Retorno 

Turma da Floresta (TBT)

Foi com muita alegria que as crianças retornaram das férias. Cada uma teve a oportunidade de contar suas aventuras durante as rodas de novidades. Os relatos foram compartilhados com muita intensidade. Desde viagens à Amazônia, que nos fizeram relembrar o caminho do nosso projeto, até passeios em família aos parques da cidade. Tivemos espaço, também, para muitas brincadeiras e boas risadas nos pátios. Desejamos um novo semestre de muitas alegrias e novos conhecimentos. 

Retrospectiva e Visita

Turma da Floresta (TBT)

O período das férias trouxe muitas novidades, entre elas uma visita empolgante. Adriana, mãe do amigo Lucas, veio nos contar sobre suas férias em Manaus e na Floresta Amazônica. Fotos e vídeos deixaram a turma deslumbrada com os botos, o bicho-preguiça e a imensidão dos rios.

O bate-papo rendeu tantas lembranças que nós aproveitamos para resgatar os caminhos do projeto. Recordamos nossos últimos passeios, à Vista Chinesa, à Mesa do Imperador e à História da Floresta da Tijuca. Através de fotografias, lembramos do Taunay, pintor que retratou o Rio de Janeiro a partir de sua morada na Floresta da Tijuca. Aproveitamos o interesse da turma e iniciamos uma conversa sobre reflorestamento, apresentamos a música Refloresta do Gilberto Gil e destacamos algumas palavras chaves. Aos poucos, estamos nos aproximando desse conceito tão importante que fez da Floresta da Tijuca o maior projeto de reflorestamento do Brasil e do mundo.

Uma Brincadeira Puxa a Outra 

Turma da Floresta (TBT)

Embalada ao som de Gilberto Gil e tomada por nossas conversas sobre a importância das florestas, a turma  retomou seu contato com os elementos da natureza. Folhas, gravetos, sementes, flores… de galho em galho, contamos, comparamos tamanhos e formas e aos poucos a brincadeira foi surgindo e ganhando forma. Transformados em carros, cidades, florestas, pessoas e bichos, a diversão foi garantida!

Ao final, lançamos mão do desafio de transformar alguns gravetos em bonecos, para que pudéssemos continuar as brincadeiras durante a semana. Com essa proposta possibilitamos o contato dos pequenos com o lúdico e com a Matemática. Enquanto se divertem, as crianças seguem contribuindo com seus conhecimentos e adquirindo novas descobertas na nossa jornada de aprendizagem. 

Sereias na Linha do Tempo 

Turma da Floresta (TBT)

Com a proximidade da Mostra de Artes, a Turma da Floresta tem se mostrado animada, relembrando momentos importantes do projeto que está chegando ao fim. Para ajudar na organização das memórias, demos início à produção de uma linha do tempo que levantou alguns questionamentos:

“O que é uma linha do tempo?”
“Ela conta o tempo? Como?”

Juntos fomos elencando os eventos e registrando em uma grande folha, contando com a ajuda do blocão e das fotografias que estão expostas na sala. Passo a passo fomos numerando e colocando os eventos em ordem cronológica. Momento importante e coberto de significado!

Nosso próximo passo será usar os desenhos da turma para ilustrar a linha do tempo. Para surpresa do grupo, no final algumas crianças lembraram de um estudo recente do nosso projeto: as sereias do Brasil! 

“Eu conheço a Sereia do mar.”
“Yemanjá é o nome  dela.”
“Eu só conheço a Iara.”
“A Iara da Turma do Tambor é uma sereia!”

Um livro surpresa apareceu na turma e  junto com ele estava um recado: “Sou amiga da Iara e quero conhecer o Brasil”.

Os pequenos estão empolgados para saber que amiga é essa!

 

Teia

Dança

Iniciamos o semestre trazendo para as crianças, de maneira lúdica, os níveis de movimento, que são elementos da linguagem da dança.

Com o auxílio de cadeiras e lã colorida, uma “teia” foi montada no salão e as crianças precisavam atravessá-la de pé, agachadas ou rastejando. Os grandes desafios: não perder o equilíbrio nem encostar na “teia”.

Kianda 

Turma da Floresta (TBT)

Kianda, uma sereia que vive em Angola, resolve atravessar o oceano Atlântico para conhecer Iara, a sereia do rio Amazonas, e o Brasil, país do qual ouviu falar em tantas histórias e que tanto tem em comum com a cultura e povos do continente africano.

Essa história encantou a Turma da Floresta! Na jornada, as crianças puderam apreciar o encontro  de Kianda, Iemanjá e Iara, que logo contam sobre as maravilhas do Brasil e ensinam a Kianda sobre a importância do rio Amazonas.

Conversa vai, conversa vem, a turma quer saber mais sobre os rios e sobre um em especial, que tem feito parte das nossas aulas de Música e Dança: o rio São Francisco. Novas pesquisas à vista, e uma Mostra de Artes para apreciar neste sábado. Não percam! 

 

Rio São Francisco 

Turma da Floresta (TBT)

A personagem Kianda fez uma visita à Turma da Floresta, para contar sobre o seu desejo de conhecer o rio São Francisco! Para surpresa do grupo, Kianda trouxe para a conversa um globo terrestre, instrumento que nos ajudou em outras pesquisas.

Muito empolgados em manusear o grande globo, todos queriam mostrar que sabiam a localização do Brasil. Aproveitamos esse momento para explorar o continente africano, local de origem da Sereia Kianda. 

Mas, e o rio São Francisco? Onde fica? Como vamos encontrá-lo no globo? Para nos auxiliar nessa tarefa, analisamos um mapa do Brasil que ilustra apenas as regiões por onde esse grande rio passa. Com intuído de ajudar a Kianda, as crianças levantaram suas primeiras hipóteses/perguntas:

“Será que tem árvores iguais às da floresta no rio São Francisco?”

“E casas, será que também tem perto do rio?”

“Eu sei onde o rio começa e termina! Ele começa nos buracos das montanhas, nas cachoeiras, e termina no mar.”

“Quando ele encontra o mar ele faz a pororoca.”

“O rio tem água doce mesmo?”

“Existem pessoas que moram perto do rio? De onde elas vieram?”

“Os indígenas que moram lá!”

Um Rio Musical

Música

Estamos aproveitando os desdobramentos dos projetos para trabalharmos com as histórias e o repertório musical que navegam pelo rio São Francisco. O rio corta vários Estados do Brasil e traz na sua bagagem uma enorme diversidade cultural.

Uma coisa é certa, todo rio corre em direção ao mar. Essa máxima é também cantada no xote Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga: “O rio São Francisco vai bater no meio do mar”. Do Velho Lua para o Velho Chico… quer coisa melhor? Aproveitamos para trabalhar com nossos triângulos, chocalhos e tambores a levada desse ritmo. “Dormir ao som do chocalho e acordar com a passarada”. Um rio musical.

Lendas do Rio São Francisco 

Turma da Floresta (TBT)

Com o intuito de aproximar os pequenos das curiosidades e especificidades do Velho Chico, começamos a assistir a série “Lendas do Rio São Francisco”. O primeiro episódio já surpreendeu a turma, que fez diversas descobertas, entre elas que esse rio é o terceiro maior do mundo em extensão. Animadas e apreensivas, as crianças já querem saber dos próximos episódios e mais perguntas estão surgindo. 

Velho Chico

Dança e Música

Iniciamos o semestre trazendo para as crianças a música Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga, buscando sensibilizá-las para o projeto coletivo que se dará em torno da Bacia do Rio São Francisco.

Aprendemos alguns passos de xote e experimentamos dançá-los em duplas. Uma graça!

A partir de algumas lendas que percorrem a região, como a Lenda de Iati e a Lenda da Serpente da Ilha do Fogo, tentamos trazer para o corpo o movimento do rio e os movimentos ondulatórios, explorando-os em diferentes partes e com qualidades distintas ao som da música Petrolina e Juazeiro, de Jorge do Altinho, interpretada por Alceu Valença. Ritmo que já está no corpo e na ponta da língua dos pequenos, sendo trabalhado também nas aulas de Música.

Histórias da Cazumbinha

Turma da Floresta (TBT)

A Turma da Floresta embarcou com muito prazer nas histórias/lendas do rio São Francisco. Durante a semana exploramos mais alguns capítulos e, com a intenção de responder algumas das perguntas surgidas ao longo dessa vivência, apresentamos o livro Histórias da Cazumbinha. O texto conta sobre uma menina que nasceu no interior da Bahia, às margens do rio São Francisco, em um lugar muito especial: uma comunidade quilombola. Através das histórias da infância dessa menina, os pequenos vão conhecer um pouco da cultura dessa comunidade, as comidas, as roupas, as plantas e os bichos, as pessoas, as canções, as festas e as brincadeiras. 

Do Arco e Flecha ao Berimbau

Turma da Floresta (TBT)

Uma carta para a Turma da Floresta foi encontrada na secretaria da escola. Para surpresa de todos, a carta apresentava Tiburtino, um dos moradores mais antigos do Quilombo Rio das Rãs.

Na carta havia um breve relato de sua vida e de seus ancestrais. Os pequenos ficaram empolgados por descobrir que Tiburtino é um possível vizinho da Cazumbinha e que seus avós vieram da África, assim como a sereia Kianda.

Junto com a carta veio o livro Do arco e flecha ao berimbau, de Rui Rosa. A partir da leitura dessa história, as crianças descobriram que um instrumento de caça se tornou instrumento musical e que o mesmo é usado na capoeira. Curiosas por mais descobertas, foram à procura do Jamal, professor de Capoeira da nossa escola, para fazer um convite. Que histórias a capoeira conta?

Cachoeira e Chuva 

Turma da Floresta (TBT)

O projeto sobre o rio São Francisco está a todo vapor! Após a leitura de mais um capítulo do livro Histórias da Cazumbinha, a Turma da Floresta  foi surpreendida com novas descobertas. Os períodos de cheia e seca/estiagem influenciaram as brincadeiras de Cazumbinha e os peixes que vivem por lá. Curiosos, os pequenos fizeram importantes perguntas, como: 

“Como o rio fica cheio?”

“A chuva enche o rio.”

“Eu sei como chove! É quando as nuvens choram.” 

“Então o sol seca o rio?”

“Tem surubim por lá?”

Diante de tantas perguntas, começamos a investigar o ciclo da água para compreender como as chuvas se formam. O primeiro passo foi observar o céu em um dia de chuva, o próximo será uma experiência de fazer chover no copo. Momento mais aguardado por eles. 

No início da semana, a Turma da Floresta também se divertiu em um refrescante passeio à cachoeira do Horto. Lá, os pequenos investigaram, brincaram com pedras, gravetos e muita água!  Saíram imaginando se toda aquela água poderia chegar ao Velho Chico. Sem dúvida um passeio para ficar na memória. 

Visita e Música 

Turma da Floresta (TBT)

A Turma da Floresta, juntamente com a Turma da Amazônia, recebeu a visita da família dos amigos Lucas e Pedro Dantas. Através de fotografias, vídeos e uma experiência, Adriana e Márcio aproximaram as crianças do projeto de transposição do rio São Francisco, que visa levar água aos reservatórios que abastecem cidades do semiárido (Caatinga). As crianças ficaram impressionadas com o tamanho dos materiais necessários, e adoraram saber que a família da mãe do Lucas é do Ceará e que a água que será levada para lá beneficiará muitos moradores da região.

Ao final da visita, algumas crianças observaram a semelhança na vegetação que também encontramos no livro da Cazumbinha!   Aproveitamos para retomar a leitura de um novo capítulo do livro da Cazumbinha. Nele, a menina conta um pouco sobre os festejos e músicas do povo que mora no quilombo Rio das Rãs. “Será que a Cazumbinha já ouviu a música Juazeiro e Petrolina?”. Tomados por este levantamento, nos debruçamos na letra da música, destacamos palavras-chave, dançamos e cantamos no ritmo gostoso desse forró. Seguimos nas pesquisas em torno do rio São Francisco e sua cultura. 

Cartola, Samba e Passeio 

Turma da Floresta (TBT)

A leitura de mais um capítulo do livro da Cazumbinha gerou novos desdobramentos para os pequenos da Turma da Floresta.

Festejos no Quilombo Rio das Rãs! O capítulo é um convite para mergulhar nos instrumentos e ritmos musicais que mais se destacam no Quilombo que fica às margens do rio São Francisco. Entre pandeiros, tambores e cuícas, o samba de roda trazido pelos ancestrais da Cazumbinha se destacou.

Observando o desejo da turma de conhecer um pouco mais sobre o samba, levamos uma surpresa para sala: o livro A Rosa e o Poeta do Morro, de Janaína Figueiredo. Com enredo  dedicado à memória do samba, o pequeno conto poético conta sobre o encontro e o mistério do amor verde e rosa de Cartola por Euzébia (conhecida como Dona Zica), representados pela Rosa e pelo Poeta. O livro encantou os corações da turma, que logo em seguida fez um passeio cheio de significado. 

“Nós da Turma da Floresta queremos contar que fizemos um passeio. Fomos ao CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro), lá tinha a exposição da escola de samba da Mangueira, escola do Cartola, o músico que fazia samba. Foi muito legal ver as roupas antigas do Carnaval, também gostamos de conhecer sobre a bandeira verde-e-rosa da Mangueira e os chapéus antigos. Tinha uma sala com um bondinho e outra que contava sobre como os artesãos faziam as roupas, tinha até máquina de costura. A parte mais legal foi quando fizemos as cartolas no final,  nós amamos!” (Texto coletivo) 

Brincadeiras e Vovó da Laura

Turma da Floresta (TBT)

Passados os festejos e o samba, a turma embarcou em uma jornada fascinante ao desbravar as páginas do livro da Cazumbinha. À medida que avançávamos pelo capítulo, uma atmosfera de curiosidade se instaurou:

“Será que elas só brincam de boneca, já que o nome do capítulo é esse?”

“Eu acho que elas não sabem brincar de gato e rato.”

“Eu gosto muito de brincar de boneca!”

Aos poucos, o capítulo foi revelando um universo de brincadeiras encantadoras protagonizadas por Cazumbinha e seus amigos. Uma narrativa sobre o momento cheio de vivacidade e alegria no qual as crianças, lideradas por Cazumbinha, exploram o quintal às margens do rio São Francisco, criam suas bonecas com sabugos e buscam folhas coloridas para produzir as roupas.

A narrativa não estava apenas nas palavras, mas também nas fotografias vibrantes que ilustravam e saltavam das páginas, dando vida às aventuras de Cazumbinha e seus amigos. O processo de leitura foi tão bacana que a turma teve a ideia de construir uma lista de brincadeiras que já conhecemos e outra com novas possibilidades a partir das brincadeiras de Cazumbinha. Momentos que geraram boas risadas!

Também recebemos uma visita muito especial: a Vovó Angela, avó da nossa amiga Laura, compartilhou histórias e fotografias sobre sua viagem ao rio São Francisco. As fotografias encantaram as crianças, que empolgadas finalizaram o gostoso bate-papo cantando a música Petrolina, Juazeiro, do Alceu Valença. Foi um momento bonito, especial e de muita troca de conhecimento entre as crianças e a Vovó da Laura.

Ilustrando as Brincadeiras 

Turma da Floresta (TBT)

A leitura sobre as brincadeiras da Cazumbinha no rio São Francisco teve um desdobramento incrível! Atendendo aos desejos dos pequenos, dedicamos um momento exclusivo para ilustrar não apenas as brincadeiras do livro, mas também aquelas que fazem parte do repertório da turma. Com traços firmes e cores vibrantes, as ilustrações estão gradualmente tomando forma e ocupando um espaço especial em nossa sala. Orgulhosos, os pequenos mal podem esperar para exibi-las!

 

Ensaios

Dança e Música

Após a sensibilização, as turmas iniciaram a pesquisa de movimentos, familiarizando-se com o repertório musical que fará parte da nossa Festa de Encerramento, e nesse processo deram asas à criatividade.

A partir de algumas movimentações sugeridas pelas crianças em suas explorações, passamos à montagem das coreografias, garantindo sua participação nessa construção.

As crianças também estão com as letras das músicas na ponta da língua. Os ensaios estão a todo o vapor! Aguardem.

O Grande Dia

Turma da Floresta (TBT)

O grande dia está chegando! A festa de final de ano, que abarca nossas pesquisas feitas durante o projeto do segundo semestre, é muito aguardada pelas crianças. A música que embalou e permeou muitas das nossas pesquisas, Juazeiro e Petrolina, cantada por Alceu Valença, está mais do que na ponta da língua. Animados e muito empenhados, eles se dedicaram bastante para a chegada desse dia tão especial e se apropriaram lindamente da coreografia. Nossas pescadoras e pescadores estão prontos! Esperamos todos no dia 2/12!

Retrospectiva 

Turma da Floresta (TBT)

Depois da bela apresentação em nossa Festa de Encerramento, nada melhor do que concluir essa jornada com uma retrospectiva dos projetos. Através do portfólio, as crianças puderam relembrar cada detalhe pesquisado ao longo do ano. Orgulhosos de suas produções, a cada virar de página eles narravam artistas, obras, histórias e o que houve de mais significativo para eles.

As pesquisas ao longo deste semestre levaram a turma a conhecer não apenas a cultura quilombola, mas também a natureza que cerca o Velho Chico. Das florestas ao rio, de Juazeiro a Petrolina, a turma entrou em contato com as tradições locais e as influências culturais do continente africano.

Os pequenos estão ansiosos para compartilhar o portfólio em casa. Em breve ele será enviado para as famílias.

Finalizando um Ciclo 

Turma da Floresta (TBT)

A memória não vê, mas não tira o olho. Vai somando vida afora. Tudo que a gente olha, ouve ou vê, toca, come, cheira, a memória não esquece. E de repente transborda mais rápido do que enchente. Coisas que só a gente imaginou, a memória guarda. E os fatos que a gente nem sabia que existiam rompem sem mais nem menos em nosso pensamento.”

(Bartolomeu Campos de Queirós)

Nossa última semana foi recheada de brincadeiras, contação de histórias e planos para as férias! E então chegou a hora, a hora de nos despedir. Encerramos este ciclo com grandes aprendizados sociais, pessoais e pedagógicos. Além de muito afeto, diversão e sorrisos! 

Agradecemos a cada criança, a cada família, que fez deste ano um ano incrível. Que venham as férias, descanso merecido para essas crianças que,  juntas, se divertiram e produziram um bocado.

Viva a alegria e a doçura de ser criança!

Despedida com Festa

O Brasil das Crianças

Na Pereirinha “tudo vira festa”, especialmente neste ano, que encontramos um Brasil de muitas cores, músicas e danças.

Nos despedimos cantando e dançando no nosso querido Largo dos Leões, cenário de muitas atividades brincantes ao longo da vida da Sá Pereira.

Apesar de ser o nosso último dia, ainda tivemos tempo para mostrar aos vizinhos e reforçar para nossas crianças que elas são capazes de produzir cultura de qualidade e de levar esse trabalho para além dos muros da escola.