A Turma do Amor voltou das férias com entusiasmo e foi recebida com muitas brincadeiras e novidades!
No fim do semestre passado, nos despedimos da professora Bia, que estava auxiliando, temporariamente, a professora Marianna. No retorno às aulas, recebemos com muito carinho a Manuela, mais conhecida como Manu pelas crianças. A maioria da turma já conhecia a Manu do Ateliê, o que facilitou a adaptação de todos e todas.
A grande novidade foi o nascimento do tão esperado Benjamin, filho da Bruna. As crianças adoraram ver o rostinho do bebê e da Bruna, como mamãe. Colocamos duas fotos na parede da nossa sala para compartilharmos esse acontecimento com as outras crianças da escola. Foi uma enorme alegria saber que a Bruna e o Benjamin estão bem!
Seguem alguns comentários das crianças ao observar as fotos:
“Que lindo!”
“Bonitinho!”
“Fofo”!
“Parece um boneco!”
A turma passou a semana finalizando os últimos trabalhos para a nossa tão aguardada Mostra de Artes. Foi uma semana bem agitada e com muitas brincadeiras. A nossa escola está ficando linda!
Começamos a conversar sobre o projeto deste semestre: O cuidado com a cidade do Rio de Janeiro. As primeiras hipóteses começaram a surgir. Qual será o caminho que a nossa turma vai seguir?
Em breve mais novidades!
Divididas em equipes por cores, as crianças da Educação Infantil e Primeiro Ano participaram das Olimpíadas da Pereirinha.
Juntas produziram cartazes e gritos de torcida para apresentar e animar os jogos.
Atentos às regras, se empenharam e se divertiram a valer. Com a ajuda das professoras, se organizaram para realizar corrida de revezamento, bola ao alvo e chute a gol.
E deram um show torcendo também para os amigos das outras equipes.
A Turma do Amor começou a conversar sobre o projeto coletivo do segundo semestre. Diante da pergunta “Como podemos cuidar do Rio de Janeiro?”, as crianças responderam:
“Não jogando lixo no mar.”
“Não cortando as árvores.”
“Não jogando lixo na rua.”
“Reaproveitando as coisas que temos em casa.”
“Reciclando o lixo.”
Vimos o mapa dos estados e cidades do Brasil e identificamos o Rio de Janeiro.
Conversamos sobre alguns pontos turísticos importantes da nossa cidade e as crianças deram relatos de lugares em que já foram e que gostariam de conhecer.
A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os trabalhos criativos e significativos relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.
Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.
Nosso fio condutor foi o tema do projeto institucional, Entre nós, cuidado.
Os visitantes percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.
Foi um dia de casa cheia e muita alegria!
A turma do Amor começou a ler a história “Piraiaguara”, de Bia Hetzel.
O personagem principal é um boto que vai apresentando a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro. As crianças se espantaram quando descobriram que os botos cinzas também vivem em águas salgadas. Além dos pontos turísticos e da história da cidade, a narrativa aborda a poluição nos mares e oceanos e o perigo para os animais marítimos. Junto à leitura do livro, observamos imagens de tartarugas se alimentando de lixo.
Ao longo do enredo, as crianças fizeram comentários como:
“Já encontrei lixo no mar.”
“O tubarão pode morrer sufocado.”
“Meu pai leva um saco para a praia para colocar o nosso lixo.”
“Jogam lixo no rio do meu sítio.”
“A tartaruga pode morrer comendo o lixo.”
“Lixo na areia a gente cata.”
E assim seguimos com o nosso projeto institucional: “O cuidado com a cidade do Rio de Janeiro”.
As discussões relacionadas aos assuntos mar, Rio de Janeiro e lixo continuaram ao longo da nossa semana. A Turma do Amor conheceu a música “O mar serenou”, de Clara Nunes. Ouvimos a letra com bastante atenção e anotamos na cartolina todas as palavras que descobrimos. Pesquisamos o significado de palavras novas, como “serenou” e “orgulhosa”.
Depois dançamos alegremente a canção.
As crianças questionaram se sereia existe e todos disseram que acreditam que sim. Alguns falaram que ela é a rainha do mar, também conhecida como Iemanjá. Conversamos que tudo bem algumas pessoas acreditarem e outras não, e que essa crença faz parte da religião de cada família.
Diante da pergunta “Mas como ela chegou na areia, se ela tem cauda e não tem pé?”, cada criança usou a sua imaginação para construir o enredo dessa canção.
Segue o link da música para que vocês possam ouvir juntos:
Dando continuidade ao projeto “O cuidado com a cidade do Rio de Janeiro”, recebemos a visita da família da Laurinha para falar sobre a adoção de animais encontrados na rua.
Eles já adotaram vários cachorros, e trouxeram para a escola a Duda para conhecermos. Nos contaram a linda história de amor entre eles e essa cachorrinha.
Descobrimos os cuidados que os animais precisam, como vacinas, alimentação, moradia, afeto, banho, entre outros. E a nossa turma entendeu que a rua é um local perigoso para os animais morarem, porque precisam de cuidados. Perguntas como “Cachorro sabe atravessar a rua sozinho?” e “Cachorro sabe comprar comida?” fizeram as crianças refletirem em busca de respostas. Também falamos sobre a importância de deixar a cidade limpa recolhendo as fezes dos animais. Eles mostraram os saquinhos e explicaram como funcionam.
As crianças adoraram trocar carinho com a Maria Eduarda, mais conhecida como Duda.
No final, participamos de uma brincadeira de adivinha sobre as características dos animais. Foi um encontro especial e divertido!
A turma experimentou pintar um mar com as mãos e foi uma gostosa bagunça! Inspirados pelo mar, escrevemos uma lista de nomes de espécies de animais marinhos. Cada criança desenhou o que falou e colocou no painel que fizemos em grupo.
Vimos imagens de animais marinhos se alimentando de lixo e conversamos sobre o cuidado com as praias. Assistimos ao filme “Aniversário da anêmona branca do projeto BG 500”. O nosso passeio à praia da Urca, que foi adiado para a próxima semana por conta do mau tempo, será para conhecer esse projeto que cuida e limpa a praia da Urca. Descobrimos que alguns animais marinhos usam os resíduos do lixo como toca para se esconder. A equipe que produziu o vídeo faz um trabalho de triagem com o lixo recolhido nas praias para que essas espécies de animais não acabem mortas na lixeira.
Segue o vídeo para que vocês possam conhecer um pouco desse projeto incrível:
A turma foi conhecer o projeto BG500 na praia. As crianças estavam ansiosas e ficaram muito alegres por ser um lindo dia de sol!
Fomos recebidos pelo Ed, biólogo marinho, que nos apresentou algumas espécies marinhas que ele retirava da água num mergulho, nos apresentava e devolvia para o mar, minutos depois. As crianças ficaram bem atentas às explicações sobre as espécies mostradas. Depois, fizemos um gostoso lanche coletivo e brincamos com panelinhas na areia da praia.
As crianças, muito animadas, aproximaram-se da água e molharam os pés no mar. O Ed confirmou a informação que a nossa equipe já tinha contado para a turma, de que a praia da Urca é poluída e não é própria para mergulho. Ficamos triste com tanto lixo que vimos na areia e na água do mar.
Anotamos as descobertas que fizemos nesse dia e vamos compartilhar com vocês:
“O caranguejo-menino não bota ovo.”
“O caranguejo-aranha não consegue andar fora da água.”
“O caramujo gruda forte.”
“O pepino do mar solta água.”
“O caranguejo tem garra.”
“Dentro das esponja do mar mora um bichinho.”
“Quando a estrela do mar perde um braço, cresce outro no lugar.”
“O siri tem nadadeira.”
“Os bichos fazem toca nos lixos que jogam no mar.”
“Os caranguejos não nadam. Eles andam.”
“Tem pêlo nas patas dos caranguejos.”
“O ouriço do mar tem espinhos”.
A turma fez um painel para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com as praias da nossa cidade. Aproveitamos o lixo do nosso lanche e confeccionamos um mural interativo para que as pessoas pudessem brincar de limpar a praia. Ao lado, colocamos um cartaz com a pergunta: “Como você cuida da praia?”.
Convidamos as turmas e diferentes pessoas da nossa comunidade escolar para participar.
As respostas foram:
“Levo uma sacola plástica.”
“Não jogo lixo na areia.”
“Não levo cachorro para a praia.”
“Não faço churrasco na praia.”
“Não jogo lixo no mar.”
O nosso painel foi um sucesso! Esperamos que as pessoas tenham aprendido com a Turma do Amor!
A Turma do Amor foi convidada a conhecer o museu criado pela Turma do Cafuné. As crianças ouviram atentamente os cuidados necessários no momento de circularem pela exposição, em seguida iniciaram a visita ao museu das memórias das crianças da TCT, com muita curiosidade.
Descobrimos que o acervo apresentava objetos pessoais das crianças, trazidos para a escola, acompanhados de uma carta com um relato de uma “memória especial”. Os objetos variaram de cavaquinho, manta, velocípede, boneca, urso de pelúcia, camisa de time, caneca, livro, entre outros.
Após a visitação, a nossa turma fez uma roda para conversar sobre o tema e várias crianças deram os seus depoimentos:
“Tenho um quadro de quando eu era bebê.”
“Um livro de Mandala que a vovó deu.”
“Um duende que o meu pai me deu.”
“Um coelho que ganhei na maternidade.”
“Um carrinho que ganhei quando bebê.”
“Uma fantasia do Chase.”
Fizemos uma carta com todos os relatos e enviamos para a Turma do Cafuné, para trocarmos memórias e experiências.
O nosso querido amigo Vicente trouxe como pesquisa a visita dele e da família para o Projeto Tamar, em Ubatuba. As crianças viram algumas fotos e um filme que foi especialmente gravado por seus avós para a nossa turma. Eles foram até lá e mostraram alguns detalhes do espaço físico e um pouco sobre esse projeto tão incrível.
Vimos uma quantidade enorme de lixo que foi retirada dos mares, além de enormes tartarugas e de cuidados importantes com o lixo e com esses animais marinhos.
A Laurinha também trouxe uma foto sua no Projeto Tamar, na Bahia. Na cidade do Rio de Janeiro, ainda não temos este projeto tão inspirador e importante, para aprendermos sobre os cuidados ambientais na preservação da fauna e flora marinha. Vimos um vídeo das tartarugas colocando os ovos na praia e os filhotes nascendo, cena que emocionou a todos nós da turma. Foi muito bacana!
Para comemorar o Dia das Crianças do jeito que elas merecem, as turmas da Pereirinha fizeram uma caça ao tesouro no Parque Lage com o Moleque Mateiro.
As crianças também participaram da oficina de bonecos feitos com gravetos e argila e da oficina de biogliter. Quando chegaram à escola tiveram uma surpresa: picolés de frutas!
Viva as crianças!!!
A Turma do Amor construiu cartazes com reaproveitamento de papelão para ir passear na Cobal, com a intenção de protestar por mais cuidados com o mar. Criamos três músicas juntos, e com instrumentos em mãos fomos dar o nosso recado sobre os cuidados com relação ao descarte de lixo:
“Olê olê olá, não jogue lixo no mar”
“Do peixinho eu vou cuidar
Da tartaruga eu vou cuidar
Não jogue lixo no mar
Não jogue lixo no mar”
“Não jogue lixo no mar
Não jogue lixo no mar
Porque senão a sereia vai chorar e a Iemanjá também”
Entrevistamos dez pessoas que estavam no mercado. As perguntas eram: Qual o seu nome? Qual o seu trabalho? Como você cuida da praia? A maioria das pessoas respondeu: “Levo um saco para jogar o meu lixo”.
As crianças voltaram para a escola vitoriosas pela iniciativa de um movimento tão necessário para as nossas praias e para o planeta.
A turma foi conhecer o espaço da Comlurb destinado a recolher materiais reaproveitáveis para serem transformados em objetos de arte. O lugar tem como seu patrono o arquiteto e artista plástico Hélio G. Pellegrino.
Observamos diferentes elementos transformados em Arte, como: roupas, esculturas, objetos de decoração, brinquedos, quadros, bancos, entre outros. O espaço promove exposições, palestras, oficinas de arte e visitas.
Conhecemos o gari Oseia da Matta, que também é artista. Ele nos mostrou as suas obras, como: a estrutura de um guarda-chuva que se transformou em árvore de Natal, e a parte de fora do objeto, que virou uma bolsa. Ele criou uma linda tartaruga a partir de vidros encontrados na praia. Além de um quadro com uma arara feita de lata.
No final da visita, as crianças ganharam cobras feitas com tampas de garrafas.
A Turma do Amor foi à Cobal fazer compras. Inspirados pelos nossos personagens Galinha/Galo, decidimos comprar ovos para fazer uma atividade de culinária. As crianças descobriram tamanhos e cores diferentes de ovos.
Convidamos a mãe do Nikko, Camila, para fazer um bolo sem leite e ela veio até a escola para nos ensinar essa receita. A turma descascou ovos de codorna para comermos no lanche. Foi uma delícia!
A Turma do Amor passou a última semana muito envolvida com o tema do nosso espetáculo. Além dos ensaios juntamente com as outras turmas da escola, confeccionaram ovos que serão utilizados na coreografia e registraram os momentos de ensaios em desenhos que entrarão na pasta de portfólio. Vocês poderão ver um pouco desse lindo processo nas fotos.
Está tudo pronto para a nossa Festa de Encerramento.
A Turma do Amor está muito animada!! Vamos, Galinhas/Galos!