Turma do Colo (TAT)
A Turma do Colo retornou das férias cheia de energia. Aproveitamos a semana para colocar as novidades em dia e matar a saudade da escola com muita brincadeira e diversão. Os pequenos se deliciaram com um banho de chuveirão, criando enredos com bichinhos e panelinhas. Também revisitamos nossas pesquisas e relembramos momentos marcantes do projeto, com foco nas produções para nossa Mostra de Artes.
Que alegria, num dia de chuva, se aquecer com tanta gente, e cultura popular. A chuva veio, mais forte do que anunciava, mas essa comunidade Sá Pereira é especial de mais e faz a festa acontecer.
A participação brincante de todos, nas danças e cantorias, ultrapassaram nossas expectativas e esperamos que todos tenham construído alegres memórias afetivas. A chuva também trouxe experiências diferentes para as crianças. Sentir a chuva, brincar na areia molhada, saltar as poças…
Agradecemos a presença de todos! Não deixem de ver as fotos no link do comunicados.
A semana foi de finalização dos preparativos para a Mostra de Artes, que será no próximo sábado. Os pequenos dedicaram-se nos arremates, experimentando diferentes técnicas, suportes e composições. Relembramos os caminhos das pesquisas, dando destaque para as referências artísticas, que nortearam os encaminhamentos pedagógicos ao longo do ano. Venham apreciar!
Divididas em equipes por cores, as crianças da Educação Infantil e Primeiro Ano participaram das Olimpíadas da Pereirinha.
Juntas produziram cartazes e gritos de torcida para apresentar e animar os jogos.
Atentos às regras, se empenharam e se divertiram a valer. Com a ajuda das professoras, se organizaram para realizar corrida de revezamento, bola ao alvo e chute a gol.
E deram um show torcendo também para os amigos das outras equipes.
Durante a semana, a Turma do Colo revisitou as pesquisas do primeiro semestre através da exposição dos trabalhos da Mostra de Artes. Relembramos os interesses do grupo, o porquê dos nossos caminhos e iniciamos as primeiras conversas sobre o projeto coletivo do segundo semestre: O Cuidado com a Cidade. Para isso, partimos do colo como um lugar afetivo, para a casa, abrigo estrutural, situando e localizando o espaço dentro do bairro e da cidade. Aguardem as novidades!
A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os trabalhos criativos e significativos relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.
Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.
Nosso fio condutor foi o tema do projeto institucional, Entre nós, cuidado.
Os visitantes percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.
Foi um dia de casa cheia e muita alegria!
Sensibilizando a turma para o projeto do segundo semestre, O Cuidado com a Cidade, fizemos um levantamento dos bairros onde os pequenos residem. Coletivamente registramos as localizações, e cada um teve a oportunidade de colar um papel referente ao lugar em que mora. Contamos a quantidade de bairros que apareceram e quantas crianças moram em cada um deles, aproximando-as de conceitos matemáticos. Situamos os espaços dentro da nossa cidade e lançamos mão de algumas perguntas: Como cuidamos? O que tem para fazer no bairro/cidade?
Iniciamos um levantamento dos espaços coletivos ocupados pela infância e começamos a traçar possíveis caminhos de pesquisas.
As crianças vêm conversando sobre os espaços da cidade que elas ocupam. Cada uma teve a oportunidade de relatar experiências pessoais, que foram registradas coletivamente, tendo a professora como escriba. Além de sensibilizar os pequenos para o projeto coletivo, “Cuidado com a Cidade”, as atividades de escritas, a partir dos depoimentos da turma, os aproximam da função social da escrita.
“Praia”. (Arthur)
“Eu vou no Largo dos Leões igual o Miguel. Vou à praia, na casa da vovó e do vovô”. (Bernardo)
“Praia”. (David)
“Eu vou na pracinha Peter Pan. Lá tem escorrega e castelo. É perto da minha casa em Copacabana”. (Gael)
“Eu vou na pracinha com a mamãe, o papai e o José. Vamos no escorrega grande rosa”. (Isabel)
“Eu vou para a praia e para a pracinha”. (Luna)
“Eu brinco na pracinha do Largo dos Leões. Lá tem gangorra, balanço, escorrega grande e pequenininho”. (Miguel)
“Eu vou na praia e na pracinha. Lá tem escorrega grande e fica pertinho da minha casa”. (Nina)
“Eu vou numa pracinha perto da minha casa que tem um monte de patinhos. Tem muitos”. (Pedro)
“Praia”. (Teresa)
A partir das falas das crianças sobre como aproveitam a cidade, a Turma do Colo foi a campo explorar a Pracinha do Largo dos Leões. Aguçamos o olhar dos pequenos para o cuidado com esse espaço que é conhecido e frequentado por eles. Em roda, conversamos sobre como o desfrutamos, ressaltando a importância da preservação dos brinquedos, das árvores e a manutenção da limpeza. A criançada brincou a valer, desafiando-se corporalmente e explorando elementos naturais.
A Turma do Colo vem pesquisando o cuidado com a cidade através da relação com as pracinhas. Para isso, ampliamos nossos olhares e vivências nesses espaços presentes nas redondezas da escola.
Conhecemos a Praça Radial Sul, localizada no bairro de Botafogo, e aprendemos um pouco sobre sua história. Vanderleia, responsável por cuidar do lugar atualmente, nos deixou muito à vontade e contou algumas curiosidades. Descobrimos que lá vivia o paisagista João Carlos Chagas, o Seu Chagas, dono do quiosque de flores do local. Ele realizou benfeitorias para a comunidade, como a Biblioteca que leva o seu nome e o reflorestamento da localidade. O grupo “Amigos da Praça Radial Sul” segue o seu legado, dando continuidade aos movimentos de melhoria. Hoje em dia, o lugar é cercado por uma APA (Área de Preservação Ambiental) e foi nomeado de Maciço da Preguiça, pois o bicho foi visto fugindo do barulho da construção de um prédio na área de mata nativa.
Os pequenos se apropriaram da história, e divertiram-se explorando livros e brinquedos. Conscientizaram-se da limpeza e cataram os lixinhos que viam pelo caminho, descartando nas lixeiras. Fizemos um delicioso piquenique e apreciamos as preguiças grafitadas pela rua. Foi uma experiência e tanto!
O passeio à Praça Radial Sul vem rendendo desdobramentos para a Turma do Colo. O grupo teve a oportunidade de contar sobre o que mais gostou na experiência. A partilha foi um momento importante de escuta, no qual as crianças puderam se organizar através da linguagem oral:
“Eu gostei do escorrega e do balanço.” (Bernardo)
“Eu gostei dos livros e li o do Homem Aranha.” (Gael)
“Eu adorei os livros da pracinha.” (Isabel)
“Eu gostei muito de escorregar e balançar.” (Luna)
“Eu gostei do balanço, do escorrega e subir pelo pneu.” (Miguel)
“Eu amei os livros da Biblioteca, que parecia uma casa de livros.” (Nina)
“Eu adorei tudo. Eu lembro que tinha livros e eu li do Capitão América.” (Pedro)
Além da conversa, conhecemos a canção A Praça, do cantor e compositor Ronnie Von. Os pequenos se apropriaram do refrão e a letra promete novos desencadeamentos:
A mesma praça, o mesmo banco
As mesmas flores, o mesmo jardim
Tudo é igual, mas estou triste
Porque não tenho você perto de mim
A Turma do Colo explorou a música A Praça, do cantor e compositor Ronnie Von. Registramos a letra no blocão, destacando as palavras-chave e representando-as com imagens. As crianças tiveram a oportunidade de entrar em contato com a língua através de um gênero textual, aproximando-se da função social da escrita.
Além disso, o grupo vem aumentando seu repertório de pracinhas. Dessa vez, conhecemos a Praça Joia Valansi, localizada no bairro de Botafogo. A criançada divertiu-se nos brinquedos, apreciando e observando as características do lugar. Através do contato com as praças das redondezas, os pequenos identificam e constroem senso de apropriação e preservação dos espaços públicos.
Turma do Colo (TAT)
Quantas praças tem em nosso bairro? Quais já conhecemos? Quais podemos conhecer? A partir dessas perguntas, a Turma do Colo identificou esses espaços através da observação do Google Maps. Conversamos sobre os símbolos representados na ferramenta e o que eles significam. Apresentar mapas para os pequenos auxilia na construção de noções espaciais e geográficas acerca do lugar onde vivem, estimulando a percepção de diferentes territórios.
Que delícia uma tarde na pracinha.
ao lado da família, amigos,
brinquedos e muita poesia!
A partir dessa narrativa leve e rimada, as crianças da Turma do Colo conheceram o livro Domingo na Praça, de Leo Cunha e Marília Pirillo. As ilustrações, que dialogam com o texto, expressam as relações construídas nesse espaço público cheio de encontros. Os pequenos ouviram a história coletivamente e tiveram a oportunidade de apreciá-la em duplas. Destacaram os brinquedos e brincadeiras representadas, a diversidade de pessoas e profissionais que dão vida à pracinha, envolvendo-se com o enredo e compartilhando suas vivências.
Para comemorar o Dia das Crianças do jeito que elas merecem, as turmas da Pereirinha fizeram uma caça ao tesouro no Parque Lage com o Moleque Mateiro.
As crianças também participaram da oficina de bonecos feitos com gravetos e argila e da oficina de biogliter. Quando chegaram à escola tiveram uma surpresa: picolés de frutas!
Viva as crianças!!!
Inspirado no livro Domingo na Praça, de Leo Cunha e Marília Pirillo, o grupo vem fazendo um trabalho de artes processualmente. Com pincel fino e guache em papel A3, os pequenos exploraram tons, traços e formas presentes na história. Revisitamos a narrativa e levantamos novas possibilidades de pracinhas para visitarmos. Thaís, professora da turma, compartilhou sua vivência de infância na praça do Bairro Peixoto, em Copacabana, bairro vizinho à escola. Na próxima semana iremos até lá! Aguardem as novidades!
A turma conheceu a Praça do Bairro Peixoto, em Copacabana. A experiência foi relatada pelo grupo e registrada em texto coletivo, prática que aproxima as crianças da função social da escrita:
A gente saiu da escola e entrou no ônibus. Ele passou pelo túnel velho e chegou em Copacabana. Nós descemos do ônibus e entramos na pracinha do Bairro Peixoto. Lá tinham dois tubos, roda-roda de flor, um balanço laranja gigante, escorrega com ponte, escada de subir e escalar, gangorra, bancos para pular e equilibrar. Usamos orelhas de jumento e dançamos: “Jumento não é, jumento não é o grande malandro da praça…”. Depois nós fizemos um piquenique e brincamos muito!
Jumento não é, jumento não é
O grande malandro da praça
Trabalha, trabalha de graça…
Enquanto finalizamos as pesquisas do semestre, a Turma do Colo está se dedicando ao ensaio para a apresentação de encerramento. Em diálogo com o projeto coletivo O Cuidado com a Cidade, os pequenos vêm se apropriando do espetáculo Os Saltimbancos, do cantor e compositor Chico Buarque.
O enredo conta a história de quatro animais (jumento, cachorro, galinha e gata) que buscam um novo rumo para as suas vidas criando um quarteto musical, enquanto sonham com uma cidade ideal, de acordo com seus desejos.
Representando o jumento, a criançada vem aprendendo a canção e a coreografia para o grande dia!
A semana foi de ensaio a todo vapor para a Turma do Colo. Envolvidos, os pequenos se apropriaram da festa, aprendendo sobre a história dos Saltimbancos e as cenas que nortearão o espetáculo.
Durante os ensaios gerais, assistimos às coreografias de todas as turmas e observamos as professoras dando os arremates finais nos passos do grupo. As crianças manusearam e experimentaram elementos e adornos para se prepararem para o grande dia!
Apreciem os jumentinhos mais fofos da cidade!