Arte e Memória: é Preciso Relembrar o Antes para Inventar o Depois?

Projeto Institucional

Na assembleia do ano passado, nossos adolescentes nos surpreenderam após analisarem as sugestões trazidas pelas famílias e adotarem a Arte como foco para 2025.

Para além do valor que damos às linguagens artísticas, o processo nos encheu de orgulho e trouxe à Sá Pereira a certeza da maturidade do trabalho em arte-educação e pesquisa transdisciplinar.

O projeto nasceu do desejo coletivo de investigar o papel da arte como instrumento de conexão entre memória, identidade e transformação social. Queremos resgatar memórias para projetar futuros possíveis, e reconhecemos na arte um campo privilegiado de investigação e experiência.

Leia na íntegra a justificativa do projeto no link compartilhado.

 

 Rosana Paulino, Peixe, da série “Mangue”

Você Já Ouviu Falar Sobre a Gincana de Projeto?

É uma gincana que acontece todos os anos, durante a semana de planejamento, com todos os nossos professores, coordenadores, orientadores, direção geral e pedagógica, de todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nesse grande encontro, nossos professores são divididos em pequenos grupos e cada grupo propõe uma atividade de sensibilização para o Projeto Institucional, ampliando as discussões sobre o tema de acordo com as diferentes faixas etárias que trabalhamos, além de alimentar a própria equipe com sugestões de atividades, leituras, etc.

Começamos este ano sendo desafiados pela equipe de Linguagens de Fundamental II a escrever um lipograma sobre Arte e Memória sem usar as letras A e M. A equipe de Artes escreveu, respondendo ao desafio:

Por tudo que eu
Sonho
Sinto
Vivo
E sou
Eu pulso

No pulso
Existo
Resisto
Registro
E insisto

Em seguida, ouvimos e participamos das propostas das outras equipes: Educação Infantil, Ensino Médio, Artes, Ateliê, F2 e F3, F4 e F5, Ciências e Humanidades, todas diferentes, fazendo vínculo com suas especificidades, mas tendo em comum o propósito de nos inspirar e alimentar  para as semanas de sensibilização com nossos alunos e o ano que está por vir.

Bloco da Sá Pereira

Sá Pereira chegou
Com muita empolgação
Pra fazer brotar nesse mundo
As sementes da imaginação

Sá Pereira falou
Tem beleza por toda parte
A vida da gente é mais rica
Se a vida da gente tem arte!

Ao som do samba A arte é a flecha e o arco, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Fundamental I, iniciamos as reflexões sobre o projeto institucional embalados por muita cantoria.

Preparem as fantasias, esquentem os tamborins e abram alas porque o bloco da Sá Pereira vai passar! 

As crianças já estão com o samba na ponta da língua, e aqui vão a letra e a melodia para que todos possam aprender a cantá-lo e cair na folia: 

Letra do Samba 2025

 

Chegada na Pereirinha

Que alegria chegar na escola depois das férias!

O ano começou com muita animação, brincadeiras e encontros na Pereirinha.

A escola preparou algumas novidades para este ano que foram apreciadas pelas crianças: abertura do solário com tanque de areia e chuveirão, salas novas do berçário e reforma dos banheiros. Aos poucos as crianças que já eram da escola foram recebendo os novos amigos, apresentando os espaços e o dia a dia divertido da Pereirinha.

Nesta semana muitos vínculos foram formados, começando a criar uma identidade para os novos grupos. As turmas participaram de rodas de conversas, jogos, atividades de Artes e ouviram muitas histórias na biblioteca. 

Agora estamos começando a nos preparar para o bloco de Carnaval da Sá Pereira. As crianças aprenderam a cantar o refrão do samba nas aulas de Música e alguns passos nas aulas de Dança. Esperamos todos para pular Carnaval no sábado dia 22 de fevereiro. Preparem suas fantasias, confetes e serpentinas!

Samba no Pé

TDT

As crianças da TDT vêm se aproximando cada vez mais do novo grupo que se configura, e conhecer novos amigos tem sido uma alegria para todos. Através das artes plásticas, dos jogos coletivos, das histórias e das conversas em roda compartilhadas, os olhares vão se encontrando e buscando afinidades.

O Carnaval, essa festa cheia de brilho, música e alegria, tem embalado nossas tardes. Juntos conhecemos a letra do samba “A Arte é a Flecha e o Arco”, de Manoela Marinho, que vai animar o percurso do bloco neste sábado. As crianças fizeram reflexões interessantes sobre esse período tão festivo em nossa cidade:

“Tem muita criança brincando e até adulto, tem artesanato para fazer fantasia e jogam serpentina.” (José)

“É uma festa com muita música.” (Carolina)

“É uma festa com muito brilho.” (Elis)

“É uma festa com fantasia.” (Giovanna)

“É uma festa que jogam confete na escola.”(Antônio)

“Tem muita gente dançando. Estou vendo tantas escritas sobre o carnaval que quero estar no carnaval.” (Laura)

Envolvidos pelo ritmo do samba, o desafio foi lançado e brincamos de estátua ao identificarmos as palavras arte e memória na letra da música. Que venha o Carnaval da Sá Pereira!

 

Memórias do Bloco da Sá Pereira

As turmas da Pereirinha receberam a visita da Cecília, antiga dona da escola e avó da Maria (TDT) e do Martin (F1A), para contar sobre as memórias do Bloco da Sá Pereira.

Descobrimos que o primeiro bloco desfilou pelas ruas de Botafogo no ano de 1988 com o samba “Cor, Forma, Ritmo e Som”, composto por Ana Moura. Naquela época, o bloco tinha alas, mestre-sala e porta-bandeira, e a bateria era composta por crianças da comunidade da Rocinha.

Cecília mostrou um vídeo do primeiro desfile, fotos do bloco na rua e no final cantou com todas as crianças o samba deste ano, “A arte é a flecha e o arco”, de Manuela Marinho. Foi uma visita cheia de afeto, memórias e arte! Obrigada Cecília!

Olhar Atento

TDT

As crianças da TDT participaram de uma divertida caça ao tesouro. Atentas a cada pista desvendada e com muita curiosidade, descobriram uma caixa contendo vários elementos.

Entre cheiros, roupas, bordados e fotografias, as crianças foram conhecendo algumas lembranças de suas professoras Raquel e Fefê. Aproveitamos para aprofundar e investigar o que seria memória para elas:

“Para mim a memória é uma coisa que faz lembrar outra coisa.” (Lucas)

“Para mim memória é pintar.” (Isabel)

“Para mim memória é coisa antiga.” (Sebastião)

“Para mim a memória é arte.” (Antônio)

“Memória para mim é o que já foi.” (Carolina)

“Memória para mim é uma coisa tipo presente para a gente lembrar de uma coisa que queremos.” (Elis)

“Memória para mim é um lembrete.” (José)

Outro momento significativo que a turma vivenciou foi a apreciação das obras dos irmãos Maria Auxiliadora e João Cândido da Silva, artistas nascidos em Campo Belo, município de Minas Gerais, que embalaram uma conversa interessante sobre o Carnaval, a arte e a memória. As crianças fizeram comparações entre os elementos presentes nas imagens, suas cores e formas marcantes retratadas pelos dois artistas. Aos poucos, vamos traçando caminhos significativos e envolventes, nos aproximando do Projeto Institucional e de possíveis nomes para o grupo. 

Bloco da Sá Pereira

Para todos

Há quem ame e há também quem não goste, mas independentemente das preferências pessoais, é inegável que o Carnaval brasileiro é uma das maiores e mais importantes manifestações populares do nosso país, e há quem afirme: do Brasil e do mundo!

Festa que atravessa a dança, a música, as artes visuais e o teatro, passeando pelas diferentes linguagens artísticas.

Em nossa escola, o bloco festeja e abre alas para o Projeto Institucional através da letra do samba, que é amplamente discutida em sala de aula por todas as séries. Com muita alegria, o samba composto pela Manu Marinho, nossa querida professora de Música, foi cantado com alegria por todos.  “A arte é a flecha e o arco” abriu nosso desfile e nosso ano de estudo.

Como Arte e Memória é nossa linha de pesquisa, fizemos questão de trazer para a decoração da sede da Capistrano fotos antigas de carnavais passados. Nessa memória, alunos e funcionários que já não estão na escola, alguns alunos do Ensino Médio ainda pequeninos e muita alegria estampada nas imagens. Recordações que aquecem nossos corações e dão ainda mais sentido ao nosso desfile anual. Olhar para trás, refletir sobre o presente e sonhar futuros possíveis.

Que todos tenham curtido nosso sábado!
Agora sim, Feliz Ano Novo!
Que seja um ano leve, feliz, de muito aprendizado e que traga boas recordações a todos nós!

Em tempo: Agradecemos imensamente ao Guto Pina, pai da Bia e do Caio, pelas fotos do nosso bloco!

Filhos de Gandhy

TDT

O Carnaval chegou ao fim, mas na TDT a folia ainda foi motivo de conversas e sensibilização para o Projeto Institucional!

Embalados por essa festa que contagia, ocupa espaços e engrandece a diversidade cultural do nosso país, conhecemos a história Fevereiro, de Carol Fernandes. O enredo, que é apresentado por uma criança, conta a história de um dos maiores blocos baianos, o Afoxé Filhos de Gandhy, mostrando a tradição que é passada de pai para filho resgatando memórias, afetos e arte.

Aproveitamos para apreciar a música Ijexá (filhos de Gandhy) na voz de Clara Nunes e Gilberto Gil, envolvendo ainda mais o grupo na escolha de um nome para a turma. Nesse embalo, algumas sugestões já apareceram, entre elas: Turma da Música, Turma da Fotografia, Turma do Museu, Turma do Cinema e Turma das Cores. Qual será o vencedor?

Desenhos de Dança

Dança

As turmas da Educação Infantil apreciaram os estudos de Kandinsky sobre a movimentação da bailarina alemã Gret Palucca. Após a observação, conversamos sobre a forma como o artista fez os seus registros utilizando linhas retas e curvas.

Em seguida, divididas em pequenos grupos, as turmas tentaram registrar a postura de uma criança somente com esses elementos — um desafio e tanto!

De maneira criativa, exploraram diferentes formas com o corpo no espaço e finalizaram apreciando seus registros.

Para os pequenos da TAT, escolher uma postura e mantê-la foi divertido. Mas divertido mesmo foi observar as professoras registrando suas poses e avaliar como os desenhos as representavam.

Take 1!

Turma do Cinema (TDT)

Foi num dia ensolarado, num final de verão, que chegou o grande momento! As crianças da TDT chegaram animadas para a votação, atentas a cada voto, e numa mistura de euforia e inquietude assistimos à chegada da Turma do Cinema, nome escolhido por unanimidade! Para apresentar o nosso nome, passeamos por cada canto da escola, batucando e cantando em voz alta: “Ema, ema, ema, é a Turma do Cinema!”.

Agora, com um olhar mais aguçado, ampliaremos nossas conversas sobre Cinema, Arte, Memória e suas relações. Em nossa primeira investigação, perguntamos às crianças o que elas sabiam sobre o cinema:

“Existe os óculos 3D.” (Sebastião)

“Que o pai da Pilar fez um filme. (Carolina)

“O cinema antigo não tinha cor, não tinha fala mas tinha a música.” (Laura)

“O cinema antigo não tinha fala, nem cor.” (Elis)

“Meu pai fez dois filmes. O cinema é uma história.” (Pilar)

Para inspirar ainda mais o grupo no tema de nossas pesquisas, conhecemos o poema A lua foi ao cinema, de Paulo Leminski. Assim, aproximamos as crianças desse gênero textual que brinca com a rima das palavras.

Viva a Turma do Cinema!

No Caminho: o Cinema

TDT – Turma do Cinema

Com o olhar e a escuta atentos, a Turma do Cinema iniciou sua trajetória pela sétima arte do mundo. Segundo Ricciotto Canudo, cinéfilo do século XX, o cinema é a arte do espaço e do tempo.

Nosso amigo Antônio contribuiu com o livro Minha vó ia ao cinema, de Paula Marconi de Lima. As crianças acompanharam a narrativa da avó que segue o caminho para seu trabalho, a fábrica de tecelagem, e no mesmo local encontra o cinema, lugar onde nunca se sente sozinha. A linda ilustração do livro, elaborada por Lumina Pirilampus, envolveu e aproximou o grupo do tema de pesquisa. Quando o cinema começou? Quem trabalha no cinema? Qual é o seu filme preferido? Ao final, apreciamos um trecho do filme Cinema Paradiso com direito a pipoca!

Essas e outras perguntas fomentam possibilidades de caminhos possíveis para nossas investigações. Convidamos as famílias a embarcarem nesse passeio em que arte, memória e cinema se encontram. Contribuições com materiais serão bem-vindas.

Avó e Tarsila

Turma do Cinema (TDT)

A história Minha vó ia ao cinema, de Paula Marconi de Lima, rendeu boas conversas e desdobramentos na roda da Turma do Cinema. Em uma das ilustrações a autora destaca a obra Operários, da artista Tarsila do Amaral, para fazer referência à fábrica onde a avó trabalhava. Neste embalo, conhecemos a obra original e as crianças logo viram diferenças entre elas:

“No livro só aparece mulheres na fábrica.” 

“Na obra da artista tem homens e mulheres.”

“Aparece apenas o rosto e não o corpo das pessoas.”

Foi uma ótima oportunidade de apreciação e leitura de uma obra de arte, observando cada elemento presente e aprofundando reflexões sobre o papel da arte em nossa formação cultural e social. Depois, cada criança se arriscou na releitura da obra para compor sua arte.

Luz, Câmera: Chaplin

TDT – Turma do Cinema 

As brincadeiras coletivas e livres têm proporcionado oportunidade de novos vínculos entre as crianças. Formar uma nova turma é um desafio e tanto, constituir vínculos de afeto e afinidades depende de processos e tempo de convivência. A Turma do Cinema tem vivenciado momentos de encontros muito alegres durante as propostas de brincadeiras populares de roda e cantadas.

Nas pesquisas sobre o Cinema, conhecemos um artista que teve um papel fundamental na arte cinematográfica: Charles Chaplin! As crianças observaram sua forma única de atuar, suas vestimentas e sua maneira de performar. A curiosidade sobre o artista possibilitou perguntas interessantes: Esse era seu nome verdadeiro ou seu nome artístico? Os filmes dele eram longos ou curtos? Todos os filmes dele eram em preto e branco? Com quantos anos ele morreu? Ele só fez filmes engraçados?

Ao longo das pesquisas, responderemos essas e outras perguntas que forem surgindo no caminho.

Ação: Uma Visita Especial!

TDT – Turma do Cinema 

A turma recebeu uma visita muito especial: Pedro Freire, pai da nossa querida amiga Pilar. Pedro encantou as crianças com uma linda apresentação contando como tudo começou na história do cinema.

Com olhares atentos, apreciamos a arte egípcia, precursora dessa narrativa, conhecemos a arte grega, vimos imagens de Da Vinci, e Pedro nos contou sobre os processos pelos quais a arte passou para se aproximar, cada vez mais, de expressões realistas. Ele compartilhou toda a sua experiência no universo do cinema, contando sobre as etapas da produção de um filme e o tempo que levou para escrever o roteiro do filme Malu, em homenagem à sua mãe.

Apresentou a imagem do primeiro ator da história da humanidade, Tespis, e, em seguida, falou do russo Stanislavski. Depois, convidou as crianças para encenar, um momento bastante divertido. No final, assistimos à edição do filme da turma produzido por ele, resultado deste incrível encontro que trouxe ainda mais significados para as nossas pesquisas.

Níveis de Movimento

Dança

De forma lúdica e em diálogo com os projetos, as crianças das turmas de Educação Infantil vêm ampliando seu repertório motor.

Nas aulas de Dança, experimentaram mover-se nos diferentes níveis de movimento (alto, médio e baixo) guiadas pelo ritmo da música.

Ao fim da atividade, nos sentamos para conversar sobre as nossas impressões e como foi nos mover em cada um deles. 

A Pequena Notável

Turma do Cinema (TDT)

As crianças conheceram uma artista que mobilizou a cultura do cinema mundial: Carmen Miranda!

Embalados por sua música, suas roupas, acessórios e turbantes, visitamos o Museu Carmen Miranda, aproximando-nos ainda mais de sua história na arte cinematográfica. Aproveitamos para exercitar a memória e a função social da escrita, elaborando um texto coletivo:

“A Turma do Cinema pegou um ônibus escolar para visitar o Museu Carmen Miranda. Quando chegamos no museu conhecemos a Júlia que trabalhava lá, fizemos uma roda com ela para sabermos como aconteceria a nossa visita. No passeio, vimos acessórios que Carmen fez e usou em seus filmes e shows, como: a sua escova, os colares, os turbantes, os vestidos, o casaco, o baú, o rádio e assistimos trechos de um de seus filmes. Júlia nos contou e mostrou a história do sapato alto de Carmen Miranda. No final brincamos com fantasias e acessórios, depois tiramos uma foto para marcar esse dia especial. Fim!”

 

Dia Internacional da Dança

Dança

Em 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança, para homenagear e promover esta manifestação artística tão antiga no mundo. A data, criada em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, foi escolhida por ser o dia do nascimento do bailarino e coreógrafo francês Jean-Georges Noverre, que deixou como contribuição para essa arte a obra Letters sur la Danse (“Cartas sobre a Dança”).

As turmas da Educação Infantil comemoraram a data dançando na praça do Largo dos Leões. Após aquecermos o corpo, com fitas coloridas e de forma lúdica exploramos diferentes possibilidades de movimento, variando sua velocidade e direções.

Tico Tico Tá

Turma do Cinema (TDT)

A música Tico tico no fubá, do compositor Zequinha de Abreu, viajou o mundo na voz da talentosa Carmen Miranda. Aproveitando as descobertas e as canções do repertório da artista, a Turma do Cinema preparou um delicioso bolo de fubá. Com a mão na massa, as crianças acompanharam cada etapa observando a quantidade de ingredientes da receita, e nesse contexto se aproximaram de questões relacionadas a unidades de medida de massa e tempo. Ao final, saboreamos essa deliciosa receita com músicas que fazem parte da memória da cultura brasileira.

 

 

Quem foi Téspis?

Turma do Cinema (TDT)

A curiosidade que envolve a sétima arte tem proporcionado conversas interessantes na Turma do Cinema. Iniciamos nossas investigações sobre os profissionais que atuam na arte cinematográfica. Quem foi o primeiro ator? O que faz um ator? Quem foi o primeiro ator a interpretar a história da arte? 

“São os personagens do filme.” (Elis)

“São pessoas que fazem o personagem.” (Carolina)

“Eles gostam de fazer o filme.” (Sebastião)

A partir destas novas provocações, conhecemos o Téspis, o primeiro ator grego da arte cênica, depois brincamos de escrever um roteiro para um possível filme da turma, elencando os personagens, o local onde acontecerá a história, uma situação-problema e uma solução.

Desta forma, aproximamos as crianças ainda mais do tema pesquisado.

Um Avô Inspirador!

Turma do Cinema (TDT)

A Turma do Cinema recebeu uma visita muito especial: Herson Capri, avô da amiga Pilar, veio nos contar sobre a sua profissão de ator! As crianças estavam bastante entusiasmadas e fizeram muitas perguntas:

Você já fez algum filme? Qual o seu filme preferido? Você já trabalhou com a Carmen Miranda? Já fez filme em preto e branco?

Herson respondeu a todas as perguntas com muita habilidade, fomentando a curiosidade dos pequenos, traduzindo o ofício de forma lúdica — “Ser ator é brincar de ser outra pessoa”.

Foi uma experiência bastante significativa para todos.

Outro momento empolgante foi a ida à pracinha. A animação tomou conta entre balanço e escorregador, e as crianças se divertiram numa tarde de outono!

Da Fotografia para as Telas

Turma do Cinema (TDT)

Mais uma visita especial embalou a tarde na Turma do Cinema! Dessa vez, recebemos Moema Moura, tia da amiga Maria Hiltz.

Moema nos mostrou e contou sobre os avanços e curiosidades humanas que possibilitaram o processo de construção do cinema, desde a fotografia até chegar ao filme de rolo. De forma cativante, as crianças conheceram a câmera escura, o zootrópio e criaram os seus taumatrópios.

Esse encontro possibilitou uma conversa cheia de descobertas interessantes sobre as experiências físicas que levaram à criação do cinema.

Foi uma visita mais que especial!

 

Stop Motion

Turma do Cinema (TDT)

A partir da visita da Moema, a turma conheceu o processo de criação para o Stop Motion. Na semana seguinte, convidamos a professora Bruna para nos auxiliar na construção coletiva desta técnica de animação para ilustrar o poema Lua foi ao cinema, de Paulo Leminski.

Em seguida apreciamos a imagem O cavalo em movimento, de Eadweard Muybridge, e inspiradas na observação sobre as diferentes posições do cavalo em movimento as crianças fizeram seus próprios registros.