Arte e Memória: é Preciso Relembrar o Antes para Inventar o Depois?

Projeto Institucional

Na assembleia do ano passado, nossos adolescentes nos surpreenderam após analisarem as sugestões trazidas pelas famílias e adotarem a Arte como foco para 2025.

Para além do valor que damos às linguagens artísticas, o processo nos encheu de orgulho e trouxe à Sá Pereira a certeza da maturidade do trabalho em arte-educação e pesquisa transdisciplinar.

O projeto nasceu do desejo coletivo de investigar o papel da arte como instrumento de conexão entre memória, identidade e transformação social. Queremos resgatar memórias para projetar futuros possíveis, e reconhecemos na arte um campo privilegiado de investigação e experiência.

Leia na íntegra a justificativa do projeto no link compartilhado.

 

 Rosana Paulino, Peixe, da série “Mangue”

Você Já Ouviu Falar Sobre a Gincana de Projeto?

É uma gincana que acontece todos os anos, durante a semana de planejamento, com todos os nossos professores, coordenadores, orientadores, direção geral e pedagógica, de todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nesse grande encontro, nossos professores são divididos em pequenos grupos e cada grupo propõe uma atividade de sensibilização para o Projeto Institucional, ampliando as discussões sobre o tema de acordo com as diferentes faixas etárias que trabalhamos, além de alimentar a própria equipe com sugestões de atividades, leituras, etc.

Começamos este ano sendo desafiados pela equipe de Linguagens de Fundamental II a escrever um lipograma sobre Arte e Memória sem usar as letras A e M. A equipe de Artes escreveu, respondendo ao desafio:

Por tudo que eu
Sonho
Sinto
Vivo
E sou
Eu pulso

No pulso
Existo
Resisto
Registro
E insisto

Em seguida, ouvimos e participamos das propostas das outras equipes: Educação Infantil, Ensino Médio, Artes, Ateliê, F2 e F3, F4 e F5, Ciências e Humanidades, todas diferentes, fazendo vínculo com suas especificidades, mas tendo em comum o propósito de nos inspirar e alimentar  para as semanas de sensibilização com nossos alunos e o ano que está por vir.

Bloco da Sá Pereira

Sá Pereira chegou
Com muita empolgação
Pra fazer brotar nesse mundo
As sementes da imaginação

Sá Pereira falou
Tem beleza por toda parte
A vida da gente é mais rica
Se a vida da gente tem arte!

Ao som do samba A arte é a flecha e o arco, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Fundamental I, iniciamos as reflexões sobre o projeto institucional embalados por muita cantoria.

Preparem as fantasias, esquentem os tamborins e abram alas porque o bloco da Sá Pereira vai passar! 

As crianças já estão com o samba na ponta da língua, e aqui vão a letra e a melodia para que todos possam aprender a cantá-lo e cair na folia: 

Letra do Samba 2025

 

Chegada na Pereirinha

Que alegria chegar na escola depois das férias!

O ano começou com muita animação, brincadeiras e encontros na Pereirinha.

A escola preparou algumas novidades para este ano que foram apreciadas pelas crianças: abertura do solário com tanque de areia e chuveirão, salas novas do berçário e reforma dos banheiros. Aos poucos as crianças que já eram da escola foram recebendo os novos amigos, apresentando os espaços e o dia a dia divertido da Pereirinha.

Nesta semana muitos vínculos foram formados, começando a criar uma identidade para os novos grupos. As turmas participaram de rodas de conversas, jogos, atividades de Artes e ouviram muitas histórias na biblioteca. 

Agora estamos começando a nos preparar para o bloco de Carnaval da Sá Pereira. As crianças aprenderam a cantar o refrão do samba nas aulas de Música e alguns passos nas aulas de Dança. Esperamos todos para pular Carnaval no sábado dia 22 de fevereiro. Preparem suas fantasias, confetes e serpentinas!

Novidades e Carnaval

TAT

Os pequenos da TAT vêm se familiarizando com a rotina escolar. Entre atividades e brincadeiras, constroem relações e consolidam elos de confiança. Nos últimos dias foram surpreendidos com uma surpresa na Biblioteca: as agendas os esperavam no forninho. Cada criança manuseou a sua, conhecendo a importância desse meio de comunicação e explorando seus detalhes. Fantasiados, se esbaldaram ao som do samba A arte é a flecha e o arco, da professora Manoela Marinho, esquentando os tamborins para o nosso bloco!

Memórias do Bloco da Sá Pereira

As turmas da Pereirinha receberam a visita da Cecília, antiga dona da escola e avó da Maria (TDT) e do Martin (F1A), para contar sobre as memórias do Bloco da Sá Pereira.

Descobrimos que o primeiro bloco desfilou pelas ruas de Botafogo no ano de 1988 com o samba “Cor, Forma, Ritmo e Som”, composto por Ana Moura. Naquela época, o bloco tinha alas, mestre-sala e porta-bandeira, e a bateria era composta por crianças da comunidade da Rocinha.

Cecília mostrou um vídeo do primeiro desfile, fotos do bloco na rua e no final cantou com todas as crianças o samba deste ano, “A arte é a flecha e o arco”, de Manuela Marinho. Foi uma visita cheia de afeto, memórias e arte! Obrigada Cecília!

Memórias Compartilhadas

TAT

As primeiras conversas sobre o Projeto Institucional têm sido permeadas de partilhas. Recebemos Cecília Moura, antiga professora e orientadora da escola, para uma boa conversa. Ela apresentou memórias e histórias do bloco da Sá Pereira, ilustrando temáticas e vivências ao longo dos anos. 

Clara, estagiária da turma e ex-aluna da escola, trouxe objetos que marcaram sua trajetória de estudante. A camisa assinada por seus amigos e seus portfólios permearam seu relato afetuoso.

Iara, professora auxiliar da turma, compartilhou uma lata com cartas e lembranças que marcam sua vida familiar e profissional.

Thaís, professora da turma, levou um pequeno baú colorido com algumas fotografias que contam as histórias da sua infância.

Através dessas trocas, sensibilizamos os pequenos para as histórias de seus educadores, construindo caminhos de pesquisa.

Bloco da Sá Pereira

Para todos

Há quem ame e há também quem não goste, mas independentemente das preferências pessoais, é inegável que o Carnaval brasileiro é uma das maiores e mais importantes manifestações populares do nosso país, e há quem afirme: do Brasil e do mundo!

Festa que atravessa a dança, a música, as artes visuais e o teatro, passeando pelas diferentes linguagens artísticas.

Em nossa escola, o bloco festeja e abre alas para o Projeto Institucional através da letra do samba, que é amplamente discutida em sala de aula por todas as séries. Com muita alegria, o samba composto pela Manu Marinho, nossa querida professora de Música, foi cantado com alegria por todos.  “A arte é a flecha e o arco” abriu nosso desfile e nosso ano de estudo.

Como Arte e Memória é nossa linha de pesquisa, fizemos questão de trazer para a decoração da sede da Capistrano fotos antigas de carnavais passados. Nessa memória, alunos e funcionários que já não estão na escola, alguns alunos do Ensino Médio ainda pequeninos e muita alegria estampada nas imagens. Recordações que aquecem nossos corações e dão ainda mais sentido ao nosso desfile anual. Olhar para trás, refletir sobre o presente e sonhar futuros possíveis.

Que todos tenham curtido nosso sábado!
Agora sim, Feliz Ano Novo!
Que seja um ano leve, feliz, de muito aprendizado e que traga boas recordações a todos nós!

Em tempo: Agradecemos imensamente ao Guto Pina, pai da Bia e do Caio, pelas fotos do nosso bloco!

Sensibilização para o Projeto

TAT

Retornamos da folia sensibilizando os pequenos para o Projeto Institucional: “Arte e memória: é preciso relembrar o antes para inventar o depois?”. Retomamos a letra do samba “A arte é a flecha e o arco”, destacando algumas palavras-chave da canção. Além disso, fizemos algumas perguntas disparadoras, como: “O que é arte?” e “O que é memória?”, levantando os conhecimentos prévios da criançada: 

“Arte é desenhar aqui. Memória é o piano.” (Arthur F.)

“Arte é um passarinho lá no céu.” (David)

“Arte é memória. Memória é o que a gente guarda na nossa turma.” (Eloá)

“Arte é brinquedo.” (Haru)

“Arte é pintura. A memória tá aqui na cabeça e eu lembrei que comi lichia.” (Isabel)

“Arte é colagem. Memória tá na cabeça.” (Mateus)

“Arte é pintar. Arte é uma festa na cabeça e a memória guarda na cabeça.” (Teresa)

Desenhos de Dança

Dança

As turmas da Educação Infantil apreciaram os estudos de Kandinsky sobre a movimentação da bailarina alemã Gret Palucca. Após a observação, conversamos sobre a forma como o artista fez os seus registros utilizando linhas retas e curvas.

Em seguida, divididas em pequenos grupos, as turmas tentaram registrar a postura de uma criança somente com esses elementos — um desafio e tanto!

De maneira criativa, exploraram diferentes formas com o corpo no espaço e finalizaram apreciando seus registros.

Para os pequenos da TAT, escolher uma postura e mantê-la foi divertido. Mas divertido mesmo foi observar as professoras registrando suas poses e avaliar como os desenhos as representavam.

Vem Aí a Turma do Baú!

Turma do Baú (TAT)

As atividades de sensibilização para o projeto ínstitucional e o interesse pelas palavras-chave da letra do samba “A arte é a flecha e o arco” fomentaram a escolha do nome da TAT. Turma das Histórias e Turma do Baú fizeram parte da animada votação! Baú ganhou por unanimidade e mobilizou a criançada, que anunciou o resultado pelos cantos da Pereirinha.

Para iniciar nossos primeiros passos de pesquisa, o grupo foi surpreendido com um baú e pintou cada pedacinho coletivamente. A partir desse objeto significativo, perguntas e caminhos serão traçados. Aguardem as novidades! 

O Baú das Histórias

TAT – Turma do Baú

A escolha do nome da turma vem rendendo desdobramentos para a TAT. O baú pintado pelas crianças conduzirá nossas pesquisas, norteando os encaminhamentos pedagógicos. Para iniciar essa aventura, os pequenos foram surpreendidos com o livro O Baú das Histórias, um conto africano recontado e ilustrado por Gail E. Haley.

A narrativa conta a saga de Ananse, um senhor pequeno e frágil que tece uma teia até o céu para resgatar histórias para seu povo. Nyame, o Deus guardião do baú, ri da fragilidade do velhinho e propõe três difíceis tarefas. Ele cumpre os desafios propostos e Nyame declara que as histórias pertencem a Ananse e serão chamadas de histórias do Homem-Aranha.

Literatura Inspirando as Artes

Turma do Baú (TAT)

O conto africano “O Baú das Histórias” vem inspirando novos desdobramentos para a Turma do Baú. Munidos de pincel batedor e tinta guache, os pequenos observaram os tons do livro, explorando as cores sobre o papel. Em seguida, receberam barbante e a imagem de Ananse, protagonista da narrativa, compondo a teia que leva ao céu em busca do baú. A atividade explorou a coordenação motora fina, apurando o olhar estético das crianças. 

 

Purê de Inhame

TAT – Turma do Baú 

O conto africano “O Baú das Histórias” vem norteando as pesquisas da Turma do Baú. Ananse, o Homem-Aranha protagonista da narrativa, cria armadilhas para capturar os seres pedidos por Nyame, o Deus do céu. Para pegar Mmoatia, a fada-que-nenhum-homem-viu, Ananse amassa o inhame numa tigela e consegue atraí-la.

A partir da narrativa, exploramos esse tubérculo nutritivo e versátil indo à campo. Caminhamos para a Cobal e compramos os ingredientes para um delicioso purê. Empolgados, os pequenos auxiliaram na escolha, fizeram a contagem e acompanharam o pagamento das compras. Em seguida, participaram do preparo, descascando, cortando, amassando e dosando a mistura, entrando em contato com os alimentos em suas diferentes formas e texturas.

As propostas, além de enriquecerem as vivências das crianças, abarcam distintas áreas do conhecimento. Na matemática, entram em contato com noções de classificação, comparação, quantidade e medidas. Na língua, aproximam-se do universo letrado ao manusearem uma lista.

Sair da escola é se apropriar do entorno, tornando a aprendizagem palpável e significativa.

Cabaça e Portinari

TAT – Turma do Baú 

Mais um elemento do conto africano “O Baú das Histórias” surpreendeu o grupo. A cabaça, utilizada para capturar Mmboro, o marimbondo-que-pica-como-fogo, veio para enriquecer as pesquisas da Turma do Baú.

As crianças tatearam o fruto, sentindo sua textura, forma e som. Quem poderia ter nos enviado? “O Ananse!”, apontaram. E embarcamos na brincadeira! Para completar a surpresa e dialogar com nossos encaminhamentos, recebemos as obras Bauzinho e cabaça e Menina com baú e a cabaça, de Candido Portinari. Conhecemos um pouco sobre sua história, através do livro Portinari da coleção “Crianças Famosas”. Para ampliar o olhar dos pequenos, visitaremos o MAM no dia 25 de abril e apreciaremos a exposição permanente do artista. 

Níveis de Movimento

Dança

De forma lúdica e em diálogo com os projetos, as crianças das turmas de Educação Infantil vêm ampliando seu repertório motor.

Nas aulas de Dança, experimentaram mover-se nos diferentes níveis de movimento (alto, médio e baixo) guiadas pelo ritmo da música.

Ao fim da atividade, nos sentamos para conversar sobre as nossas impressões e como foi nos mover em cada um deles. 

Portinari no MAM

Turma do Baú (TAT)

A Turma do Baú visitou o Museu de Arte Moderna para apreciar as obras de Candido Portinari, artista que estamos pesquisando. Atentos e curiosos, os pequenos procuraram Festa de Iemanjá, obra disponível na exposição. Em seguida, foram orientados para uma surpresa: mais duas obras os esperavam em uma sala reservada: Regina e Espantalhos enriqueceram ainda mais a experiência, aguçando o olhar das crianças. Para dialogar e contextualizar com as pesquisas, levamos nosso baú com as pinturas que conhecemos e conversamos sobre as características em comum entre elas.

Foi uma experiência e tanto! 

Dia Internacional da Dança

Dança

Em 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança, para homenagear e promover esta manifestação artística tão antiga no mundo. A data, criada em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, foi escolhida por ser o dia do nascimento do bailarino e coreógrafo francês Jean-Georges Noverre, que deixou como contribuição para essa arte a obra Letters sur la Danse (“Cartas sobre a Dança”).

As turmas da Educação Infantil comemoraram a data dançando na praça do Largo dos Leões. Após aquecermos o corpo, com fitas coloridas e de forma lúdica exploramos diferentes possibilidades de movimento, variando sua velocidade e direções.

Os Tesouros de Monifa

Turma do Baú (TAT)

A TAT foi surpreendida com mais um elemento do nosso baú. O livro Os Tesouros de Monifa, de Sônia Rosa, narra a história de uma menina que, ao receber de sua mãe e avó uma caixa contendo um tesouro, embarca em uma jornada de autodescoberta e conexão com suas raízes. Esse tesouro, passado de geração em geração, contém cartas, receitas e poemas deixados por sua tataravó Monifa, uma mulher africana. Ao explorar os conteúdos da caixa, a protagonista aprende sobre a importância da ancestralidade, da cultura africana e do orgulho de sua identidade. A narrativa destaca que os verdadeiros tesouros não são materiais, mas sim as histórias, memórias e valores transmitidos por nossos antepassados.

Inspirados nesse livro, pedimos às famílias que nos enviem cartas, fotografias e pequenos objetos que representem memórias significativas vividas com as crianças. Estes materiais farão parte dos nossos próximos encaminhamentos. Sugerimos que mandem as pesquisas na pasta até o dia 26 de maio.

Minha Viola vai pro Fundo do Baú

Turma do Baú (TAT)

Minha viola vai pro fundo do baú
Não haverá mais ilusão
Quero esquecer ela não deixa
Alguém que só me fez ingratidão

(Paulinho da Viola)

 

Em diálogo com as pesquisas, a Turma do Baú conheceu a música Guardei minha viola, do cantor e compositor Paulinho da Viola. O contato com a canção estimula a escuta atenta e favorece o desenvolvimento da linguagem oral e musical. 

O samba, como manifestação cultural brasileira, é uma forma de promover a valorização da diversidade e a construção de uma identidade positiva desde a primeira infância. 

Inspirados na música, os pequenos pintaram violas de papelão e simularam suas cordas colando barbantes.

Para enriquecer nossos encaminhamentos, na próxima segunda, Fernando, pai da amiga Eloá, nos levará para apreciar o mural do cantor, localizado na rua Conde de Irajá.

Conhecido como Cazé, Fernando é pintor, muralista e co-idealizador do Projeto Negro Muro. Aguardem as próximas descobertas!

Visita Especial

Turma do Baú (TAT)

A turma recebeu uma visita para lá de especial. Fernando, pai da amiga Eloá, veio enriquecer as experiências do grupo. Conhecido como Cazé, Fernando é pintor, muralista e co-idealizador do Projeto Negro Muro.

Autor do mural que retrata Paulinho da Viola, cantor e compositor pesquisado pelo grupo, Cazé partilhou práticas importantes do seu trabalho.

Para noticiar esse momento, construímos um texto coletivo, tendo a professora como escriba e mediadora do relato:

O Fernando, papai da Eloá, veio aqui na escola mostrar como ele fez o mural do Paulinho da Viola. O Fernando se chama Cazé quando faz as pinturas dele. Ele trouxe pincel grandão, porque faz pinturas muito grandes, e só consegue pintar lá no alto quando tem escada e elevador. O Cazé também usa capacete para não fazer dodói. Depois a gente saiu lá na rua para ver o mural de pertinho. Ele usou muita tinta azul e na roupa do Paulinho da Viola tem uma águia, porque ele gosta muito de uma escola de samba que se chama Portela. Tinha a bandeira do time dele que é o Vasco e tem um moço na pintura que é o Pixinguinha. O Cazé falou que o Pixinguinha fez uma música que se chama chorinho, e se chama assim porque as pessoas choravam com a música. Quando acabou, nós abraçamos o Cazé e falamos obrigado. A gente quer passear de novo. 

(Texto Coletivo da Turma do Baú).

O texto coletivo permite que as crianças se organizem através da linguagem oral, exercendo a escuta, ampliando o repertório de palavras, experienciando uma forma de gênero textual em contato com o universo letrado. 

A vivência em espaços públicos amplia o olhar dos pequenos para além dos muros da escola. É uma oportunidade de perceberem a função social de diferentes espaços, profissões e manifestações que fazem parte da vida em comunidade. Além disso, articula os conhecimentos escolares à realidade concreta, fortalecendo o sentido do que é aprendido.

Memórias Partilhadas e Referência Artística

Turma do Baú (TAT)

A turma partilhou memórias familiares, fruto da pesquisa enviada para casa. Orgulhosos e animados, os pequenos se surpreenderam com os objetos escolhidos, apresentando cada detalhe.

A atividade estimula a construção da identidade e do sentimento de pertencimento, desenvolvendo a escuta atenta, a oralidade e a expressão de ideias e sentimentos. A troca de experiências promove o respeito às diferenças e o convívio social, ampliando a imaginação, memória e capacidade narrativa. 

Para ampliar o repertório artístico do grupo, conhecemos Carmen Miranda. Cantora, dançarina e atriz, ilustramos sua performance assistindo ao videoclipe The Lady In The Tutti Frutti Hat. A artista guardava vestimentas, adornos e peças importantes da sua carreira em baús. Fomos ver de pertinho essa instalação no próprio Museu de Carmen, localizado no Aterro do Flamengo.

O passeio será noticiado no próximo informe, aguardem as novidades!

Museu Carmen Miranda

Turma do Baú (TAT)

Na última semana, a Turma do Baú viveu uma experiência enriquecedora ao visitar o Museu Carmen Miranda. O grupo pôde conhecer um pouco da história da artista, apreciando as cores, os figurinos e, especialmente, os famosos baús que guardavam relíquias de sua trajetória.

Foi um momento de encantamento, no qual as crianças observaram com curiosidade os objetos expostos, estimulando a imaginação e o contato com a cultura brasileira de forma lúdica e sensível. Em seguida, os pequenos lancharam e brincaram no parque, desafiando-se corporalmente, curtindo uma tarde ensolarada e fresca de outono! Uma diversão só!