Voltamos!

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração retornou do recesso com alegria e repleta de novidades. Em roda, as crianças contaram sobre viagens, passeios em família, comidas gostosas e brincadeiras na Colônia da Pereirinha.

O grupo também recebeu um novo amigo, o Benjamin, que foi acolhido com carinho por todos. Nos primeiros dias, as crianças se dedicaram a apresentar os espaços da escola para ele e a explicar como funciona a nossa rotina diária.

Aproveitamos os dias para matar a saudade, brincar bastante, conversar e planejar os próximos passos. Nossa Mostra de Artes está chegando, e estamos todos, adultos e crianças, envolvidos no processo de construção dessa grande exposição. Como é bom estar de volta!

Uma Viagem até a Amazônia

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração recebeu a visita da Mariane e do David, mãe e tio da amiga Antônia. Juntos, os três compartilharam relatos sobre a visita de Antônia e sua família à Amazônia. David, que viaja bastante para a região, trouxe relatos sobre a festa de Parintins e a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido. Com fotos, objetos e vídeos, as crianças puderam conhecer mais sobre a cultura, a fauna e a flora amazônicas, além das comidas típicas. Ao final, foi aberta uma roda de perguntas, na qual cada um pôde tirar dúvidas e saber mais um pouquinho sobre a viagem especial que a amiga fez durante o recesso.

O grupo também esteve muito envolvido com a organização e preparação da Mostra de Artes da Pereirinha. Juntos, com todos os professores e as demais turmas, os pequenos ajudaram a montar, separar e colocar os registros nas paredes da escola. Foi um momento de retrospectiva, lembrando cada artista, trabalho e proposta que vivenciamos. Estamos todos, crianças e adultos, animados e com frio na barriga para compartilhar com as famílias e a comunidade escolar tudo o que vivemos, pesquisamos, elaboramos e construímos ao longo do primeiro semestre. Esperamos vocês!

Olimpíadas da Pereirinha

Divididas em equipes por cores, as crianças da Educação Infantil e Primeiro Ano participaram das Olimpíadas da Pereirinha.

Juntas produziram cartazes e gritos de torcida para apresentar e animar os jogos.

Atentos às regras, se empenharam e se divertiram a valer. Com a ajuda das professoras, se organizaram para realizar corrida de revezamento, bola ao alvo e chute a gol.

E deram um show torcendo também para os amigos das outras equipes.

Celebrações

Turma do Coração (TBM)

As Olimpíadas agitaram a semana da Turma do Coração. Ao lado da Turma do Afeto e do Ateliê da Manhã, os pequenos começaram produzindo cartazes e elaborando seus gritos de guerra. Juntos, participaram das seguintes modalidades: arremesso de almofadinhas, chute a gol e corrida. Foi bonito ver a empolgação, o envolvimento e a torcida das crianças umas pelas outras, vibrando e comemorando cada conquista! Ao final, para celebrar os jogos, todos receberam uma medalha especial!

A temática dos Jogos Olímpicos continuou presente durante os dias, e no contexto da sala de artes elaboramos uma proposta que juntou os arcos olímpicos, esquema corporal e a escrita espontânea da palavra “Olimpíadas”, desafios que aproximaram as crianças do universo da linguagem e da história dos jogos. Além disso, aproveitamos outros momentos para conversar mais sobre elementos como a tocha olímpica, os mascotes, as diferentes modalidades esportivas e muito mais. Esperamos que toda a pesquisa e as vivências sobre os jogos, bem como os dias em que assistimos a trechos de disputas dos nossos atletas em Paris, tenham aproximado as crianças de valores como parceria, humildade, dedicação, determinação e muitos outros presentes no esporte.

Ao longo da semana, também revisitamos e conversamos sobre as impressões da Mostra de Artes do último sábado. Cada criança pôde contar o que sentiu e viu, do que mais gostou e também o que seus familiares compartilharam. Foi um momento de muita troca, escuta e sensação de orgulho. Agradecemos a presença de todos!

Agora vamos começar as conversas sobre o projeto do segundo semestre. Fiquem atentos, pois em breve teremos novidades!

Mostra de Artes

A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os  trabalhos criativos e significativos relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.

Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.

Nosso fio condutor foi o tema do projeto institucional, Entre nós, cuidado

Os visitantes percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.

Foi um dia de casa cheia e muita alegria!

Botafogo ou Humaitá? 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração começou a se aproximar do projeto coletivo do segundo semestre, cujo tema central são os cuidados com a cidade. Em roda, conversamos sobre quais seriam esses cuidados e como nós poderíamos realizá-los em nosso cotidiano. Não jogar lixo na rua, cuidar das pessoas, não cortar árvores e proteger os animais foram algumas das sugestões dos pequenos.

Em outro momento, buscamos localizar nossa cidade no mapa. Qual o nome dela? Fica perto de onde? Observamos desde o mapa mundi, vendo a grandiosidade do planeta, e fomos nos aproximando até chegar ao mapa da cidade do Rio de Janeiro. 

E a nossa escola, onde fica? Fomos procurar a Pereirinha no mapa, e foi então que surgiu uma dúvida: nossa escola fica no bairro de Botafogo ou do Humaitá? Resolvemos perguntar para os adultos da escola, e as respostas foram diversas. Alguns relacionavam a localização ao fato de a Cobal do Humaitá estar pertinho, ou usavam exemplos de ruas para demarcar o bairro. 

O trabalho com mapas auxilia na observação e percepção dos diferentes territórios, levando as crianças a compreenderem e ampliarem  a leitura de mundo. 

Para definir a resposta correta, recorremos a um documento da escola, onde está escrito que a Pereirinha fica no bairro de Botafogo. Depois da descoberta, as crianças fizeram alguns comentários:

“A Pereirinha é vizinha da Cobal.” (Luísa)

“Eu e o Henrique moramos pertinho da escola, no bairro do Humaitá.” (Martin)

“Botafogo é colado no Humaitá.” (Dante)

“A gente consegue ir andando de Botafogo até o Humaitá.” (Filipa)

Para dar contorno às pesquisas, conhecemos também a música “Obra Bolas”, do grupo Palavra Cantada. A canção faz uma brincadeira com a bola, utilizando-a como um universo micro, que vai se expandindo, passando pela rua, pelo bairro, pela cidade, até chegar ao planeta.

Essas e outras conversas já apontam caminhos e possibilidades de pesquisa. Fiquem atentos!

Nossos Bairros 

Turma do Coração (TBM)

Depois de descobrirem o bairro em que fica a Pereirinha, foi a vez das crianças da Turma do Coração descobrirem o bairro onde cada amigo mora.

Combinamos, em roda, que cada criança deveria trazer o endereço completo, ou seja, nome da rua, número do prédio, do apartamento e o bairro onde mora. Aos poucos, as informações foram chegando e as organizamos em uma lista. Construímos coletivamente um gráfico utilizando papéis coloridos. Juntos, analisamos o gráfico e descobrimos qual é o bairro com mais moradores na turma e qual tem menos moradores. Conhecemos também um bairro novo, o Bairro de Todos os Santos, onde mora a Bia, professora da turma. O trabalho com gráficos possibilita a aproximação com conceitos matemáticos, além de permitir a percepção de padrões, a verificação de resultados e a comparação de medidas.

Em outro momento, conhecemos a história “Vizinho, Vizinha”, de Mariana Massarani. Durante a narrativa, os pequenos foram conhecendo a história de dois vizinhos de porta, porém muito diferentes um do outro. Após a conversa, eles compartilharam histórias sobre seus vizinhos, e relembramos regras importantes sobre o cuidado e o convívio no coletivo.

No contexto da sala de Artes, eles elaboraram diferentes produções ligadas ao novo tema de pesquisa. Construíram mapas, fizeram desenhos de observação e realizaram a escrita espontânea da palavra Pereirinha.

Vizinhança

Turma do Coração (TBM)

Depois de descobrirmos os bairros onde as crianças e os adultos da Turma do Coração moram, foi a vez de conhecermos os bairros das pessoas que trabalhavam em um espaço vizinho à Pereirinha.

Em duplas e munidas de prancheta, papel e caneta, as crianças foram entrevistar os funcionários da Cobal. Juntos, eles se apresentavam, explicavam o motivo da pesquisa e perguntavam o nome do bairro onde cada pessoa morava. Maria da Graça, Botafogo e Rio Comprido foram alguns dos citados. Conhecemos também uma cidade nova, chamada Nova Iguaçu. As duplas tinham o desafio de realizar a escrita espontânea do nome do bairro na lista, um auxiliando o outro. Ao final, compramos algumas garrafas de água de coco para nos refrescar na escola.

Em roda, retomamos a conversa, adicionamos os novos bairros à nossa lista e, com a ajuda do Google Maps, fomos pesquisar as distâncias entre eles e a Cobal. Vimos que algumas pessoas moram muito distantes do trabalho e outras mais perto. Aproveitamos para levantar hipóteses sobre como elas se deslocam, quais meios de transporte utilizam e se levam muito ou pouco tempo nesse trajeto.

Ainda envolvidos pelas conversas sobre a vizinhança, construímos uma lista com outros vizinhos da Pereirinha. Mas será que vizinho é só quem está bem pertinho? Ou será que, estando no mesmo bairro, pode ser considerado vizinho? Ampliamos o nosso radar e começamos a considerar que, se está em Botafogo, é vizinho da Pereirinha! O Largo dos Leões, a Casa Rui Barbosa, o Jardim da Firjan, a Praia de Botafogo e o shopping Rio Sul foram alguns dos locais citados.

Como podemos cuidar dos espaços vizinhos? O que já fazemos e o que podemos melhorar? Quem é responsável pela manutenção e cuidado desses espaços? Essas e outras perguntas estão animando as rodas e apontando caminhos para a pesquisa. Aguardem os próximos passos…

Cuidando dos Vizinhos

Turma do Coração (TBM)

A turma conheceu a história Um porco veio morar aqui, de Claudia Fries. A narrativa conta a história de um porco que se muda para um apartamento vago e causa verdadeiro espanto em seus vizinhos, que pensam que porcos são sujos e bagunceiros. Durante o desenrolar da trama, os vizinhos vão se surpreendendo e descobrindo o quanto haviam se enganado em relação ao novo morador. É uma história que nos lembra o quanto precisamos conhecer uns aos outros, e que a primeira impressão não é necessariamente a que fica.

Após a leitura, relembramos regras coletivas de convivência e descobrimos quantos de nós, na turma, moramos em prédio ou em casa, e o quanto essas regras podem variar de acordo com o tipo de moradia de cada um. Ao longo das conversas, as crianças começaram a elaborar um presente para os seus próprios vizinhos. Juntas, pintaram pequenos vasinhos de barro que, após secarem, serão utilizados para plantar mudinhas de suculentas. Ao final, cada criança levará o seu para casa junto com um bilhetinho para presentear o seu vizinho. Uma forma de cuidado e afeto para com quem divide o mesmo espaço.

Aproveitamos a empolgação para marcar nosso primeiro passeio para um lugar que, assim como a Pereirinha, também fica no bairro de Botafogo: a Casa de Rui Barbosa. Conhecida por algumas crianças e novidade para outras, a possibilidade desse novo passeio está animando o grupo, que já levanta uma lista de possibilidades, como um piquenique coletivo no jardim, brincadeiras com elementos naturais e uma imersão na Biblioteca do espaço. Não percam!

Visita à Casa de Rui Barbosa 

Turma do Coração (TBM)

Continuando as pesquisas sobre o cuidado com a cidade, foi a vez da Turma do Coração conhecer um espaço vizinho à Pereirinha: a Casa de Rui Barbosa, localizada no bairro de Botafogo. A visita ao espaço empolgou o grupo desde o início do dia. Chegando lá, conhecemos os funcionários Carol e Itamar, que nos contaram um pouquinho sobre a rotina e o cuidado com o espaço e explicaram algumas regras para as crianças, como não jogar nenhum tipo de alimento para os peixes do lago. Após a conversa, escolhemos juntos um lugar com uma boa sombra para realizar nosso lanche coletivo. Uma delícia!

Depois, fomos conhecer a Biblioteca Maria Mazetti, localizada dentro da Casa de Rui Barbosa. Lá, escutamos a história Cocô de Passarinho, de Eva Furnari. A narrativa conta a história dos moradores de uma pequena cidade que estavam sempre aborrecidos e que não cuidavam uns dos outros. De repente, algo acontece que muda o comportamento dos cidadãos da pequena cidade, trazendo mais leveza e proximidade entre todos os habitantes.

Após a leitura, as crianças puderam explorar a Biblioteca, manusear os livros e brincar com o teatro de fantoches. Ainda aproveitamos a visita para brincar no jardim. Batata quente, brincadeiras com a corda, ciranda e futebol foram algumas delas.

Voltamos para a escola felizes e com muitas novidades de um dia tão bacana!

Biscoito 1, 2 e 3

Turma do Coração (TBM)

Inspirada pelo personagem Henrique, da história Um porco veio morar aqui, de Claudia Fries, a Turma do Coração realizou uma oficina de biscoitos. Juntos, lemos a receita do conhecido “biscoitinho 1, 2 e 3”, separamos os ingredientes e fomos misturando um a um, até termos uma massa homogênea. Em um segundo momento, as crianças abriram a massa, ora com a mão, ora com o rolo, fizeram bolinhas, marcaram com garfo e também utilizaram forminhas de coração enviadas pela família do amigo Martin. Colocamos no forno e ficamos ansiosos, sentindo o cheirinho no ar e esperando nossos biscoitos amanteigados ficarem prontos. Ao retirar do forno, esperamos esfriar, nos deliciamos com uma provinha e depois compartilhamos com os adultos da escola, como a Mônica, a Tai e o Seu Eduardo.

No dia seguinte, o grupo produziu saquinhos desenhados, onde colocaram alguns biscoitos para serem distribuídos na vizinhança. Em grupo, daremos uma volta no quarteirão e entregaremos nossos biscoitos nos prédios e estabelecimentos vizinhos da Pereirinha. Na história, o porquinho Henrique prepara biscoitos para seus novos vizinhos como uma forma de carinho e cuidado. Assim como o personagem, as crianças entregarão seus saquinhos recheados de biscoitos, afeto e carinho na semana que vem.

Jardins do Rio 

Turma do Coração (TBM)

Inspirada pela visita à Casa Rui Barbosa, a Turma do Coração iniciou uma conversa sobre os jardins de nossa cidade. Em roda, compartilharam relatos sobre jardins que conhecem, como o Jardim Botânico, os jardins dos prédios onde moram e jardins que conheceram em viagens, destacando semelhanças e diferenças entre eles. As crianças também fizeram apontamentos sobre de quem seria a responsabilidade pelo cuidado com os jardins da cidade.

“Eu conheço o Jardim Botânico! A gente foi com a Turma do Saci.” (Olivia)

“A floresta é diferente do jardim, porque a floresta é muito maior.” (Martin)

“Isso! O jardim tem jardineiro e a floresta não tem! Todo mundo precisa cuidar dela.” (Dante)

“A gente tem que cuidar das plantas do jardim. Das grandes e das pequenas. Não arrancar, colocar água e deixar elas felizes.” (Henrique)

“Agora, na primavera, os jardins vão ficar cheios de flores.” (Antonia)

“O jardim da Casa Rui Barbosa era muito lindo. O nosso piquenique lá foi muito legal!” (Filipa)

“Todo mundo tem que cuidar dos jardins. Se for só uma pessoa, ela fica cansada!” (Tarsila)

“Eu gosto de correr e brincar no jardim!” (Elena)

“A cidade tem que ter muitos jardineiros! Tem muitos jardins e árvores espalhados!” (Benjamin)

Dentro desse contexto, conhecemos o livro Jardins do Rio, que foi compartilhado pela Jade, diretora pedagógica da nossa escola. As crianças folhearam o livro, reconheceram jardins já conhecidos e descobriram outros, como o Jardim São Clemente, na cidade de Nova Friburgo.

Envolvido pelo tema, o grupo se aproximou da obra O Jardim de Monet em Giverny, de Claude Monet. Juntos, conversamos sobre a obra do artista francês, suas escolhas, cores e características marcantes. Fizemos comparações entre a obra de Monet e o jardim da Casa Rui Barbosa, e, na sala de Artes, estamos elaborando uma pintura de observação! Entre pinceladas e escolhas, cada um vai construindo sua pintura à sua maneira, inspirado pelo trabalho de Monet.

As conversas sobre os jardins estão possibilitando um novo olhar para as paisagens da cidade e para os cuidados coletivos que devemos ter com cada espaço, especialmente com a natureza que nos rodeia.

Vamos à Praia?

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração realizou uma visita à Praia do Leme. Ao chegarmos, fomos brincar na pracinha e organizar o nosso lanche. Os pequenos se divertiram e compartilharam o lanche gostoso que cada um trouxe.

Logo depois, nos preparamos para seguir rumo às areias da praia. Fizemos alguns combinados e relembramos a importância da atenção e do cuidado ao nos aproximarmos do mar. Animados e muito felizes, todos aproveitaram a visita, se esbaldando: molhando os pés, jogando água uns nos outros ou se aventurando a entrar um pouco mais no mar junto de uma das professoras.

O passeio foi um sucesso! Todos, adultos e crianças, se divertiram em um delicioso dia de sol! As saídas pedagógicas, além de divertidas, ocupam um espaço importante de ampliação de repertório, de ocupação da cidade e de vivências para além dos muros! Sem dúvida, um dia que ficará marcado na memória afetiva do grupo!

Dia das Crianças

Para comemorar o Dia das Crianças do jeito que elas merecem, as turmas da Pereirinha fizeram uma caça ao tesouro no Parque Lage com o Moleque Mateiro. 

As crianças também participaram da oficina de bonecos feitos com gravetos e argila e da oficina de biogliter.  Quando chegaram à escola tiveram uma surpresa: picolés de frutas!

Viva as crianças!!!

Do Leme ao Pontal

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração conheceu mais sobre Tim Maia, cantor e compositor da música Do Leme ao Pontal. Descobrimos que ele nasceu e foi criado no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio, mas também morou na zona sul, em Botafogo, inclusive no mesmo prédio que a Bia, professora do Ateliê. Convidamos a Bia para confirmar a história, e ela contou que o famoso vizinho morou na rua Real Grandeza, bem pertinho da nossa escola! As crianças relembraram outras músicas que conheciam, como Chocolate e Descobridor dos Sete Mares

Envolvidos pela canção inicial, fomos olhar no mapa a distância entre o Leme e o Pontal. Nomeamos as praias que aparecem no percurso e outras citadas por Tim na canção, como a praia da Urca, Praia Vermelha e a de Botafogo! As crianças levantaram hipóteses sobre como poderíamos fazer o trajeto narrado pelo artista: de carro, bicicleta, barco ou helicóptero? Nos divertimos imaginando as mil possibilidades, ampliando nossos conhecimentos sobre os bairros da nossa cidade!

No contexto da sala de Artes, as crianças foram desafiadas a realizar a complementação gráfica de uma foto da praia do Leme. Atentas à imagem original, elas se dedicaram a construir composições repletas de detalhes!

Ao final, para celebrar as descobertas, dançamos e cantamos juntos no salão ao som de Tim Maia!

Visita Especial

Turma do Coração (TBM)

Os ensaios para a festa de encerramento estão a todo vapor. As crianças estão se dedicando à coreografia, e o repertório já está na ponta da língua.

Envolvidos pela temática dos Saltimbancos, o grupo recebeu a visita da Elisa, mãe do amigo Martin. Elisa, que trabalha como figurinista, veio realizar uma oficina de orelhas de tecido voltada para o personagem Jumento, que será interpretado pelas crianças na festança.

Começamos observando uma imagem real de um jumento e percebendo os detalhes de suas orelhas, como tamanho, formato, pelos e cores. Juntos, cada criança pôde criar uma orelha utilizando tinta, lã e tecido. Um verdadeiro trabalho em equipe!

Concentradas e com muito empenho, as crianças se dedicaram à elaboração de cada orelha, deixando suas próprias marcas — algumas com mais tecido, outras com corações e desenhos. Ao final, o grupo agradeceu e presenteou Elisa com um livro de desenhos coletivo produzido por eles.

As orelhas elaboradas na oficina serão usadas no dia da festa e farão parte do figurino coletivo do grupo. Já, já nossa festa chega! Não percam!

A Cidade Ideal 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração mergulhou de vez nos preparativos para a Festa de Encerramento. As conversas sobre a história dos Saltimbancos e a ideia de uma cidade ideal renderam bons desdobramentos. As crianças levantaram hipóteses e sugestões sobre as mudanças necessárias para tornar a cidade mais cuidada e acolhedora para todos – adultos, crianças e animais. 

Após a roda de conversa, o grupo foi convidado a realizar duas propostas no contexto da sala de Artes. A primeira foi um desenho de observação dos personagens da história – o jumento, a galinha, o gato e o cachorro – além da escrita espontânea da palavra “Saltimbancos”. Esse desafio exigiu muita atenção e dedicação por parte do grupo.

A segunda proposta foi a criação, a partir do registro gráfico e do recorte, de como seria a cidade ideal para cada um. Munidos de canetas, tesouras e muita imaginação, cada criança pôde dar seu toque pessoal e colocar no papel suas ideias e sugestões de melhorias para o espaço coletivo. 

Os ensaios continuam a todo vapor, e o centro do projeto coletivo, sobre o cuidado com a cidade e a Festa de Encerramento, abre novas possibilidades de pesquisa. 

Respeitável Público! 

Turma do Coração (TBM)

Depois de semanas de pesquisa e mergulho no tema da Festa de Encerramento, finalmente estamos na reta final dos preparativos.

Ao longo dos dias, escutamos novamente a história Os Saltimbancos e, em roda, relembramos as conversas que tivemos sobre o cuidado com a cidade e a ideia da cidade ideal. No salão, observamos algumas imagens do Jumento, personagem que será interpretado pelo grupo, e percebemos as diferenças entre esse animal, o cavalo e a mula. Descobrimos que os jumentos podem ter cores que variam entre marrom claro e escuro, preto, cinza e outras tonalidades.

Juntos, escutamos as canções para ficarmos com a letra na ponta da língua, e ensaiamos a valer! Na véspera da festa, tivemos ainda um grande ensaio geral com todas as turmas da escola. Foi uma animação só!

Que venha a nossa festa! Viva a Pereirinha! Vivam as crianças!