Muitas Novidades 

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem conversou sobre momentos de diversão vivenciados nas férias.

Andei de avião para a Bahia. Tem muita música lá.” (Antônio L.)

Eu fui para a França.” (José)

Eu fui de avião para o Pantanal. Eu vi o trilho do trem, onça e muito jacaré.” (Lucas)

Brinquei na praia.” (Maya)

Eu fui na praia com a mamãe e o papai.” (Tomás G.)

Sensibilizamos os pequenos para nossa mudança. Fomos até o portão da casa da Capistrano de Abreu, antiga Pereirona, observamos a fachada, espiamos a obra e compartilhamos nossas expectativas para a nova morada da Pereirinha.

Despedida Amorosa

Educação Infantil

Chegou a hora de nos despedirmos dos nossos queridos jabutis.

Os bichinhos, verdadeiros guardiões da nossa casa, estiveram presentes em todos os momentos da nossa história na Rua Marques, ajudaram intensamente nas adaptações e promoveram grandes alegrias em nosso dia a dia.

Foram muitos os projetos e pesquisas que envolveram os jabutis.

Nossas jabotas estão sendo encaminhadas ao Parque Chico Mendes, onde serão observadas e examinadas e seguirão para uma reserva de animais silvestres.

Na nova moradia, terão a companhia de outros jabutis e também de sapos, pássaros, minhocas, macacos e tantos outros que habitam a reserva.

Acreditamos que fizemos a melhor escolha, encaminhando nossos amigos para um espaço de paisagem natural, com muito verde e vasta vida animal ao redor.

Processo de Mudança

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem vem vivenciando o processo de mudança de forma significativa.

Depois de uma semana esperando o término da obra da casa nova, pudemos entrar e conhecer todos os espaços.

Com olhares atentos e curiosos, os pequenos exploraram as salas e os pátios, confabulando histórias.

Oferecemos uma caixa de papelão, e cada criança escolheu um objeto afetivo para levar.

Entusiasmadas, selecionaram bolas, carrinhos e bichinhos.

Que possamos construir novos enredos, levando as memórias da casa da Pereirinha na Rua Marques. 

Alegria

Turma do Trem (TAT)

A nova casa da Pereirinha vem causando excitação nas crianças da Turma do Trem. Eufóricas, elas correram pelos pátios, encantaram-se com o novo brinquedão, desvendaram cantinhos e mergulharam nos livros da biblioteca.

Verbalizaram o que mais vêm curtindo na casa. Foi um momento importante de escuta, no qual puderam se organizar através da linguagem oral.

Carrinhos de pedalar.” (Antônio B.)

Sala de jogos.” (Antônio L.)

Brinquedão.” (Lucas)

As cadeiras e as janelas.” (Sebastião)

As portas.” (Tomás G.)

Novos Caminhos de Projeto

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem está construindo novos caminhos de pesquisa.

O projeto do semestre, Tecnologias de Céu e Mar: os Inventores e suas Invenções, vem norteando as rodas de conversa.

Revisitamos o blocão, que guarda nossos registros, e relembramos que, no início do ano, elencamos nomes para a nossa turma, e avião foi o segundo mais votado.

Considerando esse interesse inicial e a possibilidade de diálogo com o tema, nada mais significativo do que desenvolver o Projeto a partir de um desejo do grupo.

Para sensibilizar os pequenos, dispusemos livros, revistas e objetos que remetem a esse meio de transporte.

Lemos O Menino e o Avião, de Mark Pett. A narrativa traz ilustrações singelas, que acompanham um menino, um avião e uma árvore ao longo do tempo, contando uma história sem palavras.

Apreciamos o enredo e lançamos perguntas disparadoras:

Como é feito o avião? Como ele voa? Quem inventou?

Aguardem novas descobertas.

Projeto Coletivo

Todos

Este será um semestre de muitas descobertas e aprendizagem na casa nova.

Ainda no espectro do Projeto Institucional, as crianças embarcarão no projeto coletivo Tecnologias de Céu e Mar: os Inventores e suas Invenções.

As pesquisas partem sempre da escuta atenta às falas das crianças e de seus interesses, manifestados nas atividades de sensibilização, considerando as particularidades da tecnologia escolhida por cada turma.

Fiquem atentos aos novos caminhos que percorreremos.

Alberto Santos Dumont

Turma do Trem (TAT)

As pesquisas da Turma do Trem sobre a história da aviação vêm ganhando contornos.

A revista Ciência Hoje das Crianças tem sido um rico material de consulta. A edição sobre os 100 anos da invenção conta a trajetória de Alberto Santos Dumont, considerado um dos grandes precursores do avião.

Ainda pequeno, na fazenda de sua família, interessava-se por máquinas e passava horas a fio observando as engenhocas que beneficiam o café.

Aos doze anos de idade, conseguiu permissão para dirigir as locomotivas que carregavam a colheita.

Menino sonhador, tinha grande desejo de voar e, nas noites de São João, sua distração preferida era observar os balões subindo aos céus.

Assistimos ao vídeo Um Cientista, Uma História l – Alberto Santos Dumont, que traz, de forma lúdica, um resumo de sua vida.

Os pequenos encantaram-se com o cientista dirigindo um trem, inventando e descobrindo novas formas de voar com seus balões dirigíveis e primeiros aviões.

Descobertas e Curiosidades

Turma do Trem – TAT

A Turma do Trem está explorando descobertas e curiosidades sobre Santos Dumont.

As crianças foram desafiadas a procurar, em duplas, imagens de seus inventos na revista Ciência Hoje das Crianças. E vibraram ao encontrar balões e aviões, nomeando-os e relembrando passagens marcantes da vida do pai da aviação.

O Santos Dumont gostava de ver os balões no São João.” (Antônio B)

Quando o Santos Dumont fez o balão, rasgou e caiu.” (Antônio L.)

O Santos Dumont fez o avião 14 Bis.” (Lucas)

Quando o Santos Dumont era criança, ele ficava vendo as máquinas de café.” (Sebastião)

O Santos Dumont dirigiu o trem quando era criança lá na fazenda dele.” (Tomás G.)

Os pequenos pintaram com rolinho e guache cinza uma folha A3 que servirá de fundo para a colagem dos inventos mais significativos de Santos Dumont.

Inspirações no Inventor 

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem está conhecendo a vida de Santos Dumont.

Utilizamos café, que a família dele cultivava, para fazer uma pintura.

Sentimos o aroma e o observamos em estado líquido, explorando seus tons ao passar sobre o papel.

Descobrimos também que o pai da aviação foi responsável pela primeira corrida de triciclo de Paris.

Aproveitamos o feito e vivenciamos um divertido momento sobre três rodas. Os pequenos apostaram corrida de Velotrol, conhecendo limites e desenvolvendo potencialidades motoras.

 Mostra de Artes

A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os  trabalhos criativos e significativos, relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.

Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.

Nosso fio condutor foi o tema do Projeto Institucional, Tec Aqui, Tec Lá: o que Mais Podemos Inventar? 

Os visitantes, envolvidos e emocionados, percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.

Foi um dia de casa cheia e muita alegria!

Passeio ao Aeroporto

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem visitou o Aeroporto Santos Dumont.

Os pequenos relataram a experiência em um texto coletivo.

“Nós fomos de ônibus para o Aeroporto Santos Dumont. Quando chegamos lá, vimos o avião parado com as pessoas tirando as malas. Vimos dois painéis. Um tinha balões, aviões antigos e o 14 Bis. O outro painel tinha aviões novos e helicóptero. Depois andamos dentro do aeroporto e vimos muitas pessoas com malas e comendo nos restaurantes. Fomos lá para fora, atravessamos a rua e vimos muita água. Tinha um moço pescando peixinhos, um barco amarelo pequeno, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Andamos mais um pouco e ficamos chamando ‘avião, avião’! Vimos quatro aviões decolando e ficamos dando tchau. A gente também foi para a porta do aeroporto ver a foto bem grande do Santos Dumont e a estátua do seu rosto. Ele usava chapéu e tinha bigode. Quando entramos no ônibus para ir embora, o VLT passou bem pertinho da gente. Gostamos muito do passeio e queremos voltar. Nós amamos o aeroporto!” 

Textos coletivos são momentos importantes de escuta, nos quais as crianças se organizam através da linguagem oral, aproximando-se da função social da escrita.

Partilha de Novidade e Arte

Turma do Trem (TAT)

A semana foi de novidades para a Turma do Trem.

Nosso querido José compartilhou sua experiência ao visitar o Museu Casa de Santos Dumont, conhecido como A Encantada, na cidade de Petrópolis.

Empolgado, ele mostrou para os amigos um boneco feito de feltro, representando o inventor, e uma réplica do 14 Bis feita de madeira.

Perguntamos como poderíamos construir nossos aviões.

De papel“, responderam.

Apresentamos O Avião de Papel, de 2012. O curta fala da relação de um rapaz que conhece uma garota em um trem e a vê novamente da janela de um prédio. Para chamar a atenção dela, ele utiliza uma verdadeira frota de aviões de papel.

 Mariana, professora do Ateliê da manhã, esteve conosco e apresentou a obra Aviãozinho de Papel, de Ivan Cruz.

E propôs uma oficina com o passo a passo para confeccioná-los.

 “Parece uma casa de tijolos!”

Não, parece um prédio!”

Agora é um quadrado!”

É um triângulo!”

Os relatos se expandiram para criações e experiências pessoais:

Eu fui de avião para a Bahia e para a França.” (José)

Eu quero levar todas as minhas famílias de avião.” (Sebastião)

A Helena vai!” (Laura)

A Thaís!” (Vicente)

Vou levar meu papai, mamãe e Lia!” (Antônio B.)

Eu boto o Noah no avião.” (Maya)

Música, Voo e Descobertas

Turma do Trem (TAT)

“Alberto Santos Dumont

Para ver o que é bom

Subiu ao céu

Num avião de papel

Pilotando só com uma mão

Com a outra dando adeus

 

Foi papai da aviação

Pairando entre homem e deus

Um anjo que ascendeu

Entre o chão e o céu.

 

Alberto ao lado dos santos

Alberto acima Dummond

Ao lado do próprio pai

Alberto como um caderno

Ao lado com a borboleta, da nuvem,

Alberto vai.”

Com essa canção animada de Chico César,  inspiramos a Turma do Trem em atividade brincante e enriquecedora.

Para alimentar nossa pesquisa, simulamos uma viagem de avião.

Organizamos os assentos, preparamos os bilhetes de embarque, as malas, e escolhemos a tripulação.

Sorteamos o piloto, o copiloto e os comissários de bordo, conhecendo suas funções e conversando sobre elas.

Projetamos uma cabine de avião, simulando  decolagem e aterrissagem.

Os pequenos se divertiram e descobriram, de forma lúdica, como se dá uma viagem.

Algumas curiosidades sobre esse meio de transporte surgiram: como é feito o avião? Como ele voa?

Assistimos ao vídeo De Onde Vem o Avião?, no qual a personagem Kika revela a evolução tecnológica, com destaque para as turbinas, que substituíram as hélices. 

Dia da Criança

As comemorações do Dia das Crianças foram muito animadas.

As turmas assistiram ao espetáculo Circo a Céu Aberto e riram a valer, divertindo-se com o palhaço Pitercrash.

No dia seguinte foram à pracinha do Largo dos Leões para cantar e dançar canções conhecidas nas aulas de Música.

No final todas as crianças levaram de presente  um catavento.

Foram dois dias muito especiais.

Viva as crianças!

Jardim Botânico

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem vivenciou uma tarde agradável no Jardim Botânico.

Entre palmeiras imperiais, tartarugas, aves e vitórias-régias, andamos pelos caminhos  apreciando a paisagem e sentindo as raízes, pedrinhas e folhas do chão.

Aproveitamos o clima estável e o ventinho para fazer uma corrida de aviões de papel.

Sensibilizamos as crianças para as primeiras noções de equilíbrio no ar, relacionando a estrutura da dobradura com a força do vento. A atividade desenvolve a coordenação motora e a noção de lateralidade.

Depois fizemos um delicioso piquenique, e os pequenos se divertiram a valer no parquinho.

Ficaram eufóricos ao brincar de conduzir um trem e pilotar um helicóptero de brinquedo, fazendo conexões com o projeto.

E relataram suas impressões e  o que mais gostaram no passeio:

Colocar os aviões para voar.” (Antônio L.)

Eu gostei do piquenique e de brincar no helicóptero.” (Antônio B.)

De brincar no helicóptero.” (José)

Jogar o avião.” (Laura)

Eu gostei do piquenique.” (Lucas)

O parquinho e o escorrega.”  (Maya)

O cavalinho.” (Maria)

Cavalinho.” (Nina)

“Voar.” (Tomás T.)

Astronauta

Música – Educação Infantil

Prossegue a preparação para a  Festa de Encerramento. As turmas conheceram  Astronauta, de Ana Moura, que faz parte do acervo de composições da escola.

A música traz uma perspectiva interessante do encontro do astronauta e das crianças com a grande Bola Azul do nosso planeta. 

Rolamos nosso bolão do salão, passando uns para os outros.

Assim começamos a pensar que nada está parado no espaço, e que cada giro que a Terra dá em seu eixo eixo é um dia.

Com o bolão amarelo centrado numa cadeira, descobrimos que cada volta que a Terra dá em torno do Sol equivale a um ano.

Quantas voltas você já deu em torno do Sol?

Uma boa composição musical tem o poder de ampliar nossos horizontes.

Aprendizados e Novidades

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem revisitou momentos importantes das nossas pesquisas.

Relembramos o que descobrimos sobre a história do pai da aviação, os avanços tecnológicos do avião, os artistas que conhecemos, os trabalhos e os passeios que fizemos.

Depois de aprendermos muitas características desse meio de transporte, os pequenos vêm se interessando por outra tecnologia do céu: o helicóptero.

O grupo mencionou tê-lo visto no painel do artista Cadmo Fausto, quando fomos ao Aeroporto Santos Dumont, e ter brincado com um helicóptero feito de madeira no parquinho do Jardim Botânico.

O amigo Vicente foi ao heliponto da Lagoa e trouxe vídeos dessa experiência para mostrar. As crianças ficaram instigadas com a estrutura do helicóptero e seu som.

Ele faz barulho e tem asa.” (Sebastião)

Ele voa com a hélice girando.” (José)

Assim vamos traçando nossos encaminhamentos de Projeto.

História do Helicóptero

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem desvendou curiosidades. Descobrimos que, muito antes de o helicóptero ser inventado, Leonardo da Vinci teve ideias para essa tecnologia.

Ele criou um giroscópio aéreo composto por uma grande asa giratória em forma de parafuso, presa a uma plataforma.

A máquina funcionaria a pelo movimento rápido das asas, acionado pelo passageiro.

Conhecemos Paul Cornu, engenheiro que realizou o primeiro voo de helicóptero.

Os pequenos ressaltaram semelhanças e diferenças entre os meios de transporte, comparando os aparelhos antigos com as configurações atuais.

É muito bom perceber o desenvolvimento da linguagem conquistado por nossos pequenos.

Os avanços se mostram nas discussão sobre o Projeto, com falas mais coerentes, mais variadas e precisas na argumentação. 

Desenho de Observação

Turma do Trem (TAT)

Instigada pelo giroscópio de Leonardo da Vinci, a Turma do Trem foi desafiada a desenhá-lo.

As crianças observaram a imagem e buscaram reproduzi-la com caneta futura sobre papel pardo, exercendo a coordenação motora fina.

Observando imagens reais, as crianças aguçam e ampliam a percepção visual. Pensam em proporções, formas, cores, enquanto registram suas impressões.

Atentas, ressaltaram detalhes, organizando-se através da linguagem oral e fazendo conexões com os aprendizados.

Eu fiz a hélice em cima para girar.” (Antônio B.)

O Leonardo da Vinci fez o giroscópio.” (Antônio L.)

O giroscópio tem asa igual ao 14 Bis. Fiz rodas que nem um avião.” (José)

O giroscópio tem uma hélice grandona, igual ao helicóptero.” (Sebastião)

 

 

Novidades do Feriado

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem chegou dos feriados cheia de novidades.

Em roda, conversamos sobre o que fizemos, destacando momentos marcantes e divertidos.

Exercitamos a escuta e organizamos a linguagem oral, valorizando a partilha das histórias pessoais.

Eu andei de bicicleta.” (Antônio L.)

Eu fiquei em casa, passeei muito e fui na casa do tio Ricardo.” (José)

Eu fui em duas festas na casa da vovó.” (Lucas)

Eu fui na casa da vovó.” (Maya)

Eu fui à praia.” (Laura)

Eu fui na praça com a mamãe e o Luca.” (Nina)

Eu passeei no Parque da Catacumba com o papai e a vovó. Brinquei de subir e escalar.” (Sebastião)

Hélices Voadoras

Turma do Trem (TAT)

Instigada pelas pesquisas sobre o helicóptero, a Turma do Trem vivenciou uma experiência para lá de especial. Uma oficina de hélices voadoras feitas de papel, cola e tesoura.

Atentos, os pequenos vibraram ao manuseá-las, auxiliando nos detalhes.

Em seguida, cada criança foi experimentar sua hélice, lançando da ponte da escola, observando os movimentos giratórios.

Assim são construídas noções de equilíbrio no ar e a consciência de coordenação motora.

Pássaro Amarelo

Turma do Trem (TAT)

A Turma do Trem conheceu Pássaro Amarelo, de Olga de Dios, história de um pássaro que não consegue voar com as próprias asas.

A trama tem início com o pássaro refletindo sobre a invenção da hélice, que poderia ajudá-lo a alçar grandes voos.

Com a ajuda de um amigo, ele passa a noite desenhando, projetando e confeccionando o invento.

Pássaro Amarelo, então, viaja mundo afora, ajudando e adaptando a hélice, para outros bichos poderem voar.

As crianças vibraram e identificaram a semelhança com as hélices do avião e do helicóptero, que pesquisamos ao longo do semestre.

Conhecer e apreciar literatura aguça a criatividade e amplia o repertório dos pequenos, que passam a fazer novas conexões entre os saberes.

Sapecopinha

Educação Infantil

Embaladas pelos jogos da Copa do Mundo, as crianças da Pereirinha se empenharam para disputar divertidas partidas de futebol, chutes a gol e os jogos da pipoca e estafeta.

Não faltou energia para os nossos pequenos atletas! Formaram times nas cores amarela, azul, verde e branca, torceram e correram felizes atrás da bola, demonstrando agilidade e vontade para marcar gols.

Nessa animada brincadeira, as crianças puderam exercitar o corpo, experimentar deslocamentos com a bola, além de desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, cooperação, contato com as regras e satisfação de estar entre amigos.

No final tiramos as fotos dos times recebendo as medalhas.

Foi um sucesso!

 

Turma do Trem

Sensibilizando a Turma do Trem para o universo das tecnologias de céu e mar, seus inventores e invenções, desenvolvemos caminhos de pesquisa permeados de descobertas. 

Instigados pelas tecnologias do céu, retomamos o interesse inicial dos pequenos: o avião, segundo meio de transporte mais votado por eles para nomear a turma. Aprendemos sobre sua evolução no decorrer do tempo e conhecemos a história de Alberto Santos Dumont, grande pai da aviação.

As hélices fomentaram a curiosidade do grupo, que explorou novos conhecimentos sobre o helicóptero. Para contextualizar o invento, conhecemos o giroscópio, primeiro protótipo criado por Leonardo da Vinci.

Em diálogo com as áreas do conhecimento, as crianças puderam vivenciar momentos de trocas enriquecedoras, aguçando o olhar para a diversidade de experiências. A partir da aproximação com obras de arte, artistas, músicas, jogos, brincadeiras, literatura e passeios, demos contorno aos nossos encaminhamentos pedagógicos.

A escuta atenta para as hipóteses e conhecimentos prévios dos pequenos promoveu um ambiente de partilhas, valorizando as bagagens individuais e suas maneiras de enxergar o mundo.

Pautados no afeto, construímos e estreitamos relações, usufruindo dias de conversas, alegrias, desafios e conquistas.

Finalizamos o ano letivo divertindo-nos ao som de Alberto, canção de Chico César que embalou a Festa de Encerramento.

É chegada a hora de repor as energias e aproveitar os divertidos dias de férias.

 

Festa de Encerramento

Educação Infantil

No sábado tivemos as Festas de Encerramento da Pereirinha, com a encenação de O Homem que Amava Caixas, adaptada do livro de Stephen Michael King. Foi uma alegria compartilhar nossas pesquisas com as famílias.

As crianças se sentiram muito à vontade no auditório da “Sá Pereira dos grandes”. Foi lindo vê-las divertindo-se, dançando, cantando, sob a emoção de estar no palco, apresentando para o público o resultado dos estudos e da trajetória de 2022. Uma experiência inesquecível para nossos alunos, alunas e para toda a equipe da Pereirinha.

Fechamos um ciclo de pesquisas e aprendizados inspirados pelo projeto Tec Aqui, Tec Lá: o que mais Podemos Inventar.

Hora de sair de férias e desfrutar do merecido descanso.

Boas festas!

 

Dança, Música e Tecnologia

Dança e Música

Iniciamos o segundo semestre empenhados nas produções para a Mostra de Artes.

Inspiradas pela movimentação da bailarina e coreógrafa americana Jody Sperling, as crianças exploraram movimentos utilizando tecido branco e luz negra.

Apreciamos também imagens de bailarinos da companhia Martha Graham fotografados por Guilherme Licurgo e fotografamos nossos movimentos com tecidos coloridos.

Iniciamos a pesquisa para o espetáculo da Festa de Encerramento. Nas aulas de Dança, exploramos diferentes qualidades e níveis de movimento, mudanças de direção no espaço e a construção de uma coreografia.

Nas aulas de Música, exploramos a puxada de rede, a ciranda, o ijexá, o frevo e outros ritmos que fizeram parte do espetáculo.

Com o texto em mãos, as músicas selecionadas e o envolvimento do grupo, começamos a compor nossas coreografias.

As crianças ajudaram na construção das apresentações, sugerindo movimentos, inspiradas e acompanhadas pelos ritmos das canções.