Afeto e confiança

TAM

Como é bom retornar à escola, rever e fazer novos amigos e matar a saudade de pessoas tão especiais! Esse é um momento de se conhecer, acolher e estreitar laços de afeto e confiança. De mansinho, com os olhinhos desconfiados e ao mesmo tempo curiosos, alunos antigos e novos chegaram e partilharam momentos alegres e felizes.

Aproveitando o clima de Carnaval, dançamos ao som do samba Brasil!, de Gustavo Albuquerque, elaboramos máscaras carnavalescas, brincamos e fizemos um divertido bailinho. 

É nesse clima gostoso que estamos nos conhecendo melhor e construindo uma relação de confiança. Cada um com seu jeitinho vem se aproximando dos amigos e das novas professoras e explorando os espaços da escola. Desejamos um ano lindo e alegre para todos.

Bailinho de Carnaval

Ed. Infantil

As turmas da Educação Infantil participaram do Bailinho de Carnaval que aconteceu nas aulas de música.

O professor Jean tocou e cantou diversas marchinhas, como “Mamãe eu quero”, “Touradas em Madri” e “Jardineira”. As crianças também dançaram e cantaram o samba vencedor da escola, chamado “Brasil!”. Foi uma alegria só!  Fantasiados e jogando confetes e serpentinas, todos se divertiram celebrando essa festa tão tradicional do nosso país. Viva o Zé Pereira!

BRASIL!

TAM

A TAM retornou do Carnaval saudosa e repleta de alegria. Com as crianças mais familiarizadas com o ambiente escolar, demos início à nossa sensibilização para o projeto institucional “Brasil: é feito de quê? Canto, contos e encontros”.

Juntos, observamos a imagem da capa da agenda e descobrimos que ela apresenta o mapa do nosso país. Envolvidos pela imagem, os pequenos pintaram utilizando nanquim com água e foram desafiados a montar um divertido quebra-cabeça. Possibilitou-se assim a aproximação com a Matemática, a relação com a sequência, o pensamento lógico e a atenção.

Em roda, exploramos a complexa linguagem cartográfica, apresentando o globo terrestre. Atentas aos detalhes, as crianças descobriram que o Brasil possui grande parte de seu território banhado por água e que é um país de grande extensão territorial. 

Assim, aos pouquinhos vamos nos aproximando do tema do projeto institucional e desenhando possibilidades para o projeto da turma.

É Carnaval!

Ed. Infantil – Dança

Nas aulas de Dança nos aproximamos do projeto institucional, “Brasil é feito de quê? Cantos, contos e encontros”, conhecendo um pouco sobre o Carnaval, manifestação tão diversa da nossa cultura.

Inspirados pelo samba vencedor do nosso bloco de carnaval, selecionamos algumas palavras e realizamos diferentes movimentos relacionando-os com cada uma delas. Em seguida, colocamos nosso corpo para dançar, atentos à música. 

Conversamos também sobre as marchinhas e com a ajuda de uma caixa surpresa cheia de elementos lembramos e cantarolamos trechos de algumas músicas. Após aquecermos nosso corpo, dançamos realizando pequenas sequências de movimentos ao som delas.

Agora, estamos conhecendo um pouco mais sobre o frevo. 

Conversas e Pesquisas

TAM

Continuando nossa aproximação ao projeto institucional “Brasil: é feito de quê?”, fomos pesquisar as imagens de sinalização que estão espalhadas pelas portas da Pereirinha. O grupo recebeu algumas fotos e foi desafiado a encontrar os pares, descobrindo assim a localização de cada uma e qual sala estava representando. Assim exploraram cada cantinho da escola.

Envolvidos pela pesquisa, em roda conversamos e destacamos as representações de elementos da nossa cultura, apontando semelhanças e diferenças entre elas. O grupo também conheceu e explorou a bandeira do Brasil, dando atenção aos detalhes, às formas e às cores presentes: tinha amarelo, azul, verde, branco e muitas estrelas. Aproveitamos a empolgação e elaboramos uma pintura livre inspirados pelas cores da nossa bandeira.

Aos pouquinhos os pequenos demonstram empolgação e curiosidade pelo tema que vem ganhando cada vez mais destaque em nossa rotina. Qual será o nome da nossa turma? E nosso tema de pesquisa?

 

Viva a Turma do Saci! 

Turma do Saci (TAM)

De olho no projeto institucional, começamos a sensibilizar as crianças para o tema e a listar possibilidades de nome para a nossa turma. Em nossas conversas, as crianças sugeriram Saci, Flores, Carrinho e Brasil. Em uma votação acirrada, Turma do Saci foi o grande vencedor. 

Munidos de diferentes instrumentos, todos correram para espalhar a notícia pela escola e anunciar em coro: “Turma do Saci! Turma do Saci!”.

Para comemorar, brincamos de pular em uma perna só e dançar ao som de músicas relacionadas a esse menino travesso.

Envolvido pela temática do nome da turma, o grupo conheceu um mapa ilustrado com diversos personagens do folclore. Juntos, observamos cada representação, quais conhecemos e quais ainda são novidade. O Saci, o Curupira, a Sereia Iara, o Boitatá e a Cuca foram alguns dos apontados pela turma, que está animada para conhecer mais sobre o Brasil e o nosso folclore. 

Sem dúvidas, essa foi uma semana animada e repleta de grandes novidades! Que alegria! Viva a Turma do Saci!

Mais Frevo

Dança

Esta semana as crianças conheceram o Frevo, dança original de Pernambuco do fim do século XIX, considerada um bem cultural do Patrimônio Imaterial Brasileiro.

De ritmo acelerado, com influência da polca, marcha e outros estilos, o nome parece ter surgido da palavra ferver, “frever”, designando agito, rebuliço.

Aprenderam que os dançarinos ou passistas utilizam sombrinhas coloridas para dançar e se equilibrar nos passos, que exigem malabarismos, rodopios, saltos e muita movimentação de braços, pernas e pés.

As crianças experimentaram alguns dos muitos passos catalogados desta dança, como saci-pererê, chute de frente, ferrolho e tesoura.

Ai Ai, Que Danado Esse Saci!

Turma do Saci (TAM)

A Turma do Saci foi surpreendida ao chegar à sala de jogos e encontrar tudo bagunçado: mochilas, brinquedos e cadeiras de pernas para o ar! Quem poderia ter feito aquilo? Curiosos, os pequenos logo desconfiaram: só podia ter sido o Saci! O mistério foi desvendado!

Empolgados, compartilharam a notícia com a Mariah e a Denise, que deram preciosas dicas sobre como encontrar e capturar o bagunceiro. Já estamos atentos ao movimento do vento e separando todos os materiais necessários para a sua captura: peneira, garrafa e rolha.

Para saber um pouquinho mais sobre o universo desse personagem, conhecemos a história “O presente do Saci”, de Lalau e Laurabeatriz. A divertida narrativa traz o Saci como grande protagonista e apresenta diversos personagens do folclore brasileiro, como o Curupira, a Iara e a Cuca. 

Envolvidos pela temática, aproveitamos para elaborar uma proposta de artes com esse moleque travesso. Fizemos uma deliciosa pintura na mesa e inspirados no Saci aproveitamos para colar diversas carapuças vermelhas. Juntos, dividimos a quantidade de carapuças e contamos matematicamente quantas delas cada um teria. 

Uma semana divertida e cheia de peraltagem! Viva o Saci! 

Saci Pererê 

Turma do Saci (TAM)

A turma começou a semana empenhada na captura do Saci que andava bagunçando a Pereirinha. As crianças passaram os dias atentas a cada movimento, barulho ou vento que passava.

Durante um momento de brincadeira no pátio, percebemos um vento vindo da sala do soninho, corremos com empolgação e conseguimos finalmente capturar o travesso. Fizemos um X na rolha para ele não fugir. Felizes, as crianças logo foram contar a novidade para todos da escola. Uma alegria só! Para quem quiser ver, o moleque Saci está na Secretaria.

O jogo simbólico com esse personagem estimula a imaginação e a fantasia dos pequenos, anima com aventuras nossas manhãs, ressignificando o mundo real.

Para conhecer um pouquinho mais do universo desse personagem, assistimos à animação O Saci, da série “Juro que Vi”. O grupo também conheceu a obra Saci-Pererê de Tarsila do Amaral. Juntos, observamos a imagem atentos aos detalhes e características marcantes. As crianças foram desafiadas a elaborar um quebra-cabeça da obra de Tarsila – desafio que envolveu arte e conceitos matemáticos como noção espacial, raciocínio e resolução de problemas.  

Agora os pequenos estão se questionando: “Onde podemos soltar o Saci?”. 

Soltamos o Saci! 

Turma do Saci (TAM)

Na semana anterior, a turma realizou seu primeiro passeio para o Jardim Botânico. Em roda, nos preparamos listando tudo que pretendíamos fazer na visita, como um delicioso lanche coletivo, a observação das árvores, brincadeiras ao ar livre e o mais importante: soltar nosso querido Saci.

No ônibus os pequenos não escondiam a empolgação, cantavam, observavam a rua e davam gritinhos de alegria. Durante a visita conhecemos diferentes árvores, brincamos no novo parquinho e nos divertimos a valer. O momento de soltura do Saci foi repleto de magia e animação. Aproveitamos uma brisa que passava, abrimos a garrafa e deixamos o moleque travesso no pé do bambuzal. As crianças comemoram cantando e batendo palmas. 

De volta à escola reunimos nossa lista inicial, algumas fotos da visita e o mapa que trouxemos para elaborar um cartaz e compartilhar com os amigos que não puderam ir. Uma forma divertida de relembrar, organizar as ideias e também de contar para todos sobre o nosso divertido passeio ao Jardim Botânico. 

O grupo conheceu a música O Vira, de João Ricardo e Luhli, interpretada pelo grupo Secos & Molhados. No telão do salão assistimos a uma performance do trio e também ao clipe produzido pelo grupo Palavra Cantada. As crianças estão aos poucos aprendendo a letra e ensaiando os diferentes passos. 

Envolvida pelas pesquisas sobre o Saci, a turma vivenciou experiências nas quais o elemento ar era protagonista. Juntos, brincamos de soprar a tinta, de fazer vento com o leque e de perceber a intensidade do vento com o catavento. 

Assim vamos nos apropriando cada vez mais desse personagem tão importante do folclore brasileiro.

Folclore Brasileiro e Seus Personagens

Turma do Saci (TAM)

A turma finalizou suas pesquisas sobre o personagem que lhe deu nome. Juntos fomos até a Cobal comprar alguns bambus para conhecer mais de pertinho o chamado “ berço” do Saci. Durante a visita conhecemos Seu Rui, dono da loja que presenteou cada criança com um bambu da felicidade.

Voltamos animados para a escola e em roda conversamos sobre a planta, contamos quantos bambus tínhamos e observamos semelhanças e diferenças entre eles. Aproveitamos o envolvimento para realizar um desenho de observação dos bambus. Com atenção e empenho, cada criança elaborou seu próprio bambu utilizando caneta preta e aquarela. 

A turma também recebeu a visita da Bruna, professora da Turma da Floresta. Ela veio ensinar ao grupo como fazer redemoinhos dentro da garrafa. Utilizando vinagre, detergente, água, uma colher e um pote transparente, conseguimos produzir nossos próprios redemoinhos. Foi uma animação só!

Para finalizar, elaboramos um registro no Blocão com fotos e falas das crianças sobre as pesquisas do Saci. Um momento especial, onde pudemos recordar descobertas e organizar o pensamento. 

Nesta semana, o grupo foi surpreendido por pegadas no chão da escola, que levavam até a Biblioteca. Quem será que tinha deixado?

Chegando lá, encontramos dois livros e uma carta. Ao ler a história “Curupira”, de Marlene Crespo, descobrimos que se trata de mais um personagem do Folclore Brasileiro. Conhecendo o Curupira, entendemos que ele é um guardião da natureza e que possui cabelos de fogo. Porém, a característica mais importante desse ser é que ele tem os pés virados para trás, sendo uma estratégia infalível para enganar os caçadores e assim proteger os bichos e as árvores. 

As crianças estão felizes e curiosas para conhecer mais sobre esse personagem!

Curupira e a Floresta

Turma do Saci (TAM)

Continuando nossas pesquisas sobre o folclore brasileiro, a Turma do Saci conheceu a história Curupira e a floresta das letras, de Lalau e Laurabeatriz. A narrativa apresenta uma divertida brincadeira entre o personagem e as letras. Com versos divertidos e ritmados, as autoras apresentam poesias relacionadas aos bichos, os pássaros, as árvores e todos os seres que o Curupira protege nas matas do Brasil. Após a leitura, as crianças aproveitaram para brincar de rima utilizando seus próprios nomes. 

O grupo também conheceu algumas fotografias de Sebastião Salgado. Em roda observamos as diferentes imagens fotográficas das florestas, atentos às diferenças e semelhanças entre elas. Apresentamos um pouco do processo de reflorestamento promovido por Sebastião Salgado e Lélia Salgado em seu Instituto Terra. Conversamos sobre os moradores da floresta, o cuidado que devemos ter com esses espaços, o reflorestamento e a importância do Curupira para sua proteção. 

Ao final, as crianças foram desafiadas a realizar um desenho de intervenção nos registros do fotógrafo. Munidos de caneta preta e giz pastel, os pequenos desenharam curupiras, flores e animais. Uma proposta que envolveu atenção, cuidado, observação e possibilitou o estímulo e desenvolvimento do grafismo.

Curupira e o elemento terra

Turma do Saci (TAM)

Envolvidas pelas pesquisas sobre o Curupira, as crianças da Turma do Saci fizeram uma investigação sobre o tamanho do pé do personagem. Juntos, escrevemos uma carta e deixamos perto das plantas da escola, perguntando qual seria o tamanho do pé dele. Em roda, tiramos nossos sapatos e comparamos os diferentes tamanhos, observando os números que estavam marcados na parte de baixo dos sapatos. Descobrimos que os maiores pés da turma são os das professoras Renata e Beatriz, com 38, e o menor é o do amigo Pedro, que calça o tamanho 20. Comparamos os pés e percebemos que ainda falta bastante para o pé do Pedro chegar até o tamanho do da Renata. Aproveitamos para contar o número de sapatos e de dedos que temos no pé e descobrimos que é exatamente o mesmo número de crianças da nossa turma.

As crianças estão ansiosas esperando a resposta do Curupira. Será que ele vai deixar uma carta? Ou quem sabe um sapato? Aguardem que teremos novidades. 

Nas artes elaboramos uma pintura com fundo de terra e realizamos uma colagem de flores secas que logo estará exposta em nossas paredes. 

Na próxima sexta enviaremos também a nossa Caixa da Natureza, que irá para casa de cada criança na sexta-feira e retornará na segunda. Fiquem atentos às orientações que irão na parte de dentro.

Pegadas de Curupira 

Turma do Saci (TAM)

Mônica, secretária da Pereirinha, entregou para a Turma do Saci uma carta que havia sido endereçada ao grupo. Em roda, abrimos e lemos a carta que o Curupira tinha mandado. Nela descobrimos que o pé dele é tamanho 43, que não usa saltos, que gosta de andar descalço sentindo a natureza e também deixa pegadas para enganar os caçadores.

Juntos, escrevemos a informação no blocão e aproveitamos para revisitar o que já tínhamos escrito. Percebemos que o pé do Curupira é maior do que os pés das professoras da turma e mais que o dobro do tamanho do pé do amigo Pedro. Foi um momento divertido, de muita atenção, concentração e aproximação com conceitos matemáticos. 

Assim como o Curupira, as crianças também quiseram deixar suas pegadas. Na sala de Artes, aos pouquinhos, temos elaborado placas de argila onde os pequenos estão carimbando seus pés. 

Envolvidas pelo elemento terra, as crianças também vivenciaram momentos sensoriais no pátio. Os pequenos foram surpreendidos por um cenário contendo terra, água, panelinhas e elementos da natureza. Juntos, manusearam, brincaram, elaboraram comidinhas, brincadeiras e experimentaram diferentes sensações na pele quando tocavam na terra úmida ou seca. 

Assim, como nas pesquisas sobre o Saci, temos aproveitado a semana para aprofundar e revisitar algumas descobertas e vivências relacionadas ao Curupira. Logo conheceremos outro personagem do Folclore Brasileiro. Quem será? Surpresa!

Caça ao Tesouro da Cuca

Turma do Saci (TAM)

A Turma do Saci foi surpreendida ao encontrar um chapéu de bruxa e algumas pistas espalhadas pela escola. Curiosas, as crianças foram percorrendo cada espaço e encontrando pedaços de um quebra-cabeça. Ao final, juntamos as peças e descobrimos que era uma foto da Cuca, personagem do Folclore Brasileiro.

Fomos pesquisar mais sobre a famosa bruxa e assistimos à contação da história Cuca, qual a cor da sua toca?, de Lalau e Laurabeatriz. Descobrimos que a Cuca é uma bruxa amiga do Curupira e do Saci, que possui corpo de jacaré, vive na floresta e elabora poções mágicas com ingredientes inusitados, como cocô de rato e pum de percevejo. 

Envolvida pela novidade, a turma aproveitou para brincar de voar na vassoura, correr pelo pátio e soltar a imaginação.

Conhecemos também o artista pantaneiro Pedro Morato, que grafita jacarés pelos muros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Inspirado pelas características do trabalho do artista, o grupo experimentou elaborar suas próprias obras, utilizando tinta, estêncil e giz pastel. 

A Cuca é mais uma personagem do nosso folclore que apresenta novos caminhos e possibilidades ao projeto da turma.

Sopa de Legumes 

Turma do Saci (TAM)

Envolvidas pelo universo das poções, sopas e caldeirões da Cuca, as crianças da Turma do Saci conheceram a história “Sopa de Pedra”, de Bia Bedran.

Uma vez, Pedro Malasartes, famoso pela sua esperteza, foi chamado para resolver um caso muito interessante. A narrativa, que envolve legumes, verduras e uma sopa diferente, despertou a curiosidade da turma. Os pequenos então se animaram a fazer uma sopa. Juntos, listamos os ingredientes da receita e partimos rumo à Cobal. No mercado escolhemos com atenção, observamos os preços e conhecemos uma variedade de legumes, como a batata inglesa e a batata baroa.

Na Pereirinha, preparamos todos os ingredientes, lavamos, cortamos e separamos cada um deles na quantidade determinada. Com a ajuda da Fefê, nossa mestra cuca, a sopa foi ganhando forma e aroma. Depois de alguns minutinhos ela estava pronta. Organizamos tudo e nos deliciamos com uma sopa quentinha e um pãozinho francês. 

Muitas Novidades

Turma do Saci (TAM)

Na última semana, a Turma do Saci realizou um passeio para o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

As crianças estavam curiosas e animadas com as novidades e descobertas que iriam encontrar por lá. O dia estava lindo, aproveitamos o sol da manhã para fazer um piquenique e brincar nos jardins do Palácio do Catete. As crianças subiram e desceram pelos brinquedos do parquinho e correram a valer.

Durante a visita ao museu, a turma pôde conhecer obras que retratam personagens do folclore brasileiro, como o Saci, o Caipora, a Iara e a Cuca. Também vimos esculturas e pinturas de animais da nossa fauna, como a onça e o jacaré, e cenas de festividades brasileiras, como a festa junina e o carnaval.

Com olhinhos brilhando, as crianças não escondiam a mistura de sentimentos, de surpresa, alegria e empolgação. O passeio possibilitou o mergulho no projeto e também deixou claro o quanto as crianças estão sabidas e apropriadas das pesquisas. Uma graça! 

Envolvido pelo universo da Cuca, o grupo tem se empenhado na produção de caldeirões de argila inspirados na obra da artista Marinalva, moradora do Quilombo Muquém em Alagoas. A professora Renata trouxe uma peça elaborada pela artista, as crianças manusearam e observaram os detalhes para, em seguida, criarem os seus próprios caldeirões. Com atenção e muito cuidado, os pequenos foram modelando a argila, entendendo a proporção necessária de água e força, experimentando o contato do barro com a pele. Aos pouquinhos nossos caldeirões estão ganhando forma.  

Conhecemos também a história Bruxa, Bruxa venha à minha festa, de Arden Druce. O livro conta a história de uma menina que convida diversos seres – como a bruxa, o espantalho, a coruja, a árvore e até o dragão – para sua festa. Encantados pelas ilustrações e pela narrativa de “lenga-lenga”, os pequenos se divertiram e responderam com alegria que iriam sim a uma festa da bruxa Cuca. 

Boitatá e o Fogo

Turma do Saci (TAM)

A turma foi surpreendida na sala com uma vela acesa, papel, giz de cera e uma carta. Quem será que tinha deixado aquilo por ali? O que será que estava escrito na carta? Antes mesmo de abrir, os pequenos começaram a falar em coro: “Foi o Boitatá! Foi o Boitatá!”.

Para desvendar o mistério, lemos a carta e descobrimos que realmente tinha sido o Boitatá que havia feito uma visita e deixado um pouco de seu fogo para o grupo. Na carta ele se apresentava, falava algumas de suas características, como o fato de ser uma cobra  com língua de fogo, e enviava instruções sobre como realizar uma pintura diferente. Envolvidos pela curiosidade, os pequenos observaram a vela acesa, a fumaça, o balançar da chama com o vento e a cera que ia derretendo lentamente. 

Organizamos uma roda para conversar sobre como realizar o desafio enviado pelo personagem. Começamos falando dos perigos envolvendo o elemento fogo, e da atenção e cuidado que devemos ter em todos os momentos em que ele está por perto, pois lidar com o fogo é “coisa de adulto”. 

Juntos, experimentamos derreter o giz de cera na vela acesa e observar cada gotinha caindo na folha de papel, constatando que algumas delas chegaram a ficar com buraquinhos de queimado. Foi uma experiência que envolveu o grupo em um misto de emoções, como coragem, atenção e surpresa. 

Assim, vamos nos aproximando e conhecendo mais sobre esse personagem do folclore brasileiro. 

Olha o Boitatá!

Turma do Saci (TAM)

Continuando as pesquisas, a turma conheceu a música Boitatá, de Ana Moura, antiga diretora da Sá Pereira. A canção, que também fará parte do repertório da Festa Junina, animou nossas manhãs. Juntos, dançamos e aproveitamos para brincar de dança das cadeiras. Os pequenos se divertiram a valer cantando sobre essa cobra brava.

O grupo recebeu também a visita da Amanda, professora da turma do Ateliê tarde, que veio compartilhar brincadeiras com luz e sombra. Juntos, produzimos desenhos mágicos usando rolo de papel, fita adesiva transparente e caneta futura. Colocamos a fita em uma das bases do rolo e desenhamos sobre ela. Com a sala toda escura, direcionamos a luz da lanterna atrás da imagem dos desenhos e apontamos o rolo para a parede branca, onde eles eram projetados. Muito entusiasmados com a nova invenção, fomos descobrindo que os desenhos também apareciam no teto, no chão e onde mais quiséssemos.

Conversamos sobre a relação entre a luz e o elemento fogo e relembramos outras formas e objetos em que encontramos luz ou calor. Lâmpadas, forno micro-ondas, lanternas, abajures, fogueiras e tantos outros foram citados pelas crianças. As pesquisas sobre o Boitatá e o elemento fogo estão envolvendo a turma, possibilitando novos caminhos para o projeto e nos aproximando da temática da Festa Junina. 

São João e o Boitatá

Turma do Saci (TAM)

A turma esteve envolvida com os preparativos para o nosso Arraiá. Juntos, elaboramos um grande painel do Boitatá e fizemos fogueirinhas de papel picado e galhos. Durante os momentos de pátio aproveitamos para brincar de algumas brincadeiras que estarão presentes na festança, como pescaria, bola na colher e cabra-cega.

O grupo recebeu o convite da turma do Ateliê da Manhã e do pessoal do Moleque Mateiro para um piquenique junino. Nesse encontro conhecemos mais sobre o milho e as celebrações da colheita. Uma semana animada, de muita brincadeira, música e dança. Esperamos vocês! Viva São João!

“Olê Olê Olê Olê Olá / Arreda do Caminho / Que a Bernunça Quer Passar”

Dança e Música

Após o encontro “Artes com as famílias”, nas aulas de Dança e Música nos debruçamos sobre a diversidade cultural brasileira, conhecendo um pouco mais sobre a Festa Junina.

Maracatu, Coco, Baião, Carimbó e até a Bernunça vieram animar os nossos ensaios.

Agora é esperar a festança chegar!

Viva a Festa Junina da Pereirinha!

O dia estava ensolarado e as crianças chegaram muito felizes!

Foi em clima de alegria que nossos meninos e meninas se divertiram a valer nessa grande festa.

Brincaram muito nas barraquinhas rabo no burro, bola na lata, pescaria, entre outras, e deliciaram-se com as comidas típicas de nossa mesa comunitária.

Com graça e ritmo, dançaram animadas um repertório preparado especialmente para a ocasião! Numa troca feliz e envolvente entre crianças, familiares e professores, finalizamos nossa festa com uma ciranda e a música Olha pro Céu, de Luiz Gonzaga. Foi um dia muito especial para todos. Afinal, o Brasil é feito de Festa!!!

Momentos Marcantes 

Turma do Saci (TAM)

A turma vivenciou uma última semana de aula repleta de brincadeiras, conversas e trocas. Juntos, conversamos sobre a festa junina, relembramos momentos marcantes e aproveitamos para dançar mais um pouquinho as músicas que encantaram o grupo.

Em roda relembramos também os momentos marcantes vividos durante esses meses. Conversamos sobre nossas pesquisas, retomamos pontos importantes sobre os Guardiões da Floresta, como a brincadeira do Saci, a pintura com vela e também nosso passeio para o Jardim Botânico.

Para fechar a semana fizemos um delicioso piquenique coletivo. Desejamos um ótimo recesso e aguardamos o retorno para novas pesquisas e vivências! Até a volta!