado no Enem, que será foco de nossas aulas até o segundo trimestre. Após sua conclusão, faremos a revisão das áreas de Ondas, Óptica e Dinâmica.
Será um ano intenso, mas dessa forma nossos estudantes estarão mais preparados para encarar os vestibulares.
Iniciamos o ano letivo de 2024 com um panorama dos temas que serão abordados. Por se tratar do 3º ano de ensino médio, as provas de vestibulares e o Enem são preocupações dos alunos e as disciplinas de Filosofia e Sociologia, apesar de nem sempre serem explicitamente cobradas, trarão contribuições para o aprofundamento de grandes eixos temáticos.
Com o carnaval no meio do mês, apenas começamos os conteúdos, mas já com os alunos muito interessados e motivados a aprofundarem os conhecimentos nas ciências humanas. O desafio é não reduzir a Filosofia e a Sociologia a um treinamento voltado ao que é cobrado principalmente pelo Enem.
Durante as aulas de Química da nossa primeira (e querida) M3, iniciamos estudos de conteúdos importantes para o desenvolvimento de questões de avaliações externas. Como guias de aula e roteiros de estudo, questões de vestibulares como UERJ, Enem e FUVEST permitem abordar conceitos. Os estudantes foram incentivados à resolução das questões, desvendando suas nuances e interpretando seus enunciados.
A M3 está se preparando para iniciar o estudo de genética! Começamos o ano em Biologia revisando a estrutura dos ácidos nucleicos e a duplicação do DNA (ADN). Na sequência, conversamos sobre como acontece a expressão da informação contida nos genes (trechos de ADN) e a síntese de proteínas. Falamos sobre transcrição e tradução genética e estamos exercitando bastante para fixar esse conteúdo fundamental para que os conceitos seguintes sejam repletos de significado. A proposta é que, mais do que memorizar A e a, os estudantes compreendam como a expressão de características genéticas está relacionada à síntese proteica.
Estamos todos muito empolgados com o terceirão!
A primeira aula de Teatro teve como propósito levantar as expectativas dos alunos em relação ao curso, além de sensibilizá-los para o tema institucional: “Entre nós, cuidado”.
No início da aula, os alunos participaram de jogos de aquecimento e concentração, que não apenas os prepararam para as atividades como permitiram apresentações tanto individuais quanto coletivas.
Posteriormente, eles foram convidados a refletir sobre a citação de Leonardo Boff “O cuidar representa uma atitude, antes mesmo de ser revelado como uma ação ou um ato. De forma mais abrangente, inclui em seu conceito o desvelo, a atenção, a responsabilização e o envolvimento com o outro”. Esta frase os incentivou a considerar o cuidado não apenas como uma ação, mas como uma postura que envolve atenção, responsabilidade e envolvimento com o próximo.
Explorando o simbolismo da mão como representação do cuidado, foram distribuídas pela sala obras de arte que retratam a mão como elemento expressivo. Os alunos foram convidados a observar as imagens e refletir sobre algumas questões orientadoras: Quem são as mãos que cuidam? Quem são os destinatários do cuidado? Quem cuida também é cuidado? Quais são as diferentes situações de cuidado?
Após esse momento de apreciação, os alunos foram divididos em equipes e selecionaram uma imagem para analisar e aprofundar as reflexões sobre as dimensões do cuidado. Elaboraram então um fragmento cênico que sintetizasse suas impressões sobre os temas trazidos pelas imagens.
Cada grupo apresentou suas criações à turma, seguido por uma reflexão coletiva sobre os temas emergentes nas produções. Isso incentivou os alunos a compartilhar suas percepções e insights, promovendo uma discussão enriquecedora que ampliou a compreensão coletiva sobre o cuidado e suas diversas manifestações na vida cotidiana.
Iniciamos o ano entendendo o que estudaremos ao longo do primeiro semestre: Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Nazifascismo e Segunda Guerra Mundial.
Fizemos uma linha do tempo do período a ser analisado e iniciamos nossos estudos sobre a Primeira Guerra. Como no terceiro ano os assuntos serão desenvolvidos de forma acelerada, já entramos no segundo tópico, a Revolução Russa.
O que foi a guerra e como entender sua importância? Por que suas consequências são fundamentais para a compreensão histórica? Qual a relação entre Primeira Guerra e Revolução Russa? E por que a Revolução Russa é uma data tão marcante para a história? São exemplos de perguntas que nortearam e continuarão norteando as aulas de História ao longo das próximas semanas.
A disciplina de Realizações Audiovisuais iniciou seu módulo de “fanfic”, como forma de estimular os estudantes, a partir de adaptações e atualizações de histórias existentes, a aprenderem metodologias de trabalho e como usar documentos de produção audiovisual para sua realização.
No primeiro encontro foram exibidos e analisados tecnicamente pelos estudantes dois curtas-metragens: um africano realizado em 1991 e uma adaptação feita no Rio de Janeiro em 2017, em cenários e realidades culturais distintas, mas com a mesma estrutura narrativa, e a maioria dos diálogos idênticos.
A eletiva Projeto Enem Biomédicas teve início com um encontro voltado a orientações gerais sobre as provas de Biologia do Enem, UERJ e PUC-Rio. Discutimos as particularidades de cada avaliação. Na sequência, a turma conversou sobre a estrutura das questões do Enem (texto base, comando, alternativa correta e distratores) e a respeito das técnicas de prova. Após essas análises, passamos a resolver questões e a revisar conteúdos de séries anteriores. No momento, já resolvemos juntos cerca de 40 questões sobre ecologia, tema muito presente nos últimos anos. O grupo está focado e os encontros têm sido muito significativos e produtivos!
Matemática – F6/F7/F8/F9/EM
No dia 4 de junho, mais de 60 estudantes do EF2 e EM realizaram a prova da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).
Após algumas semanas de preparação para o evento, nossos alunos estavam animados para a avaliação.
Quatro estudantes do nível 1 (F6/F7), dois estudantes do nível 2 (F8/F9) e dois estudantes do nível 3 (EM) foram classificados e representarão a escola na segunda fase, que acontecerá no dia 19 de outubro.