Primeiras Experiências

A chegada à Escola é diferente para cada criança e para cada família. Aos poucos, para quem já é dessa morada escolar, as novidades que antes mobilizavam por vezes trazem insegurança, e as antigas referências dos epaços e brinquedos passam a ter papel importante nesse processo de recomeço. As antigas referências de amigos e adultos da Escola recebem visitas acaloradas e se transformam em porto seguro.

Para quem ainda está descobrindo a nova morada, há também as delicadezas da ação curiosa das crianças, na experimentação da rotina, dos espaços e das relações humanas, e todas essas possibilidades podem gerar frustrações.

Nesses diferentes contextos, a equipe está preparada para acolher e dar contornos considerando cada criança, suas possibilidades, sempre estimulando e valorizando a boa convivência e buscando o desenvolvimento integral de cada uma.

Sempre que as famílias estiverem inseguras, nos procurem, vamos conversar! Juntos, podemos apoiar os filhos de vocês a se devenvolver com os desafios das relações humanas, do despertar para o outro, da curiosidade pelo mundo que os cerca, valorizando a infância como tempo de produção  de conhecimento.

Estejamos juntos nesse processo durante 2024!

Bloco da Sá Pereira

Sábado passado, dia 03/02, abrimos o ano letivo com o desfile do nosso bloco. Ao som do samba De semente em semente a gente planta uma floresta, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Música de Fundamental I, abrimos as reflexões sobre o Projeto de 2024: “Entre nós, cuidado”.
No portão da sede da Capistrano, símbolos adinkras enfeitavam nossa escola, escolhidos por dialogarem com o tema que será nosso objeto de estudo ao longo do ano.
Agradecemos imensamente à nossa bateria, a Fanfarrada, e à presença de todos que cantaram, dançaram e alegraram este nosso ínicio de ano, como bem diz nosso samba:

“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”

Voltamos!

TBM

A primeira semana da TBM foi recheada de novidades e reencontros entre adultos e crianças. Além das novas educadoras, as crianças conheceram os amigos Dante, Luisa e Pérola.

Aos pouquinhos, estamos estreitando os laços, nos conhecendo e descobrindo afinidades. Em roda conversamos sobre o Carnaval e relembramos momentos marcantes do Bloco da Sá Pereira. No salão, escutamos e dançamos ao som do samba “De semente em semente a gente planta uma floresta” e nos preparamos para o nosso bailinho interno. Foi uma festança só!

Agora, vamos dar uma pausa e no retorno daremos início às  atividades de sensibilização para o Projeto Institucional “Entre nós, cuidado!”. Desejamos que 2024 seja um ano repleto de descobertas, pesquisas, cuidado e afeto. Um bom Carnaval para todos!

Obras de Arte e o Cuidado

TBM

A partir das atividades de sensibilização, as crianças da TBM começaram a se aproximar do projeto institucional “Entre nós, cuidado”. Juntos, demos uma volta pela Pereirinha, observando e conversando sobre as imagens de sinalização presentes nas portas. Atentas e curiosas, elas trouxeram apontamentos, relacionando as obras ao cuidado e levantando semelhanças e diferenças entre elas.

Em roda, levantamos algumas perguntas para aprofundar a conversa: O que é cuidado? Quem ou o que precisa de cuidado? Alguém cuida na escola?

“Cuidado é quando alguém dá amor.” (Aurora)

“Lá na secretaria tem uma foto de uma árvore cortada. Isso não é cuidado!” (Martin)

“Os professores cuidam das crianças.” (Elena)

“As mamães precisam cuidar dos bebês.” (Antonia)

“As árvores precisam de cuidado.” (Tarsila)

“Os animais também.” (Olívia)

“O policial protege a cidade.” (Bernardo)

“A gente joga o lixo na lixeira para cuidar da rua.” (Dante)

“A gente tem cuidado com as águas e com o mundo.” (Filipa)

“ O nosso corpo também precisa de cuidado.” (Luísa)

Durante essa conversa, algumas sugestões para o nome da turma também foram surgindo. Cafuné, amor, carinho, animais, lixo e coração já entraram na lista.

Aos pouquinhos, vamos nos aproximando do tema e construindo nosso projeto de turma. Aguardem os próximos capítulos.

Cuidado na Dança

Dança

Iniciamos o ano dialogando com o projeto institucional. Após experimentarmos dançar o samba do nosso bloco de carnaval, criando uma pequena sequência coreográfica, foi a vez de dançarmos o título do projeto.

Conversamos sobre o significado de cada palavra, apreciamos um pequeno trecho da São Paulo Cia de Dança e partimos para a prática dançando entre objetos, ocupando os espaços sem tocá-los. 

De mãos dadas, sem soltar, criamos uma coreografia com todos juntos e finalizamos com uma brincadeira de estátua, explorando os gestos relacionados ao cuidado, sugeridos anteriormente.

Flores e Cuidado 

TBM

Continuando o processo de sensibilização, a turma foi surpreendida com uma caça ao tesouro. A partir de pistas espalhadas pela escola, as crianças foram desvendando o mistério e encontraram uma caixa-surpresa com duas flores e uma mensagem que dizia: “Dar uma flor também é uma forma de cuidado”. O grupo logo se empolgou e juntos escolheram dar as flores para Mônica e Hugo.

Em roda, relembramos a imagem “La Flor”, de Eduardo Kingman, presente na capa da agenda, e destacamos outras formas de cuidado, como o colo, o abraço, o cafuné e atitudes do dia a dia, como brincar junto, preparar a comida e outras.

A letra do samba da escola também fez parte da sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”. Em grupo, buscamos destacar as palavras da canção que possuem relação com o cuidado. Aos pouquinhos, o grupo demonstra estar cada vez mais envolvido e as possibilidades de nome estão surgindo. Fiquem atentos!

Turma do Coração!

Turma do Coração

A TBM — ou, como brincamos, a “Turma sem nome” — finalmente escolheu seu nome!

Durante as últimas semanas, vivenciamos o processo de sensibilização com o tema institucional e fomos listando as ideias que as crianças sugeriam. Nossa lista foi crescendo e aos pouquinhos elencamos os preferidos. Beijinho, Abraço e Coração foram os escolhidos para a disputa. Em roda, conversamos sobre a relação dessas palavras com o cuidado e sobre a importância do momento da votação. Cada criança pôde escolher o nome que mais queria e, ao final, contabilizamos as escolhas e descobrimos que, com 9 votos, Turma do Coração tinha sido a grande vencedora!

Em coro, as crianças cantavam “ão, ão, ão é a Turma do Coração” e, assim, espalharam a notícia por toda a escola. Para celebrar a escolha, o grupo foi desafiado a realizar uma complementação gráfica de um coração humano. Uma proposta que envolveu atenção, destreza e observação. A escolha do nome da turma é um momento marcante para o grupo e aponta possibilidades de caminhos para o projeto.

Viva a Turma do Coração!

Diferentes Corações 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração mergulhou nas pesquisas envolvendo o seu nome escolhido. 

Como é o coração que fica dentro do nosso corpo? Todo coração é igual? Será que o coração que a gente desenha é igual ao coração real? O coração precisa de cuidado? Quem cuida do coração?

Essas e outras perguntas fizeram parte das nossas manhãs e envolveram o grupo. Juntos, observamos imagens de um coração anatômico humano e pudemos fazer relações entre ele e o coração estereotipado que costumamos ver nos desenhos. As crianças apontaram as diferenças, tentaram escutar e sentir o batimento do coração uns dos outros e  fizeram levantamentos sobre o tema.

“Esse coração é diferente do coração que a gente desenha.” (Tarsila)

“O coração cresce junto com a gente.” (Elena)

“Eu não sabia que o coração era assim. Eu achei ele lindo.” (Pérola)

“O coração fica dentro do peito.” (Antonia)

“ O meu faz tum-tum tum-tum.” (Olivia)

“Cada coração é diferente. O nosso é diferente do coração da galinha e do cachorro.” (Bernardo)

“O médico cuida do coração. O meu pai e a minha mãe são médicos.” (Aurora)

“ O coração é amor.” (Henrique)

O grupo conheceu a obra “As duas Fridas”, de Frida Kahlo. Em roda, conversamos sobre a história de vida da artista, seu trabalho e trajetória. As amigas Elena e Luísa trouxeram o livro Frida Kahlo: para meninas e meninos, de Nádia Fink, que possibilitou ao grupo conhecer mais sobre a biografia da artista mexicana.

A turma também pesquisou sobre os Milagros, Milagritos ou também chamados Corações Mexicanos. Eles descobriram a história desse artesanato tradicional, conheceram as diferentes representações e observaram detalhes marcantes como o tipo de material utilizado, a escolha de cores e suportes. Já na sala de artes, as crianças foram desafiadas a elaborar diferentes produções inspiradas nas obras pesquisadas. 

Cuidado e Afeto 

Turma do Coração (TBM)

Durante as conversas sobre o projeto institucional, as crianças da Turma do Coração trouxeram muitas falas relacionadas ao cuidado com o bebê. O grupo conheceu então a história “Quando você estava na minha barriga”, de Thrity Umrigar. A narrativa faz uma relação delicada entre o tempo, a gestação e o amor. Após a leitura, as crianças teceram diversos comentários sobre a temática.

“Na minha casa, minha mãe, meu pai e minha irmã cuidam de mim.” (Elena)

“Quando eu era bebê na barriga da minha mãe, eu comia pelo cordão umbilical, que é onde fica o umbigo.” (Martin)

“Meu irmãozinho tá na barriga da minha mamãe. Meu papai é médico e cuida deles.” (Aurora)

“Meu irmão Salvador é pequenininho, mas ele cuida dando beijinho e abraço.”

“A vovó também cuida!” (Bernardo)

“O bebezinho precisa de muito cuidado. É a mamadeira, trocar a fralda e quando chora também.” (Luiza)

“Meu avô cuida de mim.” (Pérola)

Mergulhados no tema, os pequenos conheceram o trabalho de Robinho Santana e da artista indígena Daiara Tukano, da etnia Tukano. Juntos, observamos os grandes murais pintados por eles e as obras que representam, com características diferentes, o cuidado da mãe e do pai com seus filhos. No espaço da sala de Artes, conversamos coletivamente sobre possibilidades de trabalho com essas obras. Foi um momento de troca, escuta e reflexão sobre o fazer artístico.

Sinalização 

Dança

Nas aulas de Dança, as crianças têm apreciado obras de diversos artistas que compõem as placas de sinalização da nossa escola. Após uma breve conversa sobre suas observações, buscamos relacioná-las com possibilidades de movimento.

Exploramos movimentos de giro, circulares e ondulatórios e aprendemos sobre a ciranda, dança de roda e seu passo básico, dançando ao som de Lia de Itamaracá.

Visita de Saúde

Turma do Coração (TBM)

A turma recebeu a visita de Vitória e Eduardo, pais da amiga Aurora. Ambos médicos, vieram conversar com o grupo sobre o cuidado e o funcionamento do nosso corpo. Em roda, as crianças levantaram uma série de perguntas e puderam tirar dúvidas. Vitória e Eduardo apresentaram algumas imagens do coração anatômico e ajudaram as crianças a ouvir o coração uns dos outros utilizando o estetoscópio. O grupo ficou surpreso ao descobrir que, quanto menor o coração, mais rápido ele bate. 

Em um segundo momento, conversamos sobre a gestação de Vitória, escutamos o batimento cardíaco do bebê e assistimos a uma animação que mostra como acontece sua formação dentro da barriga. Ao final, as crianças entregaram um presente especial que fizeram para agradecer a visita. 

Envolvida pelo cuidado com o corpo, a turma listou uma série de possibilidades e cuidados que temos em nossas casas quando não nos sentimos bem ou estamos doentes. Dentre as sugestões estavam descansar, comer canja e tomar chá. Aproveitamos a discussão e propusemos aos pequenos um momento de degustação de chás. Juntos, preparamos e provamos chá de hibisco, maçã com canela, camomila e chá verde. Conversamos sobre os benefícios do chá, sua importância em outras culturas, os impactos dos chás em nosso corpo e a relação das ervas medicinais com o cuidado e a saúde. Um momento divertido, de experimentação e muita conversa boa!

Muita Música

Música

Inspirados no carnaval e especialmente no samba, aproveitamos para trabalhar conceitos básicos de pulso musical, através do encaixe rítmico e da levada de cada instrumento.

A ideia, nesses momentos, é percebermos que, cada um se mantendo fiel à execução da parte rítmica do seu instrumento, é possível construirmos juntos um ritmo coletivo, onde cada frase rítmica dialoga, numa sequência de pergunta e resposta, com a batida que os demais amigos estão tocando.

Bom para conhecermos mais sobre o surdo, o tamborim, o pandeiro e o ganzá, sempre utilizando também a silabação do nome de cada um desses instrumentos, associado ao próprio fraseado rítmico que caracteriza suas respectivas levadas. A exemplo do “sur-do”, com sua marcação binária e sua levada de mão-baqueta.

Percebemos, também, a necessidade da organização e atenção corporal para as performances com os instrumentos. Saber ouvir o que está sendo tocado é fundamental, entender o silêncio, que no caso da levada do surdo é tocado pela mão ao abafar a pele do tambor entre os golpes das baquetas. Para coroar essa atividade e ainda contemplar um pouco a ideia geral do nosso projeto pedagógico deste ano, trouxemos a música Aquele Abraço, do Gilberto Gil, para as crianças conhecerem.

Agora com os nomes das turmas já escolhidos e com cada turma trilhando os rumos de seus próprios projetos, estamos buscando ampliar nosso repertório de músicas e atividades.

Das canções de ninar que nos dão colo às rimas da palavra cafuné e ao tambor que trazemos no peito — que podemos sentir e escutar ao encostarmos o ouvido no peito do amigo, para ver se está batendo lento como uma tartaruga ou acelerado como um passarinho. Do tanto de sons orgânicos que desde a barriga da nossa mãe a gente escuta e já transforma em balbucios e sons guturais que produzimos ainda bebês.

Do Coração Bobo do Alceu Valença à Amizade contada pelo Fundo de Quintal, com carinho e muito cuidado parece que vem muita coisa boa por aí.

Encontros 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração recebeu a visita de Mariana, mãe da amiga Antonia. Mari, como carinhosamente é chamada, veio conversar com as crianças sobre os cuidados necessários ao realizar uma viagem.

Começamos ouvindo a história “Mala, malinha ou malão”, de Bianca del Pilar. É a história de Bia, uma menina de 18 anos que vai fazer sua primeira viagem sem os pais e não sabe o que levar em sua mala. Durante os preparativos, Bia traz uma reflexão interessante sobre o que é essencial e importante para cada pessoa.

Após a leitura, cada criança pôde compartilhar o que levaria em sua mala e o que considera essencial. Comidas gostosas, os amigos queridos e algumas roupas foram citados pelos pequenos. Após a leitura, as crianças elaboraram seus próprios passaportes, observaram fotos e ouviram o relato de Mari sobre suas viagens para a Índia e a Tailândia. Assim, descobrimos que até em momentos de lazer como viagens precisamos ter cuidado com nosso corpo e nossos objetos.

O grupo também realizou o primeiro passeio do ano. Em companhia da Turma do Afeto, fomos até os Jardins do MAM. Lá, o professor de Educação Física Renato trouxe diversas brincadeiras que animaram a manhã. Depois de correr e agitar o corpo, pudemos observar os batimentos acelerados do coração e, em um segundo momento, durante um relaxamento, observamos ele desacelerar lentamente. Durante a visita, pudemos ainda passear pelo Aterro, observar a paisagem e nos deliciar com um lanche coletivo. 

Oficina de Argila e Cuidado com as Bonecas

Turma do Coração (TBM)

A turma recebeu mais uma visita especial: Cecília é professora, artista da cerâmica e avó do amigo Martin. Ela veio realizar uma oficina de modelagem de argila com o grupo.

Inspiradas pela obra “O Médico”, do artista popular Givaldo, as crianças foram divididas em grupos e convidadas a produzir bonecos coletivamente. Cecília ajudou e orientou as crianças e os adultos na experimentação dessa técnica. Juntos, conversamos sobre a importância de amassar o barro, furar as bolhas e até mesmo sobre a diferença entre uma escultura de argila e o processo que ela passa até se transformar em cerâmica. Na parte prática, fizemos bolinhas, cobrinhas, modelamos e experimentamos diversos instrumentos trazidos por ela. Ao final da oficina, o grupo agradeceu e presenteou Cecília com um livro de desenhos.

Envolvido pelo universo das profissões ligadas ao cuidado com o corpo, o grupo também conheceu algumas obras do artista americano Norman Rockwell. As ilustrações mostram médicos cuidando de bonecas, medindo a pressão e ouvindo o coração. Em roda, levantamos hipóteses sobre o material utilizado, o que estava sendo retratado na obra e, nessa discussão, a criançada lembrou do hospital dos brinquedos. Aproveitamos a animação e criamos o nosso próprio consultório e a proposta passou a ser cuidar das bonecas da sala de jogos. Munidos de estetoscópios, termômetros, palitinhos e outros materiais, elas soltaram a imaginação, criaram diferentes situações e cuidaram das pacientes com muito carinho. 

Sorrisos para Todos os Lados 

Turma do Coração (TBM)

A turma teve a oportunidade de conhecer a história “O Sorriso de Luiz”, de Ziraldo. Essa narrativa faz parte da coleção “Corpim”, que explora de forma rimada as diferentes partes do corpo humano.

Após a história, levantamos algumas perguntas: Como cuidamos dos nossos sorrisos? Qual é o profissional responsável pela saúde dos nossos dentes? Além dos dentes, o que mais temos em nossa boca? E quantos dentes as crianças e os adultos têm?

Juntos, e com a ajuda do espelho, nos dedicamos a contar quantos dentes temos e, após uma pesquisa, descobrimos que, em média, as crianças possuem cerca de 20 dentes, enquanto os adultos podem chegar a 32. Lembramos também dos cuidados diários que devemos ter com nossa boca, como escovar os dentes e usar o fio dental. As crianças que participam do Ateliê mostraram seus kits de higiene, que usam após o almoço na escola. O grupo compartilhou também experiências sobre visitas ao dentista e comentou a importância desse profissional na manutenção da saúde bucal.

Aproveitando o interesse, assistimos à animação do ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum. Durante o vídeo, o ratinho enfrenta as temidas cáries e ensina como evitá-las pela escovação diária.

Na sala de Artes, realizamos um desafio divertido: usar a boca para pintar. Entre risadas, as crianças desenvolveram estratégias para segurar o pincel, previamente higienizado, com a boca e aplicar a tinta no papel com cuidado e precisão.

Dançando na Pracinha

Dança

Em 1982, foi criado, pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Dia Internacional da Dança, com o intuito de reconhecer e promover a arte da dança como forma de expressão. 

A data escolhida, 29 de abril, celebra o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), importante mestre de balé francês que deixou contribuições significativas para a história da dança.

Para comemorar, as turmas da Educação Infantil tiveram uma aula diferente. Fomos à praça do Largo dos Leões, onde aquecemos nosso corpo e dançamos. Dialogando com o projeto institucional, utilizamos tecidos coloridos que estabeleceram conexões entre as duplas e os trios de crianças, buscando explorar as diferentes possibilidades de elementos parceiros para a dança.

Dentistas e os Cuidados com a Boca

Turma do Coração (TBM)

Continuando nossas pesquisas sobre os profissionais ligados ao cuidado com o corpo, o grupo conheceu mais sobre os dentistas. Em roda, conversamos sobre as diferenças entre os dentes de leite e os permanentes, como acontece essa troca e os cuidados que devemos ter.

E quando o dente permanente quebra? Essa pergunta agitou a conversa e possibilitou bons desdobramentos! Juntos, levantamos hipóteses, compartilhamos experiências e começamos a elaborar uma lista de perguntas para a Ananda, dentista que irá visitar o grupo na próxima semana.

O grupo conheceu também um dente gigante, uma escultura exposta na cidade de Trenton, em Nova Jersey. Levantamos hipóteses sobre o material e aproveitamos para olhar o mapa e descobrir a distância entre os Estados Unidos e o Brasil. Agora, temos a missão de tentar elaborar o nosso próprio dente gigante. Como iremos fazer? Que materiais utilizar? Essas e outras perguntas estão animando nossas rodas e possibilitando o planejamento de uma ideia conjunta do grupo.

As crianças conheceram  a história do Doutor do Soto. Em forma de livro físico e animação audiovisual, as crianças ouviram a história do ratinho dentista e as aventuras em seu consultório, durante o atendimento dos mais diferentes animais, como uma raposa e um elefante!

Na próxima semana, teremos uma visita especial e estamos todos nos preparando para esse momento. Fiquem de olho nas novidades!

Ampliando o Repertório

Música

Mergulhando um pouco mais no projeto e no mote dos nomes desenvolvidos pelas turmas da Educação Infantil, temos ampliado nosso repertório musical, trazendo também as brincadeiras-de-roda e a dramaticidade para nos auxiliar nesse momento.

A Turma da Amizade está completamente envolvida com a história dos Saltimbancos. Além da música Bicharia, conhecemos as respectivas canções dos quatro personagens, que queriam formar um conjunto musical enquanto fugiam para a cidade. Durante nossas aulas, as crianças conheceram a música Minha Canção e as sete notas musicais da escala de Dó. Aproveitamos o tapete da sala de Música para criarmos uma amarelinha musical, na qual era possível subir e descer a escala cantando enquanto jogávamos.

As turmas do Coração e do Amor conheceram outras canções, como Bate Coração, cantada por Elba Ramalho e Flor, e a música Minha Flor, cantada pelo Antônio Nóbrega e brincada pelas crianças em roda.

A Turma do Cafuné, a partir de um texto criado pelas crianças usando palavras terminadas em “é”, em parceria com a professora, criou uma música que brinca com a ideia de descobrir o que é um cafuné. Essa composição, junto com a frase célebre da Leila Diniz, “Um cafuné na cabeça, malandro, eu quero até de macaco”, gerou o nosso refrão: “Cafuné, Zé, eu quero até de Jacaré”.

Já a Turma do Colo está conhecendo a música Eu quero colo, do Bode Bé. Essa canção mostra porque um colinho é tudo de bom e importante pros pequeninos. Eles também estão conhecendo o hit Mama África, de Chico César, falando que mesmo trabalhando duro a mãe está sempre ligada cuidando do seu bebê. E dá-lhe sling…

 

Cuidados com os Dentes 

Turma do Coração (TBM)

A turma teve uma semana agitada. A dentista Ananda visitou o grupo e compartilhou informações sobre sua profissão, além de fornecer orientações importantes sobre os cuidados com a boca.

Durante a conversa, as crianças aprenderam sobre cáries, a importância do uso do fio dental, os cinco movimentos de escovação e a escovação da língua. Ananda trouxe materiais odontológicos para uma prática interativa e respondeu a várias perguntas das crianças. Ao final, presentearam Ananda com um livro artesanal de desenhos e receberam kits com escova de dente e fio dental. Foi uma visita especial!

Recebemos também a visita da Mariah, coordenadora da Pereirinha, que contou a história “O dente ainda doía”, de Ana Terra. A narrativa é  sobre um jacaré com dor de dente que mobiliza toda a bicharada da floresta para ajudá-lo. Após a leitura, o grupo discutiu suas impressões e sugeriu diferentes soluções para o problema do jacaré.

No salão, assistimos a um trecho do show do grupo Tiquequê. Ao som da música “Dente mole”, as crianças dançaram com lanternas e imitaram movimentos característicos do Rock ‘n’ Roll, como tocar guitarra e balançar a cabeça. A música do grupo paulista tem sido um sucesso entre as crianças e já é cantada com entusiasmo por todos.

Olhando os Olhos

Turma do Coração (TBM)

A turma começou uma nova pesquisa relacionada aos cuidados com os olhos. Em roda, relembramos alguns hábitos diários que devemos ter para cuidar desse órgão.

“A gente não pode mexer nos olhos com as mãos sujas.” (Martin)

“Quando a gente acorda, tem remela no nosso olho e a gente lava para tirar.” (Elena)

“A gente não pode ficar coçando o olho forte, porque ele fica vermelho.” (Tarsila)

“Temos que ter muito cuidado com os nossos olhos. Não pode bater, deixar cair nada, até no pátio.” (Luisa)

“Na praia, a gente usa óculos para proteger os olhos do sol.” (Aurora)

“A Renata, a Bia e a Maria Clara usam óculos.” (Henrique)

“Se o olho está doendo, tem que ir ao médico.” (Olivia)

Depois dessa conversa, fomos conhecer um pouco mais sobre o oftalmologista, o médico dos olhos. Juntos, vimos uma imagem do artista Norman Rockwell que retrata o ofício, falamos sobre sua importância e alguns instrumentos que ele utiliza em seu consultório.

No contexto da sala de artes conhecemos a obra O Espelho Falso, de René Magritte.  Depois da apreciação, utilizamos tinta guache, nanquim e diferentes pincéis para elaborar produções inspiradas no trabalho do artista belga. Foi necessário muita atenção, cuidado e destreza entre as pinceladas.

Escutamos também a história “Rã de Três Olhos”, de Olivia de Dios, trazida pela amiga Aurora. A personagem principal mora em uma lagoa que está sendo poluída e mostra como isso afeta o cuidado com seu corpo, incluindo seus olhos. Ao longo da narrativa, ela apresenta um plano corajoso para mudar sua realidade.

Assim, entre histórias, artistas e conversas, a Turma do Coração vai iniciando mais um capítulo nas pesquisas sobre o cuidado com o corpo.

O Seu Olhar 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração conheceu as músicas Óculos para tudo, do Grupo Trii, e O seu olhar, de Arnaldo Antunes. Juntos, assistimos a dois clipes e dançamos ao som das canções. Os pequenos foram identificando nas letras palavras que fazem parte das nossas pesquisas sobre o cuidado com os olhos, como “óculos”, “olhar”, “lente” e outras. 

Conhecemos também o Teste de Snellen, popularmente conhecido como teste de visão com letras. Em roda, conversamos sobre sua funcionalidade e importância no consultório do oftalmologista, além de pesquisarmos sobre os óculos e os diferentes tipos de lentes e graus. As professoras da turma aproveitaram para dar relatos interessantes sobre a utilização dos óculos no dia a dia e apontaram diferenças entre eles. As crianças também foram lembrando e citando pessoas da família que usam óculos e lentes, como avós e pais.

Na sala de Artes, realizamos uma proposta sensorial. As crianças foram desafiadas a pintar com os olhos vendados. Com cuidado, atenção e muita curiosidade, elas foram sentindo o pincel, manuseando e experimentando esse novo universo. Após a atividade, conversamos sobre o que sentiram, que estratégias utilizaram durante a pintura, a importância da visão no nosso dia a dia, e sobre como as pessoas cegas se adaptam no cotidiano.

Passeio Especial 

Turma do Coração (TBM)

A turma realizou um passeio pra lá de especial. Para compartilhar um pouquinho da vivência, as crianças elaboraram um texto coletivo, tendo a professora como escriba.

“A Turma do Coração foi passear junto com a Turma do Afeto. Fomos de ônibus até o Jardim Botânico e lá descobrimos que ele estava fechado para manutenção. Ficamos tristes. Resolvemos ir para o Parque Lage. Chegando ao Parque Lage fomos direto para o parquinho para brincar. Depois comemos um lanche coletivo gostoso e o dente do Martin caiu. Quando acabamos de lanchar fomos fazer uma atividade para ver o mundo colorido. A Renata entregou plaquinhas de muitas cores, tinha amarelas, vermelhas, azuis e verdes. A gente foi passeando pelo parque e trocando as plaquinhas. Foi muito legal.
Aproveitamos para passear e vimos macacos, uma caverna e uma árvore caída muito grande. No final tiramos uma foto na frente do casarão e fomos para o ônibus encontrar os amigos do primeiro ano. Adoramos o passeio!
Beijos e Tchau”

Os textos coletivos são importantes porque aproximam as crianças do mundo letrado, articulando ideias, relembrando fatos e possibilitando momentos de fala e escuta entre todos.

Esportes, Saúde e Cuidados com Corpo 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração foi surpreendida com uma série de imagens projetadas no telão do salão. O que elas tinham em comum? As crianças responderam em coro: “São esportes!”.

Mas qual a relação dos esportes com o cuidado com o corpo? Qual a importância dos esportes na nossa rotina? Que esportes conhecemos? Quais praticamos?

Essas e outras perguntas animaram nossas rodas e trouxeram profundidade para nossas conversas. Depois de muita troca, chegamos à conclusão de que o nosso corpo precisa estar em movimento e os esportes ajudam a trazer mais saúde e bem-estar para as nossas vidas.

E quem cuida dos esportes na Pereirinha? A partir dessa pergunta, chegamos ao professor de Educação Física. Curiosos e envolvidos, os pequenos convidaram o Renato para uma conversa e oficina com o grupo na próxima semana!

Em roda, listamos os esportes conhecidos pela turma e descobrimos que, na imensa lista, dois eram praticados na escola: o futebol e a capoeira, sendo o primeiro o grande campeão na preferência da turma.

Aproveitamos o embalo para descobrir os times para os quais as crianças torcem e constatamos que o Flamengo tem a maior torcida, o Vasco a menor, e Fluminense e Botafogo possuem o mesmo número de torcedores na turma.

Conhecemos também a música É uma partida de futebol, do grupo mineiro Skank. As crianças dançaram e cantaram a letra repleta de referências ao universo do futebol.

Assim, nosso projeto vem ganhando novos desdobramentos ligados ao cuidado com o corpo!

Preparação do Arraiá

Música e Dança 

Passado o momento de Arte com as Famílias, onde Renata e eu mostramos um pouco do repertório musical e corporal deflagrado pelos projetos de cada turma, vamos nos aproximando da nossa Festa Junina. Encontros e festas são momentos de confraternização mas, também, envolve todo cuidado no seu preparo. Da escolha do repertório, da construção de uma coreografia, passando pela roupa, adereços, enfeites, das histórias contadas e é claro passando pelo alimento. Do corpo e alma. A Festa Junina é uma festa comunitária e agregadora. Todos são convidados e aguardados para a festa. Opa, todos não, parece que tem um santinho famoso que faz questão de dormir no dia do seu próprio aniversário. Cuidado…São João está dormindo, não acorda não… enquanto ele dorme, vamos nos divertindo um bocado com seu boizinho que ele tanto ama. Meu coração já tá batendo que não tem jeito, pipocando forte dentro do peito. E o de vocês?

Encontros Esportivos 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração teve bons encontros relacionados aos esportes e ao cuidado com o corpo. Primeiro, recebemos o Thiago, professor de Capoeira da Pereirona, mais conhecido como Braço. Em nosso encontro ele propôs uma oficina prática de capoeira. Aprendemos algumas músicas do repertório, realizamos movimentos como os do caranguejo e da cocorinha, além de jogarmos em duplas. Durante o encontro, o Thiago também compartilhou algumas histórias sobre o surgimento da capoeira em nosso país e a importância dela para a nossa identidade cultural. Animado e muito apropriado, ele também propôs uma série de brincadeiras utilizando tecidos e uma bola. As crianças que são do Ateliê puderam compartilhar o que já sabiam, e as crianças que não são aprenderam novas movimentações. O sucesso foi tanto que acabamos perdendo a hora!

A turma experimentou uma aula de Educação Física com o Renato, professor da nossa escola. Os pequenos fizeram perguntas e descobriram que a aula de Educação Física não está ligada somente ao movimento do corpo, mas também trabalha a concentração, a coordenação motora e o trabalho em equipe. Juntos, realizamos uma série de jogos e ajudamos uns aos outros durante o processo.

Filipa, amiga da turma, compartilhou com os amigos sobre a corrida Ironman, realizada no último final de semana na nossa cidade. Seu tio Thiago competiu e ela acompanhou e torceu com a família durante toda a competição. Nessa prática esportiva, os atletas realizam três modalidades diferentes, sempre numa mesma sequência: natação, ciclismo e corrida. Ao final, ela contou que seu tio ganhou uma medalha inspirada no Cristo Redentor e que foi uma alegria participar desse momento.

Assim, com uma semana recheada de encontros e novidades, vamos caminhando em nossas pesquisas sobre a importância da atividade física no cuidado com o nosso corpo!

Esportes e Cuidado 

Turma do Coração (TBM)

A turma conheceu duas obras que retratam a capoeira e o futebol, elaboradas por artistas brasileiros. Em roda, apreciamos Jogando Capoeira, de Heitor dos Prazeres, e Futebol, de Candido Portinari.

Durante a conversa, observamos os detalhes, as escolhas dos artistas e as semelhanças das cenas retratadas com os momentos que vivemos na escola envolvendo as duas modalidades. No contexto da sala de Artes, as crianças foram desafiadas a realizar propostas que envolveram a Matemática e a linguagem juntamente com as obras escolhidas.

No salão, conhecemos também alguns atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas, como Rebeca Andrade, Rayssa Leal, Daniel Dias e outros. Juntos, conhecemos mais sobre as duas competições, bem como suas semelhanças e diferenças. Conversamos sobre a preparação e o cuidado que cada atleta deve ter com o seu corpo, e sobre as adaptações realizadas pelos atletas que possuem alguma necessidade específica.

Fomos percebendo e descobrindo que todos somos diferentes, cada um à sua maneira, e que nossas diferenças não devem nos limitar, mas sim ser tratadas com respeito e acolhimento. Na sala de Artes realizamos intervenções com diferentes materiais nas fotos dos atletas pesquisados.

Até Logo! 

Turma do Coração (TBM)

O recesso vem chegando, e as nossas pesquisas sobre o cuidado com o corpo também vão sendo finalizadas.

A Turma do Coração foi convidada a fazer um encerramento diferente. Juntos, construímos um painel com as nossas memórias das pesquisas. Munida de fotos, cada criança pôde compartilhar uma memória relacionada às pesquisas do semestre. Relembramos as visitas especiais, os passeios realizados, os artistas que conhecemos e muito mais. Ao final, percebemos quanta coisa bacana tínhamos aprendido e como o nosso olhar para o corpo foi sendo transformado a cada descoberta. Nosso painel das memórias ficará exposto na sala de Artes para quem quiser apreciar.

Ao longo das semanas, também fomos nos preparando para a Festa Junina. Entre fitas, lantejoulas e chitas, fomos elaborando os elementos e ornamentações que serão usados na festança! Os pequenos estão envolvidos com os ensaios, e as músicas estão na ponta da língua!

Esperamos vocês para dançar, brincar e celebrar o semestre que vivemos!

Nosso Arraial

Dança e Música

Nas aulas de Dança e Música, os preparativos para o nosso Arraial estão a todo o vapor.

Animadas, as crianças têm se familiarizado com o repertório que fará parte da festa.

Xote, Ciranda e Boi são alguns dos ritmos que vêm sendo vivenciados em nossas movimentações coletivas.

Esperamos vocês amanhã!
E viva o Arraial da Sá Pereira!